Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

HonorLu 01/12/2020

Literatura Infantil
Fiquei surpreso lendo as resenhas sobre esse livro. Muitas associam ele diretamente ao título A Filha Perdida, chegando a chamá-lo equivocadamente de "A Filha Perdida para crianças". Equivocado porque a obra se sustenta em si tal qual as outras assinaladas pela escritora italiana. Em Uma Noite na Praia presenciamos sim um campo semântico com simbologias comuns a um leitor da Ferrante, mas nesse título percebemos a desenvoltura e competência da autora em trabalhar temas complexos, implícitos e até mesmo aberto a interpretações para todos os públicos, sobretudo o infantil. Sim, é um livro infantil, mas isso não o qualifica como menos complexo. Perspicaz como ela é, também percebemos a presença de uma tese que se sustenta e navega por toda sua obra. Excelente.

Arrezeb 23/01/2021

Não é só um livro pra crianças
Leitura rapidinha, macabra e interessante, trás umas reflexões. Com toda certeza muito mais que um livro pra crianças. Amei a escrita da Elena Ferrante.

Emi 26/02/2021

Um livro infantil, mas nem tanto
Eu decidi ler o livro infantil de Elena Ferrante porque queria uma leitura rápida e que não fosse cansativa, mas confesso que me surpreendi porque encontrei mais do que esperava. O livro é pequeno, mas me fez ter sentimentos e sensações muito fortes em um curto espaço, desde tristeza, angústia, solidão, confusão e até o reconforto que só um criança sente ao encontrar seu brinquedo perdido.

Tuyl 01/04/2021

Livro infantil, com uma temática interessante e um ritmo bom... leitura de um fôlego só para as crianças

Suzana Alves 23/04/2021

Não sabia que Ferrante tinha escrito um livro infantil, me surpreendeu e gostei bastante.

day t 15/07/2021

Fofinho
Livro infantil de Elena Ferrante, que conta a história de uma boneca esquecida na praia e suas aventuras durante a noite. Fala de amizade, medo, ciúmes.

nomundodesalem 17/08/2021

Resenha por @nomundodesalem
#ResenhadaSalem⁣

Uma noite na praia // Elena Ferrante // 40 Páginas // 4,0 ⭐ ⁣

👧⁣

Mati tem uma boneca chamada Celina, mas após Mati ganhar um gatinho de seu pai, Celina acaba por sendo esquecida na praia.⁣

Sem saber como voltar para casa, Celina acaba passando por uma noite que parece interminável e cheia de surpresas.⁣

"Uma noite na praia" se passa no mesmo universo de "A filha perdida" e é um livro mais voltado para o público infantil.⁣
Eu particulamente achei um livro bem sombrio, talvez na cabeça de uma criança o entendimento seja de apenas uma boneca que acabou sendo esquecida mas que depois de uma noite de aventuras ⁣
tudo ficou bem, mas já nossa cabeça a percepção muda já que o livro fala sobre medos, inseguranças, angústias, ciúmes, medo de abandono.⁣

A história é fofa, a narrativa é boa, um livro infantil que não é bem para crianças já que traz muitas reflexões para nós adultos, é um livro tão curtinho que dá para ler em meia hora, mas para se ficar pensando por dias.⁣

Eu gostei da leitura.⁣

Um beijo e uma ótima leitura, Salem 🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Lailie 20/01/2022

Mais um caso de livros infantis que não são para crianças
Mais uma vez Ferrante consegue imprimir a sua narrativa dolorosa, dessa vez a sua metáfora está em uma boneca que se vê abandonada na praia. A personagem central desse conto é a boneca, ela narra os acontecimentos, que são muito bem ilustrados, por sinal. Em 40 páginas, eu senti muitas coisas, efeito Ferrante. A forma como ela retratou o ?abandono? é algo que toda e qualquer criança já sentiu na infância. Mas ela retrata essa dor, através de um ser inanimado. Uma boneca não tem sentimentos, não é mesmo?! Ou será que tem e nunca pensamos à respeito. Uma noite na praia me lembrou Toy Story 4, só que um pouco menos Disney e mais vida real.

Cleber.Rios 11/02/2022

Elena sendo Elena
Acho lindo a forma como a escritora fala dos limites pessoais e os expõe. É um livro adulto rs, ela como sempre é dura, certeira, mas é lindo, as artes são lindas, e as mensagens internas sobre o abandono materno, sobre a imposição do homem ao fazer da mulher um negocio, gostei...

VerAnica 14/04/2022

Acho que não captei
Eu li A Filha Perdida e fiquei me perguntando se realmente entendi tudo o que a Elena Ferrante queria passar. Eu achei a história boa, mas confesso que em alguns momentos fiquei boiando. E ai resolvi ler esse conto infantil, onde a autora retorna ao cenário da história pra relatar a experiência da boneca perdida na praia. Foi ai que entendi que realmente não consigo captar a essência da escrita da Ferrante kkkkkkk acho que a escrita dela é mais sobre levantar questionamentos do que sobre trazer a história, simplesmente. Em alguns momentos fiquei me perguntando se a boneca representava a filha, criança, abandonada pela mãe. Os pensamentos que a boneca tem parecem muito com os pensamentos que poderiam ocorrer a uma criança cuja mãe saiu de casa. E ao final, o sofrimento da criança, que a boneca pensou que havia a abandonado, representa que, embora longe, a mãe sempre carrega o sofrimento de suas escolhas com ela.

Sanih 23/06/2022

Primeiro livro da autora que li
Apesar de ser uma história curta e infantil, me surpreendeu por ser tensa e por me fazer me preocupar com o destino da boneca. Fala sobre a conexão de afeto de uma boneca e sua dona através de palavras. A história fala sobre memória, afeto, medo de abandono.

Dan 09/08/2022

Iniciei a leitura sem saber que era uma história infantil, achei que era um conto, ou algo assim. Mas mesmo como um conto infantil ela me fez chorar. A temática do abandono e da relação mãe-filha é sempre presente em tudo que Ferrante faça. Não sei dar nota pra esse livro.

Maitê Kp 11/09/2022

Bobinho
Uma história bem curtinha é bem bobinha. Li porque tinha baixado no celular. Nunca havia lido nada da autora.

fer 14/10/2022

elena ferrante sempre acerta. sou completamente apaixonada por essa autora. mais um livro incrível, este infantil... que traz metáforas lindas, uma atmosfera intensa e uma escrita impecável. mais uma boneca perdida nas suas histórias hahaha. bom demais! com certeza minha autora favorita do momento.

Karina Greco 19/11/2022

Sensação perfeita de abandono
Sou apaixonada pela linguagem da autora. Pela sua forma direta e muito real de expressar nossas angústias humanas, mas principalmente de nós, mulheres. Nossos sentimentos com relação ao descaso, quando nos sentimos trocadas e traídas, como nossas mentes viajam ao ponto de criar todas as piores possibilidades; somos sempre pessimistas, nos sentimos enganadas e as palavras nos fogem, nos escondemos em nós mesmas. A boneca pra mim representa a dependência, a pessoa que não consegue tomar qualquer ação para resolver o problema, sem forças pra continuar. Apenas aceita seu destino.

Um texto sim profundo, e claro sempre conectando mães e filhas e suas relações tão paradoxais.

Esperava, quando comprei o livro, ver o ponto de vista da boneca exatamente relacionado ao episódio de A Filha Perdida, mas é muito mais sobre o relacionamento com sua ?mãe? do que um resgate à história da praia que conhecia. Ainda assim, achei que o livro tratou de tema complexo de forma impressionantemente simples, como tudo o que Ferrante faz.