O código da febre

O código da febre James Dashner

Resenhas - O Código da Febre

Lili 16/02/2024

Desnecessário
Na minha opinião, esse livro foi desnecessário para encerrar a saga. Ele voltou para o início do cruel até a entrada do pessoal no labirinto, mas foi extremamente monótono e com uma leitura arrastada.

Bia 07/04/2023

Dor, Decepção e Traições
Acho que isso descreve o que eu senti durante o livro todo, a gente finalmente pode ver como foi antes de todos irem para o labirinto e meu Deus foi tão angustiante ler como eles eram tratados, ele eram crianças, e o CRUEL tirou tudo deles, a inocência, quem eles eram, os pais, tudo.

Tive um pouco de raiva do Thomas no livro, apesar dele ser criança, ele tava tão diferente do Thomas da triologia principal que faria de tudo pelos amigos, mas é tão bom como vc vai vendo a diferença no livro, quando ele chega no limite dele e vc vê ele se tornando aquele Thomas que a gnt ama.

Fiquei tão triste pelo Newt, a família dele, foi só dor. O Minho ganhou todo meu respeito e carinho. O que essas crianças sofreram foi um pesadelo. Esse livro deu um peso a mais pra triologia, eu finalmente consegui me conectar com os personagens, a amizade dos meninos, a dor do Thomas de ter que fazer aquilo com os únicos amigos que ele tinha, tudo isso deu um peso sentimental a mais na triologia principal.

Eu absolutamente amei esse livro, facilmente o meu favorito, acho que o James acertou demais quando fez esse livro, deu sentimentos e propósito aos personagens, como se tivesse lapidado toda a história dos meninos e tivesse deixado perfeito. Eu amei demais. A todos os fãs de maze runner e até aqueles que não conhecem, esse livro é maravilhoso, não percam.

*** SPOILER ***

Deixo aqui uma nota de que nunca irei perdoar a Teresa nem a Ava, as duas podiam ir pra casa do crlh que eu não tô nem aí, duas cobras fdps, e sim eu tentei entender o lado delas, mas depois daquele final eu não quero saber, serei contra todos os fãs dessas daí, Teresa traiu todos os amigos dela como de costume né, mas conseguiu ser ainda mais vaca do que foi na triologia principal, eu odeio todos esses, odeio o CRUEL, e isso inclui a Teresa e o Aris, porque esses dois nunca vão ser clareanos, nunca.

mundo.diferente 22/07/2023

Lido em 20/07/23
O Código da febre é o último volume que as pessoas geralmente falam mas acabei de descobrir que ainda tem mais outros contos desse universo.
Primeiramente meu primeiro contato foi com os filmes e só um tempo depois descobri a existência dos livros.
Nesse volume aqui descobrimos mais como as coisas eram antes mesmo do labirinto ser concluído.
Com a maratona Literária ainda acontecendo,resolvi terminar esse livro pra quitar um dos desafios.
É um livro bom e tem acontecimentos que nem gosto de pensar que poderiam acontecer realmente na vida real.

Rafah 24/03/2021

Resenha
MEU DEUS QUE ODIO DESSE FINAL. NAO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER TAMANHO DESGOSTO

Hey_Impv 02/02/2022

Um dos melhores Plots twists q já li
Cara que livro bom! Em O Código da Febre é nos apresentado o passado de Thomas e das outras crianças do labirinto antes mesmo de terem entrado nele. É um grande processo de desenvolvimento de personagem: como Thomas deixou de ser uma criancinha pra se tornar um novo Thomas e como esse novo Thomas se tornou o Thomas do primeiro livro, assim como acontece com Teresa.

O livro é muito fofo quando se trata da amizade dessas crianças. E algo neste me livro me lembra o Instituto de Stephen King, as sinopses são bem parecidas até. Só não dou cinco estrelas e favorito pq o início é meio lento, resumidamente são todos os capítulos Thomas sozinho em uma sala branca sendo visitado por médicos e cientistas, mas claro a coisa começa a melhorar quando Thomas tem contato com as demais crianças.

O livro acaba exatamente no momento que o primeiro começa e o plot Twist te força a ler todos os livros da saga novamente e enxergar tudo com novos olhos.

nataliaadejesus 14/04/2024minha estante
Eu vim procurar resenhas com spoilers e a tua resenha respondeu a minha pergunta em cheio.
Eu ainda não li os livros e assisti todos os filmes, mas no primeiro filme eu sempre achei a personagem da Teresa estranha, algo me dizia que ela sabia bem mais do que demonstrava e depois desse spoiler em que tu me diz que ela sempre esteve com as memórias intactas minha cabeça fez ? agora tudo faz sentido. A personagem no filme sempre agiu de uma forma a que me parecia esconder um grande segredo e nossa a confirmação dessa suspeita é muito estranha pq ela toma determinadas decisões sempre sabendo de tudo enquanto os outros não sabem de nada e sofrem pra caramba e acabam até morrendo. Tô aqui pensando se eu dou uma chance e leio os livros ou apenas convivo com a revelação desse plot twis

nataliaadejesus 14/04/2024minha estante
Tu acha que existem outros spoilers mais chocantes que esse?
Tu pode me explicar como funciona a cronologia dos livros, pelo que eu entendi tem a trilogia principal ai vem ?Ordem de extermínio? e ?O código da febre?, é isso?

eusouwalrus 14/06/2021

o código da febre
que livro meus amigos. que saga.
quando descobri que maze runner era uma trilogia, e os outros dois que tinham eram um extras, me deu crise existencial de: PUTA QUE PARIU ACABEI!
o quarto livro meio mais ou menos, ainda bom, porém esse último livro foi espetacular!
descreveram como o livro que falaria do processo de construção do labirinto, tava desanimada, achei que seria péssimo, mas nãoooo.
ele conta a história antes da clareira e eu gostei MUITO da maneira como ele tratou tudo isso, é tipo um looping eterno dessa saga!
lindo perfeito maze runner eu te amo newt você é tudo pra mim e sempre será

Fabricio 28/10/2021

Foi muito bom relembrar dos personagens, ainda que em circunstâncias muito diferentes...
Este livro traz literalmente "os bastidores" da série, como começou, os planos para o labirinto e todo o restante.
Assim como nos outros livros da série, várias emoções surgem a medida que cada cena vai acontecendo, o que me faz gostar desse autor, me faz querer continuar sempre.
Terminar O código da febre, me fez projetar a releitura até de forma diferente agora.
Se está acompanhado a série, este precisa estar na sua lista com certeza.

Danny 11/03/2022

Achei esse livro tão chato. É desprezível.

Se passa antes do início da trilogia. Antes do labirinto. Com tomas, theresa e os meninos no abrigo da cruel. E com tomas e theresa planejando e ajudando a cruel a fazer o labirinto.

O livro tem pouca ação e praticamente nada acontece. Além de thomas duvidar da cruel e não fazer nada, ate pq ele é uma criança.

Isa Oliveira 05/01/2022

Saga Maze Runner
Não há como negar que esse foi um livro muito bem escrito e finalizou a saga de maneira coerente, respondendo questões que ficaram abertas nos livros anteriores e a medida que aprofundamos na história víamos os sofrimentos dos Clareanos e os incontáveis testes do CRUEL. O que me surpreendeu foi a mudança de Teresa, que inicialmente era mansa e amiga e depois se tornou uma personagem não confiável.
Sem sombra de dúvidas, a saga foi muito bem feita e James Dashner deu um show de escrita.

Aline.Moreira 30/03/2022

Bom mas não necessário
O que eu senti desse livro foi que apenas complementou um pouco os outros, não foi um livro revelador. Talvez se o autor não tivesse insistido na narrativa do Thomas talvez tivesse dado certo. Caso fosse pela perspectiva da Teresa... talvez teria sido melhor. A única coisa que esclareceu foi que o Thomas desde o início não sabia de nada mesmo (que nem "cego em tiroteio"). Foi sempre manipulado coitado. O que foi realmente revelador foram as últimas páginas mesmo (na minha opinião), fora isso não achei importante o restante.

Pedro 26/02/2022

Primeiro queria deixar claro que estou olhando pro teto faz dez minutos sem reação nenhuma.

Esse livro... Mais uma vez surpreendido por James Dashner. Incrível.

O livro já começa falando sobre a vida do Newt pré CRUEL, vivendo com a família dele até a organização chegar pra levar ele e já recebemos uma revelação surreal. O livro segue dando muito fã service e eu amei isso, informações sobre os personagens que nos fazem amar eles ainda mais.

O que mais me surpreendeu nesse livro foi que, mesmo você sabendo onde tudo acaba (até porque esse livro é uma prequel) a história consegue te surpreender e você fica chocado com algumas descobertas e questionamentos respondidos. Ver que a amizade dos meninos é tão forte a ponto deles serem melhores amigos mesmo com as memórias apagadas, e o Chuck, sem palavras pro laço que ele tem com o Thomas (ainda não superei a morte dele e nem sei se vou algum dia).

Um dos grandes pontos do livro - e da saga toda - é fazer esse questionamento se o CRUEL é bom, se os fins justificam os meios, se vale a pena sacrificar os poucos que você ama para salvar muitas vidas... CRUEL é bom, parcialmente bom ou totalmente ruim? É uma coisa que nos faz pensar em muitas partes da história. Vale a pena sacrificar aqueles que você ama por um bem maior? A cura realmente existe?

O epílogo é simplesmente SURREAL. Ele muda toda sua visão da história da saga e isso foi uma das sacadas mais geniais do autor, como uma PREQUEL te faz mudar de visão sobre as coisas que você JÁ SABE que acontecem? Pois James Dashner conseguiu fazer isso de uma forma surpreendente. Terminei o Código da Febre querendo reler toda a saga por conta desse epílogo de explodir a cabeça.

Maria Clara Nunes 13/05/2021

Achei esse o livro mais sem graça de toda a série. Li na esperança de preencher as lacunas dos outros livros, mas senti que o autor quis criar muita coisa além, deixando algumas partes ainda pouco abordadas, criando outras dúvidas na minha cabeça e algumas pontas soltas que me incomodaram. Senti ainda que algumas coisas não batem com outros trechos de livros anteriores, o que me incomodou bastante.