Desconstruindo Una

Desconstruindo Una Una

Resenhas - Desconstruindo Una

Raquel Paixão 06/01/2022

Uma desconstrução necessária
Essa graphic novel intensa conta a história real de Una, uma mulher que foi abusada sexualmente durante sua infância/adolescência em Yorkshire. Coincidentemente, na mesma época, um estripador estava a solta matando mulheres, geralmente prostitutas.
A autora nos fala sobre sua trajetória, desabafando e explicando suas emoções e alinha cronologicamente sua vida com as reportagens que saíam na época sobre os crimes.
Mas esse livro não é apenas sobre a importância do feminismo. Ele traz dados e informações reais e relevantes sobre a violência de gênero. Una é uma entre outras que, por falta de informação e muitas vezes tomadas por um preconceito que não cabe a elas, prefere se calar.
O termo ?desconstrução? é bem usado no título porque, de fato, com o passar do tempo, a autora foi se desconstruindo.
É um soco no estômago e fica o alerta de gatilho.
Deixo, por fim, uma das frases que me marcou, quando a autora diz, basicamente, que ao poucos foi superando o trauma e que hoje tem uma vida feliz, mas ao mesmo tempo se questiona sobre quem de fato ela seria se isso não tivesse acontecido.
Pesado, intenso e reflexivo. Ideal para construirmos nossos argumentos e repensarmos sobre o machismo e a importância da união feminina.

Marcelo 25/04/2020

Forte
Um quadrinho/ grafic novel que me chamou mt a atenção ao decorrer da leitura, fui as cegas sem ler a sinopse e no fim das contas me surpriendeu pela historia contada em si.

Isa 29/07/2020

importante!
Desconstruindo Una nos mostra, por meio de quadrinhos e textos, a importância de se discutir assuntos que são considerados por muitos um tabu. Abuso sexual, violência contra mulher e, até mesmo a história do Estripador de Yorkshire são apresentados durante a história. Um livro rápido, interessante e impactante que vale a pena ser lida por todos.

Maíra Marques | @literamai 02/06/2020

Siga: @literamai
🥀 VAMOS CONVERSAR SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO?

"Talvez seja mais fácil ver isso como apenas mais uma história se você não pertence ao grupo de pessoas que o Estripador queria matar."

Era 1977. O Estripador de Yorkshire, uma espécie de cópia de Jack, o Estripador, assombrava as mulheres que saíam sozinhas de suas casas. Ninguém sabia quem ele era ou qual seu método para escolher suas vítimas. Chegaram a dizer que ele matava apenas prostitutas e foi um enviado de Deus para acabar com elas, mas quer saber a real? Não queriam aceitar que seu objetivo era matar mulheres, independente do que elas fossem.

Una, a autora da HQ, nos conta a história de sua adolescencia durante esse período tão medonho, fazendo analogias do Estripador com seus próprios abusadores... Pois é, essa não é uma GN para crianças, tampouco para aqueles que tem estômago fraco ou que já sofreram algum tipo de abuso e não estão prontos para encarar o assunto.

Em 1975 - com apenas 10 anos - Una sofreu seu primeiro trauma nas mãos de Damian, 10 anos mais velho. Ninguém percebeu as mudanças sutis que aconteceram com a menina após o "incidente". A autora nos faz sentir revolta com a sociedade que sempre dá um jeito de proteger o assediador, mas nunca a vítima. Quantas mulheres você conhece já sofreram algum tipo de abuso? Quantas você sabe que denunciaram?

Ler esse livro me distruiu. Fiquei muito mal por algumas horas. A vida de Una foi coberta por muitos julgamentos e nenhuma ajuda, e conforme ela narra sua trajetória, também nos apresenta a injustiça que as mulheres- vítimas ou não- do Estripador passaram. Até quando a culpa será da mulher e não do abusador?

site: https://www.instagram.com/literamai

Jaqueline 19/07/2022

DESCONSTRUINDO UNA
Eu esperava muito mais dessa HQ, apesar dela tocar em temas muito importantes e delicados.

A construção do enredo é muito confusa, muitos dados jogados referentes à violência contra mulheres, dados que já sabemos de maneira intuitiva. O problema é que no texto ficou solto, como se a autora quisesse encher linguiça.

Uma leitura decepcionante, é válida, porém tem outros livros e até quadrinhos que abordam esses temas de maneira mais consolidada e que valem muito mais apena.

Dandara 20/03/2022

Desconstruindo Una
Os quadrinhos de Una nos contam uma história verídica e dolorosa sobre diversas violências de gênero que ocorreram em Yorkshire, Inglaterra, mas que, infelizmente, retratam episódios comuns a todos os locais do mundo. Tendo como mote de discussão a culpabilização da vítima, o livro de Una é carregado de um testemunho de potência. Uma leitura necessária é urgente numa sociedade que silencia as mulheres, mesmo quando essas gritam.

Kah 31/05/2020

Necessário
Leitura super necessária. Existem muitas "unas" por aí, infelizmente.
Não é uma leitura leve...

Rafaela Moura 10/07/2020

Machismo estrutural desenhado
Gostei bastante do livro. Vai descrevendo situações em que o machismo estrutural é bem marcante, ao mesmo tempo que vai colocando as emoções e sentimentos de Una. É um livro profundo, denso. Triste, mas necessário.

Aline221 14/06/2020

Para refletir
O livro fala sobre violência de gênero, sobre o silenciamento e culpabilização das vítimas.
Um texto auto-biográfico de uma vítima...
Triste, revoltante, cruel, e tudo isso infelizmente real...
O livro também traz alguns detalhes sobre o caso do "Estripador de Yorkshire".
Li em ebook através do Prime Reading da Amazon.

-Lá- 26/03/2020

Para refletir, questionar, mudar e acolher!
Vilamarc 26/03/2020minha estante
Lerei em breve.

Robbie5 24/05/2020

Bárbaro
Não conseguia parar
A leitura simplesmente fluía
A escrita é fantástica
Partes do livro são um soco no estômago necessárias
Uma verdade nua e crua
Recomendaria

igor_rondonia 24/06/2020

Excelente
Livro muito bom e necessário, passa muito bem a ideia de uma situação que é difícil entender caso não se tenha vivido.

Marquesca 17/06/2020

De uma profundidade gigantesca
Uma HQ que te engana com essa capa, que remete a algo leve e tranquilo. O que não acontece nessa leitura densa e profunda!  Um livro que acompanhamos um relato da década de 70, sobre abusos, crimes e culpabilidade das vítimas, o que nos faz lembrar que nada mudou. Pois, o relato de mulheres que são vitimas sempre são questionados e a culpa é sempre da vítima e 98% dos agressores saem impunes. Desconstruindo Una é de uma delicadeza sem igual, traz muito conteúdo e um relato intenso de uma vítima que se culpou por muitos anos pelo que sofreu e pelo rotulo que a sociedade embutiu nela.

Ellen358 24/07/2020

Que leitura tensa, como mulher eu me senti arrasada com a história, doeu saber que pouca coisa mudou e mesmo que as mulheres sejam as vítimas são tratadas como mentirosas e vadias.