J. R. R. Tolkien

J. R. R. Tolkien Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

carolina.trigo. 01/04/2017

J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia
No mês de fevereiro decidimos que iríamos ler uma biografia. Vou ser sincera, foi uma grande desafio para mim. Não curto biografias - não sei por qual motivo, mas elas não me despertam muita curiosidade. Então para facilitar um pouco a situação, tinha que achar e ler uma que mudasse um pouco a minha visão sobre esse estilo literário.
Procurei biografias de vários autores que gosto, mas não achei muitos. Queria muito ler uma da J. K. Rowling - porém só existe uma edição meio antiga que é bem difícil de encontrar para comprar. Então fui para a minha segunda opção: Tolkien. Apesar de ainda não ter lido a sua trilogia principal, AMO os filmes, li no começo desse ano O Hobbit (que também gostei bastante) e sempre fui muito interessada na vida dele. Principalmente por causa das influências que as duas Grandes Guerra tiveram em suas obras e pela sua amizade com o C. S. Lewis. Acabei então ficando com "J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia", Michael White, Editora DarkSide.
Estava bem esperançosa sobre o livro e posso dizer que ele teve momentos bons e momentos ruins. Do começo até mais ou menos o meio do livro, a leitura estava bem devagar. Alguns dos comentários do autor ao falar sobre os pais do Tolkien, principalmente o pai, me incomodaram bastante. Sinceramente, isso me atrapalhou várias vezes na leitura e por isso o começo foi bem devagar. Além do tom meio que preconceituoso ao relatar os anos que eles viveram na África do Sul... Mas depois ele melhora um pouco essa questão.
Tolkien desde pequeno já era muito inteligente. Com 11 anos, ele já falava inglês (óbvio, rsrs), francês, alemão, grego e o inglês médio (refere-se à língua e à literatura do período entre 1100 e 1500). Mas ele teve uma infância bem difícil, pois seu pai faleceu quando ele ainda era bem novo e quando tinha 12 anos a mãe dele desmaiou na frente dele e do irmão, Hilary, e alguns meses depois veio falecer de diabetes.
Enquanto ele era jovem, ele morou em várias cidades pequenas na Inglaterra e todo ano tinha que mudar de casa, pois a mãe não tinha condições de se manterem. Quando ele estava gostando do local que estavam morando, eles tinham que se mudar novamente. Quando a mãe faleceu, eles foram morar com a tia em Edgbaston e foi a partir daí que a religião ganhou muito espaço na vida do Tolkien.
Nesse tempo que morou com a tia, Tolkien ficou muito próximo e via como um pai o padre Francis. Por causa dessa proximidade, o padre percebeu que eles não estavam felizes morando com a tia e encontrou uma alternativa para eles. Um casal de amigos do padre alugavam quartos e mais uma vez os irmãos se mudaram de casa. Foi com o padre Francis que Tolkien começou a focar nos seus estudos, e já adolescente conseguiu uma bolsa na Faculdade de Oxford.
Foi em Oxford que ele começou a ter ideias para o Hobbit e posteriormente para o Senhor dos Anéis. Foi também na Faculdade que ele conheceu Lewis e criou o clube literário chamado Inklings.
O capítulo mais legal é o que fala da amizade dele com o Lewis. E vou ser sincera, eu li as 250 páginas esperando por esse capítulo. É uma parte muito interesse da vida do Tolkien, pois ele já tinha publicado o Hobbit, já tinha um certo reconhecimento e estava escrevendo O Senhor dos Anéis. Ao mesmo tempo, Lewis já tinha publicado Nárnia, e para desgosto de Tolkien, tinha ficado mais famoso e vendido mais. Para o senhor da fantasia, o que mais o irritava era a velocidade que Lewis tinha escrito Nárnia - para ele, um livro escrito em seis meses não podia ser uma boa história. Outra coisa que ele não gostava era que Lewis não era muito religioso e Tolkien achava isso essencial! Eles várias vezes discutiram por causa disso.
Ele era muito chato com a sua escrita e por isso ele reescrevia seus textos várias e várias vezes. Os seus livros demoraram anos para serem publicados por causa disso e acabava que os editores não gostavam nada dele.
No final foi uma boa leitura. Não sei se leria outra biografia, acho que o estilo literário realmente não funciona comigo. Mas tirei duas conclusões depois do término: primeiro, que Tolkien era um chato de galocha; segundo que Lewis parecia ser muito mais legal.
Antes de ler, apesar de saber que Tolkien era muito religioso, me parecia que Lewis era muito mais, pois em Nárnia tem mais representação religiosa do que nos livros do senhor da fantasia. Porém, na vida social, Lewis não ligava muito para isso, enquanto Tolkien sempre arrumava brigas por causa desse assunto.
Se acabar lendo alguma outra biografia, com certeza procurarei uma do Lewis, pois me interessei mais pela vidas do autor.
Tolkien e suas obras foram extremamente importantes para a literatura e ele foi um mestre da fantasia, mas era um tremendo de um chato. Além de ser machista e intolerante à outras religiões.
A edição da DarkSide está maravilhosa e ainda vem com um pôster lindíssimo!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/03/j-r-r-tolkien-o-senhor-da-fantasia.html

Lili 22/03/2017

O Senhor da Fantasia
Biografia do grande autor de O Senhor dos Anéis, John Ronald Reuel Tolkien.

É muito interessante conhecer um pouco mais sobre a vida de alguém que escreveu uma obra tão brilhante. Na minha opinião, o autor conseguiu dosar perfeitamente informações da vida pessoal de Tolkien e o processo de criação de suas maravilhosas obras. Um livro leve, de leitura fluida, de fã para fã.

Recomendo.

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
O autor desse livro leu aos 17 anos ‘O Senhor dos Anéis’ oito vezes seguidas. Obcecado por essa fábula atemporal, Michael White virou fã de Tolkien e agora nos traz um relato sobre sua vida e suas obras. Apesar de grande admirador, Michael não teve uma postura superprotetora e questionou o ímpeto interior de Tolkien, contando como ele era teimoso e muito perfeccionista, motivo que o levou a demorar doze anos para finalizar a saga do anel. Ele conta diversas curiosidades, como quando o autor teve a ideia que deu início a história ‘O Hobbit’: Corrigindo provas em seu escritório, Tolkien ‘inclina-se para trás em sua cadeira e olha em volta da sala. De repente, seus olhos são atraídos pelo carpete próximo a um pé da mesa. Ele observa um minúsculo buraco no tecido e fixa-se nele por um longo momento, sonhando acordado. Então ele volta a atenção para o papel à sua frente e começa a escrever: ‘Em uma toca no chão vivia um hobbit..’.”. Também fala sobre sua amizade/inimizade com o autor de Nárnia, C. S. Lewis, que foi importantíssima em sua vida, ou sobre os nomes de alguns famosos personagens. Por exemplo, o nome ‘Gandalf’ foi dado para o chefe dos anões, enquanto o mago era chamado de ‘Bladorthin’, já ‘Aragorn’ surgiu como um hobbit e era chamado de ‘Trotter’, e o mais curioso de todos, ‘Frodo’, que começou como filho de Bilbo e se chamava ‘Bingo’ (inspirado no jogo mesmo). Esse livro, que comemora os 125 anos de nascimento de Tolkien, desvenda um pouco sobre a vida desse professor que criou um mundo ficcional incrível, e sobre suas obras, onde não existe ‘uma palavra sequer colocada de maneira gratuita’.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

João Luiz 27/02/2017

Um livro essencial para qualquer fã do professor Tolkien, retrata detalhes de sua vida, seu relacionamento com Edith, seus filhos e amigos. Retrata um Tolkien humano, com erros e acertos. Uma pessoa "normal", com uma extraordinária sensibilidade parar escrever, criando uma mitologia comovente, que vem emocionando leitores mundo afora mais de meio século depois de serem lançados. Um livro muito bem feito, qualidade impecável, com detalhes de capa apaixonante. Escrito de um fã para os fãs!

Ardito 21/02/2017

Magistral
Antes quero resumir a pessoa Tolkien para mim em uma palavra: MAGISTRAL. Agora sobre o livro tenho a dizer que me fez ser mais fã do que sempre fui..livro muito bem feito..muito bem contado..Nada a tirar nem por..Algo maravilhoso..Nunca tinha lido uma biografia, nunca gostei. Mas esta é coisa de loco..Maravilhoso..Perfeito..E nunca vi e acho que nunca vou ver alguem igual a Tolkien..Amor JKR mas Tolkien é o cara
Satan 22/02/2017minha estante
Já era meu autor preferido antes, agora virou mais ainda. Acho que todo os fãs de fantasia devem muito a ele.

Mirella 19/12/2016

Magistral!
EU amei o livro! Conhecer em detalhes como se deu a criação de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o Silmarillion só despertou em mim uma enorme vontade de ler todas obra de Tolkien uma vez mais.
Leitura obrigatória para os fãs do escritor inglês! Recomendo!!

Erica H. 27/11/2016

Revisão de texto lamentável.
Existem resenhas muito boas para esse livro no Skoob em relação à escrita e ao conteúdo. Apreciei várias. Então, gostaria de aproveitar esse espaço para comentar a revisão de texto simplesmente lamentável da Editora Imago. Foi um desrespeito ao leitor. São tantos erros que a leitura tornou-se, algumas vezes, desagradável. O livro foi lançado originalmente em 2001. E esta tradução em 2002. A pressa para aproveitar o lançamento dos filmes na época não serve como desculpa.

Alex 28/08/2016

O Senhor da Fantasia
Para aqueles que estão acostumados a ler sobre Tolkien não há nada de surpresas, mas para quem conhecia apenas as biografias de seu grande amigo Lewis, aqui encontrará várias surpresas.
Pois nesta obra você terá o vislumbre de um homem sem a hagiografia daqueles que o cultuam. Uma visão neutra e sincera sobre as vicissitudes de uma vida dura, uma saga em busca de algo imaterial, e uma epopeia mitológica que se fez com papel e caneta.

Nanda Picchi 28/08/2016

Nosso querido e amado Mestre
Este livro conta a história do grande escritor J.R.R Tolkien.
O livro inicia com a descrição de como o escritor conheceu o universo de Tolkien e a importância em sua vida.
A história de Tolkien começa com a história de seus pais, como se conheceram, o romance, as dificuldade financeiras, a conquista do emprego na África, sua vida lá, o nascimento de Tolkien e seus irmãos e a volta para Inglaterra.

Ao decorrer do livro temos a perda precoce dos pais na infância e a convivência com outros parentes, as ideologias nele implantadas. Logo depois tem o encontro de Tolkien com Edith e o grande amor deles, que foi uma fonte inspiradora para personagens de seu livro.
A ida para a Primeira Guerra Mundial, lutar por seu país e a perda de seus amigos próximos moldam todo um contexto relacionado à suas obras. E mostra também as dificuldades em escrever, publicar e a convivência difícil das editoras com o escritor. E por último os momentos finais de sua vida e carreira como grande escritor e professor.

É um livro bem tranqüilo, a leitura flui bem e para os fãs é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esses gênio da escrita.

[livro lido para Desafio Literário Skoob 2016]

Erica 15/11/2015

O homem que foi Tolkien
A Biografia foi escrita de uma forma fluida e retrata muito bem como Tolkien foi como pessoa, marido e pai, como foram suas relações no decorrer da vida e quais foram suas conquistas.
Tolkien como autor não é muito retratado, como o próprio Michel White diz: o objetivo do livro é conhecer Tolkien como pessoa, como ser humano. E posso dizer que o objetivo foi cumprido, apesar de eu ter me surpreendido, e até ter ficado um tanto chateada com sua personalidade e suas crenças.
É uma obra que recomendo para todos que queiram saber um pouco mais sobre ele e sobre suas inspirações para a criação da Terra Média. Além disso, a edição é linda e muito bem trabalhada! Ela contém fotos de Tolkien em diversas fases de sua vida, uma série de listas sobre suas obras publicadas no Brasil, sites sobre Tolkien e seu universo, bem como várias listas de pesquisas e teses a respeito de seu universo.
Se for ler, precisa ter tempo e calma. Apesar de ser uma leitura fluida, é cansativa por conta dos dados históricos, mas muito enriquecedora.

Monique 04/09/2015

Livro fascinante
Conhecer a vida do gênio J.R.R. Tolkien foi muito fascinante. O livro conta de maneira leve e de fácil leitura toda a trajetória de Tolkien, além de citar os momentos que inspiraram "O Senhor dos Anéis". Conhecer como é formado o autor de sucesso aproxima os fãs ainda mais da sua obra. Recomendo a leitura.

Tsu 23/05/2015

Pra quem nunca leu uma biografia do professor foi um bom começo, mas não posso negar um sentimento de indulgência no texto; a parte "ruim" do professor é tocada muito superficialmente e sempre dando explicações curtas e grossas, o fato da infelicidade de Edith por ser excluída da vida profissional do marido, por exemplo. As partes que mais me interessavam ver numa biografia de Tolkien eram justamente como o autor (da biografia e o próprio Tolikien) responderia às críticas de racismo, sexismo e xenofobia em suas obras, que pra mim ainda é um grande tabu como amante ~ui~ de Tolkien.
Fora isso, pqp, como o professor era foda! Deu pra ver como a Terra-média era muito de Tolkien, como todas as suas obras estavam profundamente ligadas à sua vida nos mínimos detalhes, como seu legado era extremamente pessoal e como essa ligação íntima ao extremo contribuiu grandemente para a qualidade de tudo o que Tolkien criou. Enfim, o livro cita dezenas de outras biografias e livros sobre sua vida e obra, inclusive muitos publicados no Brasil, para minha surpresa, agora é ir atrás desses outros pra somar na bagagem do entendimento do que foi e do que é Tolkien para o mundo da fantasia.

Dani Moraes 19/02/2015

O pai da Terra-Média
Uma biografia muito interessante, porém mais focada no lado profissional, pois até quando trazia informações de episódios ocorridos na infância do autor fazia referencia a possíveis associações com a obra.
Mas acho que vale muito a pena a leitura, se você quiser saber mais sobre a minha opinião sobre esse livro, clique no link abaixo

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/02/jrr-tolkien-o-senhor-da-fantasia.html