Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Lua 12/06/2022

Curto, profundo, essencial.
Um livro tão curtinho, mas não se engane: pois trata-se de um livro cheio de sentimentos profundos e tristes. Não esperava nada de diferente vindo da autora que tanto amo, já que o estilo de Elena Ferrante não nos reserva nada que foge de uma expectativa visceral. Narrado em primeira pessoa pela boneca abandonada de uma garota, temos a chance de analisar o pano de fundo da história por meio de diversas interpretações. A minha foi bastante positiva, entretanto, não leria a história para uma criança. Apesar da linguagem facilitada e das ilustrações que carrega, o livro não transmite exatamente uma alegria, mas sim mágoa e tristeza. Ainda assim, nota dez.

Sharinha1 07/04/2023

Estou simplesmente abismada, nunca achei que um livro infantil poderia me trazer tantas emoções.
O livro é muito bem escrito, nele é abordado o sentimento de abandono que foi muito bem expressado, normalmente os livros que li sobre isso, não conseguiam trazer de forma que parecesse real, e que me fizessem entrar realmente na história ao ponto de sentir até incômodo.
É uma leitura considerada infantil mas que ao meu ver, parece mais pra jovens e adultos, pois o contexto abordado é pesado. Em alguns momentos fiquei angustiada, e me trouxe vários sentimentos tristes enquanto lia, não sei como explicar, mas acredito que não seja bom uma criança ler.
Enfim, é um livro bom, apenas acho que não deveria ser titulado como infantil.

voandocomlivros 03/03/2022

O livro é narrado pela boneca Celina, ela foi esquecida na praia e passa por maus bocados. O final é fofo, mas, mesmo assim, eu não leria pra uma criança.

Aline327 09/12/2020

Livro infantil
Primeiro contato com a autora.
Durante a leitura tive certo receio do final. Achei bem sombrio para um livro infantil.
Mas foi bem construido.

Julialsoares 18/01/2022

Boneca e infância
Uma das coisas que mais amo lendo as obras da Ferrante é justamente essas conexões e símbolos entre suas histórias. Gostei que essa foi contada pela própria boneca, que inclusive aparece em varias outras obras suas. Seria a boneca a representação da infância?

Lembro da transição de minha infância para a adolescência. Perdia brinquedos que antes eram tudo pra mim. Quando os perdia, me perguntava aonde tinham ido parar, se tinham criado vida e se afastado de mim ou simplesmente precisavam ir embora. Acho que o ponto final da minha infância foi quando parei de me perguntar e simplesmente esqueci.

Juliana - @estantedaju 05/02/2020

Fofo
Um livro fofo para crianças

Camila | Book Obsession 12/02/2020

Apesar de ser um livro classificado como infantil, não tenha dúvidas de que qualquer idade poderá ser envolvida ao longo das páginas. A linguagem é fácil e fluida, tanto que fiquei com vontade de conhecer outros livros da autora. As ilustrações são bem legais e também é possível se deparar com alguns poemas no decorrer do texto. Os momentos finais foram emocionantes e conseguiu me deixar com o coração quentinho.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/02/resenha-uma-noite-na-praia-elena.html

Lígia Karine 21/01/2022

É um livro infantil, foi escrito para ser, mas achei algumas partes bem tristes para o público a que é destinado.

Ana Lícia 15/04/2021

Um pouco sombrio.
É interessante a narrativa, mas não consegui gostar muito do enredo. E confesso que talvez não daria para uma criança, mas ele serve muito bem para um adulto, nos traz várias reflexões e interpretações. Solidão, esquecimento, o valor das coisas. E, talvez algumas simbologias.

O fato de alguém querer roubar suas palavras é algo que vemos diariamente no mundo real, infelizmente. E, é o que acontece com a boneca protagonista e narradora.

Na trama iremos acompanhar uma boneca que é esquecida na praia, e, iremos presenciar uma noite horrorosa, onde passará por situações agoniantes. Mas o desfecho será reconfortante, e as reflexões ficam pairando no ar.

Bruna 07/04/2023

Uma Noite na Praia
Simplesmente Toy Story versão Elena Ferrante????
A história é muito curtinha e muito gostosa de ler. Eu poderia ler qualquer coisa da Ferrante!!!
Biafort.Meireles 08/04/2023minha estante
Eu também, leio tudo da Elena Ferrante.

Adriana1090 04/03/2021

Primeiro livro da Elena que li
Minha primeira experiência com a obra de Elena Ferrante foi um livro infanto juvenil, e sinceramente, foi uma péssima escolha.
Não gostei da história e nem como ela foi desenvolvida, o que é impressionante para uma amante de "livros para crianças".
Não leria pra uma criança, existem outros livros "dark" como Coraline do Neil Gaiman, por exemplo, que são bem mais interessantes.

letscia 06/02/2024

20 (2024) fogo, por favor, não me queime.
"Estou furiosa. Perdi meu Nome, mas não quero perder mais nada. Com essas palavras, Mati e eu fomos felizes. Com essas palavras, ela falava e me fazia falar."
Foi interessante acompanhar uma história na perspectiva de uma boneca. Este livro foi mais curto e mais assustador do que eu estava esperando, porém quem leu "A Filha Perdida" terá uma boa experiência com o livro.
É bem escrito e a história é angustiante na medida certa, mas não se compara aos outros livros da autora. A relação entre a boneca e a menina era totalmente maternal, é interessante ver a forma como uma criança transfere suas experiências para a boneca. Celina tem a inocência de uma criança: ao ver o fogo, ela não percebe a sua potência de destruição.
Em um dia só ela enfrenta o abandono, o abuso, o medo, a perda de suas palavras¹ (o que ela tinha de mais importante), e aos poucos ela afunda... "A água passa pela minha boca e vai para a barriga, e começo a me afogar. Vou para baixo, descendo, descendo, descendo. Chego no fundo."
Quando lhe tiram sua identidade (representada pelo seu nome) isso acontece: "o Nome não é suficiente, e então me sacode com força. ? Só Celina? ? pergunta. ? Mais nada?" Tirar o que ela era ainda não era o suficiente.
Quando ela recorre à ajuda do mar, do trovão, da tempestade, das ondas, ela descobre que está sozinha. "Nem mesmo a Onda reconheço mais. Existem muitas delas, correm uma atrás da outra e competem para ver quem é a mais alta."
Não é um livro infantil, mas é um livro sobre infância (percebem a diferença?).
Notas:
¹ Senti que a "perda das palavras" era uma metáfora da invisibilidade que uma criança enfrenta no mundo dos adultos, quando ela não é capaz de se expressar.

Aliel 11/09/2020

Se parece muito com a filha perdida, mas na percepção da boneca, uma leitura simples.

Iasmin Morais 13/12/2021

Breves impressões
Um livro leve e emocionante! Para aqueles dias que precisamos de uma leitura suave e que nos traga boas reflexões.