rperesperes 17/01/2020Tudo sobre o livro + Resumo + Minhas consideraçõesRESUMO
A analisar os padrões e utilizar as técnicas de programação neurolinguística para persuadir ou influenciar pessoas, para isso é necessário colocar em prática os padrões e técnicas apresentadas neste livro. Lembre-se que é importante utilizar este conhecimento de maneira responsável e ética. Portanto, agora você tem um conhecimento poderoso que o ajudará imensamente nos relacionamentos pessoais e nos negócios.
MINHAS CONSIDERAÇÕES
- Uma das formas mais poderosas de persuadir uma pessoa é apelar para a identidade de quem ela é, quem ela quer ser, ou quem ela não quer ser.
- Como fazer com que as suas sugestões sejam aceitas, é muito simples, diga algo com alta probabilidade de que a outra pessoa esteja de acordo.
- Para persuadir a maioria das pessoas é preciso dar detalhes específicos e também lhes mostrar um panorama completo do que se está vendendo.
- Lembre-se a persuasão não é um monólogo, e sim um diálogo.
A partir daqui, tudo sobre o livro...
APRENDENDO OS PADRÕES DE LINGUAGEM
Os padrões de linguagem te guiarão na arte da persuasão, ou melhor na arte do convencimento.
- Mudando a direção dos pensamentos de outras pessoas - O importante aqui é destacar que você pode mudar a direção de uma conversa com um único passo, ou seja, a questão não é o que a pessoa está dizendo, mas o que você quer dizer, para isso, faça uma pergunta para trazer a conversa para você. A beleza desse padrão é que você não precisa pensar muito e pode conduzir a conversa na direção que você quiser, basta fazer perguntas com base na nova temática criada por você. Por exemplo: digamos que você é um palestrante e está diante de um grupo de gerentes de negócios para quem quer vender o seu programa de treinamento de comunicação, e eles estão reclamando sobre os problemas em suas empresas. Você poderia dizer que o problema não é com os resultados que a equipe deles está entregando, mas o fato destas equipes não conseguirem resolver os problemas por elas mesmas. Você pergunta: O que está faltando para que a sua equipe consiga resolver seus problemas? É simples assim. Na verdade, se você for corajoso o suficiente, você poderá fazer isso com um único passo.
- Como concordar e manter sua opinião - Neste padrão, você irá usá-lo para baixar as defesas de alguém e fazer com que realmente ouça você. Em pouco tempo você pode romper as defesas conscientes e inconscientes, de uma pessoa e alcançar para o que realmente importa, ou sea que ele o ouça. Se usar esse padrão junto com o padrão de redefinir pode penetrar todos os pensamentos conscientes e redefinir completamente a direção da conversa. Por exemplo: utilize, concordo e gostaria de acrescentar, ou, eu concordo com o que disse e gostaria de acrescentar que há uma maneira diferente de ver esta situação e que poderia dar melhores resultados. O objetivo é começar com um ponto de acordo e fazer as defesas baixarem, pois, a pessoa escutará achando que você irá dar razão a ela. Adicione o a segunda parte, e acrescentaria que.
Utilizando as palavras, “mas” e “e”: A palavra “mas”, age como um botão para apagar o que foi dito antes e prepara as pessoas para as más notícias supondo que virão. Então uma boa maneira de usar esta palavra é colocar as más notícias no início e dar continuidade com as boas notícias. Por exemplo, o relatório tem vários erros, mas em geral faz sentido e está bom. A palavra “e” permite acrescentar uma nova forma de pensar e o conectar com a primeira. Por exemplo, o relatório tem vários erros, mas em geral faz sentido, e como você se sentirá quando fizer todas as correções e ficar perfeito? Com estas perguntas você direcionará os pensamentos da pessoa para outro foco.
Colocando ideias na mente das pessoas: O objetivo é colocar ideais na cabeça de outras pessoas que elas não teriam tido, não importa a resposta dela, pode dizer sim, ou, não, mas a ideia será plantada em sua mente. Por exemplo: Já reparou como o Neymar inspira profundamente três vezes antes de bater um pênalti? Há uma razão para isso. Utilize como evidências para convencimento, neste caso, se for vender algum produto que necessite de concentração, este exemplo servirá de evidencia para o convencimento.
FRAGMENTAÇÃO
Para persuadir a maioria das pessoas é preciso dar detalhes específicos e também lhes mostrar um panorama completo do que se está vendendo, um produto, um serviço ou uma ideia. Uma maneira de fazer isso é usar uma técnica chamada fragmentação. Com a fragmentação, temos três perguntas que permitem ver os detalhes e a imagem geral. Como isso muda a vida das pessoas? Como se começou? Como é isto?
Crie um estado mental em que as pessoas estão dispostas a comprar. Você consegue lembrar de alguma ocasião em que estava ansioso para comprar qualquer produto ou serviço, sem se preocupar se tinha um preço alto? Talvez um carro, um computador ou uma casa. Algo que sentia que deveria ter. Como podemos criar esses estados que deixam os clientes obcecados por ter o seu produto? Então vamos ver 3 maneiras:
1) Revelar benefícios ocultos que impressione os outros: Pode ter atração sexual, pertencer a um determinado grupo de poucas pessoas, ganhar dinheiro rápido, símbolos de status.
2) Aumente seu valor: Diga que é por tempo limitado, que tem poucas unidades, ou, o que o bônus está disponível por poucos dias. Faça parecer que é difícil de obter.
3) Use a linguagem visual: Crie um cenário emocional em que alguém como o seu cliente tem o mesmo problema e que você pode resolver.
MUDANDO A MENTALIDADE DE ALGUÉM
Quantas vezes se viu diante de alguém que se recusa a ver os fatos? É frustrante, mas isso já não precisa ser um problema. Com estas técnicas e padrões de linguagem você poderá abrir a mentalidade de outra pessoa e fazê-la mais flexível.
- Diga, se eu fizer uma tarefa impossível, estaria disposto a me ouvir? Esta tarefa impossível pode ser qualquer coisa desde adivinhar um número de 1 a 100, ou adivinhar a próxima coisa que o apresentador dirá no noticiário. Não importa. O mais importante nesta técnica é conseguir um acordo.
- Muitas pessoas não querem mudar de ideia porque eles sentem que a sua palavra deixaria de ter valor. Uma maneira de combater isso é adicionar novas informações. Para isso, apresente a sua ideia novamente a esta pessoa e em seguida, adicione novas informações. Diga, a razão pela qual você pensa isso é... (então você adiciona as novas informações aqui).
- Quando alguém expressa uma razão ou uma crença do porquê não pode, ou, não quer mudar seu pensamento, podemos usar a técnica das perguntas para desarmar essa crença. Diga, quais projetos especificamente não darão certo? Como especificamente não darão certo? Todos os projetos não darão certo?
- Sempre no início de uma conversa procure os pontos do acordo antes de lançar suas ideias ou solicitações.
- Reformule o contexto de uma crença limitada perguntando, o que não está claro para você? ou, o que você não consegue perceber?
Como fazer com que as suas sugestões sejam aceitas, o processo é muito simples. Você simplesmente diz algo com alta probabilidade de que a outra pessoa esteja de acordo. E em seguida, diga a sugestão que deseja implementar. Saber como se comunicar claramente é vital para os negócios.
Uma das formas mais poderosas de persuadir uma pessoa é apelar para a identidade de quem é, quem quer ser, ou quem não quer ser. Exemplo, posso dizer que você é uma pessoa muito inteligente, porque está procurando este produto. Acrescentar a palavra, “porque” cria uma forma poderosa de persuadir, mesmo que a razão não faça muito sentido. Isso ocorre porque estamos programados para responder à essa palavra.
A ilusão de escolha, são frases que oferecem duas ou mais opções que na verdade são a mesma escolha. Por exemplo, você pode entrar em transe agora, ou nos próximos minutos.
11 passos para mudar as crenças, o objetivo é mudar as crenças negativas por crenças empoderadas. Você pode aplicar para mudar suas próprias crenças, mas também pode adaptar para mudar as crenças de outras pessoas.
1) Pense em uma crença limitante que está causando dor ou o fazendo ficar paralisado diante de fazer algo que sabe que deve fazer. Pense em um de seus objetivos e o que o está impedindo de ter sucesso. Por exemplo, talvez eu sei que eu devia fazer mais exercícios, mas eu tenho a crença de que o exercício poderia me machucar, por isso eu não me exercito.
2) Pense em uma crença empoderadora que seja oposta a crença negativa anterior. Se você já não quer acreditar na crença negativa, no que você gostaria de acreditar? Continuando com o exemplo, com exercício diário, ficarei mais forte, mais atraente e menos suscetível a lesões. Esta é uma crença mais positiva e saudável.
3) Pense em algo que nunca faria. Como empurrar uma pessoa contra um ônibus, esmagar seu dedo numa porta, colocar um cigarro em seu ouvido, etc. Algo que gere uma forte reação de não, nunca farei isso! Sinta realmente a reação em seu corpo.
4) Rompa esse estado. Se levante e caminhe por uns segundos. Limpe a sua mente.
5) Pense em alguma coisa que você quer muito, tal como ser milionário, ir a um buffet de sua comida favorita, fazer amor, etc. Neste momento você quer gerar uma forte reação de sim, com certeza! Siga pensando até que você realmente sinta isso em seu corpo.
6) Rompa este estado novamente.
7) Se concentre em suas crenças negativas, e à medida que as sinta, traga à tona as emoções do não! Sinta realmente este não! E o conecte com a sua crença negativa. Execute este passo várias vezes.
8) Rompa este estado novamente.
9) Agora pense em sua crença positiva e empoderadora. Conforme pensa em quão grandioso será a ter essa crença em sua vida, traga as emoções desse sim! Com certeza! Em outras palavras, à medida que considera a crença positiva, diga mentalmente ou em alta voz, sim! Com certeza!
10) Rompa este estado novamente.
11) Faça uma experiência e se imagine no futuro. Pense em ambas as crenças e veja se você já se sente diferente em relação a elas. A crença negativa foi enfraquecida? A positiva ficou mais forte?
O poder da simplicidade, crie algo positivo ou negativo que você quer que os leitores ou ouvintes pensem ou acreditem. Pode ser uma pergunta simples que tem uma resposta, sim, ou, não, mas podemos criar perguntas que não precisam ser respondidas que expressem a sua opinião de forma encoberta. Por exemplo: Os cães Doberman são os melhores guardiões para sua casa? Ou, os cães Doberman são os cães mais perigosos do mundo? Ao utilizar as perguntas desta forma, mesmo que deem uma resposta simples como sim ou não, você tem a capacidade de inserir o que quer comunicar, especialmente se a pessoa que recebe a mensagem não tem conhecimento sobre o assunto. Ainda que a pessoa saiba sobre o assunto, vai ficar curiosa para ler ou ouvir mais sobre o seu ponto de vista.
COMO PROVOCAR OU ALTERAR ESTADOS EMOCIONAIS
Não importa o que você acredita que vende, você vende sentimentos e emoções. As pessoas compram sentimentos e emoções e depois justificam as suas decisões com lógica e razão. Temos que encontrar os sentimentos que as pessoas querem e precisamos entregá-los sob a forma de benefícios. Exemplos, ganhar dinheiro, poupar dinheiro, economizar tempo, sentir-se seguro, melhorar a sua saúde, ser mais atraente, ter aparência mais jovem, fazer sexo melhor, impressionar os outros, pertencer a um grupo especial e ajudar a família. Para saber a motivação pergunte por que a pessoa compraria isso?
Como ajudar as pessoas a saírem de estados emocionais negativos, é um padrão fácil de usar e só precisa de duas palavras. No entanto, apesar de sua simplicidade estas palavras têm grande poder quando usadas da seguinte maneira: diga o problema que a pessoa está enfrentando, mas antes deixe que a pessoa fale a você como se sente no momento, do que você tentar ler a sua mente. E depois diga a razão porque seu estado mudará. Use ainda e porquê. Exemplo, se ainda não entende isso, é porque você precisa de mais exemplos.
Como provocar estados emocionais na hora certa, diga, você vai ao estado emocional positivo ou negativo quando eu te mostrar. O comando vem depois de, você vai. Exemplo, você vai ficar encantado quando eu lhe mostrar o preço deste dispositivo.
Promessa de três passos, faça a promessa e os benefícios, depois, uma promessa negativa, ou seja, o que quer evitar que aconteça e depois, explique como este produto será como para a pessoa. Exemplo, quando você comprar este livro, você terá a sua disposição os padrões da linguagem que as pessoas de sucesso usam para vender o que quiserem, desde assinaturas até iates de luxo. Você nunca vai desperdiçar oportunidades para vender o seu produto e serviços. Será como ter um especialista de persuasão à sua disposição.
Guiando a imaginação, quando usar palavras como, imagine, considere, suponha, ou frases, e se, que tal se, pense sobre, você dará um comando ou instrução direta para a pessoa usar a imaginação na direção que você quer que ela pense.
Perguntas para mudar o estado emocional, diga para a pessoa, quando realmente tenho uma boa ideia começo a sentir uma sensação de formigamento em meu estômago que começa a subir para o meu peito. É desta forma que sei quando tenho uma boa ideia. Você vai notar que nesta frase deu instruções sobre como você deve se sentir quando você tiver uma boa ideia. Note que começou a falar de você, mas deu uma instrução para a pessoa.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Em geral a persuasão não é um monólogo, e sim um processo de duas vias que envolve ambas as partes, e agora aprenderemos como criar um diálogo. A primeira coisa que se deve fazer é um exercício de imaginação. Coloque-se no lugar do seu cliente, seja um grupo de pessoas, um indivíduo ou uma organização. Obviamente, quanto mais você os conhece, mais fácil e preciso será, mas faça este passo mesmo que não tenha sequer uma pista da pessoa envolvida. Desta forma, sua mente inconsciente tentará pensar como os outros. Procure entender suas crenças, valores, problemas e benefícios no contexto do que você quer que eles façam. Tudo isso é muito útil em um contexto de persuasão. É essencial ter a flexibilidade para reduzir ou aumentar a velocidade e o volume. Estas coisas se aprendem. Tenha como regra começar devagar e depois ir acelerando, isso passará a impressão de que está ganhando energia ou emoção. Comece rápido e diminuir a velocidade pode ser um indutor do transe muito bom.
Iniciando um diálogo:
1) Informar: fazer uma sentença.
2) Convidar: pedir uma resposta.
3) Conhecimentos: Se assegure de que a outra parte saiba que você está ouvindo.
Por exemplo: Informe: John sempre faz boas festas. Convide: Como você o conheceu? Conhecimento: No trabalho. Informe: John me disse que é um excelente lugar para trabalhar. Convide: Que você faz aqui?
Passos para conduzir uma conversa nos negócios:
- Se certifique de ter a mentalidade correta.
- Use as posições perceptivas para entrar na mentalidade do cliente e entender como ele pensa. Eu conheço o meu produto da perspectiva do cliente? Por exemplo: Quais os problemas que tem ou que precisar resolver? Quais os resultados que você pode esperar? Como articular esses benefícios para que se tornem significativos para o cliente?
- Construir a confiança e estabelecer a cena. Esclarecer os resultados para esta reunião. Entregar um gancho ou incentivo para que o comprador queira se envolver no processo. Usar a antecipação, definir as expectativas, estabelecer a base para qualquer elemento de persuasão que estou pensando em usar.
- Pergunte: O que você se vê fazendo daqui há 5 anos? O quanto você acredita nisto? Que habilidades, capacidades e mentalidade você deveria ter para que se torne mais fácil de alcançar? O que acontecerá se você não experimentar essas mudanças? Quais os benefícios que isso dará a você? Porque é importante que você alcance isso? Que valor você dá a estas novas crenças e mentalidade que lhe permitirão atingir seus objetivos?
- Vincule soluções as necessidades que descobriu, falando do seu produto
- Lide com as objeções, pois, geralmente seu cliente não perderá tempo fazendo perguntas sobre um produto em que não está interessado.
- Se você seguiu o processo descrito acima, o cliente vai direcionar a situação e dizer já ouvi o suficiente e só quer fazer a compra. No entanto, o normal é que você tenha que parar e perguntar ao cliente se ele está pronto para comprar agora. Se você não está pronto, você tem que voltar e descobrir o que está impedindo.
- Por último, pergunte, o que eu preciso dizer para que você decida comprar o produto hoje? Mostre a ele que seu produto irá beneficiá-lo.