Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Dheyvison Jr. 21/08/2020

Crueldade
Um livro bem cruel, não há bondade nesse livro do King. Nesse romance acompanhamos a vida da família Trenton e da família Cumber. Os Cumber possuem um são Bernardo gigante que pesa 90 quilos, esse sendo chamado de Cujo. A Sra Donna e seu filho Tad se encontraram encurralados entre a vida e a morte quando este são Bernardo em estado raivoso os manterá trancados num carro num calor desumano. Com um final traumático e mto cruel, esse é um dos livros do Mestre King que vc precisa ler
Tayane Cecilia Vieira 21/08/2020minha estante
Que ótimo que gostou! Quero muito ler, está na minha lista, haha!

Dheyvison Jr. 21/08/2020minha estante
????. Foi uma novela e tanto, mas o final me deixou numa Bad. Fiquei muito triste

Nyx 27/07/2021

Triste e sufocante.
Não sei muito bem como estou me sentindo depois de ler Cujo, acho que tristeza é o sentimento que define essa leitura. Porém, não estou dizendo que o livro é ruim, muito pelo contrário, é um livro excelente.
Com o desenrolar do enredo, a facilidade em nos apegar aos personagens e aos dilemas vividos por eles é tão grande que parece que nós estamos vivendo tudo junto com eles, é como se estivéssemos dentro da história.
Cujo é, em minha humilde opinião, um dos melhores livros de Stephen King.
@dialogandohistorias 27/07/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos do King.

Elcilene2 27/07/2021minha estante
Cara, um dos meus favoritos. Me senti do mesmo jeito ?

Caique.Taguti 01/10/2019minha estante
por favor, eu li este livro faz tempo, não lembro do final, pode me contar? me manda no privado fazendo o favor ...

Isa 07/01/2020minha estante
****** spoiler *******

eu fiquei puta quando soube que a porta tava destrancada o tempo todo. Se a Donna tivesse tido aqueles 5 segundos de loucura, igual ela teve la no final, não teria acontecido tudo que aconteceu.

Jotinha 09/02/2022

Cujo
Outra grande obra do gênio Stephen King, e como sempre, não decepciona. Uma obra que prende realmente, li inteira em uns 4 dias e geralmente não consigo ler tanto assim. A história é muito envolvente e você sempre quer saber mais sobre o que vai acontecer a seguir. Simplesmente maravilhoso!
Eliza191 09/03/2024minha estante
Eu ri quando li a sinopse desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler

Jotinha 09/03/2024minha estante
Eu garanto, o livro é muito bom kkkk

Victor 29/06/2020

Cujo... um terror sufocante.
Stephen King já é um grande conhecido por suas grandes de terror envolvendo fantasmas, vampiros, lobisomens ou mesmo seres cósmicos. Em Cujo temos também um terror, porém diferente de outras de suas obras, na obra não temos nenhum deste elementos sobrenaturais tão presentes em suas obras anteriores.

No livro, acompanhamos a pequena cidade de Castle Rock e um núcleo de personagem de nela habitam, um mecânico violento e sua família, um publicitário que possui uma esposa que lhe traiu e seu filho, o amante da esposa do publicitário, entre outros. Mas não podendo esquecer aquele que dá título ao livro, Cujo, um enorme são-bernardo que foi infectado com raiva, após ser ferido por um morcego.

Nesta obra, temos um tradicional romance de King, onde no primeiro 1/3 do livro o autor utiliza principalmente para apresentar e aprofundar a trama, a medida que dá os primeiros passos para a trama principal, tudo de forma bem vagarosa e sem pressa. O que ao meu ver é ótimo, pois quando chega ao momento em que a trama realmente entra em foco, já conhecemos muito bem os personagens e seus conflitos.

Cujo é uma ótima leitura, caso você tenha lendo de ler os livros do autor, pela parte sobrenatural e tudo mais, esse livro é uma excelente escolha para você, pois temos aqui um terror mais real. Com algo é possível de acontecer de forma real fora da ficção, o que não sei se torná mais ou menos assustador, fica a sua escolha.
Samynne 29/06/2020minha estante
Adicionando em minha lista

Victor 29/06/2020minha estante
Vale muito a pena. Boa leitura.

Maira 21/01/2020minha estante
A história de Frank Dodd é contada em Zona Morta, caso você tenha curiosidade. Por isso ele só é mencionado em passagem em Cujo. Ambas as histórias se passam na mesma cidade. Vários dos livros do S. king menionam personagens e acontecimentos de livros anteriores.

João 04/05/2020minha estante
Como a Maira falou ai em cima, a história do Frank é contada em outro livro. E o Tad fica vendo ele pq provavelmente ele era uma criança iluminada(como o Danny de O Iluminado). Por isso que tem esse ar mais sobrenatural.

Asbel 23/11/2017

É... legalzinho!
Já li alguns livros do King e esse não é um dos melhores. Achei a história um pouco arrastada, apesar do livro ser pequeno. É que tudo se resume em um fato simples (não vou me aprofundar pra nao dar spoillers). Teve uma tentativa de empatia com os personagens, mas não me convenceu muito. Claro que o livro não é de todo ruim, existe um drama, o autor sabe gerar aquela tensão. No geral, valeu a leitura.
Adonai 23/11/2017minha estante
Eu tava com vontade de ler, agora já tô na dúvida... Hahaha

Asbel 23/11/2017minha estante
Hahaha... É, se ainda não comprou, existem melhores! Mas se já tem o livro, vale a leitura.

Sté Souza 18/03/2021

Foi uma leitura que esperava amar... mas quando comecei não achei muito tudo isso que todos falaram que era... Estava muito detalhes desnecessários... muita enrolação... sei que muitos detalhes são a cara do King, mas aqui comecei a achar que não iria levar a lugar nenhum. Porem, depois eu acabei me surpreendendo com o quanto bom foi, achei que esse livro ia ser de boa, mas foi uns dos mais tensos que li do King, pois o medo que ele coloca aqui nesse livro não é uma coisa qualquer. É um medo real!
Imagina só você presa dentro de um carro, pois ali do lado de fora tem um cachorro louco querendo te matar....
Enfim, gostei muito. E que edição né gente!!
Tania 18/03/2021minha estante
Tem o filme....é antigo mas é muito bom...é tenso igual ao livro...?

Camila.Oliveira 18/03/2021minha estante
Fiquei com um pouco de trauma desse livro ? ?

Aécio de Paula 15/12/2018

CUJO
Esse foi o primeiro livro do King que eu li. No começo achei fraco, mas do meio para a frente ficou muito bom. O livro conta a história de um cachorro, um São Bernado de 90 quilos, que tem raiva e se torna o vilão da história. Embora no começo e meio o foco da história não seja apenas o suspense do cachorro, outras banalidades acontecem na vida de vários personagens. Traição, mulher que apanha do marido, intrigas e medos sobrenaturais.
sr.WilsonM 18/12/2018minha estante
Aconselho vc ler algum clássico dele, como Christine ou O Iluminado. Comecei a ler King com A Zona Morta e não aconselho a começar por esse, mas é mt bom, só mais lento que o normal

Aécio de Paula 18/12/2018minha estante
vdd, bgd pela dica

Pedro Octávio 02/02/2017

Resenha - Cujo
????R E S E N H A

?Título: Cujo
?Autor: Stephen King

A narrativa da história mencionada, é dividida por duas famílias: Tad Trenton, seu pai, Vic Trenton e sua mãe, Donna Trenton. A outra, por Brett Camber e seus pais: Joe e Charity Camber.
Vic, marido de Donna, é pego de supetão por um imprevisto e é enviado à uma viagem para tratar de negócios. Já Charity e seu filho, Brett, decidem sair de viagem pra rever a irmã que a muito tempo não se viam.
Quem diria que um morcego, um São Bernardo e uma falha automotiva causariam o estardalhaço a seguir.
CUJO, um São Bernardo de 90 quilos pertencente à família dos Camber sempre tentou ser um bom cachorro. Até que um dia, durante a constante perseguição a um coelho, o cachorro caiu em uma pequena caverna infestada de morcegos literalmente raivosos. Cujo, então, foi mordido e acabou contraindo raiva.
Em relação ao empecilho automotivo, Donna detectou um problema em seu carro e resolveu arriscar a sorte e o conduzir até a oficina de Joe Camber. Ao chegar lá, Donna se vê presa com seu filho dentro do carro e suas vidas ameaçadas por Cujo. Quem o poderia os salvar?
O livro é bom, mas apenas bom. Por se tratar de um assunto pouco complexo, a leitura acaba muito reflexiva e mais ainda arrastada. Diversas vezes tive preguiça de continuar a leitura. Contudo, não há como negar que King é fantástico. Sua habilidade de criar personagens e os interligar é insuperável. O mais incrível é que sua escrita é toda planejada. Portanto, espere tudo do autor e mais um pouco.
Em relação às minhas expectativas, o livro não foi um livro difícil de adivinhar o final. Stephen é previsível e mais ainda cruel. Como eu já havia lido alguns outros livros de sua autoria, se acostumar com seu modelo de narrativa não é difícil mas também não é surpreendente.

NOTA: ??????
Betega 02/02/2017minha estante
Cara, eu acho impressionante como o King consegue escrever livro cuja leitura flui muito bem, como Salem's Lot (acho que é só Salem em portugues) e Christine, mas vez ou outra solta uns livros maçantes e arrastados como Tommyknockers e o primeiro Torre Negra. No mais, essas histórias simples, tipo final A ou final B, acabam sendo previsíveis mesmo, histórias mais complexas como Tommyknockers e Carrie (pra ficar só no terror), vc até sabe qual vai ser a pegada do final, mas não tem ideia de como o livro vai acabar. Mas em ambos os casos, se a leitura flui, acho que vale a pena.

Pedro Octávio 04/02/2017minha estante
Betega, obrigado por ler a resenha. Concordo em gênero, número e grau com tudo que você colocou!

Joy 16/10/2020

Não seria injusto ressaltar que...
...Cujo sempre tentou ser um bom cachorro.

Bom o que posso dizer desse terrível livro que me fez debulhar em lágrimas? Eu nem sei.
Cujo não é só sobre o cachorro, engloba a vida de todas as pessoas mencionadas que vivem em Castle Rock e isso faz dele mais do que só um bom livro.
A estória viaja pra pontos que você fica surpreso de gostar tanto de ler, o King consegue te envolver até na estória de um personagem que é mencionado em um só mísero parágrafo.
Sem falar no ponto de vista do Cujo!!! Meu Deus, tenho certeza que essas partes foram as que mais me dilaceraram.
Chorei e não foi pouco.
Tô impactada demais pra dar uma opinião mais aprofundada, adeus.
Carlusadrianu 16/10/2020minha estante
ok... vc despertou minha curiosidade mais ainda quanto a ler esse livro

Joy 17/10/2020minha estante
KKKKKKKK só vai!

LucasTheReal 25/10/2021

Um Thriller Psicológico dos bons!!
" Cujo era um livro normal em capítulos quando foi concebido. Mas eu me lembro de pensar que queria que o livro atingisse o leitor como se fosse um tijolo jogado pela janela. Sempre achei que o tipo de livro que eu escrevo ? e meu ego é grande o bastante para pensar que todo escritor devia fazer isso ? devia ser uma espécie de agressão pessoal. Devia ser alguém pulando por cima da mesa, devia agarrar e intimidar o leitor. Devia provocá-lo. Devia incomodá-lo, perturbá-lo. E não só porque ele ficou com nojo. Quer dizer, se alguém me mandar uma carta e disser que não conseguiu jantar, o que eu penso é: ?Ótimo!?

King, Stephen

Bem.... King. Você acertou em cheio pois esse livro me acertou igual à uma pedrada.

Cujo é um são-bernado de 90 quilos. Num certo, atrás de um coelho, Cujo é picado por um morcego que tinha a doença Raiva.
Em contraponto à isso, temos Donna (mãe), Tad(Filho) e Vic(Pai). Numa tarde, Donna e Tad precisam ir ao mecânico (que era onde Cujo morava) para consertar o carro. E quando chegam, acabam ficando encurralados pelo cachorro.
Cujo é uma pedrada, literalmente. O livro não tem pausas o que faz esse sentimento (de "pedrada) aumentar mais e mais. Todo os personagens são muito bons e tem motivações boas. Senti muita dó do Cujo, a gente até tinha o pensamento dele, porém, depois do meio do livro, comecei a me colocar no lugar de Donna e todo o dó que tinha por ele sumiu. O livro passa voando.
O final me pegou desprevenido e confesso que não gostei da maneira que o King fez o leitor ser pego desprevenido mas, tirando isso, acho que Cujo é um ótimo Thriller Psicológico que tem ótimos personagens e que você irá devora-lo de uma vez
kathrein.oliveira 25/10/2021minha estante
Doida pra ler!

LucasTheReal 25/10/2021minha estante
Muito bom. Recomendo demais

Lucas.Costa 16/01/2019

Claustrofóbico e tenso, King escreve uma novela com o que sabe de melhor...
Com um clima extremamente angustiante, Cujo provoca sentimentos de urgência e torcida. Le-se como alguém que assiste a um filme de terror tentando orientar os personagens a fazer X ou Y. Aqui a sensação de agonia é muito semelhante a outras obras claustrofóbicas do autor, principalmente com o sentimento que tive ao ler Misery.

ENREDO

Com uma premissa simples, mas extremamente bem bolada, King constrói um ambiente muito agoniante. Apesar de uma sensação de que tudo teria de dar errado em um dia para que se chegasse à situação que o roteiro pedia, isso é facilmente contornado por uma das principais características do autor: levar o tempo que for preciso para que a ambientação seja desenvolvida.
Com uma estrutura sem divisão por capítulos, a trama é desenvolvida de maneira precisa para chegar ao ponto da premissa, isso flui bem sem a sensação de forçação de barra.
Quando o autor chega ao objetivo, o livro se torna uma sequência frenética em que fica muito difícil largar a leitura. Me peguei diversas vezes com um misto de sentimentos em relação ao que os personagens deveriam fazer, torcendo para que tomassem determinadas decisões, lamentando outras.
O final é um soco no estômago. Seco, duro, lógico, mas imprevisível.

PERSONAGENS

Uma das características que mais gosto em king é seu desenvolvimento de personagens, ele os torna conhecidos ao leitor. Em Cujo, King desenvolve muito bem os personagens centrais da trama, ainda que que isso pareça deixar alguns pedaços arrastados.
Não vi nenhum arco como desnecessário, apesar de achar que alguns tomam mais páginas que o necessário, com umas descrições que não são importantes ao escopo final.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sufocante, Cujo trouxe uma sensação muito parecida com a que tive lendo Misery. É uma leitura simples, rápida e mais universal. Com poucos toques de terror, acho difícil que desagrade qualquer fatia de público.
Carlos Nunes 16/01/2019minha estante
Vi o filme há muito tempo. Tenho vontade de ler.

Lucas.Costa 31/01/2019minha estante
Vale a leitura! É excelente

Rahrt 02/05/2021

"Não, nada de errado aqui."
A leitura de Cujo não foi confortável.
Pensar num cachorrão são-bernardo - que inspira a mais pura bondade - como uma máquina de matar é um contraste dos grandes... E, mesmo assim, lá foi Stephen King e conseguiu.
Intercalando os pontos de vista como narrador onisciente, ele te deixa saber o que se passa na cabeça de cada um dos personagens, inclusive na de Cujo, e, embora isso tenha sido a base para tornar a história crível, foi também o que acabou comigo no final, me deixando com lágrimas nos olhos.
O começo é um pouco lento, mas isso faz parte do estilo de King, sua prolixidade divertida. No fim, sua capacidade de fazer com que o leitor se sinta na história, descrevendo detalhes de sensações, de lugares etc, é mais uma das coisas que me prende - sempre no ponto.
Leitura obrigatória para qualquer fã de Stephen King.

***Extras:
Ao final da edição de 2019, da Editora Suma, Coleção Biblioteca Stephen King, existe uma entrevista do autor datada de 2006.
Vale dar uma conferida!
wild at heart 02/05/2021minha estante
Muito boa a resenha aaaa

Rahrt 02/05/2021minha estante
Obrigada aaaaa ??

Beatriz 21/12/2016

Conheça Cujo e cuidado com as mordidas
Obra prima do Mestre King, Cujo é um livro surpreendente.
Em uma trama ambientada no Maine (o que já era de se esperar) retrata a vida das famílias Trenton e Camber. Vic, a mãe Donna e o filho Tad eram sinônimos da família perfeita: Ele sócio de uma empresa de publicidade, ela dona de casa e o pequeno um filho promissor. Toda esta calmaria é então abalada pela crise no trabalho de Vic e o caso fora do casamento de Donna. Por outro lado, Joe, Clarity e Breet Camber são os típicos "caipiras" do Maine, ele mecânico de garagem, ela dona de casa e o filho um menino que convivia entre a calma e submissão da mãe e a explosão do pai. Um outro membro desta família não pode deixar de ser mencionado: Cujo, um são bernardo de 90 quilos, calmo e dócil até um fatídico encontro com um morcego.
Nestes cenários distintos, um Corcel liga a vida destas duas famílias para sempre.
Um livro incrível que cumpre a o desejo de King: ser um tijolo jogado no leitor que provoca uma mistura de sentimentos variados entre raiva e nojo.
Conheça Cujo, mas cuidado para não ser mordido e ter um destino tão surpreendente quanto este livro.
Borchhardt 25/12/2016minha estante
Estou em mais ou menos 30% do livro, e estou achando chato a ponto de desistir. As peripécias de Vic em sua vida de publicitário ganham espaço demais, bem como as safadezas da sua mulher piranha, e o foco muda de um personagem para outro, desde o carteiro até uma velha que já morreu e não acrescentou nada à trama, dando a impressão de que o autor está tentando ver o que funciona. Sou um grande fã do King, mas estou achando que esse Cujo aí será meu primeiro livro abandonado. Estou lendo as resenhas para ver se me animam a continuar!

Beatriz 26/12/2016minha estante
Não abandone. Pode parecer tudo sem sentido, mas do meio ao fim tudo fará sentido. Todas as informações se encontram para desenvolver o fim da trama