Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

raeliwei 25/06/2023

Deuses Americanos é uma saga épica em que Shadow Moon, um ex-presidiário, se envolve em uma batalha entre deuses antigos e novos na América contemporânea, enquanto questiona sua própria identidade e propósito.

Confesso que demorei pra entender o livro assim como quais seriam os tais "deuses novos". Achei certos trechos desnecessários como o excesso de vezes em que Shadow faz truques com a moeda. Pra quê isso? Não acrescentou nada pra história.
A história é muito boa e a escrita é bem gostosa pra entender, adorei também os contos independentes da obra principal.
Nota 4.

CarolCazzolli 20/07/2023minha estante
Você já leu Os filhos de Anansi
? Se sim, qual recomenda ler primeiro? Deuses Americanos ou Os filhos de Anansi?

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Filhos de Anansi...

Samantha.Facincani 27/05/2023

Que rolê é esse, Shadow Moon?!
Esse livro sempre me trouxe um certo fascínio, porque conheci essa história ao longo da série de TV e muitas vezes não entendia nada do que estava acontecendo... e sempre me questionava... "cara... impossível eu não conseguir entender o que tá rolando nessa história!?" ... e então decidi que precisava beber da fonte desse conhecimento...

Ah! E que grata recompensa após finalizar essa leitura... tudo ficou tão mais claro e tão melhor... reassisti a série e tudo fez tanto sentido! ??????????

Sem mais delongas, vamos à nossa resenha!

A saga de Deuses Americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon de trinta e pouco anos, um ex-presidiário, recém saído da penitenciária, onde estava cumprindo 3 anos por assalto, que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa, para sua vida pacata e para sua amada esposa, Laura.
Alguns dias antes de finalizar sua pena, os planos de Shadow se transformam em poeira, pois ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro e por isso ele vai ser liberado antes da prisão. Sem lar, sem emprego e sem rumo, voltando para o velório e enterro de sua esposa, Shadow é abordado no vôo de volta para casa por um senhor muito enigmático chamado Wednesday, um homem de olhar misterioso que está sempre com um sorriso desdenhoso e sarcástico no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.

Depois de muita conversa, muitas apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para esse tal senhor "Quarta-feira" (e nesse caso, o nome Wednesday é muito importante - não esqueçam de ler as referências do autor lá no final da edição... elas são muito importantes para enterdermos uma série de trocadilhos na tradução) e embarca em uma viagem, que podemos classificar como um pouco tumultuada e reveladora por várias cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país um tanto quanto estranho para Shadow e se analisarmos bem, para nós mesmos... já que moramos do outro lado do globo, em outro hemisfério!!! E é nessa viagem, com tantos encontros e desencontros, que o nosso querido Shadow se depara com deuses:

Os antigos que são aqueles que chegaram ao Novo Mundo, a tão sonhada América (nesse caso, o solo estadunidense) junto dos imigrantes e;

Os modernos que nos seduzem com uma facilidade gritante... entre eles estão o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas, e tudo que pode nos trazer uma recompensa rápida, que embora não seja duradoura!

E conhecendo esses deuses, Shadow começa a perceber que eles não vivem tão pacificamente como era de se esperar.

Esses deuses estão se preparando para uma guerra que ninguém vê, mas que já começou... Uma guerra baseada em detalhes do nosso cotidiano... e com um mero motivo... uma coisa até classificada como banal... mas que para os deuses é  imprescindível... O poder de não ser esquecido....

Com críticas fantásticas sobre nossos costumes, essa leitura nos faz refletir sobre nossas escolhas e principalmente sobre nossos hábitos enquanto sociedade.

Boa leitura e Boa diversão!

tefa.alves 25/05/2023

Chato, massante e escrita bonita
Gente odiei o livro, não vou negar que a escrita do neil é divonica mas misericórdia que livro CANSATIVO, e olha q o kingo teve q fazer diversas mudanças antes de ser publicado ne kkkkkk
observações.. não odiei tudo, achei as partes românticas bonitinhas
não recomendaria não

Maria 23/05/2023

Esperava mais?
A ideia do livro é muito boa, muito interessante, tinha tudo pra virar um dos meus livros preferidos... Mas não virou.

Por mais curiosa que fiquei, não consegui me prender de verdade na história, antes mesmo do meio do livro já estava achando a história arrastada e até um pouco confusa. Continuei por teimosia, por acreditar que iria ficar incrível e teriam muitas reviravolta, o que não acontece.

O final foi corrido e também previsível, esperava mais "explicações", alguns pontos na história que gostaria que tivessem sido melhor resolvidos, ou simplesmente explicados, mas que no fim (literalmente fim do livro) foram pinscelados como resolvidos.

Mesmo assim, é um livro interessante com um universo interessante, o problema foi sua escrita, muitas vezes cansativa.

Eddie.Erikson 22/05/2023

Segundo livro do autor que leio (além do HQ do sandman). Não me atraio muito pela forma de escrita dele. Quando vai muito pra fantasia não consigo acompanhar sempre a visão que ele queria transmitir no livro, ou me parece também que ele alterna muito as histórias de personagens ou momentos sem separação de titilo ou capítulo o que me incomoda um pouco. Entretanto mesmo com estas ressalvas deixar bem claro que Deuses Americanos ainda sim me supreendeu positivamente, me cativou e me prendeu bastante. Valeu ter dado essa chance.

Hammer.Mariana 18/05/2023

Deuses em decadência
O que acontece com os deuses, quando são esquecidos? Quando já não têm mais adoradores, não recebem mais ofertas e sacrifícios?
A ideia do livro é ótima e super interessante. Além disso, a história tem um plot twist bacana.
Gostei muito!

André 16/05/2023

Viaje pelos EUA com os deuses
"Deuses Americanos" é um romance incrível escrito por Neil Gaiman, que nos transporta para um mundo repleto de mitologia e folclore dos Estados Unidos. O livro conta a história de Shadow Moon, um ex-presidiário que se torna guarda-costas de um misterioso homem chamado Wednesday, que é na verdade Odin, o deus dos deuses. Ao longo da trama, Shadow se envolve com uma série de divindades antigas que vivem nos EUA e estão lutando para se manter relevantes em uma sociedade moderna e tecnológica. O estilo de escrita de Gaiman é envolvente e cheio de humor negro, e a obra também traz uma análise perspicaz da cultura americana, imigração, religião e mídia.

"Deuses Americanos" é uma obra-prima de Neil Gaiman que mergulha no folclore e na mitologia americana. O protagonista, Shadow Moon, se envolve com um grupo de divindades antigas que estão lutando para sobreviver em um mundo moderno. O livro oferece uma narrativa envolvente e repleta de reviravoltas, com personagens fascinantes e um estilo de escrita habilidoso. Além disso, Gaiman utiliza o humor negro e a sátira social para explorar temas como cultura, identidade e fé.

Com um estilo de escrita genial, Neil Gaiman nos presenteia com uma história cativante em "Deuses Americanos". A jornada de Shadow Moon ao lado de Wednesday, que na verdade é o deus Odin, é repleta de aventuras e encontros com outras divindades. O autor mescla fantasia, humor e crítica social de forma magistral, enquanto explora a cultura e a identidade americana. O livro é uma leitura envolvente e reflexiva, que nos faz questionar a importância da fé em um mundo cada vez mais secular.

"Deuses Americanos" é uma obra-prima da literatura fantástica contemporânea escrita por Neil Gaiman. A história segue Shadow Moon em uma jornada cheia de mitologia e folclore dos Estados Unidos. Com um estilo de escrita habilidoso e envolvente, Gaiman cria um mundo complexo e cheio de personagens fascinantes. O livro aborda temas como identidade, fé, imigração e cultura popular, oferecendo uma reflexão profunda sobre a sociedade moderna. Com uma mistura de humor negro e aventura, "Deuses Americanos" é uma leitura imperdível para os fãs de fantasia e mitologia.

Raiana.Aragao 08/05/2023

Uma aventura mágica, densa e misteriosa.
Depois de três anos atrás das grades, Shadow logo retornará para casa, para sua esposa Laura, pronto para recomeçar. Porém, poucos dias antes de ser liberado, Shadow sofre uma inesperada reviravolta e, sem lar e sem rumo, aceita trabalhar para o misterioso Wednesday.

Os dois embarcam em uma aventura sombria e estranha pelos Estados Unidos, em busca de aliados para uma guerra entre velhos e novos deuses.

Deuses Americanos é uma jornada mágica, densa, misteriosa, cheia de camadas. É sobre fé, modernidade, adoração, mitologia, vida e morte e pós-morte. É uma história cheia de humor malicioso e negro, suspense, e histórias, muitas histórias, sobre os deuses e como estes vieram para o continente americano, mais especificamente para os Estados Unidos.

São tantos elementos interligados de maneira impecável, que ao final o leitor se surpreende ao notar que nada é por acaso. Eu diria, inclusive, que aqui somos vítimas de um dos maliciosos truques de Loki. Nada é por acaso e nada é exatamente o que parece ser. Tudo tem um propósito, mas o propósito pode não ser aquele que está aparentemente explícito. É um grande golpe, executado por dois parceiros.

Com cenas marcantes e passagens cruéis, Deuses Americanos é, sem sombra de dúvidas, um dos meus livros favoritos por toda a vida.

"As pessoas acreditam, pensou. É isso que as pessoas fazem: acreditam. E depois não assumem a responsabilidade por suas crenças. Conjuram coisas e não confiam nas próprias conjurações."

Mylena 08/05/2023

Escrita incrível
Fico admirada de como Neil Gaiman tem uma escrita rica, me senti muitas vezes na cidade em que ele descreveu. O arco de Lakeside, e seu mistério, foi incrível.
Toda a mitologia utilizada também foi muito interessante, me vi em diversos momentos querendo saber mais sobre os deuses apresentados, mas senti falta de explorar mais os novos deuses e como eles funcionam na sociedade.
Porém, achei o protagonista muito apático, sei que essa é uma característica dele que é até comentada na história, mas muitos momentos dava agonia dele passando por tudo sem esboçar nada.
Achei que o livro poderia ser um pouco menor tbm, apesar de envolvente creio que ficou cansativo em alguns momentos.

Cintia (@jeitolivrodeser) 07/05/2023

Deuses Americanos é um livro repleto de personagens memoráveis e que traz um enredo surpreendente sobre Deuses antigos e decadentes lutando contra deuses novos e modernos para não serem esquecidos.

? "A ficção permite que nos esgueiremos para dentro dessas outras cabeças, desses outros lugares, e olhemos por outros olhos. E então, na história, paramos antes de morrer, ou morremos ilesos na pele de terceiros, e no mundo além da história viramos a página ou fechamos o livro e continuamos com a nossa vida. Uma vida que é, como todas as outras, diferente de todas as outras." - Deuses Americanos, Neil Gaiman.

Amei bastante essa leitura e recomendo muito!!

Erica.Silva 06/05/2023

Mágico!
Neil Gaiman faz jus a fama. Esse livro me surpreendeu de tantas formas que se tornou uma das histórias mais incríveis que já li.

A jornada do Shadow e como a vida dele fica de cabeça para baixo depois de aceitar um novo emprego é fascinante. Eu me senti dentro dessa aventura, sendo levada pelos elementos fantásticos. O cuidado com a escrita também é um diferencial, nadei profundamente nas palavras conforme a história progredia. A descrição dos lugares me fez viajar para outro país, outro mundo, talvez. Amei muito esse tempo com esse livro e vai ser difícil superar essa fantasia.

Recomendo a todos essa leitura!
Heloyne 06/05/2023minha estante
???