A trégua

A trégua Mario Benedetti

Resenhas - A Trégua

Wanessa_Gabriela 09/02/2022

Um diário muito tocante
Ri muito em alguns momentos, e por outros senti um aperto diante da visão de finitude da vida pós aposentadoria que o personagem tinha. A história de amor foi legal, mas não acho que esse seja o foco. A vida, e a forma de vê-la é que é.

Amanda.Farias 09/02/2022

Não desceu.
Entendi o contexto da trégua. Achei poético o desenrolar da história, das relações que evoluíram. Mas não me desceu a quantidade de expressões, frases e opiniões preconceituosas. Queria poder enxergar a beleza que vi muitos opinarem por aí, mas, para mim, não foi possível.

Fernanda Sleiman 08/02/2022

Doeu
Aí, doeu, nunca esperaria um final desses, talvez, mas não com a pessoa em questão. Doeu, doeu de verdade

Fran Piva 02/02/2022

Um homem de 50 anos, classe média, pai de 3 filhos cuja relação é fria, tem uma vida vazia e cinzenta. Está a espera da aposentadoria com a esperança de o ócio o preencher.
Essa monotonia tem uma trégua ao se apaixonar por um moça mais jovem e experimentar que a felicidade está no simples, mas se dá num ápice!
Um livro pra muitas reflexões: sobre nossa existência, nossa escolhas, sobre felicidade, e sobre mediocridade!
Foi bom viver esses dias lendo seu diário!

Steph.Mostav 28/01/2022

"Essa opressão no peito significa viver"
A trégua é um delicioso romance narrado como entradas de um diário de seu protagonista, Martin Santomé. Ele é o típico funcionário que cumpre uma função monótona no trabalho e está a poucos meses de sua aposentadoria, é viúvo há décadas e cuida sozinho de três filhos. Deliciosa, apesar de profundamente triste, é a narrativa de seus dias cheios de tédio, pensamentos sobre a existência e uma melancolia que escorre em cada uma de suas palavras. Até que ele chega à trégua dessa infelicidade, quando se apaixona por uma colega de trabalho, Avellaneda. O amor dos dois traz fôlego e significado para a vida solitária que ele levava até então. No entanto, o que importa mais que a história romântica de Santomé é sua profundidade psicológica, são suas observações, sua maneira de ver e, principalmente, de analisar o mundo e a si mesmo. Uma delícia de livro.

Toni Nando 20/01/2022

PUBLICAÇÃO/EDITORA: RIO DE JANEIRO, ALFAGUARA, 2021
ONDE SE PASSA: URUGUAI
DATA: 18 / 01 / 2022
NOTA: 9

Essa é uma das obras clássicas de Mario Benedetti. O personagem de Martín Santomé nos faz pensar na vida com o sentido filosófico e com simplicidade. O livro publicado em 1960 narra um personagem que vive uma vida medíocre de classe média e conta os dias para se aposentar. Viúvo e pai de três filhos, Santomé explora temas comuns para sua época, como o machismo e a homofobia, os quais hoje causam tremendo incômodo ao serem lidos de forma banal. Mas o que traz leveza à historia é a presença de Laura Avellaneda, um interesse amoroso que o leva para altos e baixos e o faz ter crises de meia idade, pois Laura é significantemente mais jovem do que ele. A conexão dos dois é algo saborosíssimo e é prazeroso ler como se desdobra o envolvimentos afetivo deles.

Ro Tonks 15/01/2022

A reflexão na rapidez
O livro de Benedetti é rápido de ser lido, mas nem por isso deixa sua reflexão menos merecedora de ser observada. Um personagem próximo dos 50 anos que lida com o fato de ser viúvo e invisível aos filhos, em sua complexa imagem da velhice, encontra novamente o amor e é nessas palavras que nos encantamos nessa comovente história sobre a velhice e o ato de amar. O tempo corre, mas nossos sentimentos são eternos. Amei!

Maylana.Spricigo 30/12/2021

mesmo não simpatizando o tempo todo com o narrador, a gente se envolve e sofre com o golpe que o autor reservou para ele

Elizangela 29/12/2021

Solidão
Benedetti narra, em forma de diário, a vida solitária de um homem de 49 anos, viúvo, prestes a se aposentar.
Escrito em 1960, traz, em muitas passagens, as marcas dos pensamentos da época: mulheres são para serem esposas ou para serem diversão sexual, homossexualidade era visto como um erro.
Mas, há nos diálogos uma tentativa de romper com estas visões, bem modesto e superficial, mas há.
O título deve-se ao fato do protagonista passar a ter uma aventura amorosa após 20 anos de viuvez.
Uma moça mais nova, da idade de seus filhos. E essa trégua em sua solidão será um bálsamo na vida deste solitário. Mais eis que a vida tem suas armadilhas e a trégua, por trégua, cessa.

Mayara Maier 29/12/2021

Bom, mas...
O protagonista me irritou profundamente. Machista, homofóbico e irritante. Assim como alguns outros membros da família dele. A escrita do autor é excelente, mas a história é fraca.

Livia M. 24/12/2021

A vida não pára, mas pede um pouco mais de calma.
?Devorar livros?
?e beber café!?
Um bom descanso.

Perturbador e necessário.
Sentir mal-estar nas passagens preconceituosas me deixou feliz.
O incômodo nos capacita a refletir cada vez mais e a efemeridade da vida nos convida a desperdiça-la cada vez menos.

Paula 20/12/2021

Gostei do livro.
No começo tive ranço do narrador por seus comentários machistas e homofóbicos, que são totalmente desprezíveis e desnecessários para a história.
Mas na segunda da metade o livro tem umas reflexões bem interessantes e o autor escreve muito bem.
A história de amor em si não me pegou muito.
É um livro bom mas esquecível.

Fernando.Mazeo 14/12/2021

Poderoso
Narrativa simples e objetiva, porém muito poderosa sobre a vida, suas complicações, encontros e desencontros.