Desconstruindo Una

Desconstruindo Una Una

Resenhas - Desconstruindo Una

FabyTedrus 08/10/2019

Desconstruindo Una - Una
Um daqueles livros, no caso um HQ, cheios de socos no estômago. É triste ver como em nome da 'moral e os bons costumes' as mulheres tem se ferrado ao longo dos anos, décadas, séculos e etc. Como o machismo e misoginia são cruéis. E como tudo isso, mesmo melhorando levemente ultimamente, ainda faz com que as mulheres sofram e se sintam tão culpadas por coisas que, definitivamente, não são em nada culpa delas.
O livro fala sobre, entre outras coisas, o caso de um serial killer da década de 70 que matada mulheres, como a índole dessas mulheres foi preconceituosamente focada a ponto da sociedade julgar como OK algumas das mortes, como as meninas e mulheres tinham que tomar cuidado dobrado e como isso faz a gente lembrar, mais uma vez e que bom que existem cada vez mais livros/series/filmes e etc tocando nessa ferida, que NUNCA é culpa da vitima.

Jefferson Vianna 24/10/2019

Desconstruindo Una
“Desconstruindo Una” é uma HQ, uma graphic novel que aborda a violência de gênero e o silêncio inquietante em relação ao estupro. Trata-se de um testemunho bem fundamentado e de suma importância para a conscientização da violência sexual, especialmente quando relacionado à mulher. Em minha opinião, uma das frases mais marcantes do livro talvez tenha sido: “Eu me deparei inúmeras vezes com uma completa falta de interesse com relação ao meu consentimento e com um total desinteresse pelo meu prazer. Que coisa estranha é negligenciar isso! Quando eu disse sim ou quando eu disse não, o resultado foi o mesmo: – Que vadia!” – pag. 122. Leitura inquietante, por vezes revoltante, porém, necessária! Leitura recomendada.

Quotes do livro: “Culpar a vitima é um ato de refúgio e uma forma de nos enganar. Permite àquele que culpa sentar e julgar, imaginando alguma justiça mística que significa que coisas ruins só acontecem para pessoas más, garantindo dessa forma, sua própria segurança." e "Enquanto questionamos e discutimos o que fazer e quem está certo, milhões de pessoas comuns convivem com experiências diárias que não podem processar adequadamente, pois não podem falar livremente sobre elas devido a vários tabus confusos e ultrapassados.” – UNA, 2015. – pag. 200.

Juliana.Ferreira 26/02/2020

Una, uma garotinha de 12 anos, vivência uma série de atos violentos pelos quais se culpa. O livro por meio de imagens e texto, examina o significado de crescer no meio machista e aonde as violências masculinas não são punidas.

Oscar8 10/03/2020

Livro 027/2020
Livro 027/2020.
09/03/2020.
Una. Descontruindo Una. Ed. Nemo. História em quadrinhos inglesa.
Baseada em fatos reais, conta a história de menina abusada sexualmente nos anos 1970. Em paralelo um serial killer vai fazendo vítimas e deixando a população aterrorizada. A polícia segue todas as pistas erradas e nada faz. História triste e infelizmente real. Bom livro!

Cintia 12/03/2020

Com certeza um dos meus favoritos do ano!
Foi tão arrebatador que não sei nem o que escrever aqui... Esse quadrinho pegou meu coração, amassou em pedacinhos e colocou de volta. Ele narra histórias que são comuns a muitas mulheres, com uma delicadeza incrível. Peguei pra ler só um pedaço, e acabei o livro numa só sentada. Super recomendado!!

Bruno1041 20/03/2020

COM ENREDO PESADO DE DIGERIR, CONHEÇAM O AMBIENTE ONDE UNA FOI QUEBRADA
DESCONSTRUINDO UNA foi uma leitura bastante difícil de ler. Você não se sente a vontade em nenhum momento, é quase difícil respirar pois é impossível você não se colocar em sua pele.
Una nasceu no início da década de 70, no oeste do maior condado do Reino Unido. A sua formação como pessoa destoa-se das outras gurias. Não lhe foi ensinado o que era certo e errado, não lhe foi ensinado sobre sexualidade. Logo, ela não sabia que iria crescer tendo o seu corpo objetificado e suas escolhas julgadas a todo estante. Não lhe foi dito que seria chamada de vadia, por beijar um garoto comprometido, por onde andasse. E muito menos foi lhe alertado que um homem adulto quando toca em uma criança está violando o seu corpo e mente.
A HQ autobiografia tem uns tons bastantes sombrios que demonstram o mar de confusão interna onde Una se escondeu enquanto crescia. Li a obra no Kindle então não pude ter contato com as cores, somente com as ilustrações em preto, branco e cinza.
Além de acompanharmos o triste relato de Una, somos inseridos no contexto histórico em que ela cresce. Onde o Estripador de Yorkshire praticou feminicídio e a polícia tentou a todo custo enquadrá-lo como um maníaco por prostitutas mesmo tendo relatos de que ele atacou outras mulheres independente de suas profissões. Logo, temos duas raízes narrativas que querendo ou não se interligam, pois demonstra o quanto a sociedade julgava as mulheres, onde prostitutas mereciam o seu fim na faca de um assassino e que mulher decente não andava sozinha, com roupa inapropriada e em horários "incomuns".
Una não é somente uma HQ sobre violência ao corpo infantil e feminino. Não. Una é uma obra histórica e reflexiva que faz o leitor refletir e se questionar junto a escritora do porquê as mulheres são, em suma, o alvo de violências domésticas e abuso dos homens. Além de necessário, está HQ deveria estar como obra obrigatória em cada escola do mundo.
Com uma capa maravilhosa, a arte da obra é admirável. É como se a cada página estivéssemos sendo agraciados com pinturas que deveriam estar em exposição. A tradução está impecável com uma escrita fácil e crua de entender; meus parabéns a tradutora Carol Christo. A editora Nemo caprichou na edição.
Recomendo a obra para todo o leitor que busca informação histórica, que não aceita o abuso infantil, que valoriza a literatura escrita por mulheres e que está cansado do corpo feminino ser julgado e explorado.

site: https://www.refugioliterario.com.br/2020/03/com-enredo-pesado-de-digerir-conhecam-o.html

Alice 22/03/2020

Una uma saga
Um retrato vivo de dor e realidade, uma leitura sobre abusos de uma ótica real e dolorosa

Karina.Sasaki 20/06/2020

Profundo. A história se passa em 1970, mas facilmente aplicável nos dias de hoje, exceto pelo acesso a internet hoje em dia. Não recomendo para pessoas sensíveis aos temas de estupro, pode ser um gatilho.

Robson 07/07/2020

Um tipo de livro que deveria ter nas escolas
Una vive em uma pequena comunidade nos anos 1970, onde várias mulheres são violentadas por um estuprador, a comunidade busca culpar essas mulheres pelos abusos que sofrem, como as primeiras vítimas eram prostitutas a polícia não se interessou muito no caso. Por outro lado, Una ainda criança já sofreu vários tipos de abuso de homens mais velhos, a vivência com a comunidade a fez acreditar que se algo aconteceu com ela foi por culpa próprio, deve ter procurado com certeza.

Desconstruindo Una narra as vivências reais da autora, todo o seu processo para superar os abusos sofridos na infância, o caminho que ela percorreu até aceitar que ela foi uma vítima, nunca buscou o que ocorreu com ela, assim como todas as mulheres atacadas na comunidade em que ela vivia.

Una reflete o quanto a sociedade com um todo romantiza o estupro, sendo usado em muitas mídias como argumento narrativo para mostrar que um cara é um vilão de verdade, tirando os vários livros e séries documentais que pipocam por aí descrevendo os atos desses criminosos, enquanto as vítimas são lembradas apenas pelas famílias, virando estatísticas, apenas números para mostrar como o assassino era perverso.

A HQ também trás dados de violência contra a mulher em todo o mundo e as formas como as pessoas podem ajudar instituições que socorrem essas mulheres. Desconstruindo Una é muito forte e pesado, mas extremamente necessário, todos deveriam ler.

lay 09/07/2020

Descontruindo Una
Eu nunca vou me esquecer de nada que li nessa HQ. A gente sabe que é real, é difícil acreditar que mulheres passam por isso todos os dias e em cada minuto. Me senti muito angustiada com um sentimento de partir o coração, com apenas uma frase ou imagem, eu já me despedacei.

Tathy Melander 18/07/2020

Dolorido.
A experiência de ler esse livro foi quase como assistir a 1° temporada de "The Handmaid's Tale": dolorido.
Porém, é uma dor específica, uma dor que apenas algumas pessoas sentem e essas pessoas são sempre e apenas mulheres.
Homens podem ler esse livro e achar pesado, mas não vão chegar perto de se sentir como uma mulher se sente.
Eu nunca sofri nem um terço dos abusos que Una e que muitas mulheres que conheço, mas sinto tanto medo e angústia e tristeza por saber que tantas já passaram por isso, estão passando nesse exato momento, ainda passarão e, também, que eu posso ser a próxima.
Li esse livro gratuitamente pelo Prime Reading, mas vou comprar a versão física, pois quero muito tê-lo em casa oara poder compartilhar cm outras mulheres.

Se vc é mulher, prepare-se psicologicamente para ler esse livro, pois ele é cheio de gatilhos.

Uma por todas e todas por uma.
Somos apenas nós por nós.

Cheile.Silva 29/08/2020

Sempre foi difícil...
A história é pesada, daquelas que você não gosta, mas reconhece a necessidade dela ser contada. Violência sexual é um tema muito delicado. A HQ mistura ilustrações e textos sobre a vida da autora e um caso de um estripador.

Julia 07/09/2020

Triste realidade
A história pode parecer confusa as vezes, porém é um livro extremamente importante.

Juliana.Moura 09/01/2021

Perfeito
Quando comprei o livro não imaginei que iria gostar tanto, pois não tenho costume de ler livros desse tipo (em quadrinhos). Fala de assuntos delicados de uma forma diferente e que te tocam, te fazem pensar, se imaginar do lugar de Una. Vale muito a pena essa leitura, fora que o livro é lindo, sem defeitos os quadrinhos!!

fev 13/01/2021

3,5

Desconstruindo Una é uma graphic novel excelente No que se propõe. O meu único problema em relação em como a história da autora foi inclusa. Ficou meio estranho. No sentindo de muitas vezes os dados ou informações não conversarem com o dados pessoais.

Entretanto, é preciso falar da importância de uma obra como essa em que a misoginia é a personagem principal. A GN não é ficcional. A autora utiliza de inúmeros dados e estudos para mostrar o quanto a violência de gênero está presente na sociedade e o quanto as autoridades estão despreparadas para resolveres essas situações.

Una une a sua história que também possui um passado de violência e abuso sexual com as histórias de mulheres que foram mortas e ou abusadas por um homem durante a década de 70/80.

A autora também elenca os traumas que mulheres abusadas e que sofrem qualquer tipo de violência vão viver depois de passar por essas situações. Mostra como o patriarcado e a misoginia está extremamente infiltrada na sociedade. Ela também discute sobre que o violentador/ abusador nem sempre é aquele homem vendido como mal, ruim. Ele é, na maioria das vezes, apenas um homem comum e geralmente conhecido pela vítima. Não há porque criar um monstro quando são pessoas comuns que cometem atrocidades.

A violência de gênero está arraigada na misoginia. No ódio da sociedade perante as mulheres. Desconstruindo Una é um excelente conteúdo para fazer com que pessoas procurem entender o porquê desse tipo de violência, discutir e procurar mudar essa situação.

Recomendo.