O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison

Resenhas - O olho mais azul

Taly 15/08/2023

Um livro essencial!
Uma leitura fundamental para enxergar as nuances cruéis da nossa sociedade, em atitudes explícitas e implícitas, pelo olhar de quem viveu na pele essa dor!

Domingas.Beatriz 15/08/2023

Intenso
Foi meu primeiro contato com a escrita da Toni, ainda tentando superar essa escrita rs é um livro forte, pesado e intenso, contém gatilhos sobre violência racial, verbal, física, psicológica. Toni me conquistou com sua escrita, Pecola é uma personagem intrigante assim como os diversos personagens descritos no livro, recomendo demais.

Ari Phanie 14/08/2023

"O sofrimento dela me contrariou. Tive vontade de abri-la toda, afiar-lhe as garras, enfiar um pau naquela espinha arqueada e murcha, forçá-la a ser pôr ereta e a cuspir o sofrimento na rua."

Assim que comecei esse livro, a escrita e a forma narrativa me capturaram, pensei que seria uma das minhas favoritas do ano. Mas acho que o desenvolvimento acabou tendo muitos altos e baixos, e algumas escolhas de execução narrativa tiraram o foco da personagem principal. Ou personagens. Ao final fiquei com a sensação de que a Toni se perdeu um pouco na forma como contou sua história. Mas beleza, vamos aos fatos (para mim)!

A história começa com Claudia e Frieda, duas irmãs muito espertas e observadoras; Claudia especialmente me conquistou de imediato por sua forma de enxergar algumas coisas, apesar de bastante ingênua como a irmã. Foi amor à primeira vista, e eu contava que a história de Pecola seria narrada a partir delas. Ou mesmo que a própria Pecola tivesse o seu pov, já que é ela a garotinha negligenciada e maltratada que deseja olhos azuis. Pecola, de fato, tem um ponto de vista, onde mostra a forma degradante como sua família vive e como tratam uns aos outros. Quando compara sua vida e a forma como é tratada com outras garotinhas (brancas), ela percebe que se talvez fosse diferente, seria tratada de forma diferente. E ninguém trata uma pessoa de olhos azuis de forma ruim, certo? Então, ela reza por isso todos os dias.

Enquanto a narrativa manteve o foco nas meninas que iniciam a história, para mim estava ótimo, eu estava adorando. Mas então, de repente, outros personagens aparecem em cena. E tudo bem, eles vêm para reafirmar como os brancos, e negros também tratam a Pecola. Mas chegou um ponto que isso quebrou a narrativa pra mim, que o desenvolvimento das personagens iniciais foi deixado de lado para que a escritora provasse um ponto. E pior ainda, ela usou recursos para firmar que estávamos mesmo acompanhando a história de uma garota mal-afortunada, como se ela não já tivesse mostrado isso desde o começo. Em outras palavras, foram desnecessários certos trechos. Não mudaram nada dentro da temática de racismo e auto aceitação.

No entanto, eu não desconsidero a importância do livro pelas partes desnecessárias e pelo foco em personagens não tão relevantes. É claro, outra estrutura narrativa seria muito melhor e a própria autora reconheceu isso, mas como dito, a importância do livro está em expor a dor que pode vir com a negritude. Exemplifica como é tão fácil se compadecer da garotinha loirinha de olhos azuis, chorosa, mas não da garotinha negra mesmo quando violentada. Exemplifica como pode parecer mais fácil desejar ser outra pessoa do que lidar com sua própria imagem quando essa imagem motiva tanta aversão e maldade. E isso até hoje é fácil de enxergar na nossa sociedade, portanto essa faz parte daquele rol de leituras que precisam ser feitas.

Capivara leitora 07/08/2023

Amem a cor dos seus olhos
Muito comovente toda a história, recomendo bastante à quem gosta desse tipo de narrativa com tons mais tristes e realistas.

FlorCavalcanti 04/08/2023

?Toda noite, sem falta, ela rezava para ter olhos azuis (?). Lançada dessa maneira na convicção de que só um milagre poderia socorrê-la, ela jamais conheceria a própria beleza"

03/08/2023

O Olho mais azul
Comecei o livro repleta de expectativas, mas achei o estilo narrativo confuso. Muitas vezes me sentia dando uma patinada na história que, apesar disso, é muito boa.
Não sei se foi a alta expectativa ou simplesmente não era pra mim, mas muitas vezes forcei continuar lendo. Outros livros com uma temática semelhante me conquistaram infinitamente mais.

LuAraujo 03/08/2023

Bem complexo.
"O Olho Mais Azul" é uma exploração profunda das consequências devastadoras do racismo e do impacto das expectativas sociais na construção da identidade. A narrativa também aborda temas como abuso, misoginia e a busca por padrões inatingíveis de beleza. Toni Morrison aborda esses temas com sensibilidade, revelando a crueldade e a complexidade da experiência das personagens negras em uma sociedade que perpetua o preconceito racial.

Cáss 27/07/2023

O que define essa leitura: como se a sensação de um soco no estômago se impregnasse e durasse dias

Max 26/07/2023

Olhos azuis...
O sofrimento de uma pessoa, uma pessoa negra, uma mulher, uma menina, quase nos esgota a alma diante daquilo que é dito. Mas antes de se esgotar, de acabar nossa esperança, alguma coisa que resta dentro de nós nos move no sentido de tendo o conhecimento e com ele a responsabilidade sobre nosso papel na sociedade: ser solidário, combativo e de jamais ceder ao preconceito e a intolerância.
Um das mais marcantes leituras que fiz este ano, recomendo!
Fabio.Nunes 26/07/2023minha estante
Esse daí é um dos 10 da leitura coletiva que tô fazendo. Bom saber.

Nath 25/07/2023

O fim da infância na América racista
No livro conhecemos Pecola Breedlove, uma garotinha negra com o sonho de ter os mais belos e mais azuis olhos que já vira. Os olhos das garotas-propaganda de embalagens de doces, das bonecas da moda. Talvez com esses olhos, ela não se sentisse tão feia, seus pais não brigariam tanto, a vida escolar seria mais fácil. Para ela, esse olho mais azul seria a única saída para uma existência condenada à exclusão.
A história é narrada, principalmente, por outra garota negra, Claudia MacTeer. Ela e sua irmã, Frieda, vivem suas próprias dores como crianças numa sociedade extremamente racista, mas com uma configuração familiar mais sólida que a de Pecola, o que afeta diretamente a maneira como estas conseguem lidar com o mundo. Mas é a partir de seu relato que conheceremos a história de sua amiga Pecola.
Toni explora temas como racismo, colorismo, violência doméstica, estupro. Toni narra o presente de Pecola, Claudia e Frieda intercalado com o passado de outros personagens. Além disso, expõe as dolorosas raízes que avançam até o presente. É um ciclo que se repete: a infância de crianças negras marcadas por toda uma sorte de violências, abandonos, refletindo na maneira como estas lidarão com suas próprias crianças. Foi dolorido ler.

Stella F.. 25/07/2023

Invisibilidade e ilusão de beleza
O olho mais azul
Toni Morrison - 2019 / 201 páginas - Companhia das Letras

Não conhecia a escrita de Toni Morrison, e resolvi começar por esse livro triste, sensível, pungente e cheio de aprendizados sobre racismo, violência doméstica, estupro, mito da beleza, diferenças entre negros e pardos, invisibilidade, humilhação, diferença social, mas também amizade.

O livro é dividido em quatros partes que seguem as estações do ano.

Logo conhecemos as irmãs Claudia (narradora), Frieda e Pecola, que vai ser criada junto à suas amigas após o pai colocar fogo em sua casa e sua mãe ser expulsa da própria casa. Somos apresentados aos pais de Pecola (Pauline e Cholly Breedlove), em narrativas intercaladas que vão dar conta de nos apresentar sua história pregressa e de como as coisas foram piorando na vida deles, apesar de a princípio ter um amor imenso, e chegar ao ápice com violência doméstica com a mulher e com a filha. Pauline tinha um problema no pé, que a diferenciava das outras mulheres, que fez toda a diferença na sua vida, de como ela era vista, tratada e de como poderia viver, mas não impediu que chamasse a atenção de Cholly. Este era órfão e foi criado com muito amor por uma tia, mas tinha o ressentimento de ter sido abandonado pela mãe e não ter conhecido o pai. Cholly foi preso e Pauline ficou na casa de sua empregadora.

Pecola, segundo a própria mãe, nasceu muito feia. Todos a acham feia e ela sofre muito bullying na escola dos próprios negros. "Era o desprezo que sentiam pela própria negritude que fez irromper o primeiro insulto." (posição 772) “Moravam ali por serem pobres e negros, e ali permaneciam porque se achavam feios." (posição 430) Ela tem uma imagem de beleza que vem das bonecas da infância de meninas brancas, bonecas brancas de olhos azuis e da pequena atriz Shirley Temple. Ela deseja com todas as suas forças ter olhos azuis. Acredita que com isso, sua vida poderia mudar, não ser tão sofrida e triste.

A mãe de Pecola era empregada doméstica na casa dos Fisher e em uma ocasião, Pecola e suas amigas precisavam falar urgentemente com Pauline. Vão no seu trabalho e lá esbarram em algo na cozinha e são repreendidas. A menina que era cuidada por ela chega à cozinha e fica assustada com a três. Pergunta a Polly (Sra. Breedlove) quem são e ela responde que não são ninguém. Aqui fica claro que Pauline sente-se inferior, invisibiliza os seus, ao fingir não saber quem são. Aqui podemos recorrer a um trecho onde a autora nos fala das pequenas diferenças entre pardos, mulatos e pretos, de maneira primorosa. Ela faz uma análise das garotas pardas que se sentem mais importantes, menos pretas e, portanto, podem ter mais cultura, formação, mas no fundo aprendem como agradar e trabalhar para os brancos, fazendo economia doméstica, estudando etiquetas. "Numa palavra, como se livrar da catinga." (posição 1001)

A vida dura do casal Pauline e Cholly fez com que o amor deles não sobrevivesse. Seus traumas os transformaram em pessoas agressivas e o amor pelos filhos foi se transformando em obrigação e cruz. Até chegar ao ápice do abuso que Pecola sofreu. Ele bebia muito, não tinha mais vontade de viver, e o casal vivia se estapeando. Pecola tinha dores de estômago e seu irmão sumia de casa nessas ocasiões. Até que em um dia de bebedeira Cholly viu a filha lavando louça e sem perceber, não sabia bem por que a atacou, após ela fazer um movimento igual ao da mãe quando ele a conheceu. Ela desmaiou e Pauline chegou. Ele não sabia amar a filha porque não tinha tido amor dos pais.

Logo depois conhecemos a história de um charlatão que só engana as pessoas e Pecola vai recorrer a ele. As pessoas o procuravam com pedidos desesperados. "Abriu e viu uma menina que ele não conhecia. Devia ter uns 12 anos e era deploravelmente feia." (posição 2152) Tinha uma barriguinha um pouco saliente. "Aquele era o pedido mais fantástico e, ao mesmo tempo, mais lógico que já lhe tinham feito. Ali estava uma menina feia pedindo beleza. Uma onda de amor e compreensão o invadiu, logo substituída por raiva. Raiva de não poder ajudá-la." (posição 2169) E ela passará a acreditar que tem olhos azuis, mas ninguém os verá. Pecola fica completamente desnorteada com o bebê, o estupro, a vontade de ter olhos azuis, e caminha para a loucura. E ao final a narradora (sua amiga Claudia) vai nos falar da feiura e do sofrimento de Pecola, e como isso de algum modo era compensatório para elas, mesmo elas tendo amor pela amiga. "Éramos tão bonitos quando montávamos na sua feiura. A simplicidade dela nos condecorava, sua culpa nos santificava, sua dor nos fazia reluzir de saúde, seu acanhamento nos fazia pensar que tínhamos senso de humor. [..] E ela nos deixou fazer isso e, portanto, mereceu nosso desprezo." (posição 2558)

Muito sofrimento em uma escrita primorosa e instigante. Ainda temos um ótimo posfácio escrito pela autora onde vai nos falar de sua escrita, de suas escolhas no enredo para atrair a atenção do leitor. "Se o leitor penetrar na conspiração que as palavras de abertura anunciam, pode-se entender o livro como se começasse com o encerramento: uma especulação sobre a ruptura da "natureza" como uma ruptura social, com trágicas consequências individuais, em que o leitor, na qualidade de integrante da população do texto, está implicado. " (posição 2649)

Foi uma excelente experiência e recomendo muito a leitura!

Val 24/07/2023

Em busca de olhos azuis
A história se passa em uma comunidade afro-americana nos Estados Unidos.
Pecola Breedlove, uma menina negra, é marginalizada e maltratada pela sociedade e considerada feia e indesejada devido à sua pele escura e olhos castanhos. Ela anseia por ter olhos azuis, acreditando que isso a faria ser amada e aceita.

O livro explora temas como racismo, beleza e identidade. Narrativa poética e profunda mergulha nas vidas das personagens, revelando suas lutas internas e traumas. Também, destaca a necessidade de empatia e compreensão nas relações humanas.
Aborda questões sociais e psicológicas de forma sensível e poderosa. Expondo as complexidades da experiência humana em um contexto de desigualdades raciais e sociais.

Bruce.Costa 23/07/2023

Racismo no século passado
Uma história impactante sobre racismo, e outros diversos tipos de abusos que a população preta sofreu no século passado ( e ainda continua), a narrativa se reveza nas diferentes personagens da mesma história, o que pode ser confuso inicialmente mas que ao longo da história nos da uma visão privilegiada...

Gabs 17/07/2023

Pesado
Aqui Toni Morrison se debruça sobre uma narrativa cujas personagens trazem muitas das cicatrizes deixadas na população negra norte americana pela escravidão. É um relato cruel e necessário através da ficção.
O fato de, mesmo tendo sido escrito nos EUA para denunciar a realidade dos negros nos anos 1970, se aplicar a esta população em tantos outros países, em outras épocas, inclusive a atual, faz dele um clássico.
Livro muito bom da primeira mulher negra a receber o prêmio Nobel de Literatura.

Sté.Souza 10/07/2023

Toni Morrison mexeu demais comigo em muitas partes, eu chorei, fiquei revoltada... Foi muito difícil em várias partes, mas eu amei.
Quero ler tudo dela.