Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

baracho.rodrigo 10/02/2021

O Mundo se alimenta do CAOS
Falar que um livro é melhor que a série de TV não vale né? Sempre é, muito legal a reflexão sobre o passado e a atualidade e como "alimentamos" os novos Deuses, mesmo que aparentemente não seja com sacrifício de sangue, será? Rs..

Laura pelo menos fez algo certo pelo Shadow ?? no final.

Will 02/02/2021

Deuses são reais se acredita neles
E por isso estão sempre lutando pelos nossos corações e mentes.
É por isso que é mais fácil compreender os EUA quando se pensa nele como uma gigantesca colcha de retalhos, delineado por todas as culturas que foi levada junta com os imigrantes, os aspectos bons e ruins.
E como tudo isso figura na construção de um país único por sua multi-diversidade cultural.

Lusia.Nicolino 14/11/2020

O que cultivamos, cultivamos na cabeça ou no coração?
Deuses americanos – Gaiman, Neil
Intrínseca

Gaiman não é para qualquer um e é para todos. Se nunca teve contato com a obra do autor talvez esse não seja o primeiro livro a ser lido, mas ah, que bobagem, o sabor de uma leitura não precisa ser necessariamente doce.
Shadow Moon é nosso personagem, está preso e ansioso pela data de saída que se aproxima. Pelo recomeço, pelo encontro com sua amada Laura, com a perspectiva de um novo emprego. Tudo parece correr nos trilhos, mas os trilhos são sempre monótonos, sem desvios e sua vida vai dar uma guinada. Sim, ele sai da prisão, mas nem tudo o que estava planejado acontece de maneira linear como os deuses da rotina gostam.
Entra em sua vida um sujeito chamado Wednesday, estranho não apenas no nome, e que parece saber muito sobre ele.
Deuses americanos, ao falar de deuses fala sobre nós, nossas crenças, nossas descrenças.
O que cultivamos, cultivamos na cabeça ou no coração? Em que você acredita?
Que deuses são esses? Em que momento deuses antigos entram em conflito com os deuses da nova geração, pela atenção da humanidade, pelo privilégio de serem queridos?
Você precisa apenas de uma moeda e de alguns truques de mágica para se deixar levar pela prosa lúdica e envolvente de Gaiman e, quando a luz se apagar, acenda uma vela para ver além das aparências.

Quote: “Precisamos de histórias individuais. Sem os indivíduos, vemos apenas números: mil mortos, cem mil mortos, ‘as baixas podem chegar a um milhão’. Com histórias individuais, as estatísticas se transformam em pessoas – mas até isso é uma mentira, pois as pessoas continuam a sofrer em quantidades que também entorpecem e carecem de sentido.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Do Carmo 08/01/2022

Crenças tem poder.
Fui ler pra ver a série depois, e foi um dos melhores que li em 2021.

Me deixou orgulhosa de como minha terra é boa para que as crenças floresçam mesmo com tanta intolerância. Já que LÁ os deuses passam fome.

Esse livro me fez repensar minhas próprias crenças, e querer saber mais sobre deuses, santos, entidades e orixas.

Bruna Jéssika 18/11/2020

Um mergulho nas profundezas do sagrado.
É absurdamente incrível toda a atmosfera que Neil Gaiman cria em Deuses Americanos. Pensar e costurar a vida de dezenas de deuses que vieram com os imigrantes e que transformaram-se a medida que o povo americano foi se constituindo.
É antes de tudo, uma quebra de paradigmas. É um livro que não trás a religião como palco, mas a fé.
Gaiman orquestrou com a maestria de um gênio cada personagem. Fico me perguntando o quanta pesquisa, quanto estudo foi necessário para reviver deuses há tempos esquecidos e quanta perspicácia o escritor teve em descrever tão bem uma nova geração de deuses criados pela sociedade moderna.
Deuses Americanos é um livro com muitas camadas. É eletrizante, tem personagens cativantes e um enredo com reviravoltas épicas.
"Acredite em tudo."

Helder 21/11/2020

Expectativas frustradas
Após ver a série resolvi me aventurar nessa obra de Gaiman, aliás, a primeira (talvez única) que li desse autor.

O tema mitologia sempre me cativou, então, tinha muitas expectativas, principalmente por trazer essa temática para nosso tempo. Essa era a motivação e o meu interesse em mergulhar nesse universo. Mas foi para mim uma péssima experiência.

O livro é completamente ?embarrigado? no meio, trazendo diversos personagens, locais e situações que nada ajudam a explorar o tema dos deuses. De fato, muito se passa sem sequer ser tratado esse assunto. A leitura é arrastada e entediante, e de vez em quando o autor tenta colocar umas frases de efeito que achei bem piegas na verdade.

Enfim, frustrante do início ao fim. Que pena!

Geegis 26/01/2022

Esperava mais, porém satisfatório.
Não tenho como não dizer que amo o tipo de escrita do Neil, porém o tanto que ele me fascina, também me confunde.
Esse livro tem muitas referências a várias culturas diferentes os quais lhe deixam curioso para conhecer mais sobre elas, se você assim como eu, é um curioso nato e não está entendo as referências.
Os plots nos capítulos finais lhe deixam de boca aberta porque são coisas que você não espera nem num dos piores cenários do livro (fora o final da Laura que já era esperado mesmo).
Wednesday, Shadow, Low Key, Nancy, Czernobog, Easter, Chad, Hinzelmann, Samantha, podre Laura...
Você se apega aos personagens de uma forma tão íntima, mesmo aqueles que são passageiros que chega a dar raiva do Neil por não dar mais páginas para os que não tiveram tanto destaque.
No fim, é uma leitura interessante e muito marcante por todo o universo que mescla a vida real e a fantasia.

Popeye 30/10/2017

ESCREVI ISSO AQUI NO DIA 22 DE JUNHO:
Atrasei a leitura e muito por causa desse livro. Realmente eu não sei como ele ganhou o prêmio "Bram Stocker". Fazia tempos que eu não encontrava um personagem principal tão banana quanto o "Shadow Moon".
São 400 páginas lidas e, cara, NADA de relevante acontece. São páginas e páginas de conversas triviais, que não levam a lugar nenhum. Só não abandonei a leitura por causa da grana que gastei, então vou terminá-lo porque já cheguei aqui mesmo. Vamos ver se essas últimas 100 páginas melhoram um pouco.

O QUE ACHEI DO LIVRO AGORA QUE TERMINEI DE LER
Personagens completamente descartáveis, que aparecem do nada e somem. Capítulos inteiros de leitura, quase 600 páginas, horas gastas de sua vida que não levam a lugar nenhum, e se levam, não chega a ser tão interessante como você pensou que seria. Sei que o autor tentou se aprofundar mais no cotidiano das pessoas, nas pequenas coisas do dia a dia, na conversa jogada fora, mas isso, cara, pra mim, foi chato demais.
As revelações sobre quem é o banana... ops, quer dizer, o Shadow, eu já suspeitava bem antes do fim do livro. A grande surpresa mesmo foi o Wednesday, e os personagens que mais gostei, que certamente mereciam livros somente para eles, e que eu certamente compraria, era o Czernobog e o Whiskey Jack.

SÉRIE DE TV
Comecei a ver a série de tv esta semana. Estou no terceiro capítulo.
Até agora, com as mudanças que fizeram na trama e nos personagens, mantendo alguns que morreram logo cedo e incluindo situações inteiramente novas, ao menos pra mim, está dando um banho ENORME no livro. Algo extremamente raro!!
No fim, amigos, eu recomendo o livro porque a experiência de vocês poderá ser bem diferente da minha, afinal, este livro não ganhou tantos prêmios sendo pouca coisa.
Evandro Luiz 31/10/2017minha estante
Também empaquei minhas leituras do ano por causa desse livro. :(

Mirian 31/12/2020

O livro preenche sua atenção do começo ao fim
Não tem como não se envolver com a história de Shadow, você passa a sentir cada coisa que ele sente e se apega ao personagem.

O livro é incrível, faz você aproveitar cada palavra e cada personagem.

É incrível como o ator te surpreende do início ao fim.

Jéssica Silvestre 21/02/2022

Esse livro é ótimo, a história e muito envolvente, rica em detalhes e com um final surpreendente. Para quem gosta de mitologia mas abordada de uma forma em que os deuses antigos foram muito bem trabalhados no contexto do mundo moderno.

Victor.Ferrao 27/01/2021

A obra prima de Neil Gaiman
Em Deuses Americanos, Gaiman entrega um épico road movie aonde, literalmente, tudo pode acontecer. A cada parada que Shadow e Wednesday fazem, temos a certeza de que conheceremos personagens fascinantes com estórias que despertam curiosidade e encanto. Livro maravilhoso e já configura como um dos meus preferidos da vida.

isa godoi 18/01/2021

interessante porém frustrante
escolhi essa obra pois vi que é um clássico do Neil Gaiman e queria ler mais livros do autor.
a presença de personagens caracterizados como figuras mitológicas e religiosas de diferentes culturas e lugares do mundo, realmente é interessante e rica, levando em conta que essas realidades são entrelaçadas no mesmo contexto de vinda e sobrevivência desses deuses e deusas nos EUA. Porém, infelizmente, não posso dizer que o enredo da trama prendeu minha atenção ou me motivou a devorar o livro. Acredito que a forma como o personagem principal (Shadow) se comporta e como vai ser sua trajetória, me incomodou e por isso que me obriguei a finalizar a leitura para saber se algo ia mudar, se as coisas ficariam mais interessantes ou até mesmo pensando que no final eu iria falar pra mim mesma "que bom que vc chegou até aq, olha o tanto de coisa que vc descobriu" mas isso não aconteceu kk
é claro que a escrita de Gaiman e toda sua pesquisa geografica e cultural valem a pena ser apreciadas porém eu, particularmente, não desenvolvi interesse em reler a obra para dar uma segunda chance, por exemplo. recomendo a série do prime video apesar de algumas situações serem apresentadas de formas diferentes de como é apresentado no livro, entretanto, vale a pena assistir.

Azbra 11/05/2022

Primeira experiência com Neil Gaiman
Neil Gaiman é outro autor da minha lista que tinha vontade de ler alguma obra sua, de primeira peguei Deuses Americanos. Acho que quando peguei esse livro para ler esperava uma narrativa voltada para os deuses atuais, como eles surgiram, mas fui surpreendida por uma história que mistura deuses do Velho e do Novo mundo, só que focada na adaptação dos deuses antigos ao tempo atual.

O livro tem uma linguagem adulta que não estou acostumada a ler (partes de putaria, muito palavrão), foi uma experiência diferente, mas que não vou repetir tão cedo kkk. No entanto, não foi pela linguagem que me fez dar 4 estrelas, foi que, para mim, o autor inseriu partes muito longas que contavam como certos deuses antigos chegaram na América, eu entendo que ele quis mostrar essa parte do passado, mas para a história do personagem principal eu achei que desviou o foco de uma forma que não me deixou presa a narrativa.

Teve momentos que pensei que personagens e situações fossem avulsas, sem propósito, mas aí os personagens eram trazidos de volta em novas cenas e quando os plot twist começaram a acontecer fiquei: Aah agora faz todo sentido! Caramba!

Eu gostei do livro - principalmente a partir do ponto que os plot twist começaram -, do desfecho dos personagens e da forma tranquila do protagonista, e foi bom conhecer histórias de deuses antigos que desconhecia. Para quem está acostumado com livros de linguagem adulta e se interessa pelo assunto deuses, creio que gostará muito desse livro.

Ju_Brandao 18/06/2022

Deuses Americanos - O Livro Mais Diferente Que Já Li!
Que o Neil Gaiman é um gênio, isso muita gente já sabe, é inacreditável a capacidade que ele tem em criar um universo muito extigante em cada livro, e não foi diferente em deuses americanos. Eu demorei um mês e alguns dias para poder terminar de ler o livro (claro que as provas e os trabalhos da universidade ajudaram nessa demora), o motivo é que ele é um livro que não tem uma história tão simples e fácil de ser assimilada, requer tempo e paciência, para saber o que está acontecendo e quem é os personagens.
Esse livro apresenta uma carga cultural e histórica muito grande,isso é nítido, mas a narrativa me deixou um pouco frustrado em alguns momentos,pois, em algumas narrativas eu não sabia que tipo de deus era (tinha que pesquisar no celular) ou o que estava acontecendo na história.Mas teve momentos que me surpreendeu.
Li em algum lugar ou assistir, que uma pessoa disse o seguinte: "Ou a pessoa ama esse livro ou ela odeia." Acredito que isso realmente aconteceu já que o próprio Neil fala no começo do livro de fãs que não gostaram e outros amaram.
No meu caso eu não amei mas também não odiei, achei ele ok, o Neil tem livros melhores na minha opinião , mas gostei da experiência de ter explorado um novo tipo de leitura que nunca antes eu tinha feito!