O DIÁRIO DA PRINCESA

O DIÁRIO DA PRINCESA Meg Cabot




Resenhas - O Diário da Princesa


700 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Fernanda631 05/07/2023

O Diário da Princesa #1
O Diário da Princesa #1 foi escrito por Meg Cabot e publicado em 2000.
Nossa protagonista é Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo ou apenas Mia.
Quando a série se inicia, Mia Thermopolis é uma adolescente de 14 anos residente de Nova York, ela tem problemas como toda adolescente impopular e não tem autoconfiança: se preocupa com sua aparência, notas de álgebra e tem uma queda pelo garoto mais popular da escola, Josh Richter. Sua melhor amiga, Lilly Moscowitz, ao mesmo tempo em que é super inteligente, tem uma personalidade fortíssima e uma maneira um tanto incomum de se vestir. E, é claro, Mia não suporta a garota mais popular, a Lana, que vive tendo atitudes maldosas e dignas de uma garota com seu status social.
Mia mora com sua mãe em um loft e não tem muito contato com o pai e família paterna. Entre os estudos e os dramas do colégio, Mia dedica parte do seu tempo ao seu diário onde relata seu dia a dia e de vez em quando faz anotações sobre o dever de casa.
Mas tudo muda, quando ela descobre que sua mãe namorar seu professor de álgebra não é o maior problema do mundo. E sim, o fato de que seu pai não pode mais ter filhos e com isso faz uma revelação: ela é a princesa de Genovia, um pequeno país europeu que nem aparece no mapa, e deve começar suas lições de etiqueta para um dia se tornar rainha.
Ela é a princesa herdeira do trono da Genóvia, um pequeno país Europeu. A partir daí, começa a ter aulas de princesa com sua avó, que ela chama de Grandmère, a Rainha da Genóvia. As aulas são, principalmente, como se comportar como uma princesa e envolvem uma transformação no visual de Mia, que, ao ter seu segredo revelado, passa a ser a garota mais popular da escola e precisa estar sempre alerta aos papparazzi.
Nos 4 primeiros livros da série, vemos o desenrolar do romance de Mia com o irmão de sua melhor amiga, o Michael. Entre outros acontecimentos está o começo do namoro entre a mãe e o professor de Álgebra da Mia, que acabam se casando.
As coisas pioram quando sua avó Clarisse retorna da Europa para ensiná-la como ser princesa. Mas diferente de outras meninas de sua idade, Mia não quer isso! Ela quer trabalhar para o Greenpeace, divulgar o veganismo e fazer algo realmente importante para o mundo.
Quando o pai de Mia morrer, ela deverá assumir o trono. A garota começa a ter aulas de como ser princesa com a avó, Clarissa, uma das pessoas que ela mais desgosta.
Diferente do filme, a avó de Mia não é muito divertida nesse primeiro livro e pouquíssimas coisas acontecem. Ela não vai para a Genovia, não conhece pessoas importantes e nem nada disso; há apenas a escola, a avó e seus amigos. Apesar disso, há muito mais personagens e o desenvolvimento delas é mais complexo.
Por meio de suas anotações diárias, vamos conhecendo Mia e as pessoas que fazem parte de sua vida. O humor presente em toda a narrativa é sarcástico e crítico. Mia e Lilly são militantes quando o assunto é salvar o mundo, e achei isso bem interessante porque as duas tem personalidade forte. Mesmo assim, confesso que fiquei irritada com os dramas infantis da Mia!
O foco mesmo é a vida pessoal da protagonista. As lições de princesa apesar de estarem implícitas na sinopse, acabam ficando em segundo plano, dando apenas um vislumbre do que está por vir nos próximos livros.
Foi uma leitura que fluiu bem e que gostei, um livro rápido e leve.
comentários(0)comente



Maria20140 25/06/2023

THE BEST ?
Eu amo o diário da princesa, ler este livro foi bom demais, conhecer melhor a história da Mia Thermopolis e como ela virou princesa, ver momentos icônicos, me diverti muito, eu definitivamente gosto muito da Mia e do Michael juntos. Maravilhoso, uma leitura gostosinha. 10/10 ??
comentários(0)comente



Daniele 24/06/2023

Foi uma surpresa agradável, apesar de bem diferente do filme, a história é narrada em forma de diário, evolução dela é perceptível mas também não se pode esperar muito é um livro para adolescente mas um bom passatempo.
comentários(0)comente



AnnaClaraHardt 22/06/2023

Descobri que um dos meus filmes favoritos de infância era baseado em livros esse ano, foi uma descoberta e tanto, fiquei chocada como a Mia e a Lily são boca escrachada nesse livro, achei as duas meio chatas, mas gostei da história, como ela descobriu que era herdeira de Genovia e como ela lidou com isso.
comentários(0)comente



fernanda 18/06/2023

.
No começo eu não tava gostando muito, mas comecei a entender mais e gostar. acho q não tem necessidade do lars ficar com ela toda hora. não achei o livro nada de mais, mas gostei!
comentários(0)comente



VitAria67 17/06/2023

Lendo para a felicidade da minha criança interior kkkkkkkkkkk.
Os filmes de Diário da Princesa me marcaram muito quando era criança, eu amava, e acho que por parte é porque a Mia era como qualquer pessoa, mas também se mostrou uma mulher forte e determinada. Então, quando eu descobri que tinha livros, principalmente pelos filmes não terem terminado a história, fiquei alucinada para ler.
Agora, quanto ao enredo em si, tiveram coisas que preferi no filme, mas também tiveram grandes pontos positivos no livro, como por exempo explicar e mostrar melhor a Mia descobrindo ser princesa e aceitando.
Os personagens, na minha total sinceridade, em geral eles eram legais, mas também me irritavam, tinha hora que eu só queria dar chicoalhão neles, porém acho que isso os torna mais humanos, não aquele estereótipo de perfeição e bondade pura.
Foi uma história bem infanto-juvenil, mas mesmo assim vou querer ler os próximos, preciso de respostas que os filmes não deram, tipo O QUE ACONTECE DEPOIS DO SEGUNDO FILME, MDS??????
Foi um livro leve, um pouco decepcionante com o que tinha imaginado, acho que pelo encanto da infância (fazia brilhar mais), contudo foi bom.
AnnaClaraHardt 22/06/2023minha estante
Concordo e te entendo, também fiquei com essa curiosidade anos e anos




lovely ju 14/06/2023

O livro que é a introdução perfeita.
Quando li o livro eu já via a adaptação dos cinemas como um clássico, mas em nenhum momento eu me arrependi da leitura. Ela é leve, envolvente, divertida, rápida e sem grandes reviravoltas. Ele não é o livro mais bem elaborado da escola, mas definitivamente não precisa ser isso, ele é incrível do jeito que é. O primeiro livro do diário da princesa é o tipo de livro que você lê em um final de semana quando quer um tempo de lazer pra si, é um livro que você lê no intervalo entre as aulas do ensino fundamental e é um livro que você lê pra se sentir uma pré adolescente de novo.

Se eu pudesse te dar um conselho eu diria pra presentear uma menina de 12 anos com esse livro.
comentários(0)comente



moonanoom_ 02/06/2023

Revisitar um amor esquecido
Esse livro me marcou profundamente por ter sido o meu primeiro livro não-ilustrado, e me interessei por ele justamente por ter me lembrado o filme de mesmo título que, até hoje, ocupava um lugar muito especial no meu coração.

Tive muitos contras na primeira leitura, tanto pelas diferenças gritantes entre a obra original e a adaptação quanto por conter assuntos ainda complexos pro eu que tinha por volta de 9 anos na época.

Reli o livro esse ano, com 22 anos, e foi uma experiência maravilhosa. Apesar de estar bem mais madura e achar o livro "adolescente demais", eu me conectei com ele como nunca. Amei cada momento.

Sempre achei que tinha semelhanças com a Mia Themopolis, mas não me lembrava de serem TANTAS!!! Vou confessar que me peguei pensando se, na verdade, não foi esse livro que inspirou tantas mudanças em mim quando o li pela primeira vez.

As diferenças entre o livro e o filme não são um problema pra mim, amo ambas as produções e acho que as duas tem coisas especiais das quais eu não abriria mão. Uma delas é o elenco. Já no livro, gosto de como a Grandmére é excêntrica e insensível pra praticamente tudo, vai totalmente contra a visão de vovó adorável. O pai dela é uma figura MUITO importante, sem contar o professor de álgebra que infelizmente não aparece na adaptação. A Lilly é igualmente chata, não tenho o que falar; já o Michael é maravilhoso em ambos os casos, mas no livro ele é indiscutivelmente charmoso e inteligente de uma forma não evidenciada no filme.

A Mia Thermopolis aqui tem muito mais camadas, e se descobrir princesa não é seu único problema. Apesar de certas coisas parecerem muito maiores do que realmente são, tenho que lembrar que ela é uma adolescente e que nessa fase nós somos muito mais suscetíveis ao drama. Apesar de querer dar uma sacudida nela às vezes, acho que essa parte dela é o que torna a Mia TÃO Mia.

Enfim, a essa altura li apenas os primeiros 3 livros da coleção, mas posso dizer que sou APAIXONADA por ela!!! ???
comentários(0)comente



Isabella658 28/05/2023

MUITO divertido
Eu dei uma enroladinha pra ler, admito, mas porque já assisti o filme mais de uma vez e já sabia a história. Não é igual, mas a base é a mesma, então tem nada que prenda a gente ou nos deixe ansiosa pra saber.
Apesar disso, é MUITO divertido e MUITO engraçado. Claro que vai de cada um achar isso, vi pessoas comentando que acharam a Mia chata, mas pra mim ela é super engraçada e super divertida. Eu ri demais mesmo. E a escrita é gostosa por causa disso, porque é bem informal e passa bem a visão de uma garota adolescente enfrentando seus problemas.

Acho que o mais absurdo é o fato da Mia não querer ser princesa, mas entendo os motivo dela. Principalmente porque é uma adolescente com prioridades bem diferentes, onde o maior pesadelo da vida dela é ser alvo de piada na escola. A gente, adulto, lê isso e acha muito absurdo, não é mesmo? Porém, eu ri muito e gostei demais dessa leveza. Tô ansiosa pra ler os outros e ver como vai desenvolver a relação dela e do Michael, porque os filmes me decepcionaram nessa questão.

Ah, a avó dela é bem diferente, mais chata, mas muito mais engraçado a relação das duas. A Lily é tão chata, se não mais, quanto a Lily dos filmes, por isso achei nada demais, já tava acostumada.
Enfim, é um livro bem pré adolescente mesmo, então não vá ler com seus 25 anos nas costas esperando algo diferente, porque o público alvo é mesmo a galera dos 14 anos. No entanto, da pra se divertir bastante também.
Milene 28/05/2023minha estante
Ótima resenha, me deu vontade de ler ?


Isabella658 28/05/2023minha estante
Obrigadaa, é uma leitura bem rápida, lê siim ??




Anna.Clara 26/05/2023

Princesa Mia
Sempre gostei dos filmes e gostei muito do livro. O filme é bem diferente do livro, só pegaram a base do livro dos fizeram o filme kkkkkkkk
comentários(0)comente



Carol1850 24/05/2023

Eu amo esse livro com todo o meu coração, eu acho ele maravilhoso e a escrita não é cansativa. Eu não sei vcs, mas eu ficaria mto feliz se descobrisse que eu sou uma princesa, imagina o tamanho do meu closet, ia ser enorme
comentários(0)comente



Mandy1824 14/05/2023

Lars
Amei mesmo, mas (para de ler que tem spoiler!!!) a Lilly é muito chata e ainda foi perdoada, do jeito egoista que ela é eu odiei, amei o Lars, a vó dela é mais chata que no filme. Aliás tem mta coisa diferente do que do filme, só não dou detalhes pq é mta coisa.
Amei mesmo tudo, tudo o Michael é um fofo e a Mia meio lerda mas amei esse livro?
PERFEITOOOOOOOOO
comentários(0)comente



Dav 14/05/2023

Intrigante
Apesar de ser uma obra sem muitas coisas complicadas (bem simples até), é um livro com muitas camadas e que acaba me fazendo pensar muito sobre a Mia, sobre as responsabilidades que ela tem que lidar, e sua formação de personalidade diante de todos os acontecimentos que ocorrem. É muito bom pra ler algo leve, mas que ao mesmo tempo pode ser analítico e nostálgico.
comentários(0)comente



Larissa1713 29/04/2023

Devorei em um dia
O que falar desse livro se não MEU DEUS. O filme e o livro são muito diferentes mesmo, o livro aprofunda bem mais a visão da Mia e de todo mundo da vida dela de uma forma super legal.
comentários(0)comente



dixx.catt_ 27/04/2023

Memórias
Talvez o livro nem seja tudo isso agr, mas na época que eu li (tenho 18 anos atualmente, quando li tinha 13/14 anos) eu achei incrível!! É uma história muito envolvente ;) eu adorei ?
comentários(0)comente



700 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR