J. R. R. Tolkien

J. R. R. Tolkien Michael White




Resenhas - Tolkien, uma Biografia


107 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Paulo 16/05/2018

A história do homem por trás do Senhor dos anéis
Quem foi John Ronald Reuel Tolkien ou simplesmente J. R. R. Tolkien? Para alguns ele foi somente o autor do livro Senhor dos anéis e criador da terra média. Contudo ele foi mais do que isso, para quem não sabe Tolkien foi um acadêmico brilhante, amigo do também não menos famoso escritor C. S Lewis, um cristão devoto, amante da natureza e um exímio pai de família.
Venha e descubra mais da vida deste grande homem lendo sua biografia. A edição da editora Darkside books ficou linda e está muito bem escrita, além de trazer vários detalhes da vida do autor, reúne algumas fotografias, cronologia de sua vida e como não podia faltar capa dura e uma diagramação impecável. Realmente é um material que vale a pena.
comentários(0)comente



Glauber 22/02/2018

O Senhor da Fantasia
Versão impecável! Capa dura em com excelente papel utilizado! Muito bonito o livro!

Quanto ao conteúdo, também muito interessante, várias informações do processo de escrita e publicação do livro, assim como a tragetoria de vida do Tolkien. Único ponto negativo são as pressuposições assumidas pela autor ao longo do livro. Pressuposições a cerca de inspirações para a escrita do livro e também sobre a vida pessoal.
comentários(0)comente



Bruce 19/02/2018

Um excelente livro, descreve a respeito da vida de Tolkien, mostrando altos e baixos do escritor. Um ótimo livro que nos ajuda a entender as inspirações que levaram Tolkien a criar seus mundos fantásticos.
comentários(0)comente



Zaira Verena 04/01/2018

O senhor da fantasia, inspirador de outras fantasias
Um belo dia Tolkien sonhava acordado e viu um buraco no tapete em seu escritório. “Em uma toca no chão vivia um hobbit” e então buscou escrever mais detalhes para a Terra-média. Ideias que levou a escrever O Hobbit e depois o Senhor dos Anéis.

John Ronald Reuel Tolkien, nome de batismo de J.R.R Tolkien. De família inglesa nasceu em 3/1/1892. Um homem introvertido, comunicador que adorava fantasiar. Inspirado na tradição mitológica dos povos nórdicos e lendas germânicas. Foi professor acadêmico de Inglês antigo e de noite dedicava ao ofício da escrita. Escreveu textos acadêmicos, mas sua paixão e o sucesso de sua carreira foi do gênero fantástico. Queria escrever o que definiu “mitologia para a inglaterra”. Frequentou vários clubes literários e nesses encontros conhecera C.S Lewis e que teve grande amizade de 20 anos.
.
RESENHA EM vídeo:
https://m.youtube.com/watch?v=xkCYKTmWqjU

site: https://www.instagram.com/p/BbDJTxuBcOM/?taken-by=officeliterario
comentários(0)comente



Thiago275 30/12/2017

O Mestre da Fantasia
Não sou um leitor assíduo de biografias, mas quando tive a oportunidade, adquiri essa edição que conta a história de vida de um de meus autores favoritos. Confesso que não sabia muito a respeito da vida de Tolkien (coisa que ele apreciaria, pois, aprendi lendo esse livro, ele nunca entendeu porque os fãs interessavam-se NELE e não apenas em sua obra).

Pois bem. O livro inicia contando com era a vida dos Tolkien na África do Sul, onde J. R. R. passou parte da infância, como foi a volta para a Inglaterra, a influência da mãe, do ambiente em que vivia, da Igreja, etc.

Vemos o início de seu relacionamento com Edith. Sua participação na 1ª Guerra Mundial, fato que mudaria sua visão de mundo e marcaria de maneira indelével sua obra. Ficamos sabendo também sobre sua carreira acadêmica (que não foi assim tão brilhante nem meteórica no início), sua amizade com C. S. Lewis (longe de ser um mar de rosas, os dois acabaram brigados), a dificuldade de Tolkien em terminar O Senhor dos Anéis, devido a seu perfeccionismo e também, vamos ser justos, devido à sua infinita imaginação. Por fim, o sucesso tardio e a incompletude do que seria a obra de sua vida: O Silmarillion.

A parte todos os episódios da vida de Tolkien, que foram quase que completas novidades para mim, gostei particularmente dos capítulos em que o autor mostra as referências em que Tolkien se baseou (nem imaginava que outros escritores mais antigos já escreviam sobre arremedos de elfos, orcs etc), bem como sobre sua personalidade algo sensível a críticas e um pouco vaidosa.

Acredito que a grande falha do livro se deva à ausência de citações ao talento de Tolkien em criar idiomas. É dito que ele adorava línguas, principalmente inglês antigo, mas seu talento em criar idiomas (que eu acho uma das características que fazem da sua obra única) não aparece nessa biografia.

Outro aspecto que me incomodou um pouco foi a ausência de citações a fontes primárias, como cartas, documentos, relatos, notícias da época, etc. Os capítulos em que essas fontes eram citadas passavam uma impressão de muitíssimo melhor que os capítulos em que elas quase não apareciam (a maioria). Alguns aspectos que o autor sugere (como porque a Terra-Média é um mundo sem cristianismo, porque Deus não é citado na obra de Tolkien, sendo ele um católico praticante etc) são até interessante, mas não fica claro se são achismos do autor ou se ele encontrou alguma base para tal.

Quanto à edição da Darkside, está lindona, mas alguns errinhos de digitação, concordância ou ortografia aparecem em quantidade excessiva, na minha opinião, para uma editora desse porte.

Enfim, é uma leitura válida para uma introdução à vida de Tolkien, mas ainda quero ler uma biografia mais aprofundada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thalita Branco 20/09/2017

Resenha - J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia - Michael White
Não sou muito de ler biografias, mas algumas despertam o interesse e se tornam quase que obrigatórias quando tratam de nossos autores favoritos. É o que aconteceu com a do Tolkien, que além de tudo me foi presenteada pela Livs no amigo secreto no fim de 2016. Obrigada amiga!

No comecinho temos o autor da biografia nos contando sobre sua admiração por Tolkien. Curti o fato do livro ter sido escrito por alguém que gosta de sua obra e admira o seu trabalho. Apesar disso, ao longo da leitura não percebi momentos favoravelmente tendenciosos. O autor apresenta os fatos e pronto.

E vamos então para a vida de Tolkien em si. O pequeno Tolkien e seu irmão passaram parte da infância na África do Sul, quando sua mãe resolve retornar para a Inglaterra enquanto o pai permanece na África trabalhando e enviando dinheiro para a esposa. Tolkien se mudou muito na infância e é marcante perceber como uma residencia em especial, totalmente próxima da natureza, moldou sua paixão pelo verde e refletiu em suas obras e em sua vida.

Outros fatos são admiráveis, como a paixão pela religião de sua mãe, a católica, e o respeito que ele teve para com um padre que os ajudou muito. Seu amor por sua esposa Edith e por seus filhos. O carinho pela profissão e principalmente, pelo universo que ele próprio criou, moldado por anos e anos e trabalho que ainda assim deixou obras jamais acabados de tão perfeccionista que o homem foi.

Por outro lado, Tolkien também foi um homem obsessivo com sua obra, principalmente com O Silmarillion. Era amargo nas críticas de obras alheias. Não gostava dos livros de C S Lewis, seu amigo e autor de As Crônicas de Nárnia, e não tinha vergonha de admitir isso. Sua relação com a esposa parecia ao mesmo tempo amorosa e distante.

Muito mais pode ser encontrado no livro que de forma fluida nos conta a história do Professor. Foi incrível saber sobre os livros que inspiraram O Senhor dos Anéis e como a vida pessoal de Tolkien influenciou suas histórias. O autor as vezes supõe alguns fatos, o que me incomoda um pouco pois fico pensando “Será que foi mesmo assim?”, mas é o tipo de coisa que ou aceitamos ou não aceitamos.

A edição da Darkside mais uma vez arrasa. Capa dura, livro parecendo antigo como se retirado de um velho baú, com direito a um mapa/poster da Terra Média. Lindo! Tolkien pode ter tido seus defeitos, mas saber tudo o que ele passou e a forma como criou seu universo é fantástica e com certeza admirável.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br
comentários(0)comente



Willian.Izidio 02/08/2017

Completo
Michael White fez um trabalho exuberante aqui nesta biografia. A vida e obra de J.R.R. Tolkien estão descritas de forma inédita, um prato cheio para os fãs deste autor que foi um gênio da "mitologia inglesa". Tolkien teve uma vida muito sofrida e cheia de desafios, mas por conta do amor estar presente em sua vida, recebido de sua mãe, conseguiu vencer e ainda nos transmitir a realidade através de suas obras, especialmente em O Senhor dos Anéis, que são reflexos de sua experiência pessoal e criatividade*. Esta nova edição da Darkside Books está fascinante, desde a capa, o marcador de páginas, o pôster, um espetáculo. Se você é fã do autor e ainda não a leu, não perca tempo, é praticamente um dever moral fazê-la.

* Tolkien crê que somente Deus pode criar coisas, ele considera-se apenas o meio de produção ou sub-criador.
comentários(0)comente



Luiz Felipe 18/07/2017

Interessante, mas com alguns problemas na edição.
Livro muito interessante sobre a vida do maior escritor de todos os tempos. Porém, alguns elementos da edição me incomodam. Exemplos: separações estranhas de sílabas ao final da linha, nomes não condizentes com a tradução de Ronald Kyrmse já conhecida por todos ("o Anel Um" para o Um Anel, "duendes" para anões - dwarves), além de alguns erros de digitação.
Se possível, adquiram no idioma original ou numa versão traduzida mais antiga.
comentários(0)comente



Vinicius Carvalho Quesada 18/07/2017

O senhor da fantasia
O livro abrange grande parte da trajetória de Tolkien. Não só um pai de família atencioso, mas também um professor meticuloso e popular entre os alunos de Oxford, foi amado e odiado por muitos. A leitura deste livro é de grande valia para todos aqueles que se interessam pela Literatura e pela Vida de J. R.R. Tolkien.

site: Tolkien, Biogragia
comentários(0)comente



Sayonnara 07/07/2017

Tolkien cada vez mais fantástico
"Seus olhos são atraídos pelo carpete próximo a um pé da mesa. Ele observa um minúsculo buraco no tecido e fixa-se nele por um longo momento, sonhando acordado. Então ele volta a atenção para o papel à sua frente e começa a escrever: 'Em uma toca no chão vivia um hobbit...'" Isso o levou a querer descobrir como eram os hobbits, culminou em décadas de escritas de O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e toda a mitologia da Terra-Média.
Na época de seu lançamento O Senhor dos Anéis foi considerado por muitos uma alegoria, o que muito irritou Tolkien. Mas, a grande habilidade dele para focar e conseguir enxergar em uma dimensão épica foi o início de que podemos chamar hoje de fantasia.
George R. R. Martin fala sobre a influência de Tolkien e afirma que "sabia (querer) escrever uma fantasia épica, pois amava Tolkien desde criança" "Tolkien é meu mestre" disse o autor de A Guerre dos Tronos.
Conhecer a história de um escritor tão fantástico e singular foi incrível.
Pudima 07/07/2017minha estante
Que legal!!! Fiquei com vontade de ler. Adoro Tolkien!




jeffmanji 18/06/2017

J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia. Michael White. Editora Darkside.
Não é a primeira vez que resenho sobre uma biografia da Editora Darkside. Falar da qualidade do material é redundante.
Conheci o Tolkien depois de assistir ao "Senhor dos Anéis" no cinema, quando era estudante lá em Sousa-PB.
Daí, para ler os seus livros foi um empurrãozinho.
Ler como foi a vida do grande mestre, conhecer sua genialidade, "residir" na velha Inglaterra, ver surgir o "mito", "presenciar" a solidificação de suas obras que foram fonte de tantas outras mais foi um presente dado pelo autor dessa biografia para todos nós.
O surgimento das primeiras linhas d'O Hobbit, a confecção linguística do dialeto élfico, excentricidades do Tolkien, infância difícil, últimos dias... Tá tudo lá!
Uma leitura para quem é fã. Do biografado, do autor e da qualidade editorial da Darkside.
comentários(0)comente



107 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR