O Refúgio Secreto

O Refúgio Secreto Corrie ten Boom

Resenhas -

ntampinha 13/07/2017

Muito Bom!!!
O Refúgio Secreto é uma biografia da Segunda Guerra Mundial, que conta a história de Corrie e sua família, simples holandeses que decidiram ajudar judeus durante a invasão dos nazistas à Holanda, e, por isso, foram parar nos campos de trabalho alemães.
Só posso dizer que o livro é fantástico. Dotados de uma crença cristã e fé muito fortes, a trajetória da família ten Boom nos ensina diversas lições do evangelho puro e simples, tais como o amar nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem, que não estamos só mesmo quando a situação nos faz pensar que sim, que Deus não nos dá fardo maior do que possamos suportar, que devemos manifestar o reino de Deus onde estivermos, que somos moradores dos céus, mas estamos sujeitos às coisas da terra, e por aí vai.
É um livro realmente fantástico. Recomendo devido a toda a carga de fé que as páginas desta impressionante história nos trazem. Corrie não é uma cristã perfeita, ela mesma sempre achou a fé de Casper (o pai) maior do que a dela e o coração de Betsie (a irmã) muito mais puro, mas ainda assim, se colocou a disposição de Deus para proteger dezenas de judeus e, mais tarde, pregar a Sua palavra. Através dela aprendemos coisas impressionantes!
Impressionante também são as pessoas que Corrie descreve no decorrer do livro. Cada uma com um hábito ou característica, algo que a torna humana e real, e não um personagem fictício de uma história qualquer, e de repente você vê estas mesmas pessoas sofrendo os horrores da perseguição e da guerra... É muito triste, realmente de cortar o coração. 💔 😢
Escrevendo esta resenha, pesquisei sobre os campos de concentração a que Corrie foi submetida e descobri uma coisa interessante. Primeiro ela foi enviada para Vught, e depois para Ravensbruck, o mesmo campo de trabalho feminino em que a famosa Olga Benário foi enviada (existe um filme nacional sobre a vida dela, não é cristão, mas vale a pena assistir). A única coisa que separa essas duas mulheres é o tempo: Olga foi enviada a Ravensbruck em 1939, falecendo em 1942 em outro campo de concentração, e Corrie foi conduzida em 1944, já no final da guerra.
E por falar em final da guerra, vale dizer que o capítulo que fala sobre Ravensbruck é bastante intenso. No final da Segunda Guerra os campos estavam com superlotação de prisioneiros e as condições de higiene eram muito precárias. A sobrevivência dela foi um grande milagre e até mesmo a sua libertação foi um tremendo mover de Deus, mas não vou dizer o porquê para não estragar a graça do livro.
Sinceramente, não consigo falar mais sobre O Refúgio Secreto sem correr o risco de dar spoiler. Tenho dezenas de partes legais para comentar com vocês, mas se fizer isso vou acabar contando o livro inteiro, hahaha. Vou encerrar por aqui, com os mais sinceros pedidos de: LEIA!
Quando terminei a leitura, fiquei horas refletindo sobre tudo o que aprendi através da história de Corrie e sua família. Realmente não tenho palavras para descrever o quanto achei seus ensinamentos fortes e profundos. Fui confrontada em vários aspectos e acredito ter amadurecido bastante com a leitura deste livro. Vale muito a pena conferir esta impactante história.

>>> Pontos Positivos: (1) O relato é profundo e realmente impactante. (2) As reflexões que a própria Corrie faz e aprende durante os acontecimentos do livro. (3) É uma história real sobre o nazismo na Holanda. (4) Minha edição inclui fotos e uma linha do tempo muito bacana sobre a família ten Boom.
>>> Pontos Negativos: A edição que ganhei foi impressa em papel Offset (papel branco), reflete muito a luz e, para quem possui algum problema de vista, dói os olhos durante a leitura.

site: https://mundomeiaponta.blogspot.com.br/

Gil 28/08/2019

Inspirador
Um livro cheio de muita fé e perseverança. Aqui é possível ver a fé em prática, em meio ao caos e desordem. Apesar de todas as dores enfrentadas as personagens mantinham a esperança em Jesus. É incrível ver a trajetória de Corrie e Betsie, anunciando o evangelho onde quer que andassem, independente das circunstâncias e dos problemas enfrentados.
É um livro que arranca lágrimas e que traz tantos ensinamentos, sobre o amor ao próximo, o perdão, a superar as próprias feridas, a orar pelos inimigos. Com certeza ainda irei reflitir muito sobre tudo que aprendi. Quem dera o mundo inteiro conhecesse a história da família ten Boom!

@playnaleitura 02/05/2020

Eu não tenho palavras para expressar o quanto amo esse livro. Pretendo ler ele pelo menos uma vez por ano ??

Iaskara 11/05/2020

Um dos melhores livros que já li
QUE LIVRO É ESSE? Maravilhoso!! Super recomendo.

Julio.Araujo 24/05/2020

Um livro que não pode faltar na sua estante
Sensacional. Comecei a ler e não parei mais, pois as histórias de superação da segunda Guerra sempre me motivaram.
A história da família Ten Boom é especial, pois aprendemos o sentido real da palavra perdão e também a coragem de se doar para salvar vidas.
Sabemos o quanto é difícil perdoar alguém que lhe causou tanta dor, porém lendo esse livro você vai entender que só com o amor de Deus isso é possível.
Corrie Ten Boom é pura inspiração para quem gosta de ler sobre a segunda grande guerra...... E pensar que ela também conheceu a primeira...... O resto é contigo.

Jonathas 22/06/2020

Constrangedor
Um dos livros mais emocionantes que já li sobre a segunda guerra. A história da família Ten Boom é inspiradora e ao mesmo tempo constrangedora, quanto amor é possível sentir pelo próximo? Quanta empatia, desprendimento, quanto risco é possível se permitir para ajudar outrem? A explicação é o amor de Deus, o temor a Deus, amor praticado, não apenas de palavras.

A vida de Corrie é uma referência, sua história um memorial para todo cristão que entende o "amar o próximo como a si mesmo" ou até mais, além de si mesmo.

Ananda 13/12/2020

Inspirador
Uma das histórias mais inspiradoras que já li. Ao passo que vemos a maldade e brutalidade humanas, é possível ver o amor piedoso e puro que emana de corações rendidos pelo próprio amor de Jesus. Ao terminar de ler me senti inspirada a fazer a diferença nesse mundo.

Laila Serafim 16/01/2021

Impactada
Que testemunho!! Ainda estou impactada com a história de Corrie e sua família.

Recomendo de olhos fechados!

Rita571 22/01/2021

Amei
Esse livro é inspirador. Uma historia de fé que da força pra enfrentarmos desafios
Recomendo muito mesmo

Catty 07/02/2021

Lindo e triste!
Uma história de fé, contada por uma sobrevivente do campo de concentração! História linda, triste, e que nos faz agradecer a Deus por não ter passado pelo que Corrie e os demais passaram!
Todos precisam ler!

Wiris.Siqueira 20/03/2021

Grande exemplo!
A história da Corrie é um grande exemplo de que as mazelas dessa vida não limitam o nosso dever de ajudar os outros. Um grande tapa na cara no nosso conformismo e vitimismo. Essa história precisa ser contada!

Paulascrap 29/03/2021

Uma leitura reveladora!..
O Refúgio Secreto de Corrie Ten Boom com Elizabeth e John Sherril. 🌟🌟🌟 19/100.

"Cada experiência que Deus nos dá .... é a preparação perfeita para um futuro que só ele pode ver "... Corrie

" Temos aqui um relógio de uma mulher que precisa de conserto. Mas não consigo encontrar uma mola importante. Você sabe quem poderia ter uma? (Temos uma mulher judia que precisa de um esconderijo e não conseguimos encontrar um entre nossos contatos regulares) ".

📌 Esse era o código de comunicação entre judeus e a pequena cidade de holandeses ocupada por nazistas, para abrigar novos fugitivos com risco de serem presos.
📌 Corrie e sua irmãs Betsie, moravam com sua mãe acamada e seu pai um competente relojoeiro em Beje, uma sobreposta com a relojoaria Ten Boom na parte debaixo e a residência em cima, muito religiosos a casa estava sempre aberta para quem precisasse. Nollie sua outra irmã e Willien tinham suas próprias casas.

📌 Essa ajuda aos necessitados se transformou em resistência, Beje se tornou um esconderijo com um anexo secreto e forte treinamento de fuga, até que a Corrie, Betsie e seu pai serem detidos. Seus pai resistiu apenas 10 dias na prisão sem entregar qualquer membro ou local da resistência Corrie e Betsie foram levadas para o Campo de Concentração Feminino de Ravensbrück, relatando o sofrimento diário por todo o período,, no qual ficaram presas.

"Por mais estranho que pudesse parecer, não eram os alemães ou japoneses os mais dificeis para se perdoar; eram os seus compatriotas holandeses que tinham passado para o lado inimigo." Corrie.

📌Durante toda sua passagem pelas tragédia da segunda guerra, ocupação nazista, perda de amigos e familiares, prisão e libertação, Corrie nunca perdeu sua fé e abandonou a missão e evangilizar a Bíblia se manteve escondida por todo período de encarceramento, e a palavra de Deus era pregada em todas as oportunidades. Uma passagem forte foi quando Corrie conseguiu que um superior oficial nazista se dobrasse ao evangelho refletindo sobre suas atitudes e permitindo a seguir algumas brechas ao ao rigor da normas estabelecidas no Campo para Corrie.

📖 A leitura pode se tornar um pouco cansativa para o leitor que não esteja habituado com o tema , a autora descreve toda sua infância, relação familiar e religião antes de entrar no testemunho em si, mas não deixa de ser importante em seu conteúdo e lições aprendidas desta passagem.

📌 Corrie abriu o campo de Darmstadr em 1946, trabalhando em conjunto com um comitê da Igreja Luterana Alemã, como um lar e lugar restauração, que funcionou até 1960.

#segundaguerra #holocasuto #corrietenboom #bookstagramprasempre #orefugiosecreto #campodeconcentração #ocupaçãonazista #Ravensbrück #nazismo #gestapo