Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

belless 19/02/2023

Deuses americanos
Em Deuses americanos seguimos a história de Shadow, um ex presidiário que se junta a Wednesday, um Deus que se prepara para uma batalha de deuses antigos e novos.

Uma leitura complexa e bem escrita, nos deixa intrigados do começo ao fim. Personagens muito bem construídos e narrativa espetacular.

Ler esse livro foi uma mistura de emoções e e puro choque com o decorrer dos acontecimentos. Definitivamente uma leitura que recomendo.

Neil Gaiman nunca decepciona.

Claudio Fly 24/02/2023

Deuses Antigos vs Novos Deuses.
Enfim minha resenha sobre Deuses Américanos, estava apreensivo com a leitura, e confesso que ela atingiu a minha expectativa se tratando de uma obra do fantástico Neil Gaiman, que já me surpreendeu bastante nestes últimos anos.

Em Deuses Américanos acompanhamos a história de Shadow Moon (que não é o vilão de Kamen Raider Black), um ex presidiário que após o cumprimento de sua pena deseja retornar para sua vida ao lado da esposa Laura, porem os planos dão errado quando a esposa de Shadow morre em um acidente de carro, e por conta disso fica sem casa, sem trabalho, sem direção e esperança. Subitamente acaba recebendo uma proposta de trabalhar como guarda costas do misterioso Senhor Wednesday, e embarca em uma viagem pelos Estados Unidos onde situações inusitadas e reveladoras acontecem. Em meio a toda esta loucura, Shadow se depara com os Deuses antigos, e os novos Deuses, que estão se degladiando ao ponto de iniciar uma guerra, que ficará marcada como a batalha pelo porder de permanecer nas lembranças, orações e adorações do mundo.

Estou fazendo um comparativo com a edição da Intrínseca, para ver os extras e a tradução.

Vanderson.Gomes 21/03/2023

O livro e a série, incomparável.
Cometi o erro de assistir série sem ler o livro, bom que assim evitei a frustração. Leitura espetacular, com uma história empolgante que não consegui parar de ler, a construção e conexão dos personagens excelente com um final digno da fama do livro.

Fontana 12/06/2021

Ler Gaiman escrevendo sobre deuses é algo muito bom. Da pra sentir o fascínio que ele tem por esse tema, eu acho lindo.
O livro é bom, e a estória é envolvente. Mas eu não consegui ter uma boa conexão com o personagem principal, não gostei muito dele não.
Muito legal pra quem entende um pouco sobre deuses, porquê tem umas referências muito divertidas.
Mas acho que minha leitura poderia ter sido melhor. pretendo reler futuramente.

Mirian 31/12/2020

O livro preenche sua atenção do começo ao fim
Não tem como não se envolver com a história de Shadow, você passa a sentir cada coisa que ele sente e se apega ao personagem.

O livro é incrível, faz você aproveitar cada palavra e cada personagem.

É incrível como o ator te surpreende do início ao fim.

Jéssica Silvestre 21/02/2022

Esse livro é ótimo, a história e muito envolvente, rica em detalhes e com um final surpreendente. Para quem gosta de mitologia mas abordada de uma forma em que os deuses antigos foram muito bem trabalhados no contexto do mundo moderno.

zorluke 07/02/2022

Definitivamente uma ótima leitura. Não é meu trabalho preferido do Gaiman e algumas partes se alongaram bem mais do que deveriam, mas mesmo assim ainda é um ótimo livro.

isa godoi 18/01/2021

interessante porém frustrante
escolhi essa obra pois vi que é um clássico do Neil Gaiman e queria ler mais livros do autor.
a presença de personagens caracterizados como figuras mitológicas e religiosas de diferentes culturas e lugares do mundo, realmente é interessante e rica, levando em conta que essas realidades são entrelaçadas no mesmo contexto de vinda e sobrevivência desses deuses e deusas nos EUA. Porém, infelizmente, não posso dizer que o enredo da trama prendeu minha atenção ou me motivou a devorar o livro. Acredito que a forma como o personagem principal (Shadow) se comporta e como vai ser sua trajetória, me incomodou e por isso que me obriguei a finalizar a leitura para saber se algo ia mudar, se as coisas ficariam mais interessantes ou até mesmo pensando que no final eu iria falar pra mim mesma "que bom que vc chegou até aq, olha o tanto de coisa que vc descobriu" mas isso não aconteceu kk
é claro que a escrita de Gaiman e toda sua pesquisa geografica e cultural valem a pena ser apreciadas porém eu, particularmente, não desenvolvi interesse em reler a obra para dar uma segunda chance, por exemplo. recomendo a série do prime video apesar de algumas situações serem apresentadas de formas diferentes de como é apresentado no livro, entretanto, vale a pena assistir.

Geegis 26/01/2022

Esperava mais, porém satisfatório.
Não tenho como não dizer que amo o tipo de escrita do Neil, porém o tanto que ele me fascina, também me confunde.
Esse livro tem muitas referências a várias culturas diferentes os quais lhe deixam curioso para conhecer mais sobre elas, se você assim como eu, é um curioso nato e não está entendo as referências.
Os plots nos capítulos finais lhe deixam de boca aberta porque são coisas que você não espera nem num dos piores cenários do livro (fora o final da Laura que já era esperado mesmo).
Wednesday, Shadow, Low Key, Nancy, Czernobog, Easter, Chad, Hinzelmann, Samantha, podre Laura...
Você se apega aos personagens de uma forma tão íntima, mesmo aqueles que são passageiros que chega a dar raiva do Neil por não dar mais páginas para os que não tiveram tanto destaque.
No fim, é uma leitura interessante e muito marcante por todo o universo que mescla a vida real e a fantasia.

Thomas.Jordao 19/01/2022

Decepção em partes
Talvez porque esperava demais, acabei me decepcionando. Uma leitura que se alongou além do esperado, quase não consegui terminar. Chaaaato demais, esperava passagens magníficas, diálogos arrebatadores, personagens sensacionais e recebi um nhé. Dois últimos capítulos salvaram ainda as 3 estrelas que dei, além da ideia conceitual muito boa. Tirando esses dois, final da ação mesmo é uma merda. Uma merda. Personagem principal um cocô, algumas coisinhas salvam apenas. Superficial demais, sonhos chatos pra caramba, toda hora vinha com sonhos, sonhos, sonhos. Querendo forçar uma parada que não funciona nesse livro. Vai ler Freud que você aproveita mais seu tempo.

Hugo 28/12/2020

Demorou para engrenar
Em Deuses Americanos acompanhamos Shadow, um ex-presidiário que acabou de sair da prisão e que precisa refazer sua vida, que por um infortúnio acabou de virar de ponta cabeça.

Shadow, totalmente sem rumo, acaba por cruzar o caminho de um homem um tanto quanto esquisito, que parece saber coisas demais e que o contrata para um trabalho misterioso e, no mínimo, questionável. Acontece que esse homem é um deus, que está num tour pelos Estados Unidos, recrutando outros deuses para uma guerra que será travada entre os deuses antigos e os deuses novos. É aqui que Neil Gaiman tem uma sacada genial, criando um panteão de deuses como a deusa da Mídia, O deus da Tecnologia/Internet e o deus da Globalização.

A premissa desse livro é incrível. Com o decorrer dos capítulos conseguimos identificar a presença de vários deuses que fazem parte das mitologias mais famosas, além de muitos outros que são de panteões menos conhecidos e que também são muito interessantes. Por meio destes nós acabamos conhecendo também um pouco das histórias de seus povos e de como eles chegaram na américa.

O problema é que demora demais pra engrenar. O começo é muito bom, sem dúvidas, os personagens são bem introduzidos e o início da trama é bem arquitetado. O fim também não deixa a desejar, Neil Gaiman cria um plot twist fenomenal. O miolo que é complicado. Muitos capítulos poderiam facilmente ser retirados e a história não seria comprometida em nada. Chega num ponto que você não aguenta mais esperar pelo grande acontecimento.

No mais, pela premissa muito boa e pelo início e fim bem estruturados, o livro ainda merece uma boa nota, mas poderia ser melhor. Essa foi minha primeira experiência com Neil Gaiman e ainda pretendo ler outros títulos do autor.

Carstairs 13/03/2022

Interessante o suficiente para superar o tédio?
?Acho que eu prefiro ser um homem do que um deus. Não precisamos que ninguém acredite em nós. Nós apenas continuamos de qualquer maneira. É o que nós fazemos.?

Deuses Americanos não é nenhuma novidade para mim, que já leu o romance em 2020, portanto, essa quadrinização do romance é como um frescor, uma forma de relembrar tudo aquilo que eu li e que foi a jornada do nosso protagonista, Shadow Moon.

Mais do que um livro de viagem pelo país, Deuses Americanos é uma jornada espiritual de um homem convicto de que sua vida não tem mais valor ou sentido. É também uma dissecação dos Estados Unidos, tornando fácil a compreensão do país quando se tem a perspectiva de que ele foi fundamentado sobre uma colcha de retalhos de culturas que foram levadas até lá por meio de seus imigrantes, com seus lados bons e ruins.

Entretanto, assim como senti no romance, a HQ acentua meu desgosto pelo personagem principal que acaba não tendo profundidade, ficando sempre numa zona mais rasa de seu potencial e não apresenta conflitos morais que possam ser muito instigantes aos leitores. De qualquer modo, Deuses Americanos continua sendo uma obra de sucesso e aclamada mundialmente.

Quanto à arte, as ilustrações são muito bem feitas e com um estilo único. Eu ouso dizer também que, através dessa versão quadrinizada, consegui ter uma clara compreensão de muitas passagens que me foram confusas no livro. A escolha dos quadrinistas foi o acerto final para essa edição, apesar de continuar sentindo que, assim como o romance, ele mantém-se arrastado e sem muito dinamismo. Afinal, Deuses Americanos é apenas uma grande road trip ao longo dos Estados Unidos.

Apesar das ressalvas, é uma história que deve ser lida e apreciada pelo seu brilhantismo e genialidade, cortesia do mestre Neil Gaiman.

Pedro 09/01/2021

Magnífico
Um dos melhores livros que tive contato do gênero. A obra prende do início ao fim, com uma escrita envolvente e a história bem amarrada. Além de possuir plot twist (viradas no enredo) que fazem sentido e não são "do nada". A obra é rica em detalhes.
Vale a pena a leitura.
Wow! Quero

Indico ?stardust? dele também

Pedro 09/01/2021minha estante
Talvez você deve gostar Natália, depois de ler, conta o que achou.

Pedro 09/01/2021minha estante
Obrigado pela indicação Natália, acabou de entrar na minha lista kkk

Natália 09/01/2021minha estante
Queria q tivesse opção de curtir kkkk descobrindo o app juntos