Coração de Aço

Resenhas - Coração de Aço

1 | 2 | 3 | 4

LaryShelf 06/08/2022

ÉPICO
Nessa fantasia distopia onde humanos comuns ganham poderes, mas são corrompidos por eles seguimos David, um jovem que viu o pai morrer nas mãos de Coração de Aço e agora busca vingança contra esse ser superpoderoso.

Estava ansiosa para ler esse livro já que a sinopse dele é total o meu estilo de leitura, mas nunca pensei que amaria tanto o enredo! Foram altas teorias durante toda a leitura e me gabo em dizer que a maioria delas eu acertei hehehe

Os personagens são muito carismático, principalmente o David com suas metáforas horrorosas e seu jeito nerd fofo de agir. Amei as peculiaridades de cada um dos Executores e todo o mistério que ronda o passado de alguns deles. A questão das fraquezas dos épicos foi algo que me prendeu do início ao fim, sempre tentando descobrir o que poderia matar aquele épico ou não (mórbido, eu sei!)

Além disso, a escrita do Brandon é hipnotizante. Simples e direta, mas com aquele gostinho de quero mais que me fez engolir o livro em poucos dias. A dinâmica dos personagens e tudo o que envolvia essa sociedade dividida em classes faz você ficar vidrado na história, ansiando saber qual o próximo passo dos Executores.

Admito que esperava que o autor deixasse mais pontas soltas para o próximo livro, mas o maior mistério continua em aberto o que dá aquela ansiedade de começar o segundo livro o mais rápido possível: de onde surgiu Calamidade e os épicos.

Silas Jr 27/02/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo

Opinião:

Coração de Aço é meu primeiro contato com Brandon Sanderson. Um autor muito aclamado no gênero fantasia com títulos brilhantes e de muito sucesso. Sua trilogia Os Executores que tem como livro inicial Coração de Aço, é surpreendentemente neutro. É um livro cheio de altos e baixos, e que pela fama do autor, poderia ter rendido muito mais do que simplesmente a história de um garoto na puberdade, nerd e que possui algumas vantagens sobre os épicos.

Os épicos são seres humanos dotados de poderes que lhes foram concedidos após o surgimento de Calamidade. Uma estrela que surgiu no céu e após esse surgimento, vários humanos ao redor do mundo começaram a ter poderes até então inexplicáveis pela ciência e nunca visto antes. O primeiro ponto que me incomodou bastante é a questão que envolve o surgimento de Calamidade. Simplesmente o autor a colocou ali sem mais nem menos e não deu a ela a oportunidade de ter uma mitologia. E quando o leitor tem o primeiro contato com essa informação, as questões que permeiam são: como surgiu? Quem colocou? Calamidade é uma pessoa? E porque a terra?

Essas questões, incomodam durante toda a leitura. Os personagens insistentemente sempre a mencionam na busca de entender o porque do mundo estar dominado por seres usurpadores. Coincidentemente, Coração de Aço é um usurpador que tomou Chicago de outro épico, em uma luta que provocou muitas mortes, inclusive a do pai de David. Naquela ocasião, ainda criança, ele viu seu pai ser morto por Coração de Aço. Essa morte foi resultado da tentativa de seu pai matar Coração de Aço com um tiro. Além da morte de seu pai, aquele momento, mostrou que Coração de Aço possui uma vulnerabilidade ou fraqueza, e provoca em David a necessidade de descobrir as fraquezas de todos os épicos. Dez anos se passaram, e ele estudou cada épico na tentativa de acabar com Coração de Aço ao lado dos Executores.

Deixando a parte a questão da mitologia que envolve a estrela Calamidade, o mundo construído pelo autor é rico e cheio de informações valiosas. Cada épico é construído a partir de pontos muito filosóficos e permeiam sobre eles discussões éticas e morais que rondam o nosso mundo real. Por outro lado, seus personagens em sua maioria são chatos e muito caricatos. David é um jovem muito bobo e sem noção, que acredita ser o humano sem poder mais foda do mundo porque durante dez anos reuniu informações sobre épicos que podem ser utilizadas contra eles, o que de fato acontece. Mas, a necessidade do personagem ficar afirmando incomoda a leitura a ponto de desejar a morte dele em alguma ocasião seja ela qual for. Outra situação é falta de personagens femininas e que não sejam mal utilizadas ou que não sejam somente válvulas de escape.

Coração de Aço é um livro cheio de falhas e com situações que espero muito que nos próximos livros mudam e se resolvam. Por outro ângulo, o livro inicia uma discussão poderosa sobre poder e o quão usurpadores e donas de si as pessoas se sentem quando são dotadas de grandes poderes. Esses épicos poderiam facilmente ser também super heróis e vilões, o mundo ali seria mais justo e distribuído. Mas, a noção que temos incialmente é que todos eles são vilões e querem controlar aqueles que não tem poderes.

Outra situação bastante repercussiva no livro, é quando inicia-se a discussão se é realmente bom matar Coração de Aço. Por mais usurpador que ele seja, Coração de Aço conseguiu transformar Chicago e deixa-lá acessível e com recursos para todos. As pessoas ali trabalham e vivem em uma sociedade muito bem arquitetada por ele.

Por essas questões que surgem na história o livro é bom e merece uma segunda chance. Seus personagens, fora o professor que é incrível, são chatos e muito mais do mesmo. No entanto, é surpreendente em um livro destinados mais ao público adolescente, discutir e filosofar questões importantes que permeiam inclusive nossa sociedade real. Leiam!

Jorge.Jacoh 16/12/2016

O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente...
Excelente narrativa sob a ótica de especialista em caçar épicos (pessoas com super poderes) déspotas de um futuro distópico.

hspaiva_ 31/05/2021

Eletrizante
Não dá vontade de largar esse livro, muito bem escrito, trama muito bem construída, plots colocados no momento certo e muita ação. Indico pra todos que gostam de distopia e de super heróis.

IGuittis 23/08/2021

Mundo distópico, onde houve um evento, não sabemos se natural ou o que, que concedeu poderes à pessoas comuns, e essas pessoas optaram por se tornar super vilãs ao invés de heróis.
Um grupo de rebeldes se forma de modo a tentar derrubar a tirania desses vilões. Porém será que pessoas comuns conseguiriam isso? E por que todos se tornaram ruins? O poder foi concedido somente a pessoas moralmente dúbias, ou ele corrompe a pessoa?
Acompanhamos a história do David que teve seu pai morto por Coração de Aço, e o que move ele é a vingança, porque ele sabe que esses Épicos podem ser derrotados, afinal, ele viu Coração de Aço sangrar.
É uma distopia com todos os clichês de um livro desse gênero, porém é muito bem escrita, a linguagem dela é mais para um público jovem na minha opinião, não necessariamente infantil, mas você não terá grandes descrições de violência, nem cenas quentes de romances. O romance nesse livro na verdade se baseia em uma paixonite, que muitos acham impossível de acontecer, mas eu já tive a idade do personagem e também fui trouxa assim, então para mim é real.

1 | 2 | 3 | 4