Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Cris 02/01/2022

Poucas páginas, muita profundidade
O que esperar de um livro infantil da Elena Ferrante, né? Primeiro, ele não parece tão infantil assim. É uma história bonita, mas profunda também e um pouco mórbida (mesmo tendo final feliz). As ilustrações são lindas, mas também contribuem pra essa ~morbidez~

Pra ser infantil, vai depender de quem for contar pra alguma criança, tem ter uma sensibilidade na hora de contar. Os adultos que pegam pra ler com certeza serão os mais sucetíveis a se emocionar.

Amo que a autora sempre traz a figura da boneca em todas as suas obras. Nessa aqui ela é a protagonista. Um brinquedo perdido na praia que vive tantas coisas.
A figura da boneca aparece na Tetralogia e tem um significado especial. Também está presente em A filha perdida.
Mas nesta história ela tem voz pra contar sua própria história. É como se ela representasse as bonecas dos outros livros e o que passaram longe de suas ?mães?.
Fiquei pensando sobre a boneca da Lenu perdida em A amiga genial, depois na boneca da Elena em ?a filha perdida?. Amo essas conexões! Apesar de não ser tão direta. Depende de quem lê também.

Gosto de começar o ano com histórias curtas assim

Paula 20/10/2016

sombrio demais para um livro infantil?
Fiquei me perguntando: isso é mesmo um livro infantil? Tenho cá minhas dúvidas. Principalmente para quem leu A filha perdida, vai encontrar aqui muitas relações e simbolismos. Talvez as crianças consigam ler de outra forma, vendo o que há de lúdico na superfície da história (a boneca falante pode mesmo ser interessante), mas os adultos certamente vão ver muito dos assuntos que sempre são discutidos na obra de Ferrante nas entrelinhas. A imagem das palavras formando uma corrente e ajudando a boneca a ser resgatada do mar, só para dar um exemplo, é muito significativa do quanto a palavra (e a escrita) podem ser libertadoras para as mulheres). Margaret Atwood apareceu em minha mente: "a word after a word after a word is power'.

Rodrigo Martins 21/01/2022

Ferrante para baixinhos
Um livro curtinho que está até agora ressoando na minha cabeça. É minha última Ferrante - agora posso dizer que li toda a obra da autora - e estava bem curioso com uma Ferrante para baixinhos, já que sua temática é sempre muito densa e pesada. E encontrei exatamente isso: um livro denso, pesado, de forma que fico me questionando como seria digerido por uma criança. A história e as ilustrações são bem bizarras. O livro traz muitas questões abordadas nos outros livros da autora. Pra mim, o livro fala sobre abuso, especificamente do homem sob a mulher, fala da forma que os homens podem silenciar e impor sofrimento simplesmente pq querem e têm aval social pra isso. Novamente, essa figura da boneca (filha) e da dona (mãe) serve de discussão pra desconstrução do mito do instinto materno.
Gostei bastante.

@limakarla 05/06/2022

Um conto gostosinho de ler e que não tem como não lembrar de ?a filha perdida?, toda a questão das personagens e os acontecimentos que desenrolam com a boneca que se perde. Muito gostosinho ler uma nova amizade se formando e uma boneca sozinha enfrentando seus medos.

isabellebessaa 18/03/2021

O livro se conecta com "A filha Perdida". Meio como uma versão Toy Story de Elena Ferrante kkkk

Sabrina758 07/02/2022

A narrativa desse livro ? ou melhor, conto ? se constrói pelos não-ditos. Apesar de ser meu segundo contato com a obra de Ferrante, fica evidente que é algo muito presente na escrita da autora. Causa um misto de emoções em poucas páginas, especialmente a angústia. Ela escreve muito desse lugar de mulher e mãe, da opressão de gênero, e em alguns momentos senti não só a dor do abandono que Celina conta, mas também a presença de um algoz, que não só silencia como exerce força e violenta. Ainda bem que temos um final feliz, mas sem qualquer receio afirmo que não é um livro adequado para crianças rs.

Boneca sem manual 04/07/2020

Uma historinha boa para crianças aprendendo a ler, mas um pouco normativo em relação a gênero e maternidade.

Lua 12/06/2022

Curto, profundo, essencial.
Um livro tão curtinho, mas não se engane: pois trata-se de um livro cheio de sentimentos profundos e tristes. Não esperava nada de diferente vindo da autora que tanto amo, já que o estilo de Elena Ferrante não nos reserva nada que foge de uma expectativa visceral. Narrado em primeira pessoa pela boneca abandonada de uma garota, temos a chance de analisar o pano de fundo da história por meio de diversas interpretações. A minha foi bastante positiva, entretanto, não leria a história para uma criança. Apesar da linguagem facilitada e das ilustrações que carrega, o livro não transmite exatamente uma alegria, mas sim mágoa e tristeza. Ainda assim, nota dez.

Luci_books 21/08/2023

Leitura rápida e gostosa, mas muito complexa para ler para uma criança. Adorei o nome dos personagens, principalmente as entrelinhas que fazem a magia da história acontecer. Impossível le e não lembrar de A Filha Perdida.

Sharinha1 07/04/2023

Estou simplesmente abismada, nunca achei que um livro infantil poderia me trazer tantas emoções.
O livro é muito bem escrito, nele é abordado o sentimento de abandono que foi muito bem expressado, normalmente os livros que li sobre isso, não conseguiam trazer de forma que parecesse real, e que me fizessem entrar realmente na história ao ponto de sentir até incômodo.
É uma leitura considerada infantil mas que ao meu ver, parece mais pra jovens e adultos, pois o contexto abordado é pesado. Em alguns momentos fiquei angustiada, e me trouxe vários sentimentos tristes enquanto lia, não sei como explicar, mas acredito que não seja bom uma criança ler.
Enfim, é um livro bom, apenas acho que não deveria ser titulado como infantil.

juliapassos14 03/11/2023

Elena Ferrante e sua escrita arrebatadora. Tão curto, mas com tanto sentimento. Uma noite na praia é um livro incrível que recomendo a todos

moacircaetano 29/03/2022

Singelo, curto, rapidinho, mas nem por isso menos profundo, essa história é um recorte de outro livro, A Filha Perdida.
Interessante exercício da autora, pode ser encarado como um livro infantil, mas os adultos certamente encontrarão tesouros nas entrelinhas.

alissonltl 04/02/2022

Elena Ferrante eu já tô cansando de falar de você e de como você é incrível. Em um simples conto que inicialmente achei que era infantil ela me causa tantos sentimentos que faço uma reavaliação de tudo que já li. Ferrante é genial.

ViviCamacho 16/03/2021

Bonitinho
O primeiro livro que li da autora foi ?a filha perdida? e considero um espetáculo de livro! Fiquei curiosa para ler outras obras dela! Então li este livro infantil, pois no filha perdida havia menção de uma boneca perdida, e pensei que pudesse ser um outro olhar da mesma história, mas não é.
Ainda assim, o livro é bem bonitinho, traz os medos e desafios da boneca esquecida na praia. Um dia lerei para o meu filho.