Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Lima225 30/01/2024

Será que eu consigo deitar minha cachorra no soco?
Cujo é um livro sobre como tudo que pode dar errado e todas as casualidades possíveis vão calhar para que você se lasque. Quais as chances de uma mulher e seu filho acabarem presos em uma fazenda, 10km longe da civilização, com o único São Bernardo (que por uma terrível coincidência resolveu perseguir um coelho e caiu numa toca de morcegos) bem na semana em que a única pessoa que daria falta deles não está em casa? Pouquíssimas certo, mas apesar de ser um começo lento, o livro aos poucos monta essa cama de gato onde todas as possibilidades estão contra a protagonista e tudo dá muito errado. Acho que a parte mais assustadora da história é ver como todas essas casualidades, que vivemos todos os dias podem levar alguém para uma situação como essa.
Em muitos momentos eu fiquei irritadíssima nessa história, porque sempre que havia um triz de chance dos personagens serem salvos eu sabia que estava muito longe do fim, e tudo que eu queria era pegar na mão de algum desses personagens e pedir para eles chamarem alguém capaz de matar esse cachorro (OLHA O QUE VOCÊ FEZ COMIGO KING). E o pior que eu nem conseguia odiar esse cachorro sem peso na consciência, porque ele um fofo antes.
Esse não foi um dos livros do King que me fez querer ler até a lista de compras dele mas foi incrivelmente fluído, e apesar de eu ter enrolado, quando eu pegava de verdade eu lia bem mais do que esperava. Tambémestava gostando muito dos personagens, o que tornou a leitura mais gostosa.

Claudia.Mayara 29/01/2024

Cujo?
Quem diria que um são Bernardo, com raiva poderia fazer tanto estrago!
No inicio a leitura foi lenta, com toda a contextualização sobre a vida de famílias que vivem a meio a cidade de Castle Rock.
Depois foi mto interessante ter a percepção, as emoções de Cujo diante de toda situação.

Maria19718 25/01/2024

Um clássico do mestre do horror
Meu livro favorito do Stephen King até agora, a leitura flui muito bem, os personagens são interessantes e pouco depois da metade você não quer largar mais!!! Uma atmosfera de tensão e medo com a cara do mestre do horror, muito divertido!

Mezet 24/01/2024

Intenso
?Acho que não existe nada que não me dê medo em algum aspecto. Mas se refere a algo de que nós, seres humanos, temos medo? Caos. O estranho. Temos medo de mudanças. Temos medo de distúrbios, e é isso que me interessa. Morremos de medo de desvios de rota. Temos medo de que alguém roube nossos cogumelinhos na fila do caixa.?

mariana 22/01/2024

Triste
Tenho muita pena do cujo ninguém prestava atenção suficiente nele para ajudá-lo, pelo menos para me reconfortar penso que ele conseguiu um jeito para voltar a brett no final :(

Cris.Trapia 20/01/2024

Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial-killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites. Você pode me sentir mais perto? cada vez mais perto.?

thalita 19/01/2024

To com meu coração acelerado até agora!!! quanta adrenalina, quanta emoção!!
uma história muito simples mas incrível!! o king sempre surpreende e é sempre uma experiência surreal.
fiquei com medo, surpresa, com raiva, ansiosaaa, triste, empática.. muitos sentimentos ao mesmo tempo

Sariitinha 18/01/2024

Pra um cachorro com muita raiva eu achei ele até calmo, história parada e um final meio triste e rápido ?

luanzz 15/01/2024

Uma história sobre um dogão
História de um cachorro que contrai raiva. Certo. Como isso poderia ser bom? Por incrível que pareça, o King consegue deixar interessante. A sidestory achei fraquinha, e principalmente no começo, não consegui me conectar a história e concentrar. No mais, a escrita, a descrição, as cenas... É incrível. O final me emocionou, não estava esperando.

Thzview 14/01/2024

Cujo
Não sei mt oq falar, achei legalzinha a historia mas nada de supreendente. O final parecr que foi muito arrastado e achei meio parado a leitura

aliciagiovana 13/01/2024

"Cujo nunca quis matar ninguém. Ele foi levado a isso [...]"
De todos os livros do King que eu li, esse foi o mais angustiante (ainda não li pet sematary).

O são-bernardo de 90kg, Cujo, é de se apaixonar no começo. Um cachorro amoroso e com comportamento normal como qualquer outro, que infelizmente teve o azar de adquirir raiva graças à negligência de seus donos que nunca o vacinaram. A família Camber nem imaginava a catástrofe que isso geraria.

Em paralelo a situação do Cujo, que aos poucos vai sendo consumido pela doença, acontecem várias coisas que não conseguiram despertar meu interesse, descritas em muitas e muitas páginas, deixando Cujo de lado por bastante tempo. Essa é uma coisa negativa do livro... mas talvez a culpa seja minha, pela expectativa que criei, jurei que o Cujo seria o assunto principal do livro quando na verdade ele aparece só de vez em quando.

Vi muita gente dizendo que não tem como gostar dos personagens desse livro e eu concordo totalmente. Ainda não tinha lido uma obra do King em que não me apaixonasse ou não me identificasse com pelo menos um personagem humano. O único ser pelo qual é possível se conectar é o Cujo, muito graças às vezes em que King nos mostra a perspectiva dele. Ele jamais quis machucar ninguém, nunca foi por maldade, e saber isso me partiu o coração porque as consequências foram terríveis.

Esse livro é muito pesado e brutal no quesito violência, Stephen King não dispensa detalhes e descrições de tudo, principalmente dos ataques, daquele jeito que só ele sabe fazer. Além disso, ele está super desbocado (kkkk) e tem umas piadinhas de vez em quando. Nessa história dá pra entender o que realmente é terror psicológico: Cujo apenas tinha uma doença, mas algumas pessoas viam algo de sobrenatural nele, coisas criadas pela mente das pessoas.

O final do livro é muito tenso e triste, estou sentida até agora por tudo que li.

Giovanna.paginasda 08/01/2024

Prepare-se para chorar @paginasdagio
Cujo é um livro que não é dividido em capítulos, o que pode irritar algumas pessoas por não ter onde 'parar', mas para mim não foi um problema.

? Essa leitura foi feita em uma leitura coletiva com o @darkpaginas, porém acabei me animando demais e terminando antes da data prevista.

?? A história possui diversos personagens diferentes, então de início fiquei um pouco confusa até lembrar quem era todo mundo.

? Algo que gostei muito é o ponto de vista do cachorro no início do livro, vemos como ele é brincalhão, amoroso, e faria de tudo pelos seus tutores. Isso, ao mesmo tempo, faz com que a gente sofra ainda mais quando ele contrai a raiva, e a doença vai evoluindo e fazendo-o sofrer.

? O livro possui algumas menções a outro livro do King, A Zona Morta, e pode conter alguns spoilers da história, então talvez seja melhor ler ele antes de Cujo.

? A reta final do livro é desesperadora. Tudo dá errado, meus olhos queriam ler mais rápido que meu cérebro para saber o que aconteceria a seguir. King conseguiu fazer um ótimo trabalho em deixar o leitor ansioso e isso rendeu algumas lágrimas minhas nas últimas páginas.