Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Aline327 09/12/2020

Livro infantil
Primeiro contato com a autora.
Durante a leitura tive certo receio do final. Achei bem sombrio para um livro infantil.
Mas foi bem construido.

alinevnssa 17/02/2024

Adorei a Elena Ferrante para baixinhos
Minha querida elena ferrante, eu leria até a lista de compras que você faz para ir ao supermercado, que dirá o seu livro infantil!

essa leitura foi uma experiência completa. me vi criança novamente, sentada no chão na sala escutando minha mainha narrar as milhares de histórias que ela comprava em livros para mim. me vi tendo que me desfazer da minha boneca preferida porque ela já estava se rasgando de tanto que brinquei.

como uma boa amante de toy story, lembro de ter pensado nesse dia que nossa despedida também estava sendo muito difícil para ela. e esse livro me fez revisitar 100% esse sentimento.

"mati, mamãe, cadê você?
eu sou sua boneca, não me abandone.
mati, se você não vier logo me salvar, se deixar que me queimem, vou chorar."

apesar da infantilidade da história, dá pra sentir a escrita da ferrante em cada página. mágico!

sharline 17/07/2021

quase um conto infantil?
esse foi meu primeiro contato com a grande autora elena ferrante. confesso que não foi nada do que imaginei. eu amo a série "a amiga genial" e tenho muito interesse em ler a saga napolitana, mas antes quis conferir algo um pouco mais rápido para ver se a escrita da autora me agradava. não sei se ela muda muito a abordagem das suas histórias, sua narrativa e etc, mas "uma noite na praia" me agradou muito.

desde o começo li como se fosse um livrinho infantil, apesar de conseguir identificar um teor muito maduro também, o que me impressionou bastante. as ilustrações tiveram um papel muito importante nisso. são lindas.

recomendo muito a leitura! é rápida e tem uma bela história.

Marina.Castro.F 05/12/2021

Livro infantil de Elena Ferrante
Como todas as obras da autora, o livro é angustiante e emocionante. Eu gostei da história, apesar de ter achado que a história não é tão adequada dependendo da idade da criança. No mais, Elena Ferrante prova, mais uma vez, o quão incrível é.

Ana 24/06/2021

Lindinho
Nunca li nada da Elena Ferrante até esse momento. Confesso que me encantei pela amizade maternal da boneca Celina e de Mati. Mati esquece Celina na praia e a pobre boneca passa por maus bocados. O final é feliz, claro.
Até que gostei.

Joyce Silva 14/12/2021

Um livro que talvez não seja infantil
O livro trás a história da boneca de uma personagem de um outro livro da Elena Ferrante, chamado A Filha Perdida.

O livro conta a história de quando a boneca se perde durante a noite na praia, mas no outro livro é retratado de outra forma.

O relato da boneca de Nani me causou angústia, uma certa tristeza e apreensão durante a leitura dos relatos e vivência que ela tem durante seu desaparecimento

Prof. Edivaldo 02/06/2021

Que sorte
Historinha curta, mas que revela um sentimento inerente ao ser humano: o medo. O medo da solidão, de perdermos nossos entes, de morrer. Mas, contudo, há sempre uma esperança.

allcalina 27/07/2021

Não lembrava de os livros infantis serem tão angustiantes ?
Gostei da simbologia da boneca reencontrando seu nome.

Yasmin 27/05/2021

Quer fazer sua criança ter pesadelos? Dê esse livro de presente.
Esse livro fala sobre uma boneca que foi esquecida na praia e passa por várias aventuras bizarras. É de gênero infantil mas não acho adequado para crianças. Achei esse livro perturbador e desconfortante. Nele, há passagens como: "Até mesmo quando os garotos queriam nos bater, nos beijar, ver nossa calcinha...". Não acredito que esse seja um livro que crianças deveriam ler. Detestei a história.

ELCi 18/07/2020

Uma noite na praia
Mais uma história de Elena Ferrante, com sua escrita angustiante. Não indicado para crianças.

Nicole 19/07/2023

Mania de querer desvendar livros infantis
Achei uma leitura legal! Também acho que há interpretações (se é que tem alguma analogia real ou é brisa minha e é puramente para o imaginário infantil) diferentes dependendo de quem lê. Me parece um livrinho sobre perda, ressentimento, medos e reencontro em sua simplicidade. No final pensei que toda vivência da boneca poderia ter sido "inventada" pela menina como explicação do sumiço da boneca (mas essa conclusão é de uma cabeça jovem adulta) o que faz pensar no poder imaginativo das crianças. Gostei.

Kami Ribeiro 02/08/2023

A boneca é a mulher e a praia é o mundo
Levei um tempinho para entender o real significado da história e depois chorei.
Esse livro causa uma angústia em alguns momentos, uma vontade de chorar sabe? E ao mesmo tempo te causa uma alegria. É um livro que deixa nossas emoções a flor da pele. Te faz refletir e se colocar na história.
É um livro infantil, mas eu não recomendo (por tudo q já escrevi aq). Acho que o adultos serve melhor, te faz refletir muitoooo!

Lais da Mata 19/03/2021

Um livro infantil que faz muito mais sentido quando lido por um adulto. Elena Ferrante traz questões difíceis de forma única. Maravilhosa como sempre.

Cau :) 13/04/2021

Um livro bonitinho, aparentemente escrito para crianças.. mas com lições para adultos. Leitura rápida pra passar o tempo