Iotave 03/04/2023
Expectativas (quase) não atendidas?
Na sua época, Edgar Allan Poe pode ter sido arrebatador com suas narrativas sobrenaturais de horror e estranheza, e talvez até visionário, antecipando tendências no gênero do terror que viriam a se destacar em obras posteriores como as de H.P. Lovecraft ou as de Stephen King?
Hoje em dia, porém, muitos dos contos apresentados nessa coletânea soam completamente previsíveis e clichês, e não alcançam a alma na totalidade desejada pelo misterioso contista e poeta de Baltimore. Com efeito, a repetitividade de muitos temas ? como a morte da mulher amada ? contribui para aliviar o elemento de surpresa de muitas histórias.
Ler "A queda da Casa de Usher", por exemplo, soou para mim apenas como uma repetição sutil de "Berenice", ou do conto de abertura "Ligeia", o qual, por sua vez, peca pela excesso das descrições fortemente idealizadas e que, muitas vezes, soam completamente desnecessários, servindo apenas para arrastar o conto à exaustão.
Todavia, apesar disso, é possível retirar emoção e surpresa de uma boa quantidade de histórias espalhadas, sobretudo, na primeira metade do livro. De todos os contos apresentados, destaco "O sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena" que, a despeito da excentricidade do título, revela traços cômicos e surpreendentes; "Pequena palestra com uma Múmia", que suscita críticas bem articuladas à prepotência do homem moderno; e "A máscara da morte rubra", cuja temática sobrenatural foge do clichê poeniano ao mostrar um enredo singular e marcante.
Além destes, contos como "A carta roubada" e "O barril de Amontillado" suscitam emoção e curiosidade, compensando a previsibilidade de muitos contos.
Portanto, considero "Histórias extraordinárias" um livro morno que, reconheço, tem sua importância cultural pelo significado que leva desde o século XIX, mas que, independentemente, sofre com temas repetitivos e, algumas vezes, arrastado. Mas, separado o joio do trigo, a obra revela contos que ainda carregam tal originalidade, que são capazes de perturbar, chocar e marcar o leitor profundamente?