O código da febre

O código da febre James Dashner

Resenhas - O Código da Febre

maria.cici 19/12/2021

Esse livro tem um plot twist daqueles que tu não consegue descrever direito o que tu sente na hora, pois aquilo ali te impactou tanto, MAS TANTO que nem tu sabe o que sentiu direito, só sabe que passou raiva e ficou triste.
Posso dizer que eu amei esse final, foi um desfecho que eu gostei bastante...
Confesso que passei muita raiva durante o livro, tanto que ele tem inúmeras marcações com post-its
Resumindo: esse livro é uma explicação dos 3 primeiros, o 4° livro é como começou, beeeeeeeeeeem do início, e o 5° (sobre os arquivos) tem alguns spoilers fora de contexto, e o contexto você encontra nesse, no caso o 6° livro.

Rebeca 27/09/2020

Três palavras: CRUEL não é bom
Nota há dois anos: 5 estrelas
Nota hoje: Novamente, descubra ao decorrer da leitura hihihi

Oi, oi, gente! Tudo bem? Acredito que sim, se não tiver, coloca um sorriso nesse rosto lindo para iluminar o dia (ou a noite) de outras pessoas, além de que a gente pode conversar, viu? Então, estou fazendo o terceiro post sobre a minha releitura de Maze runner (se não viu os outros, vá conferir no feed, foram feitos com muito amor e carinho) e nesse irei falar sobre o quinto livro da série e último " Código da Febre".

Esse livro narra a história do Thomas, Newt, Minho e Teresa antes de entrarem no misterioso labirinto, contando as cenas sobre o que aconteceu quando eles eram crianças e adolescentes. Sendo que os protagonistas mal tinham quatro anos quando foram capturados pelo CRUEL, retirados à força dos seus pais, pois eram imunes ao vírus que tirava a sanidade das pessoas.

Então, a história se passa totalmente no complexo do CRUEL, onde os protagonistas tiveram comida, estudos e segurança, apenas em troca de serem estudados pelos médicos do local. Porém, dos quatro protagonistas, existem dois que os médicos mais acham interessantes, Thomas e Teresa, sendo considerados os "Candidatos privilegiados". Por isso, eles (os administradores do CRUEL) vão pedir para esses candidatos os ajudarem na construção do tenebroso Labirinto que se tornará o pesadelos de muitos ao decorrer dos livros.

Sobre minha opinião: Não consigo descrever em apenas uma frase.

Sabia que ao reler esse livro, muitos surtos e berros viriam, mas não sabia que seriam tantos ao ponto de me tocar profundamente, muito mais que em "Ordem do Extermínio". Essa série sempre teve um lugar reservado no meu coração, pois foi a primeira série que li que me tocou de todas as maneiras possíveis, os personagens, as cenas de ação, os diálogos, os sentimento, tudo isso me tocou. E muito.

Estava com muito medo de reler a série e perceber que não era lá essas coisas, que tinham muitos defeitos que não tinha percebido, pois minha crítica era totalmente fraca na época, sendo que... Esse livro só me incomodou em um único fato: Ele explodiu meu coração de emoções.

No momento que reli os nomes "Thomas, Teresa, Minho e Newt", uma sensação de conforto preencheu meu coração, como se eu tivesse voltado para casa e sido recebida por todos eles com todo amor e carinho que tinham para me oferecer. Os diálogos da história encheram totalmente o meu coração de amor e alegria, fazendo-me entrar totalmente na história, como se eu estivesse lá, ao lado de Thomas, Newt, Minho, Teresa e Alby. E isso me deu uma sensação tão... Inesquecível. Eu estava em casa.

Percebi muitas coisas que não tinha nem prestado atenção na minha primeira leitura. Meu ódio pelo CRUEL já existia e cresceu ainda mais. Os protagonistas não sofreram fisicamente, mas psicologicamente, o que afetou demais meu coração, já que eles eram apenas crianças e adolescentes de doze anos.

Notei que ainda tenho um enorme crush supremo pelo Newt (Eu amava demais o Newt na primeira leitura), percebi isso ao decorrer da história, pois toda vida que ele falava, eu ficava com o coração quentinho e sempre queria abraçá-lo nos momentos mais triste (como não podia fazer isso, ficava abraçando o livro e fazendo carinho nele ksksks). Além desses fatos, chorei em um momento por causa dele e fiquei cinco minutos olhando para a parede e gritando o quanto eu odeio o CRUEL.

Nunca gostei da Teresa, sendo que o autor conseguiu fazer eu odiá-la com todas as minhas forças (e olha que nem comecei a releitura dos três primeiros livros que ela faz merda pra caramba), mas não quer dizer que vou parar de olhar suas qualidades, pois ela tem, e muitas, uma delas é o fato que é muito forte, a personagem mais forte de todos, na minha opinião.

Diante dessa análise, digo que o livro ganha quatro estrelas e meia, pois achei o início um pouco parado. Tirando isso, o livro é perfeito. Existe toda uma pressão psicológica, amizades fortes e bem construídas e críticas implícitas contra o próprio ser humano (Como em Ordem do Extermínio tbm tem). Além de que o autor conseguiu, na última página, trazer uma informação MUITO importante para a saga toda, o que me fará reler os livros com outros olhos e pensamentos.

É isso, pessoal. Essa resenha ficou um pouco grande, mas é porque amei mesmo esse livro. Muito mesmo. E ele estará sempre em um local reservado no meu coração, aquecido e protegido das minhas próprias críticas.

Sigam meu ig literário @morecoslivritos para mais resenhas!

João Paulo 30/10/2020

stephen. stephen. stephen. meu nome é stephen.
comecei o livro sem esperar nada demais e acabei me surpreendendo. é um livro que não acrescenta em nada na história principal, até porque a gente já sabe onde tudo irá nos levar, mas ainda assim eu gostei bastante.

Tati Freitas 17/11/2020

Esperava mais
O livro não é ruim, é interessante ver como tudo começou, mas o livro é meio parado no início, e apesar de saber o que vai acontecer, ainda assim acho que seria possível surpreender o leitor. De qualquer forma foi muito legal revisitar essa história e os personagens.

Yellen.Gabrielly 12/12/2020

Nossa o que falar desse livro esclarecedor pra mim como fã,o final do livro explodiu minha mente, eu pensava que o autor não ia mais me surpreender e me surpreendi com esse final. Apesar de esse ser o livro da saga que têm menos ação eu gostei de descobrir o envolvimento dos personagens no cruel,de saber o que aconteceu antes do labirinto.
Essa história nos lembra que cada pessoa vê um problema de uma forma e têm uma opinião diferente sobre como resolvê-lo o que não quer dizer que está certo ou errado. São só pontos de vista diferentes.

Lust 08/11/2021

Febre
? O início do cruel, do Thomas, dos estudos.. de tudo.. apenas o começo, de muitas lágrimas, dores e alegrias.

Patty Pizarro 27/08/2021

Meta de Leitura 2021 - Livro 14
O Código da Febre - James Dashner

O que devo dizer desse livro que eu nem sabia que existia e instintivamente amei quando vi do que se tratava?
Primeiro, ganhei o box com 4 livros do meu querido amigo Robert e posteriormente ganhei esse da minha belíssima tia Adriana. Não, eu não sabia da existência dele. Como ganhei o box, achei que tivesse acabado ali e foi uma agradável surpresa saber que não.
Ele foi lançado 4 anos após A Ordem de Extermínio e enquanto eu lia, me parecia proposital as pontas  deixadas nos livros anteriores. Por quê Dasnher demorou tanto pra lançar? Eu não sei, só sei que parei o livro que estava lendo porque não tinha como esperar para ler esse.

Agora sim, vamos para o que faltava, ou melhor, o que complementa essa saga maravilhosa.

O Código da Febre é um prequel e promete responder todas as dúvidas deixadas pelos livros anteriores.
Será que ele consegue?
Mesmo eufórica com esse livro, não criei grandes expectativas. Apesar de A Ordem de Extermínio ser muito bom, a história não prende como seus antecessores e nossos adoráveis personagens não estão presentes nele, nesse, é diferente. Nós já sabemos como todos eles terminam, o que eles tiveram que superar, o que fez com que alguns ficassem pelo caminho, mas nunca soubemos o que os levou até lá, como foram preparados, quais os desafios que encontraram antes do maior desafio de todos.
O Código da Febre conseguiu me responder dúvidas que eu nem me lembrava que tinha. Descobri personagens que eu amava e passei amar ainda mais, já outras com quem não simpatizei muito (Tereza rsrsrs), me fizeram odiá-la de novo....tá bom que eu a perdoei em A Cura Mortal, mas agora não consigo mais me sentir triste com o que lhe aconteceu. A ligação tão forte com Chuck, a Dra. Paige, entre tantas outras dúvidas são respondidas, mas me deixou algumas perguntas. Até onde eu iria para tentar me salvar? Eu teria coragem de sacrificar outras vidas para isso? Eu seria capaz de aceitar que somente uma pequena parcela dos seres humanos se salvaria e eu não seria parte dela? Eu seria egoísta o suficiente para sacrificar uma porção dessas pessoas pra tentar a cura de algo que anos de estudo não me permitiram?
Enfim, eu terminei a leitura e confesso que senti um ódio tão profundo por um certo alguém que me lembrou o que sentia pelo Joffrey enquanto lia GoT, a diferença é que ele nunca escondeu quem realmente era. No fim, o que essa pessoa fez foi pago quando o Thomas decidiu não recuperar a memória e fica meio que subentendido que a consciência dele o dizia para não fazer. Esse livro conseguiu me responder todas as perguntas.
Eu amei cada página, mesmo não tendo a ação dos anteriores, ele prende. Foi uma leitura deliciosa, apesar do ódio que estou sentindo enquanto escrevo essa resenha...rsrsrs....infelizmente agora eu posso dizer com todas as letras "EU SABIA".

Sofia.Jc 26/02/2022

CRUEL NÃO É BOM!
Esse livro mostra todos os acontecimentos antes e durante os testes do Labirinto. Amei ver a amizade que eles tinham antes de irem para a Clareira, e também ver o envolvimento do Thomas e da Teresa com os assuntos do CRUEL. Foi super rápido de ler, a escrita é muito fluida e os capítulos são super curtos.

A Raposa Literária 25/03/2021

COMPENSOU TOTAL O ÚLTIMO SPIN
Código da Febre foi um livro absurdamente fácil de ler, pois novamente contamos com nossos personagens principais já tão aclamados na série.
O último spin off (Ordem de Extermínio) pra mim deixou muito a desejar, e foi uma leitura bem massante e complicada, pra não dizer arrastada, mas Código da Febre foi algo muito prazeroso de ler, menos pela parte em que o ódio pela CRUEL aumenta em 300%, e fora de brincadeira, CRUEL não é nada bom.
Tem muitos plots nesse livro, e inclusive me fez relembrar uma famosa frase de outro livro "Todo mundo pode trair todo mundo", realmente se aplica ali.
Um dos meus favoritos da saga com certeza.

Julia.Fléchi 14/06/2021

Amor e ódio
Primeiramente, quero deixar registrado aqui o meu ódio absoluto por certos personagens e minha vontade de guardar outros em um potinho e proteger de todo o mau.
Eu amei ver meus personagens favoritos da saga quando eram crianças e a amizade entre eles antes do labirinto encapetado. O livro mostra MUITA coisa que, pelo menos eu, tinha muita curiosidade sobre o CRUEL, os personagens e o trabalho deles.
Apesar de todo o ódio q eu senti lendo o livro, eu simplesmente adorei, e definitivamente ta junto com o "Prova de fogo" no quisito favoritos da saga.
S2

Carina172 06/12/2023

Traição atrás de traição
Por essa última traição, o sherlock holmes aqui não esperava.
Quando tu acha que pode confiar, tu não pode kkk MDS que ódio, fui trouxa

annie! 25/10/2023

Sou a maior hater da Teresa que existe
Gostei de saber o que aconteceu antes de tudo, mas esse livro é tãoooo cansativo, demorei meses pra ler ele. Achei que iam ter mais plots e explicações da história, mas teve bem menos do que eu esperava, nem a revelação dos reais nomes do Newt, Minho e Alby, que são muito importes, teve. Eu gostava da Ava Paige mas agora odeio ela e é isso (Newt, eu te amo e EU ODEIO VOCÊ, TERESA)
é isso, saudade do Ivy trio, e o livro vale a pena pra complementar a história
Guilherme 28/10/2023minha estante
Quando a Ava Paige mostra a verdadeira face dela, dá um ódio terrível. TERESA MERECE A MORTE ESSA CORNA MALDITA. Concordo contigo, o Newt é perfeito, maravilhoso em todos os aspectos

annie! 28/10/2023minha estante
que bom que a teresa já morreu, porque se ela ficasse viva e o newt não, eu ia enlouquecer