Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Joyce409 06/03/2021

Emocionante!
Me surpreendi bastante com esse livro, de uma forma muito boa. No primeiro momento, parece de fato um livro infantil, mas ao decorrer da história você começa a perceber que ele vai muito além disso. Me fez sentir um mix de sentimentos nas suas poucas páginas, desde angústia até felicidade. Eu gostei bastante, e recomendo fortemente!

Obrigada, Guilherme Maia, pela recomendação! ?
Guilherme.Maia 06/03/2021minha estante
Aii meu Deus, ganhei meu dia, que bom que você gostou.
Fico muito mais muito feliz, que de alguma forma consegui te indicar um livro que você gostou.
Amei a resenha, como sempre perfeita. ?

Adriana1090 04/03/2021

Primeiro livro da Elena que li
Minha primeira experiência com a obra de Elena Ferrante foi um livro infanto juvenil, e sinceramente, foi uma péssima escolha.
Não gostei da história e nem como ela foi desenvolvida, o que é impressionante para uma amante de "livros para crianças".
Não leria pra uma criança, existem outros livros "dark" como Coraline do Neil Gaiman, por exemplo, que são bem mais interessantes.

Adriana1090 04/03/2021

Primeiro livro da Elena que li

Guilherme.Maia 04/03/2021

Simplesmente emocionante!
O livro é um misto de emoções, em alguns momentos causa angústia e ao mesmo tempo  emoção a ponto de chorar,  e no meio disso tudo causa muita alegria, é o típico livro que deixa as emoções a flor da pele, e também que faz refletir, a ponto de se colocar no contexto da história.
Foi minha primeira experiência com a autora, foi uma indicação da minha parceira de leitura,  Amanda Riselli e realmente foi como ela disse sobre a autora,  você precisa ler os livros da Elena ferrante de cabeça aberta, e isso fez uma diferença muito grande na minha leitura, pretendo ler mais livros da autora.
Por incrível que pareça o livro é infantil, mas eu não recomendo parar crianças, por ser bem angustiante em alguns momentos, para os adultos de plantão, recomendo de olhos fechados.
É simplesmente emocionante, guardarei no meu coração essa obra de arte.
Joyce409 04/03/2021minha estante
Adorei sua resenha! ? Já vou colocar na minha lista de leituras.

Guilherme.Maia 04/03/2021minha estante
Amanda eu que tenho que te agradecer, você tem me mostrado, o quanto é lindo o nosso universo de leituras.
Obrigado por tudooooo ?
Parceira de leituras da vida.

Guilherme.Maia 04/03/2021minha estante
Joyce você vai amar demais.
Fico feliz que tenha gostado. ?

Mitha 03/03/2021

Que lindeza
Uma história de amizade entre uma menina e sua boneca, ou melhor, entre a boneca e sua menina. Um história de afeto, sendo contada pela perspectiva de quem foi "esquecida/abandonada".

Emi 26/02/2021

Um livro infantil, mas nem tanto
Eu decidi ler o livro infantil de Elena Ferrante porque queria uma leitura rápida e que não fosse cansativa, mas confesso que me surpreendi porque encontrei mais do que esperava. O livro é pequeno, mas me fez ter sentimentos e sensações muito fortes em um curto espaço, desde tristeza, angústia, solidão, confusão e até o reconforto que só um criança sente ao encontrar seu brinquedo perdido.

Ana Elisa 25/02/2021

Intertextualidade maravilhosa
Um livro com poucas páginas, mas uma história de tirar o chapéu. Uma intertextualidade tão grande e abrangente pra ninguém colocar defeito.

Enquanto lia, fui reparando em diversas situações reais que poderiam ser representadas por essa breve história: abandono infantil, a falta de liberdade, o não poder se abrir com o outro, o medo, a morte, a angústia, o não poder se comunicar...

Foram tantas situações que daria tranquilamente um artigo academico, talvez alguém já tenha feito, mas que façam outros e outros. Esse livro é maravilhoso e sua história merece um estudo muitíssimo aprofundado.

Arrezeb 23/01/2021

Não é só um livro pra crianças
Leitura rapidinha, macabra e interessante, trás umas reflexões. Com toda certeza muito mais que um livro pra crianças. Amei a escrita da Elena Ferrante.

Liri 21/12/2020

Infantil
Uma história infantil simples e macabra, legal para ler quando estiver no tédio.

Aline327 09/12/2020

Livro infantil
Primeiro contato com a autora.
Durante a leitura tive certo receio do final. Achei bem sombrio para um livro infantil.
Mas foi bem construido.

HonorLu 01/12/2020

Literatura Infantil
Fiquei surpreso lendo as resenhas sobre esse livro. Muitas associam ele diretamente ao título A Filha Perdida, chegando a chamá-lo equivocadamente de "A Filha Perdida para crianças". Equivocado porque a obra se sustenta em si tal qual as outras assinaladas pela escritora italiana. Em Uma Noite na Praia presenciamos sim um campo semântico com simbologias comuns a um leitor da Ferrante, mas nesse título percebemos a desenvoltura e competência da autora em trabalhar temas complexos, implícitos e até mesmo aberto a interpretações para todos os públicos, sobretudo o infantil. Sim, é um livro infantil, mas isso não o qualifica como menos complexo. Perspicaz como ela é, também percebemos a presença de uma tese que se sustenta e navega por toda sua obra. Excelente.

mandinha 29/10/2020

Boa leitura, mas pode ser assustador para crianças menores
Leitura fluida e rápida, mas não indico para crianças que estão aprendendo a ler, é um pouco angustiante e assustador. Mas para meu primeiro contato com a autora gostei bastante do modo como escreve.

Camila 19/10/2020

Muito bonitinho, mas também sombrio em sua maior parte. Acho que só é "infantil" no tipo da escrita e nas metáforas, mas a história em si é mais profunda do que o comumente visto pra crianças.
Como já bem notado, há um paralelo bem claro com A filha perdida, assim como outras dezenas de temáticas e elementos que quem já está mais habituada com as obras de Ferrante percebe bem.
Enfim, leitura rápida de 20 minutinhos mais pela curiosidade de saber como seria a literatura infantil da autora e pra fechar o bingo Elena Ferrante hahahah

Aliel 11/09/2020

Se parece muito com a filha perdida, mas na percepção da boneca, uma leitura simples.