Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Liri 21/12/2020

Infantil
Uma história infantil simples e macabra, legal para ler quando estiver no tédio.

Ana Elisa 25/02/2021

Intertextualidade maravilhosa
Um livro com poucas páginas, mas uma história de tirar o chapéu. Uma intertextualidade tão grande e abrangente pra ninguém colocar defeito.

Enquanto lia, fui reparando em diversas situações reais que poderiam ser representadas por essa breve história: abandono infantil, a falta de liberdade, o não poder se abrir com o outro, o medo, a morte, a angústia, o não poder se comunicar...

Foram tantas situações que daria tranquilamente um artigo academico, talvez alguém já tenha feito, mas que façam outros e outros. Esse livro é maravilhoso e sua história merece um estudo muitíssimo aprofundado.

Matheus656 29/04/2021

Infantil, mas com cenas fortes
Um livro infantil fofo e um pouco pesado em algumas partes. Foi minha primeira experiência com uma obra da Elena Ferrante. Por ser tratar de livro infantil e ser um conto, a leitura é bem rápida e acho válida seja para ler com um pequeno ou seja para intercalar com algumas leituras cansativas, afinal, toda leitura é válida.

Nádia V. 26/05/2021

Amei tudo! Mais que um "Toy Story italiano" é uma história de amor gostosa de ler e é ótimo ter a oportunidade de conhecer este outro universo, mesmo que por um breve momento.

Alexia 27/05/2021

Curioso
Este livro parte de uma outra história da Elena Ferrante, "A filha perdida", quem leu sabe o quão angustiante é a saga da boneca (rsrsrs), movida por essa curiosidade resolvi ler.
É um livro legal, tem uma escrita maravilhosa, assim como todos os outros da autora. Recomendo bastante a leitura, é um livro infantil, bem gostosinho de ler e sabendo o contexto do qual a ideia saiu se torna mais interessante ainda.

starlalinanix 29/06/2021

Medo da solidão e o esquecimento que no fim se resolvem. Um livro sombrio com muitos simbolismos e com isso não tão infantil quanto deveria ser.

Maria7667 14/07/2023

Uma noite na praia
Bom... e um livro que traz a perspectiva de uma boneca que foi esquecida da praia e vivi vários questionamentos sobre essa noite.

Emi 26/02/2021

Um livro infantil, mas nem tanto
Eu decidi ler o livro infantil de Elena Ferrante porque queria uma leitura rápida e que não fosse cansativa, mas confesso que me surpreendi porque encontrei mais do que esperava. O livro é pequeno, mas me fez ter sentimentos e sensações muito fortes em um curto espaço, desde tristeza, angústia, solidão, confusão e até o reconforto que só um criança sente ao encontrar seu brinquedo perdido.

Arrezeb 23/01/2021

Não é só um livro pra crianças
Leitura rapidinha, macabra e interessante, trás umas reflexões. Com toda certeza muito mais que um livro pra crianças. Amei a escrita da Elena Ferrante.

Suzana Alves 23/04/2021

Não sabia que Ferrante tinha escrito um livro infantil, me surpreendeu e gostei bastante.

HonorLu 01/12/2020

Literatura Infantil
Fiquei surpreso lendo as resenhas sobre esse livro. Muitas associam ele diretamente ao título A Filha Perdida, chegando a chamá-lo equivocadamente de "A Filha Perdida para crianças". Equivocado porque a obra se sustenta em si tal qual as outras assinaladas pela escritora italiana. Em Uma Noite na Praia presenciamos sim um campo semântico com simbologias comuns a um leitor da Ferrante, mas nesse título percebemos a desenvoltura e competência da autora em trabalhar temas complexos, implícitos e até mesmo aberto a interpretações para todos os públicos, sobretudo o infantil. Sim, é um livro infantil, mas isso não o qualifica como menos complexo. Perspicaz como ela é, também percebemos a presença de uma tese que se sustenta e navega por toda sua obra. Excelente.

mandinha 29/10/2020

Boa leitura, mas pode ser assustador para crianças menores
Leitura fluida e rápida, mas não indico para crianças que estão aprendendo a ler, é um pouco angustiante e assustador. Mas para meu primeiro contato com a autora gostei bastante do modo como escreve.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 10/04/2020

A filha perdida para crianças (ou não)

day t 15/07/2021

Fofinho
Livro infantil de Elena Ferrante, que conta a história de uma boneca esquecida na praia e suas aventuras durante a noite. Fala de amizade, medo, ciúmes.