Deuses Americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

mayagraciele 29/01/2024

No início toda a premissa do livro me pareceu extremamente interessante, um livro sobre antigos deuses lutando contra deuses da sociedade moderna, para mim me parecia a receita para o sucesso. Porém, com o avanço da leitura eu sempre sentia que algo estava faltando para que o livro fosse realmente excelente, o que era isso eu ainda não sei. O que não quer dizer que o livro seja bom, ele é, só que para mim poderia ter algo a mais.
iara360 04/02/2024minha estante
também senti isso!! nao sei, dá a sensação de que a história ta acontecendo e você não ta vendo ela porque ta acompanhando o Shadow fazendo nada

mayagraciele 04/02/2024minha estante
Exato, a guerra tá se desenhando e enquanto isso o Shadow tá lá só existindo esperando alguém falar pra ele fazer alguma coisa

Erinia1 29/01/2024

Pane... Pane no sistema... Mas eu ainda te amo Neil
Antes de tudo, eu tenho que dizer: Neil Gaiman é um gênio!

O cara consegue criar um mundo fantástico sem precisar escrever uma saga de livros, como ele fez em Stardust... Vocês podem encarar essa parte como um shade a certas escritoras e escritores.

A narrativa é ótima, mas ainda tenho algumas ressalvas:

Eu não aguentava ler os truques com a moeda de Shadow Moon. Por Odin! Essa era a parte mais chata do livro. Me dava um pane no cérebro, porque chegou em um momento que não conseguia entender mais como esse truque estava rolando.

De uma hora pra outra o livro passou de fantasia para criminal, essa parte foi até interessante, mas bem abrupta.

Um sentimento que permaneceu em mim, do começo ao fim do livro, foi minha vontade de dar um soco no rosto do Shadow. O homem simplesmente não tem reação! A mulher dele trai e ele NÃO TEM REAÇÃO. Parece um corpo sem alma, sem sentimentos... sei lá.

Diferente de algumas pessoas que odiaram fortemente a série, eu indico assisti-la... claro, só até a primeira temporada, porque depois da segunda só ladeira abaixo.
Muitas passagens do livro não ficaram claras, mas a série conseguiu demonstrar perfeitamente. Por exemplo: a Laura zombie, quando eu li, no começo, não estava conseguindo compreender porque essa mulher estava viva. Os contos de Mr. Ibis também ficaram mais explicativos. No final do livro, onde Shadow Moon encontra o "outro Odin", já na série teve a páscoa e Easter convidou todos aqueles Jesus; foi aqui que entendi a complexidade dos Deuses.

Achei bem interessante fazer essa comparação de livro para série.

Ps 1.: A série não é perfeita, mas serve para esclarecer os bugs.

Ps 2.: Porque krlhs a Amazon demitiu o Orlando Jones!?!?!?

Ps 3.: A morte da Laura foi inusitada kkkkkkkkk

Cacauzinha1 21/07/2022minha estante
Acho que pra entender mais um pouquinho o livro é bom ver a série também .

iara360 04/02/2024minha estante
Nossa sim! As partes dos truques com a moeda muito chatas kkk quis pular também

Sandra 31/03/2024minha estante
A zumbi tinha mais vida que o Shadow.?

Sarah587 26/01/2024

Cansativo
Esse livro eu li na força do ódio... Ele tem a história boa, cheia de deuses mas é um livro longo e maçante...
Recomendo a leitura pra quem gosta de mitologia mas leia sabendo que é um livro longo.

Tinúviel 21/01/2024

Eu tenho uma leve impressão de já ter lido essa HQ antes, não sei se foi por conta do livro que já ou da série e ela é tão boa quanto o livro e a série.

mochileira 13/01/2024

Um dos melhores que já li!
Uma combinação de tudo que mais amo em um único livro! Foi uma experiência incrível e a cada vez que leio um livro do Neil Gaiman me apaixono mais pela escrita e autor.

Me afeiçoei pelo Shadow e também pelos outros, a mitologia, os cenários e as reviravoltas.

arthurzito 09/01/2024

Eu pensava que estava familiarizado com o trabalho de Neil Gaiman, mas até então, minha experiência se limitava aos quadrinhos e esboços que ele produziu. Tenho apreço pelo seu trabalho nessa área, no entanto, minha leitura de "Deuses Americanos" não foi tão gratificante quanto eu esperava. A trama gira em torno da intrigante premissa de que os deuses seguem seus seguidores para onde quer que estes vão, uma ideia genial que destaca a limitação geográfica dos deuses, estendendo-se apenas até onde há crentes.

O obstáculo que encontrei é que ele é muito grande e tem muitos diálogos que parecem vazios. O clímax só se desenrola na segunda parte da obra, e até lá, temos apenas indícios e fragmentos de informações. Quando finalmente chega o momento crucial da trama, eu já me encontrava cansado e não estava mais interessado.

Além disso, percebi que nem todas as divindades recebem a mesma atenção, o que me deixou um tanto desapontado. Dada a extensão do livro, eu esperava que as histórias fossem mais aprofundadas ao longo da narrativa. Minha experiência com a obra não foi tão bem-sucedida quanto eu desejava.

MKSA 04/01/2024

Não sabia o que esperar quando comecei a ler, fui sem nem saber a sinopse, mas gostei muito.

Na minha opinião a escrita do Gaiman é muito boa de se ler, achei incrível essa mistura dos deuses de várias mitologias, até porque vejo a maioria das pessoas focando só na grega e na nórdica por serem mais famosas.

Quando o Loki apareceu tive certeza que ele estava envolvido nessa guerra, é sempre ele.

Gostei de toda a trama envolvendo a esposa do Shadow, acho que ele precisava de um final na sua história com ela por quanto do tempo que ele passou preso e da forma como ela morreu.

befffy 04/01/2024

A forma como a minha realidade sempre é magicamente transformada depois de ler um livro do neil gaiman é simplesmente fantástica, tudo passa a ter um novo significado, tudo passa a ser visto de uma forma diferente. esse homem ? tudo.
ler esse livro foi maravilhoso, várias vezes me perdi no meio dele de tão imersa que eu tava, leitura gostosissima. te faz pensar bastante em relação a diversos assuntos, te faz ter curiosidade de pesquisar cada personagem que aparece. incrível

Jamerson.Fiorentin 04/01/2024

É um livro ok. A parte que gosto é a reflexão do esquecimento que os Deuses trazem consigo, ser esquecido realmente nos mata, acredito que eternamente. Quanto a história em si ela se alastra muito em direções confusas, as vezes fica massante de ler, cansa. Acho que um estadunidense aproveitaria melhor a leitura, pois trata bastante do nacionalismo americano e sobre o próprio país. Bom livro, incrível? Não

Luis920 01/01/2024

Neil Gaiman Puro
Deuses Americanos tem a cara do Neil Gaiman (o que é ótimo)! Sempre utilizando deuses, mitos, folclores para contar a história. Nesse caso, um pouco da história dos Estados Unidos.

caiohlp 29/12/2023

Haja ou não deuses, deles somos servos
Neil Gaiman consegue fazer brilhar a essência da ficção em um contexto atual, sem abrir mão da ousadia e de uma história pra lá de original. Nessa trama repleta de segredos e planos nebulosos o leitor anseia pelo próximo monstro, deus ou criatura tanto quanto por respostas e é com essa fórmula mágica que os bastidores encantam os meros mortais que ousam se aventurar nessa cena desequilibrada chamada vida contemporânea. Ponto a ponto e de cidade a cidade, a grande odisseia de Shadow pelos estados nem tão unidos converge para as respostas que precisávamos, os astros se alinham e as divindades mostram suas faces, pois deuses americanos, africanos, europeus, asiáticos, novos ou antigos se amontoam em nosso cotidiano, sem terem esconderijos, eles transparecem em nossos hábitos, línguas, costumes e, principalmente, em quem somos. Com essa marcante mescla de violência, bizarrices, descontração e um profundo estudo de mitologia Neil ancora seu romance na prateleira mais alta e cobiçada da literatura, panteão esse que merece todas as glórias, honrarias e homenagens por manter viva a chama da fantasia num mundo de sonhos gastos.