Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias Clarice Lispector
Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Iotave 03/04/2023

Expectativas (quase) não atendidas?
Na sua época, Edgar Allan Poe pode ter sido arrebatador com suas narrativas sobrenaturais de horror e estranheza, e talvez até visionário, antecipando tendências no gênero do terror que viriam a se destacar em obras posteriores como as de H.P. Lovecraft ou as de Stephen King?

Hoje em dia, porém, muitos dos contos apresentados nessa coletânea soam completamente previsíveis e clichês, e não alcançam a alma na totalidade desejada pelo misterioso contista e poeta de Baltimore. Com efeito, a repetitividade de muitos temas ? como a morte da mulher amada ? contribui para aliviar o elemento de surpresa de muitas histórias.

Ler "A queda da Casa de Usher", por exemplo, soou para mim apenas como uma repetição sutil de "Berenice", ou do conto de abertura "Ligeia", o qual, por sua vez, peca pela excesso das descrições fortemente idealizadas e que, muitas vezes, soam completamente desnecessários, servindo apenas para arrastar o conto à exaustão.

Todavia, apesar disso, é possível retirar emoção e surpresa de uma boa quantidade de histórias espalhadas, sobretudo, na primeira metade do livro. De todos os contos apresentados, destaco "O sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena" que, a despeito da excentricidade do título, revela traços cômicos e surpreendentes; "Pequena palestra com uma Múmia", que suscita críticas bem articuladas à prepotência do homem moderno; e "A máscara da morte rubra", cuja temática sobrenatural foge do clichê poeniano ao mostrar um enredo singular e marcante.

Além destes, contos como "A carta roubada" e "O barril de Amontillado" suscitam emoção e curiosidade, compensando a previsibilidade de muitos contos.

Portanto, considero "Histórias extraordinárias" um livro morno que, reconheço, tem sua importância cultural pelo significado que leva desde o século XIX, mas que, independentemente, sofre com temas repetitivos e, algumas vezes, arrastado. Mas, separado o joio do trigo, a obra revela contos que ainda carregam tal originalidade, que são capazes de perturbar, chocar e marcar o leitor profundamente?

samisnotreal 26/03/2023

Eh, melhor
Já li dois livros de contos do Edgar Allan Poe e posso dizer que essa foi a melhor seleção de contos dos três. Tanto por ter contos mais interessantes que o que já resenhei aqui, quanto por ter minhas historias favoritas contidas nele e outras que me interessaram.

Livros de contos normalmente ficam um pouco maçantes em determinado ponto, principalmente com contos como os do Poe, pois se tornam repetitivos e muitos são até entediantes. Um exemplo que posso exemplificar é ?O homem da multidão?, que até mostra uma reflexão interessante no final, porém o conto é exageradamente descritivo.

Porém alguns contos, apesar de repetitivos e com finais que não me agradaram tanto, foram uma boa novidade.

Pablo 26/03/2023

O Retorno
Personagem Marcante:
O gato e a mancha (o retorno)

Os detalhes são fascinantes e são encaixados na atmosfera de forma impressionante!

Erich 22/03/2023

De Edgar A Poe, eu conhecia e gostava do corvo, mas nunca tinha lido muito dele. Esse livro é uma coletânea de contos. E cada um deles segue um estilo diferente. Alguns contos que eu classificaria como "descrevem o pior do ser humano", outros são quase que divagações sobre alguns temas e ficaram bem estranhos. O que me surpreendeu aqui, por desconhecimento mesmo, foram os três contos de "detetive" / ficção policial que pelo visto criaram o gênero que seria depois consagrado por Sherlock Holmes e Agatha Christie. Esse foi o ponto alto da coletânea e a única parte que eu de fato recomendaria para alguém.

Amanda 18/03/2023

Primeira vez lendo E. Allan Poe
Pessoalmente, tenho um gosto por histórias escritas em formato de conto, portanto, a leitura me agradou bastante. As histórias são muito bem escritas, embora que, por vezes um pouco bizarras.
Não senti o cansaço que alguns mencionaram ao ler, pelo contrário, achei a leitura bem rápida.
Apesar de tudo isso, não tenho certeza se seria um livro o qual eu teria interesse em reler.

Fernanda 17/03/2023

!!!!!!
Não consigo descrever como amo os contos desse brother aqui e esse livro com tradução pela Clarice Lispector é ainda melhor, apenas perfeito

Yasmin1403 15/03/2023

A magia do terror
Achei bom ,porem a escrita é um pouco chata as vezes. Acredito que seja um livro que valha a pena insistir, foi uma ótima experiência.
Quero ler os outros contos de Poe !!

nicolenovaismf 09/03/2023

Uma série de contos bem escritos.
É o que é. Poe sempre será um ótimo escritor/compositor de palavras. Como cristã: precisa ter filtro. Tudo o que ele fala em certos momentos terá coisas que concordamos e discordamos. Sempre devemos olhar com base no fato que ele é um agnóstico, ou seja, ao mesmo tempo que sabe que o mundo espiritual existe (mesmo ele olhando diretamente para as trevas e tirando criatividade disso) o mesmo não terá (e não espere nunca por algo assim) o devido temor por Deus.

may.web 06/03/2023

Finalmente conhecendo Edgar Allan Poe
50% desse livro me desapontou. Esperava muito mais do estilo mórbido de E. A. Poe. Achei que fosse me encantar e não encantou. Não sou fã de contos, a rapidez e falta de profundidade do desenvolvimento devido ao tamanho da narrativa me incomodam.
Os outros 50% fizeram meu coração acelerar. Alguns dos contos me ganharam facilmente e fiquei fascinada tanto pela premissa, quanto pela narrativa que, apesar de curta, se fez mais do que necessária pra desenvolver a morbidez no ponto certo.
Com certeza uma leitura que vale a pena.

Mauricio Gonçalves 03/03/2023

Aprazível
O livro tem muitos contos de boa leitura e que causam sentimentos que variam um do outro, o que me surpreendeu um pouco, por acreditar que seriam temáticas repetitivas, já que a introdução dá a entender que Poe aplica sua "fórmula" de forma muito perceptível.

Seu estilo mecânico é sim percebido mas não acho que prejudicou a leitura como um todo. Há sim um ou outro conto que se assemelham muito em personagens e ambientação que deixam essa marca muito exposta e leva o leitor à monotonia, mas são poucos, e os que são podem divergir no efeito final, tão praticado pelo autor.

Os contos são em maioria muito bons, mesmo não sendo meu estilo favorito.

A leitura final sobre o autor por Júlio Cortázar e Jorge Luis Borges ajudam muito a entender o autor e sua obra.

Peter__Pan 23/02/2023

Marcante
Pra minha o Poe é o melhor escritor de terror, não sinto medo facilmente, mas esse livro me deixou bem tenso, principalmente o belíssimo Gato Preto.

Pedro Medeiros 15/02/2023

Romances interessantes
O Poço e o Pêndulo; Enterro Prematuro; A Casa de Usher. Embora eu esperasse mais de O Poço e o Pêndulo por conta da música do Nightwish, os contos foram agradáveis. Talvez não o bastante para me convencer a ler o último conto que faltava (desconsiderando O Gato Preto). No geral, não há muito que comentar acerca da obra, são contos curtos e que servem como passatempo.

site: https://amzn.to/3Yu8v8y

silveira3 11/02/2023

Poe é bom demais
O que gosto mais no poe é que o horror está em várias nuances e estágios diferentes. a maior parte é só pela narrativa que te causa a mais pura e genuína ANSIEDADE.

contos favoritos (contidos nessa edição, não necessariamente por ordem)

- pequena palestra com uma múmia

acho ele simples e estranhamente confortável. chega a ter certo humor que me agrada bastante em textos de horror

- o gato preto

clássico. tenho nem o que explicar, é só bom!

- o sistema do doutor alcatrão e do professor pena

divertido de tanta loucura. fico imaginando um filme com esse conto de tão bem detalhado e de tão bem construído que é

- o poço e pêndulo

a agonia da personagem é sentida na leitura. bom demais

- berenice

sou obcecada por esse. fico imaginando como são os dentes alvos de berenice

- o escaravelho de ouro

SÉRIO. amo como há loucuras com raciocínio

- william wilson

gosto muito da ansiedade causada pela perseguição. construção ótima

Charly.nunes 11/02/2023

Que livro incrível, Edgar Allan poe não decepciona, um conto melhor que o outro. O ar gótico de suspense e ansiedade que trás ao leitor ao desenvolvimento da história do conto, é tudo bem feita, além do pensamento de desespero e analise dos personagens é algo que te deixa submerso a história

Isabella 05/02/2023

Achei essa coletânea bem razoável, tem histórias até q empolgantes mas ai terminam meio mal. Alguns eu achei cansativos e só realmente gostei de 3. Pode simplesmente não ter sido pra mim