Corações nas Sombras

Corações nas Sombras Allan Francis

Resenhas - CORAÇÕES NAS SOMBRAS

TigreBranco 16/03/2022

Alan Francis.... Lança o segundo por favor... NAO AGUENTO MAIS!!!
O livro é incrível, o adquiri em 2018 por recomendação de uma ex, e fiquei 1 mês esperando pra adquirir pois estava sem estoque... E olha... Esse livro.... Esse livro.. É fantástico! Minha melhor leitura de 2018 e meu xodo literário. Me sinto muito feliz por ele ser uma obra nacional, e triste ao mesmo tempo, por literatura não ser tão influenciada em nosso país...

A leitura é boa de inicio ao fim, devorei todas as paginas em uma semana, e eu trabalhava MUITO na época, tem combate, tem macetagem (embora não seja lá pra um livro hot), tem traição, tem um dragão que fica rindo igual um psicopata e tocando o caos no mundo (meu personagem predileto, tirando o casal principal) tem de tudo! Tem até elfo caçando treta com anão.
E agora estou triste por ainda não ter lançado o segundo livro... Obrigado por escrever corações nas sombras Alan Francis, mas lança o segundo por favor kkkk.

Leitura Mágica 04/05/2018

fantasia fantastica
O livro narra os eventos que foram acontecendo em Ifíanor, contado a partir da volta ao passado por Cidara(personagem que narra a história e responsavel por nos apresenta os acontecimentos),ali ela conta ao seu amado os motivos de não estarem juntos e a importância de entender a guerra que está sendo travada entre orgs,elfos,humanos,magos e outros seres. É por uma carta que vamos tendo conhecimento de como as coisas vão acontecendo. Tanor junto com a casa de prata estão roubando os talismãs para poder abrir o portal para Argonia,local aonde os orgs foram aprisionados,Goldax o imortal também está nessa luta e quer trazer a era dos orgs de volta a Ifíanor,com a ajuda de uma maga, um dragão diabólico e os talismãs eles tem certeza que vão conseguir abrir o portal de Argonia que foi selado, será que Círdan e o povo de Ifíanor vão conseguir lidar com essa ameça, e conseguir desvendar o que Tanor,Goldax e a casa de prata estão tramando? Será que vão vence-los?

"Não sei por que, mas isto está fixo em meu coração como uma verdade inabalável..." (pág 213)

O livro é separado por capitulos que nos aprenta dois personagens de cada vez até todos eles estarem reunidos ao mesmo tempo pelos acontecimentos, no primeiro capitulo temos Alfris e Selene é aonde tudo se inicia é dali que Tanor inicia sua revolução roubando o primeiro talismã, apartir disso temos varios outros ataques tanto de Tanor,os orgs e o dragão negro dando inicio aos seus planos.

Fiquei muito preocupada de não gostar da história, pois nunca tinha lido um livro de fantasia. Mas claro,me surpreendi com a narrativa, o livro é bem grossinho, na verdade é uma camalhaço rsrs, então meio que assusta e o medo de não conseguir ler é imenso! Porém não foi o que aconteceu, me peguei lendo noites a dentro pra ficar sabendo mais das investidas de Tanor( nosso vilão) e tentando entender o porque dele se virar contra o seu mestre (Cídan) e querer libertar o povo de Argonia(aonde o povo mal está aprisionado,pelo menos é o que todo mundo diz no livro, tenho minhas duvidas).

"A guerra cobra seus maiores tributos dos mais inocentes - pensou." (pág 484)

Temos vários personagens chaves durante toda narrativa e cada um contribui excelentemente pra cada detalhe da história, tudo se encaixa perfeitamente. Entre eles se destacam Leon o guarda de Abak;é ele que confirma os boatos de que os orgs estão de volta,Cogar um elfo misterioso que tem uma missão desconhecida, Selene a maga mais poderosa responsável por um dos talismãs roubado,Alásia a próxima rainha de Vescra,Itzanami a irmã de um caçador que é manca e que se descobre um grande potencial para livra seu povo da ameaça do dragão negro, Cídan o presidente do conselho de Ifíanor, Gael um homem a frete de seu tempo que constrói varias coisas a penas com o poder da engenharia e a ciência, e o dragão negro com o sorriso diabólico.

São muitos personagens, da até pra se perder no começo é como se você estivesse numa roda de pessoa que você acaba de conhecer, mas que uma vez que se pega intimidade não se perde mais é assim com este livro, é claro que tem outros personagens importantes que não citei,mas como são muitos não dar pra falar de todos. O livro é o primeiro de outros que virão e ele conta apenas o inicio da guerra,nos deixando roendo unhas pra saber mais e como essa história vai terminar, eu espero muito que o autor não demore pra escrever os próximos!

" O tolo peca pela falta de percepção, o distraído pela percepção do desnecessário, o inconseguente por dar valor em excesso á sua percepção."(pág 275-276)

E claro que tenho meus personagens favoritos e outros que tenho o pé atrás, eu peguei uma certa simpatia por Alásia, mas depois de alguns acontecimentos eu peguei ranço daquela tola ( não reparem meus momentos de ódio,kkkk) leiam o livro e vão me entender. Gostei muito de Sarah é uma personagem forte,determinada,leal e muito guerreira, é claro a maga descrevida no livro como rosto disforme,mesmo sendo uma vilã ela tem meu respeito, gostei de ver de como as mulheres são poderosas nesse livro.O pé atrás que eu tenho, é por Círdan eu acho que ele esconde alguma coisa( espero está errada) seria uma tragédia!

O desenvolvimento do livro é ótimo e quando chegava a parte de outros personagens eu falava aah não quero esses,mas ai acontecia alguma coisa importante e quando acabava eu falava ainda não meu deus vou ter um ataque, (coisas de leitor rsrs). E quando me dei conta já tinha lido o livro todo! Quando não estava lendo o livro eu me pegava varias vezes pensando nas cenas como se tivesse vendo uma série de tv.

"Não importa o que os outros esperam de você, mas o que você espera de si mesma."(pág 126)

Eu encontrei alguns errinhos no livro, como falta de letras, porém isso não atrapalhou em nada, a diagramação é boa,as páginas são finas,acredito eu pelo fato dele conter muitas paginas, se não seria muito maior do que ele é. Nada atrapalha o que é mais importante a leitura e a aventura vivida no livro,o autor está de parabéns, o livro é maravilhoso e fico muito feliz por ser nacional, espero que você leitor der uma chance e leia este livro tenho certeza que você vai se surpreender.

E por fim eu descrevo esse livro como um dos meus favoritos e estou louca pra ler os próximos! Foi uma surpresa muito boa e uma aventura maravilhosa pra mim, espero encontrar muitos outros livros como este.

Bjos e até a próxima! ♥

Nota: 5/5

site: aleituramagica.wordpress.com

Muninn - IG @corvosdeodin 25/04/2018

SENSACIONAL!
“Presságios de Guerra” é o primeiro livro da saga “Corações nas Sombras” de Allan Francis Salgado, publicado pela editora Chiado no ano de 2016.

Vamos embarcar numa jornada através de Ifíanor, seus continentes – Pallas e Primas, seus diversos reinos e raças. O prelúdio do livro é uma carta de Sindara, que resolve enviá-la a um amor para contá-lo sobre o que está prestes a acontecer, aproveitando para contar um pouco do que ocorreu no passado – de forma a situar o leitor.

“Então meu amor, meu confidente e meu amante, se lhe conto sobre o passado é para que você entenda o meu papel no presente e o porquê de termos nos separados. Escolhi nomear este relato de Corações nas Sombras e acredito que você entenderá o motivo.”

Logo no início do livro, estamos no castelo de Dankar no reino de Vescra, local onde um dos talismãs de Ifíanor está sendo guardado. O castelo é invadido, o talismã é roubado, e sua guardiã – a feiticeira Selene - é vítima de uma poderosa magia negra. Selene parte em busca de uma cura para o mal que a aflige, além de recuperar o talismã, sabendo o que poderia ocorrer caso o responsável pela invasão ao castelo conseguisse concluir seu plano maligno.

O livro é narrado em terceira pessoa, sendo que em cada capítulo acompanhamos a trajetória de um grupo de personagens, dessa forma vamos os conhecendo aos poucos, assim como os locais em que eles estão, seus dilemas e conflitos. Um detalhe, que eu acho sensacional, é o mapa no início da edição, que serve para ajudar o leitor a se imaginar neste mundo fantástico. De forma gradual os acontecimentos e suas repercussões vão sendo delineados ao leitor, os personagens e seus reinos vão se conectando e a partir daí, a narrativa ganha um novo fôlego, pois ficamos ávidos em saber cada vez mais.

Allan foi extremamente criativo, pois cada um dos reinos de Ifíanor é distinto do outro, além da descrição de suas paisagens, vamos descobrindo sobre os costumes, a religião, a economia, a tecnologia e o povoado de cada região que vai sendo explorada.

Uma das coisas que mais me cativou durante a leitura dessa obra, certamente foi a criação dos personagens, a riqueza de nuances apresentadas aqui é simplesmente encantadora. Cada um deles tem seus motivos de estar na trama, agregam a história e trazem diversos questionamentos, nos fazendo pensar e muitas vezes com que nos identifiquemos com eles. Um dos personagens que mais me chamou a atenção neste primeiro livro foi o inventor Gael, que por ser um homem a frente de seu tempo sofre a rejeição por parte de alguns, mas mesmo assim não desiste de perseguir seus objetivos.

“Nenhuma decisão sábia é tomada em momentos de exaltação e raiva, palavras são mal ditas e direcionadas nestas ocasiões.”

Em suma, “Corações nas Sombras” é um verdadeiro deleite aos leitores, seja os já familiarizados ao gênero ou não. Um livro com a escrita envolvente, um mundo bem construído e repleto de personagens marcantes, cada qual com sua voz e essência que agregam a trama. O carinho de Allan por sua criação é visível em cada uma de suas linhas, tudo foi planejado e feito com muito carinho. Espero que diversos leitores se encantem com essa saga fantástica, e que venham os próximos livros!

Sobre a edição: O livro tem páginas amareladas, um índice e um mapa, pelo seu volume o achei leve e fácil de manusear. Infelizmente, senti falta de uma revisão melhor de texto, acho que a Chiado vacilou neste aspecto, contudo nem isso foi capaz de tirar o brilho da obra.

site: http://www.clubedofarol.com/2018/05/resenha-coracoes-nas-sombras-pressagios.html

Mauricio Junior 19/04/2018

Um livro fantástico!
Coração nas Sombras – Presságios de Gerra - Allan Francis

Primeiro eu gostaria de enaltecer essa obra que prova que a literatura nacional está cada vez mais em alta, temos muitos autores nacionais ótimos de diversos gêneros literários, que com muita dificuldade conseguem publicar seus livros, e eu como leitor faço questão de dar valor a esse esforço.

Bom vamos lá, o livro foi publicado pela editora portuguesa Chiado, é o 1º livro da saga. A primeira impressão que tive do livro foi: Nossaaa! Que livro grande! E realmente é um livro bem grande, com pouco mais de 730 páginas, letras relativamente pequenas (o que não prejudica a leitura), um livro bonito, apesar de seu tamanho, é um livro de peso leve, o que fica interessante para levar para ler em outros lugares (se você como eu tem menos tempo do que gostaria para leitura), é escrito em 3º pessoa, que facilita bastante o leitor de enxergar o ponto de vista dos diversos personagens.

A história se passa em um mundo chamado Ifiandor, uma terra com várias criaturas místicas, dragões, elfos, magias, etc. Ifiandor tem 18 reinos, e 2 continentes, Primas e Pallas, os personagens são fantásticos, a maioria deles foi bem explorada em cada capítulo, temos mulheres fortes, elfo prepotente, dragões poderosos, anões guerreiros, enfim uma obra fantástica, a primeira metade do livro foi bem trabalhada nos colocando a par do reino, as batalhas, seus personagens, o Alto Conselho e como foi formado, a partir da segunda metade é que a coisa realmente ficou séria! As brechas que eu achei que estavam ficando, foram solucionadas, toda a história se desenrolou de maneira surpreendente. Como todo livro, existem personagens do quais simpatizamos, outros nem tanto, mas mesmo os que “odiamos” o autor conseguiu prender a atenção para sabermos de suas trajetórias.

Por fim, Corações nas Sombras – Presságios de Gerra foi ótimo livro de literatura fantástica nacional, um mundo onde você consegue visitar mesmo sem ter se quer imaginado como seria, mesmo sendo um livro grande, eu com menos tempo que gostaria para leitura, li e fiquei maravilhado com toda história e o desenrolar dela e de seus personagens, super aconselho aos amantes de fantasia a ler esse livro e dar oportunidades aos nossos autores.

Parabéns Allan Francis, essa é impressão que tive de sua obra, claro que não quero dar spoiler e nem posso falar algumas palavras que me vieram a mente durante a leitura, que ajudariam a mostrar o quanto impressionado eu fiquei!

Leonardo Reis 24/03/2018

Fantástico e Surpreendente
estou aqui hoje para falar de Corações Nas Sombras: Livro I Presságios De Guerra que é uma das publicações independentes de fantasia mais elogiadas dos últimos tempos.

Bem, mesmo depois de tantos comentários de exaltação à obra, que vi por toda a Internet, confesso que não tinha muitas esperanças de que o livro fosse corresponder a esse estardalhaço todo. A capa e o título que não me chamavam a atenção enquanto as massivas espessura e quantidade de personagens sim. E nesse caso de uma maneira, confesso também, meio que negativa. Além disso, o tema com magos, elfos, magos, dragões e etc, embora um dos meus preferidos, exige uma criatividade fora do comum por parte do autor para não se tornar repetitivo. Em resumo, eu estava prestes a embarcar uma jornada de fé. Fé nesse escritor nacional e no testemunho de seus fervorosos leitores.

E foi já nos primeiros passos dessa caminhada, ou seja, em suas primeiras páginas que o milagre se revelou. Um mundo incrivelmente bem construído, com suas raças, geografia, tecnologia, economia e religião organicamente conectados. Personagens tão marcantes, diversificados e desenvolvidos de uma maneira tão real em seus grupos de convívio que de alguma forma (algum tipo de magia foi usado aqui, eu acho) você se lembra de cada um, mesmo quando eles aparecem depois de muitas páginas de ausência. E a escrita mistura, de maneira fluída e natural, a construção desses personagens com a de seu mundo. Cada um tem a sua história e elas vão sendo caprichosamente exploradas junto a esse universo que consegue apresentar um frescor em um tema explorado tantas vezes, fazendo você sempre querer mais.

Em resumo, tudo de melhor que você pode esperar de uma obra de fantasia adulta você encontra lá (incluindo sexo e violência na medida certa), em um livro que é certamente um dos melhores da literatura fantástica nacional, sem deixar a desejar aos melhores da fantasia mundial. E, como roteirista, acho que é a primeira vez que vejo um livro sendo perfeitamente transformado, não em um filme, mas em uma série imperdível. Netflix, HBO e Amazon, entre outras, deveriam pensar nessa adaptação sem sombra de dúvidas. E, para as editoras de nosso amado país, fica a dica: a única coisa que falta em Corações nas Sombras é um nome por trás, um capricho editorial, uma boa revisão gramatical e por fim a divulgação para alcançar uma legião ainda maior de fãs e explorar todo seu potencial. Portanto recomendo a todos que não deixem de ler esse envolvente livro de nosso caro Allan Francis Salgado. E que venha o próximo, certamente seus admiradores, aguardam ansiosamente por isso!

Hobbit na Toca 10/02/2018

Não é qualquer tipo de livro de fantasia. É algo muito especial e eu vou explicar porque.
Corações Nas Sombras – Presságios de Guerra

Senhoras e senhores, hoje lhes trago um livro de fantasia do escritor Allan. Mas vejam bem, não é qualquer tipo de livro de fantasia. É algo muito especial e eu vou explicar porque.

“Ana, por que esse livro é especial?” vocês vão me perguntar. Meus queridos, se você gosta de livros de fantasia, Corações nas Sombras é um dos (se não o) maiores banquetes dessa literatura.

Por que eu digo isso? Eu não consigo me lembrar a ultima vez que li um livro com tanta diversidade, tanto em representatividade de etnias e biótipos de pessoas quanto elementos fantásticos mesmo. Aqui você vai encontrar uma quantidade enorme de elementos da fantasia: elfos, anões, dragões, meio-dragões, meio-elfos, imortais, necromantes, orcs, goblins, centauros, demônios, magos, xamãs, dentro MUITAS outras coisas.

Allan escreveu um livro Rico! Este livro me tirou da ressaca que eu estava tendo em ler livros com elfos e anões! Uma ressaca que me impediu de ler vários livros clássicos e que durou anos.

Mas enfim, sobre o que é a história: é um livro com cerca de 700 paginas que tem como principal objetivo nos apresentar esse mundo gigante criado pelo autor, incluindo ecossistemas e a politica (que por sinal eu adorei), apresentar muitos personagens importantes que são os protagonistas e mostras o desenvolvimento deles como individuo, como guerreiros, como inventores, desenvolvimento de personagens que para mim foi algo muito real.

O livro começa com uma carta sendo escrita, uma personagem esta se desculpando com alguém que ama nessa carta, alguém que aparentemente agora a odeia. Ela quer justificar as coisas que aconteceram, então ela começa a contar a historia de antes de seu nascimento.

“Presságios de Guerra”. É exatamente isso que esta acontecendo no livro um. Diversos locais de diferentes culturas estão sendo atacados de maneiras estranhas. Um dragão negro ataca os Viajantes, orcs, que deveriam estar extintos, são vistos atacando uma vila onde as pessoas sumiram. Os talismãs estão sendo roubados.

Nossos personagens vão quebrar a cabeça para entender o que esta acontecendo e tudo indica que alguém esta armando tudo isso, alguém esta criando um estado de pânico nas pessoas, de caos. E o maior medo é Agonia, um véu que esconde demônios e criaturas que eu juro que o Allan tirou dos meus pesadelos.

A historia e o mundo é muito rico e impressionante. Teve vezes em que eu segurava a respiração com medo que algum personagem querido morresse. E senhoras e senhores... QUE VILÕES! Amei eles, o que me faz pensar “será que são vilões mesmo?”

Eu tenho que dar uma salva de palmas para meus personagens preferidos do livro: Nami e Gael são personagens sensacionais! Cheios de nuanças e são capazes de se conectar com o leitor de uma maneira que eu não sei explicar.

Não vou me estender muito sobre os personagens, porque acredito que os conheces é uma das melhores partes dessa série. Mas eles me mostraram que coragem não é “não sentir medo”, mas enfrentar ele sabendo que provavelmente esse será o seu fim. Enfrentar seu medo por algo que acredita e por alguém que quer proteger.

Ao longo do livro eu criei mil teorias. Quem é o vilão? O que eles querem com os talismãs? Quem é o dragão sorridente? Quem é a maga sem rosto? Como os orcs apareceram do nada? O que tem por trás de Agonia?

Isso foi tão gostoso que vocês não têm ideia. E sem o segundo livro estou me sentindo órfã. Amei essa historia e o mundo, quero desesperadamente mais! Capítulos muito bem pensados em que eu sorria por serem tão bons... vou sentir muita falta dessa sensação.

É um livro de fantasia adulta que eu recomendo com todas as minhas forças. Eu amei de verdade.

Obrigada Allan pela viagem

Mari Pingituro 05/02/2018

Melhor fantasia nacional!
Finalizado - Corações nas Sombras - Allan Francis Salgado

Primeiramente gostaria de esclarecer que não gostei desse livro.
EU AMEI!

Um calhamaço que o leitor termina e nem se dá conta do tanto que leu.

Temos aqui uma história ambientada nas terras de Ifíanor, um mundo que abriga dois continentes principais e diversos reinos, cada um deles representando uma raça diferente.
Existem humanos, dragões, elfos, orcs, anões, etc. Além disso, há muita magia.

Existe também o mundo de Agonia, que funciona como uma espécie de submundo de Ifíanor. Apenas um véu separa os mundos paralelos, e por alguma razão existem seres (inclusive um dragão gigante e sorridente) que trabalham para abrir esse véu e espalhar o caos.

O autor criou uma mitologia maravilhosa e, por meio dela, somos apresentados às criaturas, objetos e mundos que estão nessa história.
Existem talismãs que são extremamente poderosos e importantes, e consequentemente há muita luta por eles.

Logo no início, há uma invasão a um castelo que guarda um dos talismãs e este é roubado. A guardiã desse talismã, a feiticeira Selene, é amaldiçoada por uma magia negra e inicia sua luta em busca da cura e da proteção do que lhe foi tirado.
A partir daí, uma sequência de acontecimentos coloca diversos reinos em conflito e sentimos que há uma grande guerra chegando.

Todos os personagens são extremamente bem construídos. Conseguimos sentir o que eles sentem, ver suas memórias, ter os mesmos questionamentos e compramos a luta por seus objetivos. Vemos a evolução de vários deles, que de excluídos ou fracos, tornam-se poderosos e essenciais para a história.

Percebemos que tudo foi minuciosamente cuidado pelo autor, desde os nomes dos lugares e personagens até as explicações sobre magia e costumes dos reinos.

Esse livro é o primeiro de uma saga. Portanto, muitas coisas ficaram em aberto e serão esclarecidas nos próximos volumes. E uma grande guerra está chegando. Ou seja, preciso de respostas, estou curiosa! ?

Só posso agradecer ao Allan por ter criado esse universo e escrito uma história tão incrível!

Leiam! Se dêem esse presente! Melhor livro de fantasia nacional que li. ??????

RoadBooks 31/01/2018

O melhor livro de fantasia épica que eu li entre 2017/2018
O que falar desse livro?? Muita coisa. Mas é uma experiencia tao espetacular que falta calma pra conseguir organizar tanto o que se tem a dizer.
Tem gente que vai achar exagero da minha parte, mas posso dizer com toda certeza que o Allan é a mais nova revelaçao da fantasia nacional. A sensação é de estar lendo um Senhor dos Aneis com um toque mais contemporaneo digamos assim. É medieval? Sim, muito. Mas nesta aventura em um mundo chamado Ifíanor, habitado por diversas raças antigas, que se esforçam por manter a ordem e valorizam a honra. Estes, se vêem ameaçados por guerras perpetradas pela cobiça, malícia,traição e o orgulho de homens e criaturas egocentricas, que se esforçarão para pôr em prática seus desejos mais sórdidos de sobrepujar as demais raças ou até o mundo. Quem estará por trás das chacinas e dos ataques aos caçadores?? Em quem devemos confiar?? Que mistérios esconde o rei elfo? e o seu filho? Em uma paisagem expressivamente diversificada, os presságios de guerra hão de nos revelar muitos segredos e nos despertar com o tilintar do encontro entre as melhores armas ja forjadas, o bramido dos feiticeiros e o sorriso pérfido da criatura que se oculta e trama contra a paz. Partam em uma jornada com Ilron, Itzanami, Alasia, Selene entre outros guerreiros formidáveis.
Vale demais a prata que se paga!!!

Selma.Rocha 24/12/2017

Desde pequena sou fascinada por livros. Oriunda de uma pequena cidade, de uma pequena família, descobri bem cedo que, através dos livros, eu poderia conhecer outras realidades, um mundo fascinante e inimaginável. Confesso que "Corações nas Sombras" foi minha segunda embrenhada no gênero fantasia. Já havia lido "As Crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis, sete volumes, um processo demorado, levando-se em conta que os li no original em inglês. Ao iniciar "Corações nas Sombras" fiquei um pouco assustada pelo volume do livro, mas desde o início me vi enredada na trama descrita de forma límpida e direta. Gostei principalmente da segunda metade do livro, todo o desenrolar da estória e amei acompanhar a mudança das personagens femininas, frágeis à princípio e se fortalecendo pelas intempéries sofridas. Enfim um livro envolvente do começo ao fim. Li no meu ritmo, rs, cada dia um pouquinho. Mas era maravilhoso ao longo do dia corrido saber no cantinho do meu ser que havia aquele mundo mágico me esperando... um deleite em cada página. Recomendo a todos!

Lucas.Machado 21/12/2017

A fé e o medo caminham lado a lado em “Corações nas Sombras”
Em “Corações nas Sombras”, somos levados ao típico universo que desfruta da paz, que foi conquistada com muito esforço em uma união entre as raças para combater um terrível mal que os assolou há 200 anos atrás e selando-o em outro universo chamado de “Agonia”. Os responsáveis pela manutenção dessa paz são os membros do Alto Conselho, que resguardam pelo pacto entre raças em prol da paz.

Ao longo do livro, somos apresentados a diversos personagens, cada qual com suas características específicas e suas cicatrizes particulares também. Mas o que os une é um grande dragão negro, que corta o céu como o presságio do caos, mostrando seu sorriso maléfico como a morte. Este sinal é o início de toda uma conspiração por trás dessa paz que fora construída até então, por trás dessa reviravolta está o mago Tanor, a feiticeira Alessandra e Goldax, “O Imortal”, um orc mitológico que consegue junto a essas dois primeiros atravessar o selo e avançar em prol da liberdade e glória de sua raça que até então havia sido banida.

“O dragão não tinha compaixão em seu olhar, mas uma maldade refinada pelos séculos de existência. Mas o que mais se destacava era o sorriso — já havia visto algumas dezenas de dragões, mas nenhum que sorrisse de fora dissimulada e amedrontadora.”
Os personagens mais frequentes na história são Alfris e Selene, o primeiro é o guardião de um castelo e a segunda é uma grande feiticeira protetora de uma dos seis talismãs mágicos que foram utilizados para selar os inimigos dos reinos. O segundo é Tallis e Itzanami, dois jovens pertencentes ao grupo dos viajantes, o primeiro é um “caçador”, lendário guerreiro deste grupo, a segunda é sua irmã e vista como “inútil” por grande parte da população pois a mesma detém um defeito físico em sua perna, ambos são surpreendidos com a morte de um ente querido pelas chamas do dragão sorridente. Ilron e Alásia são jovens discípulos do Templo da Luz, um local que prepara jovens para o combate e a mágia, ele é sobrinho de Cirdan, o elfo presidente do Alto Conselho, ela é futura rainha de Vescra, que tem sua independência tirada por conta de um casamento arranjado por seus pais.

Outros personagens frequentas em “Corações nas Sombras” são o comandante Leon, a subcomandante Sarah e o misterioso elfo Cogar, os dois primeiros são responsáveis pela segurança de Abak, um reino intransponível que está nas mãos do corrupto prefeito Sorog, que a todo momento tenta tirar Sarah e Leon de sua “jogada”. O terceiro foi encontrado na Ilha de Sisam, uma das ilhas atacadas pelos orcs de Goldax e que Leon fora investigar o ocorrido, entre todos os mortos, ele foi o único sobrevivente. O último personagem tido como “protagonista” é o humano Gael, um inventor que constrói maquinas colossais que substituem a magia, ascendendo o debate sobre a necessidade da mesma naquele universo e criando diversos inimigos pela sua frente, incluindo Tirdan, o rei de Lessália e de todos os elfos.

“Havia poucas pessoas nas ruas. [Leon] Conhecia todas — senhoras, comerciantes, guardas. Em seu coração uma sensação de desolação surgiu. Temeu perder tudo aquilo, temeu que sua cidade fosse destruída.”
Após os cruéis episódios, todos se encontram no conclave do Alto Conselho, em que os problemas são apresentados e soluções prévias também, mas o futuro de Ifíanor até então se mostra com os dias contados, fazendo com que àqueles de coração puro se curvem as sombras em movimentos desesperados e com que a esperança seja apenas uma mera luz no fim do ano. A salvação para este universo depende de muitos fatores, entre eles o cumprimento de algumas profecias que serão reveladas durante o livro e da resolução de muitas intrigas palacianas e de mistérios que assolam figuras veneradas como deuses. Portanto, embarque em “Corações nas Sombras” e encare o fim de tudo.

“A fé é o que move este mundo.” — Tirdan, rei de Lessália

site: https://medium.com/revista-subjetiva/a-f%C3%A9-e-o-medo-caminham-lado-a-lado-em-cora%C3%A7%C3%B5es-nas-sombras-97dd9cfd919e

Danilo Sarcinelli 28/10/2017

Colossal!
Corações nas Sombras de Allan Francis Salgado é um livro colossal em vários aspectos. Desde a construção do mundo é soberba até a caracterização dos personagens, todos bem desenvolvidos, com suas próprias vozes e motivações. Para mim, porém, o ponto alto ficou com a escrita por vezes dinâmica por vezes poética do autor, sem falar da trama envolvente que nos deixa presos do início ao fim. Serão cinco volumes essa história e o que mais desejamos ao fim desse livro é poder voltar ao mundo de Ifianor e continuar devorando os próximos capítulos.

Vanessa Boedermann 20/10/2017

Corações nas Sombras | Blog Corredora Literária
O autor nos apresenta Ifíanor com seus dois continentes, reinos e vilas. Por razões desconhecidas os talismãs de Ifíanor são roubados, há muita disputa pelo poder e veneração. Não só os humanos, anões e elfos entram nessa disputa como também os dragões e criaturas nefastas do mundo inferior (Agonia).

“O grande dragão desceu e pousou à frente da irmã e a balsa ficou atrás dele. A fera olhou para Tallis, sorriu e incinerou Nicte Ha.”

É uma história bem complexa, que mostra a diversidade de raças desses continentes e até mesmo como funciona o comércio entre os reinos.

Há quatro núcleos de personagens que seguem uma ordem padrão e vão se misturando aos poucos no decorrer da narrativa. De início você pode achar que está perdido e não entendendo nada, mas fique calmo porque o livro tem muitos jatos de fogo! Falando em fogo, você também descobrirá sobre Draconia, uma ilha onde somente os dragões podem habitar.

“Enquanto ela caía viu uma sombra, era maléfico e aos poucos entrava na boca de Selene e, no meio de suas pernas, eles se beijaram.”

Você encontrará cenas com conotações sexuais pertinentes a trama.
Há muitos jogos políticos, troca de favores e toda a sujeira de quando se busca o poder.

Batalhas fantásticas e mágicas com cenas muito bem detalhadas, cheguei a ficar com o estômago revirado em cenas de canibalismo e estupro por exemplo, como também chorei ao final de um capítulo que trata sobre almas vagantes.

A religião de cada raça de Ifíanor também é bem explorada durante toda a trama.
Personagens fortes, carismáticos e muito bem trabalhados.

Ao primeiro impacto você percebe mais a mudança das personagens femininas “frágeis” para mulheres fortes, mas isso também ocorre com os personagens homens o que equilibra o dois gêneros.

“Foi aí que ele viu uma pequena mão de criança negra - dedos finos, havia garras no lugar das unhas - timidamente saindo pela boca de Selene. Quando Alfris segurou aqueles pequenos dedos e com sua faca cortou três deles, houve um urro que lhe causou calafrio, e ele ouviu um nome dentro de sua cabeça.”

A mitologia que o autor criou para esse livro é incrível, é fantástica. Os personagens são muito bem trabalhados e é impossível não se apegar a eles. As pontas soltas que foram deixadas para o próximo livro estão me deixando sem dormir de tanta ansiedade. Ele possui uma escrita limpa e muito fluída.

SENTENÇA
Indico com certeza esse livro a todos os leitores, sejam eles amantes de qualquer gênero literário. Sério! Vocês têm que ler essa obra!
Livro recomendado para quem quiser iniciar no gênero alta fantasia e/ou quem quiser ler o primeiro calhamaço na vida. Não se intimide com o tamanho do livro, leia cada dia um pouco e no seu ritmo, pois garanto que vai amar assim como eu!
Um livro envolvente do começo ao fim, não houve nenhuma parte que ele tenha esfriado.

Só gostaria de saber o porquê de uma editora grande no Brasil ainda não ter divulgado o trabalho desse autor, pois sua escrita não deixa nada a desejar para os grandes nomes da literatura estrangeira.

Pontos a melhorar:
Revisão do texto. A editora Chiado deixou muito a desejar nesse quesito, deixo claro aos leitores que isso não impede o entendimento da história e
Uma das orelhas do livro está vazia, poderia ser colocado por exemplo os endereços de mídias sociais.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Bruno.Oliveira 12/10/2017

Melhor leitura de 2017!
Livro sensacional que mostra um mundo fantástico repletos de elementos e seres conhecidos pelo público do gênero de fantasia como Elfos, Anões, Orcs, Dragões, feiticeiros, entre outros, mas que também tem uma vasta gama de raças criadas pelo próprio autor. Uma obra complexa com uma narrativa bem descritiva, mas que ao mesmo tempo é bem fluída, por conta da forma usada pelo autor, colocando seus personagens em situações, que faz com que o leitor leia o livro compulsivamente! Recomendo a todos fãs do gênero de fantasia que gostam de obras como "Senhor dos Anéis", "World Warcraft" "As Crônicas de Gelo e Fogo", entre outras, vão se deliciar com essa obra!

Anna Bonniee 19/09/2017

Sensacional!
CORAÇÕES NAS SOMBRAS – ( Allan Francis )
_________________________________________________
Fantasia não é um genêro que eu leia com frequência, então independente de eu estar apta ou não para comentar a obra, eu recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.
O livro tem uma escrita fácil e contínua, mesmo com suas 736 páginas.
No ínicio do livro até metade ( mais ou menos ) confesso que fiquei muito confusa com a quantidade de personagens e reinos diferentes.
Quando eu tentava assimilar algo, já mudava para outros personagens e locais.
Posso tentar descrever como vários quebra-cabeças dentro de um caixa, e quando você conseguir montar todos, também tem que conseguir encaixar um no outro.
Em contrapartida, o que me fez prosseguir com a leitura foi que eu achei a história cativante.
Corações nas sombras’, inicia com a história do reino Ifíanor, que em tempos antigos um elfo chamado Círdan criou um acordo de paz entre os reinos e exilou os orcs em Agonia.
Depois de muitos anos os centauros foram até Agonia e abriram um portal, mas este foi fechado por Círdan com magia.
Existem seis talismãs que estão separados, já que juntos possuem um grande poder.
O castelo de Dankar, que tinha um talismã protegido pela feiticeira Selene, foi atacado e de uma forma bizarra através de magia negra , e agora existe um demonio dentro dela.
Tem muita diversidade na história, como dragões, trolls, magos, anões, híbridos, elfos, golens, entre outros seres fantásticos.
As peças vão se juntando gradualmente, e aquelas narrativas anteriores que pareciam desassociadas em determinado momento vão começando a fazer sentido, mas eu achei a trama bem complexa.
allanfrancis.salgado 10/10/2017minha estante
Obrigado amiga pelo reconhecimento

Thais.Paizon 18/09/2017

UMA FELIZ DESCOBERTA
Um livro que quebrou paradigmas, tinha um certo preconceito com autores nacionais e também com a editora chiado que peca demais em revisões, a revisão deste não foi ruim, mas o livro, que livro excelente, um livro de fantasia que veio colocar a fantasia nacional em um novo padrão, estamos falando de algo que esta no mesmo nível de autores internacionais. Excelente livro.