Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Mariana 02/05/2023

Estou apaixonada por esse livro! Levei exatamente um mês para finalizar, estava cheia de coisas para fazer, mas sempre tentava parar um pouquinho pra ver o que Shadow estava fazendo.
E falando em Shadow... QUE PERSONAGEM!!!
Já se tornou um dos meus livros preferidos da vida, quero reler mais pra frente, com certeza.

mariafriderichs 30/04/2023

Deuses Americanos
Já tinha começado esse livro umas 4 vezes e abandonei todas. Agora senti que era o momento, e eu estava certa! Que bom que dei o chute inicial. O livro exige paciência e dedicação, pelo menos na minha opinião. É uma história pra sentar e ler com atenção e coração aberto, porque é bem descritivo e fala muito dos lugares em que o Shadow e o Wednesday passam, mas quando chega o final? tudo vale a pena! Achei que seria um livro bem mais ou menos, mas quando chegou nos plots do fim, agradeci por ter continuado. Destaque para as notas do tradutor, fez toda diferença. Apenas leiam. Fiquei um mês nesse livro, mas socorro eu amei!

Diego Miúdo 29/04/2023

Resenha de Deuses Americanos
"Deuses Americanos" é uma obra de ficção escrita por Neil Gaiman, que explora a relação entre mitologia antiga e a cultura moderna dos Estados Unidos. A história é centrada em Shadow, um ex-presidiário que acaba de sair da cadeia e descobre que sua esposa morreu em um acidente de carro. Em meio ao luto, Shadow conhece um homem misterioso chamado Wednesday, que o contrata para trabalhar como seu guarda-costas. Juntos, eles viajam pelos Estados Unidos, encontrando deuses antigos que lutam para sobreviver em um país onde novos deuses como a tecnologia e a mídia são adorados.

Uma das coisas que mais impressionam em "Deuses Americanos" é a habilidade de Gaiman em misturar a mitologia antiga com a cultura moderna, criando um universo onde deuses nórdicos, egípcios e africanos convivem com personificações da tecnologia e da mídia. A narrativa é muito bem construída, com um enredo cativante e personagens complexos e interessantes.

Outro ponto forte do livro é a forma como ele aborda questões contemporâneas, como a imigração, a globalização e a exploração da cultura por meio da mídia. Gaiman explora essas questões de forma inteligente e sutil, fazendo com que o leitor reflita sobre sua própria relação com a cultura popular.

Além disso, a escrita de Gaiman é excepcional, com diálogos afiados e descrições detalhadas que fazem o leitor se sentir dentro da história. Os personagens são bem desenvolvidos, com motivações complexas e personalidades distintas, tornando a trama ainda mais interessante.

Em resumo, "Deuses Americanos" é uma obra inteligente e fascinante que mistura mitologia, cultura popular e crítica social de forma magistral. Altamente recomendado para quem gosta de histórias bem construídas e com uma abordagem original.

Michael 24/04/2023

Um outro nível se escrita
"Deuses Americanos" (Neil Gaiman)
Intrinseca
674 páginas

Minha vontade é chamar meus amigos que curtem Neil Gaiman pra gente sentar numa mesa, tomar um café e enaltecer o quanto o cara é sensacional. Para mim, ele tá num nível muito além de outros autores, não só pelos universos que ele cria mas, principalmente, pela qualidade de sua escrita e construção de histórias.

Conheço o Gaiman principalmente pelos quadrinhos. Agora, resolvi ler os romances dele e tenho que dizer que meu único arrependimento é ter começado tarde!

Deuses Americanos nos apresenta Shadow Moon, um presidiário que está nos últimos dias de sua pena e tudo que quer é voltar para sua esposa e seu lar. Faltando poucos dias para o fim de sua pena, ele é liberado devido a uma tragédia que o deixa sem perspectiva e sem rumo. É aí que entra Wednesday, um homem misterioso que o aborda e o contrata como uma espécie de segurança pessoal. Juntos, eles encaram uma "road trip" pelas pequenas cidades dos EUA, se envolvendo em uma guerra entre deuses antigos (que vieram para as américa no imaginário dos imigrantes e que vivem aqui) e os novos deuses (aqueles idolatrados indiretamente pelas pessoas: a tecnologia, o dinheiro, a mídia...).

Se só essa premissa já não bastasse para despertar o interesse do leitor, tem todas as outras qualidades de Gaiman: primeiro, todos os personagens da trama são extremamente interessantes e bem desenvolvidos. É divertido ir tentando descobrir os deuses na trama (porque eles se apresentam como pessoas normais, na maioria das vezes) ao mesmo tempo que vamos descobrindo crenças e religiões de diferentes culturas.

Outra coisa que me agrada muito na escrita de Gaiman é o uso que ele faz de contos que inicialmente parecem não ter ligação direta com a trama mas que nos fazem refletir sobre os conceitos da história. Por isso, mesmo quando parece que o autor está "enrolando", ele está nos envolvendo ainda mais em sua rica narrativa.

Sinceramente, se você ainda não leu nada do Gaiman, tem que começar já!

2023.32
Rafael1474 25/04/2023minha estante
Pode me chamar pra esse café

Michael 25/04/2023minha estante
Mas chamo com certeza!

Dai Solyom 24/04/2023

Shadow havia passado três anos na cadeia
Eu gosto muito, mas muito mesmo da forma que o Sr. Gaiman escreve, e a forma que ele consegue humanizar e simplificar todos os seus personagens.

Eu me identifiquei muito com Shadow em alguns aspectos, mesmo que até o fim nem ao menos seu nome verdadeiro tenha sido revelado.

No começo na trama o Sr. Gaiman nos engana, parece ser só mais uma história normal que depois vai relevando o mito, a fantasia e a crença.

Achei interessante o fato dele não ficar preso só na mitologia Nórdica (mesmo que ela era a ênfase da história), mas ter utilizado diversos deuses de diversas culturas, muito até desconhecidos.

A trama em si é excelente, porém eu achei que acaba se perdendo em alguns momentos de suas quase 600 páginas.

Aquele lance "on the road" torna a história cansativa e às vezes repetitiva, sempre apresentando um personagem novo com dicas de quem ele pode ser.

Shadow se revelar filho de quem é também não foi um grande plot, estava óbvio desde o princípio.

Senti falta de explorar os novos deuses e a dependência da crença da humanidade.

O arco que eu mais gostei talvez seja o mais curto, porém eu adorei o arco do desaparecimento dos jovens de Lakeside e seu desfecho, acho que eu amo um belo assassinato com um desfecho memorável.

Não se tornou minha obra favorita do autor, mas fico feliz de ter lido.

Guilherme909 15/04/2023

O Livro do Conto de Fadas
Três podem guardar um segredo, se dois estiverem mortos (Ben Franklin).
Não confie em Wednesday. Antes mesmo de começar a ler este livro
Recebi esse intrigante conselho estou na pagina 300 e não sei porque Shadow ainda acredita nele. Mas let's go

Finalmente concluir essa leitura a dois dias atrás. Achei muito interessante, O anonimato da identidade de Shadow e a maneira como o autor incorpora a personagem na história
Faz com que nossa personalidade se mescle a dele. O autor meio que induz que você se questione em 1° pessoa, na pele do próprio personagem. Ainda não assisti a série mas pelo que li em fanpages. American God trás para as telas detalhes que no livro só sendo exímio leitor para perceber. Algo positivo fora sobre a cor de pele do Shadow. No livro já momentos que ele é chamado de homem branco. Talvez pelos "traços finos". Mas o autor descreve Shadow como alguém de pele morena cor de café. Algo voltado para o marrom. E a produção da série levou em consideração esse detalhe escolhendo um ator negro para o papel principal achei muito positivo. Amei a maneira como o Gaiman mescla as diversas religiões ao redor do mundo

Paulo 15/04/2023

Um livro que aborda crenças
Ler essa obra do Neil Gaiman só confirmou, para mim, o sucesso do mesmo. Os capítulos da primeira parte do livro são bem arrastados e até mesmo confusos em diversos aspectos, já que a maioria das respostas surgem somente nas últimas 100 páginas. Mas isso não foi um problema para mim que já conhecia essa dinâmica utilizada em outras obras do autor.

O nosso herói, Shadow, é um personagem bem cativante e acompanhá-lo em toda a trama foi bem dramático mas estranhamente divertido também, porém, sinto que desde o início ele sempre foi um personagem muito apático a tudo que estava acontecendo. Em certos momentos dava vontade de dar um sacode nele para ver se ele acordava pra vida.

O final é completamente inesperado, achei que o Neil usou a saída mais simplória possível e quebrou várias expectativas criadas ao longo do livro, mas ainda assim foi inesperado. A leitura do livro é super dinâmica e eu sinceramente não senti dificuldade de prosseguir em momento algum, pois a curiosidade do que estava por vir era muito maior do que qualquer descontentamento que eu tive.

Eu recomendo esse livro para geral, alertando para serem pacientes e não droparem no início, pois valerá muito a pena.

bardo 14/04/2023

Apesar de na época de minha primeira leitura não ter feito uma resenha tenho a impressão de que essa revisita ao texto fluiu de uma maneira bem mais prazerosa e equilibrada do que a primeira. Talvez o fato de já ter lido outros livros do autor ou ainda ter entrado na leitura com expectativas não tão elevadas tenha ajudado.
É fato também de que essa é uma edição diferente da que foi anteriormente publicada, como nos afirma o próprio autor nos extras; ainda que não seja exatamente nem o manuscrito como foi inicialmente concebido sem cortes, nem exatamente uma edição totalmente revista: é um pouco das duas coisas.
Tendo lido já a muitos anos não consegui identificar as diferenças salvo o fato do texto parecer mais “completo”. Algo que me incomodou na primeira leitura foi a impressão do texto ter dado uma corrida no reta final, sensação que agora não tive. Isso não quer dizer que seja um livro perfeito, o próprio autor o admite como sendo um livro estranho e talvez estranho seja a melhor forma de defini-lo.
O grande problema do livro é o incômodo que nos causa seu protagonista, temos dificuldade em compreender Shadow, de certa forma damos razão ao que lhe diz Laura em dado ponto, em boa parte da narrativa ele nos parece um zumbi, alguém que não vive, que vegeta. Ok podemos refletir que como mero “joguete” dos deuses ele represente o homem a mercê de forças que desconhece e não controla, mas ainda assim é um tanto incômodo.
Talvez esse seja um dos motivos do livro não agradar tanto a muitos, Shadow só faz sentido se lançarmos um olhar um tanto “iniciático” à obra, se o julgarmos como representando o homem comum alheio aos deuses que ao sofrer uma “iluminação” a vislumbrar a natureza deles. O incidente na “Árvore”, cheio de significados só acessíveis a quem conheça um mínimo de mitologia nórdica diz muito sobre isso.
Ainda que a intenção de Gaiman tenha sido a de falar sobre os Estados Unidos e sua curiosa relação com a crença, me parece que hoje, o texto transcenda a ideia inicial e fale muito mais sobre nós e nossa relação com os “novos deuses”. Definitivamente não é um livro que vá agradar a todos, mas com certeza é um dos melhores do autor.

Paula 11/04/2023

Não sei por que mas não esperava muito deste livro. Com tudo, me surpreendi e a cada página fica mais presa na trama.
Gostei bastante, mesmo algumas partes serem bem óbvias de adivinhar.

Um bom livro pra quebrar a ressaca literária.

Fernanda 10/04/2023

Acho que eu tenho emoções conflitantes aqui nesse livro porque como eu já li alguns livros do Neil Gaiman Eu acho que eu fiquei acostumada com um tipo de escrita e com um tipo de narrativa dele que eu não consegui encontrar aqui com muita facilidade, um universo completamente imersivo que eu vi em outros livros dele como o Oceano no Fim do Caminho e lugar nenhum.
Eu achei bem distinto desse Deuses americanos eu não consegui me apegar tanto aos personagens quanto por exemplo protagonista de lugar nenhum.
Eu acho que eu fiquei muito mais tempo nesse livro aqui do que eu deveria, é essa sensação que eu saio de deuses americanos. Que levou muito mais tempo do que deveria, tem muito mais páginas do que deveria... eu acho que esse livro é um excesso. Óbvio que ele ele tem muitas coisas boas mas a impressão que fica aqui é que a série de TV é melhor do que o livro, fez plotes muito melhores do que o livro, trouxe coisas de uma maneira mais fluida do que o livro, eu realmente me sinto triste pela Série ter sido cancelada, com todo meu coração.
Destaque para Easter, Sam, Thoth e Anansi.
A vontade de viajar pelos lugares descritos é fortíssima.

Gabriela 07/04/2023

Surpreendeu
A premissa é muito interessante e envolvente, assim como os personagens com que facilmente me apeguei. O início do livro é bastante cativante, mas a medida que progrediu se tornou um pouco lento. Tive dificuldade de passar por alguns capítulos, mas o fim não decepcionou e fiquei bastante satisfeita em não ter desistido da leitura!