Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Leo 28/12/2020

Consegue ser melhor que a série, embora tenha uma sequência de acontecimentos com ritmo quebrado.

Fernanda.LeAncio 12/08/2020

Intrigante
Achei uma temática muito legal, essa disputa de deuses antigos e novos, mas penso que vou fazer uma releitura em algum momento, fiquei com a sensação que deixei passar alguma coisa.kkkkk

Thef 16/03/2020

Quando conheci a escrita de Neil foi através do livro Lugar nenhum e me decepcionei um monte porque fui com muita "sede ao pote" e o livro foi bem meio boca mas agora depois de ler Deuses Americanos mudo totalmente minha opinião.
Deuses Americanos é um livro MUITO BEM escrito, em momento algum você se pega "cansado da leitura", um livro rico em detalhes e com ótimos personagens, tanto os protagonistas quanto os secundários, a história é muito bem desenvolvida e o plot twist apesar de ser um pouquinho previsível me deixou bem satisfeita.
Pra mim o único ponto negativo do livro foi a quantidade de nomes de deuses que aparece no livro pois é bem difícil de lembrar.

Rafael Flores 17/02/2022

Se você quer viajar sem o uso de drogas, esse é o livro certo. Se o leitor conseguir associar o modo de vida dos personagens com o "american way of life" vai perceber aproximação com as metáforas que o autor propõe com a história Deuses Americanos.
Posso arriscar a dizer que o autor usou elementos da formação da história do continente americano, com aspectos com as histórias imaginadas das grandes religiões. Assim como toda história das religiões tem os seus personagens com os elementos místicos, a formação da sociedade americana também pode-se associar com elementos imaginativos seculares.

Emanuel 03/10/2018

Deuses americanos #1
Após sair da cadeia e tomar conhecimento da morte de sua namorado. Shadow aceita trabalhar para um esquisitão chamado Wednesday e então começa a trama da história.

Esse é o primeiro volume da adaptação em Graphic Novel do livro de Neil Gaiman que mostra um mundo onde deuses vivem escondidos entre os humanos.

Esse volume apresenta o personagem principal e intruduz alguns personagens importantes da série. Nada é muito aprofundado, apenas te deixa a par da história. Em alguns breves flashbacks histórias sobre aparições de deuses e seres mágicos ao decorrer da história também vão aparecendo.

A premissa é boa, a história é interessante, o roteiro é bem trabalhado, mas até aqui não vi nada muito impressionando. Achei a arte um tanto quando simples no começo, posteriormente vai sendo mais trabalhado e pode ser notada uma boa diferença.

Achei a história regular, mas pretendo continuar acompanhando a Graphic Novel e ver no que vai dar. Acredito que tem um caminho legal pela frente.
Ricardo 31/10/2018minha estante
Concordo com você.

E acredito que tenha faltado uma pitada de "alguma coisa" para a história ser perfeita.

Inaldo 15/04/2020

Deuses são reais....
Livro te prende do início ao fim, e que fim por sinal!! Merece atenção de todos

dionisocastro 27/07/2022

O maior golpe dado por duas pessoas
Até agora com o Neil Gaiman não teve erro para mim. O cara sabe escrever de uma forma que eu não tenho nem palavras para definir. O nome do autor me fez correr atrás da série na época do lançamento dela. Foi meu primeiro contato com o Gaiman e com a história de Shadow e foi muito divertido assistir àquela loucura. Anos depois, comprei o livro na chamada edição preferida do autor e me aventurei na história original. Qual não foi minha surpresa ao encontrar uma história ainda mais inteligente que a da série.

Para começar, Deuses Americanos é um livro de estrada. É a viagem que Neil Gaiman fez e que Shadow repetiu. A magia está nos pontos que ele passa, um carrossel ou uma pequena cidade às vezes são muito mais do que aparentam ser.

Shadow, o protagonista, é um observador até o final do livro, quando resolve agir. E o papel de observador para mim coube perfeitamente para ele. É pelos seus olhos que podemos observar esse universo. Seus olhos que conseguem ao mesmo tempo ser céticos e não duvidar de nada que aparece a sua frente.

A visão de divindade para Gaiman também é uma das melhores que eu já vi. A mesquinharia dos deuses, suas demandas e vontades. Se você acredita, eles estão lá. São moldados pelas crenças humanas e moldam as crenças humanas. Os deuses americanos já estão em meio a nós.

Alguns dos melhores capítulos do livro estão a partir da segunda metade. O estabelecimento de Shadow na cidade, quando podemos nos apaixonar por ele. A jornada de Laura e sua conclusão. A paz encontrada por Shadow e a forma como ele a perdeu. Os finais e epílogos que vão se completando. A virada de enredo. Outros capítulos incríveis são os individuais, que mostram como diversos deuses de diferentes nacionalidades chegaram aos Estados Unidos. Assim como Gaiman, a maior parte dos personagens são estrangeiros tentando viver na falsa terra das oportunidades.

Outro ponto muito positivo são as personagens. Tanto os humanos, que são todos muito bem desenvolvidos, quanto os deuses, humanos como os humanos, mas piores. Um destaque enorme para a Sam, um dos pontos altos da história. Talvez os que eu menos gostei tenham sido os deuses novos, mas eles também estão ali por um motivo. E com certeza, o autor como bom amante das antiguidades também não deu boa imagem para eles. Salvo o Mr. World, melhor personagem não seria possível.

Resumindo, ler Deuses Americanos foi uma experiência incrível. Uma inspiração em muitos sentidos. Tem reflexões incríveis, escritas de forma espetacular. Uma veracidade crua em um mundo mágico. Até a perfeita trilha sonora para a aventura nós recebemos. Elementos que até agora só encontrei em Gaiman.

Aproveitem para fazer essa viagem pelas estradas mais afastadas dos Estados Unidos, nas cidades que acontecem atrás das cidades, junto com Shadow e um grupo de divindades grandes e pequenas até descobrirem o maior golpe dado por duas pessoas.

"Iko Iko - The Dixie Cups"

EduardoCDias 16/08/2022

Briga de gigantes
Quando Shadow sai da cadeia e recebe a notícia da morte da sua esposa, conhece um homem estranho que lhe oferece emprego. Daí em diante sua vida transforma-se totalmente em uma aventura esquisita e ele tem que descobrir quem é de verdade. É então envolvido em uma batalha entre os deuses milenares, que chegaram à América com os colonizadores e os novos deuses: a mídia, a tecnologia, o cartão de crédito?

Greyce 18/08/2022

Gostei bastante
Assisti a primeira temporada de Deuses Americanos com meu irmão antes de ler o livro, até que ele comprou o livro e me convenceu a ler, o que não foi difícil porque a escrita do Neil Gaiman flui de mais! Mesmo naquelas partes da história que não acontece nada de mais, rs, ele faz qualquer história ficar muito fácil de ler.
Adorei a história por trás dos Deus e porque eles existem no mundo de Deuses Americanos, acho que combina muito com a realidade. Outra coisa que adorei, é que o livro tem vários personagens com várias pequenas histórias e todas elas com desfecho. Enfim, recomendo, é uma boa viagem.

Xaxa 27/03/2021

O suspense se mantém até quase o fim do livro, é realmente uma aventura. Não tem taaanta adrenalina, então não espere por partes emocionantes em que você pense ?uau eu não esperava por isso!?. Mas nem toda aventura boa precisa ser de tirar o fôlego, dá pra ser feliz com narrativas mais passivas. Outro lado positivo é a facilidade de construir narrativas paralelas e depois juntá-las à principal, como se fosse algo predestinado. Eu sugiro a leitura dos extras dessa edição de 2016, principalmente os comentários do tradutor, é ótimo!

Wash 15/06/2019

Deuses americanos do plot twist
Vai se foder — respondeu o corvo. Quando me deparei com esse diálogo eu tive certeza de que estava lendo o livro certo. A aventura de Shadow pelos Estados Unidos reúne todo tipo de sensações, mas a que me marcou mais com o personagem é o fato de ficar com a impressão de ter tomado o lugar dele na trama. Shadow por muitas vezes nos conduz para desvendar os mistérios junto com ele, pois ele compartilha com o leitor a sensação de “O que é que tá acontecendo aqui”.

Por muitos momentos eu dei gargalhadas quando me deparava com certos diálogos. O enredo principal por muitas vezes sofria pausas e no meio delas Neil contava histórias da vinda dos deuses para a América. Isso fez com que nunca ficasse cansativo ler, e as histórias eram muito boas. A melhor pra mim foi a de Essie Macgowan e a vinda do Leprechaum.

O motivo de eu não ter dado as 5 estrelas foi uma falta de aprofundamento em alguns personagens. Eles foram apresentados e não estiveram ativamente na história. Como a Rainha de Sabah e Mad Sweeney.

Esse foi o primeiro contato que tive com Neil Gaiman e as impressões foram ótimas. E posso afirmar com toda certeza que já amo a forma caótica e ácida com que ele escreve. As viradas que o enredo dá e as surpresas que ele causa é algo espetacular.

Sara 23/05/2020

Neil Gaiman tem um cérebro absurdo com uma imaginação além de fértil. Esse livro é uma obra prima que contempla diversas mitologias e crenças. Ele é um gênio e deuses americanos é um de seus melhores livros.
gabiberries 23/05/2020minha estante
Concordo plenamente!