La Semana laboral de 4 horas

La Semana laboral de 4 horas Timothy Ferriss

Resenhas - Trabalhe 4 Horas por Semana

Vini 06/01/2020

Não foi o esperado...
ma leitura cansativa pelo fato de ser colocado muitos jeitos de fazer extremamente específico colocando modos ultrapassados que acabam por tirar o foco da leitura principal.

Drugue 02/01/2020

Trabalhe 4 Horas Por Semana - Timothy Ferriss
Acho que eu já falei isso antes, mas Trabalhe 4 Horas Por Semana é o livro mais dificil de analisar que eu já li, mas eu vou fazer o possivel pra entregar o melhor review pra vocês... Enfim, o livro é exatamente o que vende, um método ou melhor dizendo um "caminho" para que você chegue ao ponto de trabalhar apenas 4 horas por semana e viver a vida que você sonha, simples assim... Ou não tão simples assim por que apesar de efetivamente entregar o que promete e te mostrar como fazer isso, o que o livro não te conta antes é que tudo é bem complicado, vai exigir muito trabalho, muitos esforço e apesar do livro te indicar o caminho e até te ensinar como andar, ainda assim existem obstáculos e barreiras nesse caminho e esses é você que vai ter que se virar para derrubar.

Como era de se esperar o livro começa e faz isso novamente em várias partes mostrando o quão comum Tim Ferriss era e como ele se tornou "um cara incrível" que ganha um bom dinheiro sem fazer "nada" e como ele usou isso para conquistar coisas como "Ser destaque em um campeonato de Tango" e "Vencer um campeonato de Artes Marciais", e ele até te conta as coisas meio duvidosas que ele fez para alcançar alguns de seus objetivos e apesar de eu achar tudo isso meio complicado, eu não posso não dizer que ele alcançou o que diz, né?

Sobre o método, bom, como eu disse antes, ele está lá, todinho lá, com exemplos práticos e objetivos, com links e telefones para que você já entre em contato com as empresas necessárias e tudo mais, mas... E sim, sempre tem um mas, o que o livro não te conta é que, primeiro, muito do que ele te passa só vai servir pra quem morar nos EUA, outros tanto só pra quem fala inglês e alguns deles são coisas simples como "Desenvolva um produto que venda muito e você possa terceirizar tudo, desde a produção até o envio e ganhe dinheiro com isso", agora ta fácil né? Pois é, e claro que para você trabalhar só 4 horas, muitas pessoas vão ter que trabalhar por você, né? Pois é! Mas ai entra a parte do falar inglês, por que o que ele passa são dados de empresas que fornecem assistentes pessoais na Índia, porém, vai ser difícil para um brasileiro conseguir isso, afinal muito de nosso trabalho está em português do Brasil e além disso, os custos baixos dos EUA são quadruplicados com a atual cotação do Dólar, ou seja, nem tudo é tão fácil pra quem mora aqui no Brasil.

Fora esses obstáculos o livro te propõe certos "exercícios" e alguns de certa forma um tanto quanto antiéticos, veja bem, um dos exercícios é você, independente de onde esteja, encontrar a mulher mais bonita do recinto e conseguir o telefone dela, até ai tudo bem, mas ele deixa bem claro que, se você for casado é pra você fazer isso também e só jogar o telefone fora depois, mas não contar pra sua companheira. Estranho essa opção... Se a ideia é fazer a pessoa interagir com pessoas no ímpeto por que não fazer a pessoa tentar vender algo, ou fazer esse exercício com o companheiro sabendo tudo para evitar maiores problemas? Não sei, me parece estranho, alguns outros exercícios me parecem tão estranhos quanto. Outro ponto importante do livro é que, para trabalhar só 4 horas por semana você comece a passar cada vez menos tempo no escritório, começando a trabalhar remoto e para algumas funções isso é meio improvável, mas oooook.

Mas nem tudo é ruim, o livro trás boas doses de motivação e um caminho bem definido e delimitado para alcança-lo, se você tiver os meios para, talvez você realmente consiga alcançar esses seus objetivos, principalmente na parte do produto, se tu já tiver esse produto na sua cabeça e tiver toda a cadeia de processo para ela, rapaz, se ta feito nesse sentido, então sim, ainda assim tem coisas interessantes no livro, e nos textos extras no final, mas, novamente, só você que vai poder dizer o que interessa ou não para você.

Sem duvidas Trabalhe 4 Horas Por Semana foi o livro mais complicado de ler e resenhar de todos dessa série de desenvolvimento pessoal que eu já li, o livro tem muita cara de "Coach Quântico" e altas doses de "empreendedorismo de palco" e tudo isso me deixou bem de saco cheio em certas partes, juntando isso ao fato de que muitas das receitas só estão prontas para quem mora nos Estados Unidos e você vai ter um livro um tanto quanto pesado e ruim para ser lido, mas sim, ainda assim você pode sim tirar algo de bom de tudo isso e até mesmo conquistar o trabalho de 4 horas por semana ganhando muito mais do que ganhava quando trabalhava 8 horas por dia, mas, mesmo detestando ser o portador de más noticias, nessa caso em especifico eu acho BEM difícil, bem difícil mesmo...

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/trabalhe-4-horas-por-semana-timothy.html
Odyle 04/01/2020minha estante
Legal sua resenha. Estou lendo ainda e vejo esses problemas que vc mencionou. Sigo mais no sentido de que nem todos vão ter como aplicar tudo às suas vidas, mas que é possível adaptar algumas ideias. E sempre melhorar alguma coisa.

Drugue 07/01/2020minha estante
Com certeza! Acho que a mairia dos livros desse tipo vão ser assim. Claro que, se você conseguir aplicar tudo 100% do jeito que o livro mostra a chances de alcançar o resultado proposto são maiores, mas lendo bastante esse tipo de conteudo eu vejo que o melhor mesmo é pegar apenas aquilo que faz sentido pra você, adaptar para o seu modelo de vida e colocar em prática, fazendo isso, um pouquinho de cada vez, a tendencia é alcançar os objetivos tambem. :D
Obrigado pelo comentário!

Felipe 27/11/2019

Apesar de algumas resenhas negativas sobre o livro, achei ele fantástico!

Ok que o título é bem sensacionalista;
Ok que tem muitas ferramentas que não tem mais validade pela idade do livro.

Para mim, a ideia central do livro prevalece sobre os problemas dele, claro, elas batem com o ideal de vida que tenho, talvez por isso tenha gostado tanto.

O livro expõe bem a ideia de automatizar esse lado profissional da vida, com ferramentas valiosas e exemplos reais (que para mim valeram bastante).

A leitura é fácil, só é cansativa. Além disso, uma melhor organização de alguns capítulos poderiam ter sido feitas, mas vale a leitura.

Jenner Azevedo 21/11/2019

Não é aplicável para todo mundo, mas dá sacadas incríveis
É mais voltado para quem trabalha com vendas, difícil de ser aplicado o método para um médico, por exemplo. Mas o livro dá altas sacadas que podem ser adaptadas e usadas na vida de qualquer pessoa. A versão para kindle está SOFRÍVEL, recomendo muito que se for ler, compre a versão física. Pode ser lido justamente em 4 horas :)

Diego.Moreira 18/11/2019

Muito interessante
Apesar da capa passar aquela imagem de autoajuda para ganhar dinheiro, existem ideias valiosas de maneiras como podemos criar uma renda e administra-la.

Artur.Couto 14/11/2019

Legal
O livro é bem legal. Sabe aquela frase que dizemos muito no Brasil : quem trabalha muito não tem tempo pra ganhar dinheiro? Eu resumiria assim o Livro. Tem muitas dicas de sites, aplicativos e serviços mas como o livro é de 2006 tem muita coisa já fora do ar ou que nao faz mais o menor sentido hoje em dia. O livro também torna-se repetitivo muitas vezes. Mas no geral é uma leitura legal e muitas sacadas sobre homeoffice, o conceito de mini aposentadorias etc.

Erickson.Bicalho 15/10/2019

Pense em um livro ruim , um dos piores livros que já li ...

Odirlene Queiroz 02/10/2019

Projeto de Vida!
Timothy Ferriss é um escritor americano, palestrante, empresário. Nesse livro ele relata sua história de vida profissional e sucesso em empreender seu sonho do papel para a realidade.

O autor destaca a importância de se ter desenhado o Projeto de Vida, onde basicamente em todo o livro aborda questões como o foco em produtividade, corte o inútil, utilização útil do tempo e não necessariamente em estar apenas ocupado.
"Projeto de Vida é usar o tempo com produtividade".

Tim criou as siglas DEAL como processos de se reinventar, eles se definem em:
D - Definição:
E - Eliminação
A - Automação
L - Liberação

O livro aborda questões interessantes que podemos adaptá-los em nossa vida diária como:
- Converter cada "Ser" em "Fazer;
- A questão não é "O que eu quero?", mas sim "O que me empolga fazer?";
- Técnica de Pareto: 20% do que fazemos determina 80% do resultado;
- Peça desculpas, não peça autorização.
- Elimine: desperdiçadores de tempo, consumidores de tempo e falhas de delegação;
- Treine pessoas ao seu redor para serem eficazes e eficientes;
- Não trabalhe mais quando a solução é trabalhar melhor;
- Agrupe afazeres em lotes para ganhar tempo;
- Priorize uma atividade por vez

Por fim, o livro trás várias dicas para lançamento de novos produtos, passo a passos de sites dos EUA e caminhos alternativos para quem decide trilhar o trabalho remoto. O autor sugere a adoção do trabalho remoto como estilo de vida.

Renan Rocha 01/10/2019

Cansativo.
O livro está pobremente organizado com seções que poderiam ficar separadas para evitar o cansaço maçante que a leitura causa.

Todas as indicações e depoimentos poderiam vir em seções separadas ao fim do livro.

O autor parece muito desesperado para vender sua ideia e isto pode nos levar a questionar quais são seus reais ganhos.

O livro é ?bom? porém cansativo.

Rubens Caló 22/09/2019

Leitura de fácil entendimento, voltado totalmente a motivação em mudança de hábitos e abertura de novos caminhos para a vida. O autor da ênfase com exemplos e fatos como encorajar o leitor a se descobrir e com ferramentas mudar ou adaptar sua vida profissional e pessoal para uma esfera mais leve onde o foco é de fato a qualidade de vida e bons hábitos. Muitos livros, autores, sites e apps são referenciados a cada capítulo, dando mais embasamento e fortalecendo a mensagem passada no livro. Exercícios são passados e a única ressalva negativa é que alguns assuntos podem não interessar ao leitor e são massantes, como por exemplo detalhes sórdidos para abertura de micro empresas. Em suma excelente livro!

Lucas Muzel 26/08/2019

Ah, mas no Brasil...
Alguns conceitos podem sim ser aplicados no nosso contexto. O autor é norte americano. Ganha em dólares. Viver na Argentina não é tão complexo. O que resta para alguém que ganha em reais? Oras, ainda assim se pode ter tempo livre. As dicas de otimizar atenção e tempo são boas.

alexsteeve 23/06/2019

Que livro é esse?
Trabalhe quatro horas por semana. Que livro é esse? Imagina comigo, você tem renda suficiente, administra seu trabalho de longe, tira férias de quatro a quinze meses. Ilusão? Sorte? Timothy Ferris nos convida a conhecer um mundo novo, o mundo dos novos ricos que, segundo ele, não se matam mais em trabalhos de 20 horas por dia em suas empresas, ou ficam no escritório 40 horas por semana, mas deixam seus negócios girando e simplesmente... somem! Comentei com um amigo: ?Não sei se seria louco se não seguisse o livro, ou seria louco se seguisse!? Acho que (por enquanto) posso encontrar um meio termo, levando lições fortes de gerenciamento de tempo. Não vou fingir uma doença para ?cavar? um trabalho remoto, nem largar tudo por 15 meses de férias, mas tem muito a ser revisto:
Eu faço o que é importante no meu trabalho ou procuro me mostrar ocupado?
Quantas vezes por dia eu me deixo interromper por pessoas, ligações, reuniões, e-mails? Checar o email 200 vezes ao dia me ajudou ou atrapalhou? O que eu poderia realizar se não tivesse essas interrupções?
Que tipo de férias eu tiro? Quanto eu corro, me afobo, por meia dúzia de selfies?
Não sei se um dia terei a coragem ou me convencerei em ter um estilo de vida desses, mas com certeza posso melhorar meu dia a dia com as lições de ?trabalhe quatro horas por semana? de @timferriss #leiolivros #livrosemaislivros #amoler #leitores #leiamais #leialivros #literatura #blogliterario #livrosecafe #queroler #instalivros #instaliterario #literario #leitora #instabooks# dicaliteraria #ficadica #mundoliterario #amolivros #livrosemaislivros #livro #livros

Carla.Zuqueti 30/05/2019

Opinião
O título é bem motivador: como podemos trabalhar menos, ter mais tempo para projetos pessoais, uma melhor qualidade de vida, sem sacrificar suas finanças? Parece realmente promissor ter algo nos possibilite viver melhor mantendo o padrão de vida.

Mas não é bem isso que a leitura traz.

O autor realmente dá dicas e propostas sobre como reduzir sua carga de trabalho sem interferir em suas finanças, mas seus métodos são bem questionáveis.
Algumas sugestões são bem polêmicas como: só olhar os e-mails uma vez por semana, não atender ao telefone sempre que o chefe liga, terceirizar tudo o que possível do seu trabalho, preferencialmente para empresas terceirizadas de países subdesenvolvidos como a Índia, propor trabalhar remoto e render menos no trabalho presencial que no remoto para convencer seu chefe que essa é a melhor opção, entre outras dicas.

Há algo bom, que é a importância de priorizar o que é realmente relevante, a importância do minimalismo na vida e de pensar se tudo o que tem é realmente necessário, além de algumas dicas de como otimizar o tempo.

Porém, a maior parte do livro ou é questionável ou não serve para a cultura brasileira e nosso relacionamento profissional.

Enfim, aproveitei pouca coisa desse livro, não concordo com muitas ideias do autor, que em alguns momentos é repetitivo e massante.

Por ser um best seller do NY Times, esperava bem mais.

Pontos relevantes:

1. O que te faz realmente alguém rico é o que você faz com seu tempo e com as suas escolhas. A possibilidade de fazer o que deseja e vivenciar novas experiências são muito maiores que o dinheiro e as compras de coisas que ele pode proporcionar.
2. Estar assoberbado é tão improdutivo quanto não fazer nada. Concentrem-se no que importa.

Para quem quer um outro ponto de vista sobre a vida.

Rodrigo 22/05/2019

Livro que muda vidas
Revolucionário. Perfeito. Recomendo demais.