Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

alemesquitaneto 23/07/2023

Livro curto que discute a importância da cultura na sociedade com uma abordagem bem interessante. Vale a leitura

Olguinha 05/07/2023

Apenas bom!
Li pra um clube do livro, e nem fiz no tempo certo. Inclusive, achei que iria trazer um olhar mais crítico para mim, mas não trouxe, só li mesmo porque era curtinho.
A premissa é boa, mas meu gosto pessoal não me permitiu adorar/amar. É um livro que trás um olhar de criticidade, quase como uma acusação veemente do consumismo, com base em uma sociedade, onde tudo são moedas e números, que comercializa pessoas com talentos (poetas, escritores, pintores, etc.) para recreação, construindo a narrativa em volta de uma família que amadurece sua visão através de um poeta.
Só posso dizer é apenas bom!

Ludmila 08/05/2022

Leitura agradável e de reflexão.
Reflexão sobre a determinação do valor das coisas! Quando este envolve aspectos subjetivos que vão totalmente além do retorno monetário oferecido. Reflexão sobre o papel da arte e cultura no desenvolvimento econômico.

Camila 13/11/2022

Precisamos da arte
Gostei bastante dessa obra, parece uma espécie de futuro distópico, em que a arte é considerada inútil. Ela é vista como tão banal, que as pessoas compram poetas e artistas como animais de estimação. Tem umas reflexões bem legais sobre essa questão do papel da poesia na nossa vida
cestmavie 14/11/2022minha estante
por qual motivo foram 3/5 estrelas? (pura curiosidade mesmo)

Camila 14/11/2022minha estante
3 estrelas pq é um livro bom, mas pra mim faltou mais trama, sabe? Ficou a impressão de que ele poderia ser muito mais, desenvolver muito mais, mas ficou na média.

cestmavie 16/11/2022minha estante
justo!! acho que faltou mesmo, especialmente sobre a crítica da mercantilização, acho que dava pra ter sido mais explorado mesmo, porque a ideia é genial

Glayciane.Bernardo 30/07/2023

Vamos comprar este livro?
É um ótimo livro, apesar de curto, com uma pitada de humor por alguns momentos. Esta é uma leitura que nos permite aprofundar e refletir sobre uma sociedade capitalista e utilitarista.
E o que impressiona que aos invés de animais de estimação as famílias possuem artistas e poetas, destacando o materialismo presente na sociedade.

A obra nos faz refletir sobre os valores e a forma da vida das novas gerações.
Recomendadíssimo!

Martony.Demes 28/11/2022

A cultura estará a venda e será rara
Você quer um eletrodoméstico diferente? Vai em uma loja ou site e compra, a critério de seu interesse e posses. E imagina em uma situação que você quer um escultor ou um pintor, ou um poeta e ter que adquirir para obter cultura? Pois essa é a ideia desse interessante livro!

Uma família adquire um poeta. De início, não há interesse por ele e pelo produto que ele entrega. Contudo, a filha e narradora vai se interessando mais pela a poesia e isso fará com que mudanças necessárias aconteçam na família! E a poesia ajuda, em alguma medida, nessa transformação!

Bem, melhor não contar detalhes para não estragar! O livrinho é pequeno e eu tive que rever alguns capítulos porque eu não entendi o final! Talvez por isso ele seja interessante!

Descubra também!

Retalhos e Prefácios 30/05/2022

Sensibilidade
Que grata surpresa foi essa leitura! Um livro que só é pequeno no que diz respeito ao número de páginas, pois, entrega um conteúdo de extrema grandeza.
Nessa obra o autor coloca o capitalismo, consumismo, materialismo, futilidade, e outros assuntos em discussão, de uma maneira muito sensível, original e poética.
Terminei a leitura repensando muitas questões, e muito grata por ter tido a oportunidade de conhecer essa história.

Robson68 25/08/2023

A necessidade de se ter um poeta
Quando se fala em poeta, ou mesmo em poesia, me vem à mente o meu amado poeta Cordelista Zé Saldanha. Pra mim, a maior expressão de poesia sertaneja. Lembro-me também do último livro de poemas que li e que tenho a sorte de ser amigo da autora: @palavraeafeto.

Procurei ler esse livro de Afonso Cruz porque achei o título encantador, e numa sociedade ficcional apresentada na história, ter um poeta em casa é permitir que a família se desamarre dos números, dos detalhes do capitalismo, das miudezas de uma vida completamente voltada para o consumismo.

Pode parecer estranho nas primeiras páginas, mas imediatamente nos conectamos com a protagonista e com a sua vontade e necessidade de comprar um poeta. Esse mesmo poeta quebra paradigmas.

E isso só demonstra uma coisa: poetas sempre quebraram paradigmas e sempre nos farão pensar sobre coisas que jamais imaginávamos. E por isso, é sempre importante nos alimentarmos da cultura. No fim das contas, esse livro é uma belíssima homenagem à arte.

Queila.Noemi 15/07/2020

Duas palavras
Reflexão divertida. Nos faz pensar o quanto damos valor ao dinheiro e deixamos o resto de lado, inclusive a cultura e nos esfrega na cara que a cultura pode ter a resposta para resolver aquele problema terrível.

Stephanie74 05/09/2022

Surpreendente
Eu comecei esse livro sem entender nada, terminei com meu coração quente.
É tão curtinho e tão sensacional, fala literalmente da importância da poesia, da arte na vida das pessoas, sobre desacelerar e conseguir ver o mar em uma frase na parede.
E lembrem-se:
"Nunca se abandona poesia
nem num parque, nem na vida."

Carol.Cuofano 26/06/2021

Diferente
Um livro bem interessante e bem diferente dos outros livros que tenho tentado ler.
A narrativa se passa em um tempo em que a racionalidade ganha um papel tão fundamental que as pessoas são identificadas por números no lugar dos nomes e as características sentimentais que nos tornam humanos desaparecem e artistas/poetas são comprados como se fossem objetos decorativos.
Gostei da crítica tecida ao longo da narrativa e da objetividade com que foi escrita.

InfinitaTBR- Jana 26/04/2023

Divertido e belo
Eu amei a experiência de leitura de ?Vamos comprar um poeta?. Ri um bocado e fiquei encantada com a narrativa do autor.
Em uma sociedade apenas preocupada com o consumo, a arte se tornou algo extremamente banal. Tanto que poetas, artistas, escultores, pintores etc, se tornam objetos de consumo também. Aliás, parecem mais animais de estimação.
E no meio de tudo isso, uma garota de 13 anos pede ao pai para comprar um poeta e este ser ?exótico? vai deixar tudo mais bonito.
Livro curtinho e com um conteúdo excelente.

26/01/2022

"Tenho milhas a percorrer antes de dormir"
Sejamos todos inutilistas. Belamente poético e que toca profundamente.

"Se a arte e a literatura não tivessem importância, ninguém se preocuparia em incendiar a biblioteca de Alexandria (repetidas vezes), destruir os budas de Bamiyan ou as ruínas de Palmira".

Gabriela Paulino 06/02/2022

Um livro curtinho que carrega uma grande reflexão: qual a importância da arte no mundo? Adorei a narrativa, que apesar de ser rápida não carrega nenhum traço de superficialidade e em pouquíssimas páginas consegue estabelecer e transmitir ao leitor a essência utilitária do mundo em que se passa a história, ao mesmo tempo que provoca reflexões surgidas a partir das conversas e da convivência da menina (e toda aquela família) com o poeta de estimação. Me emocionei com o final, fico arrepiada só de lembrar.
Ricardo.Silvestre 01/03/2022minha estante
Comecei a ler esse agora.
Os comentários são tão bons? só espero conseguir o mesmo tipo de sensações.
Boas leituras. ?