A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Vini 30/12/2023

A marca da vitória!
A Marca da Vitória não é só sobre tênis, é sobre perseguir um sonho gigante. Phil Knight, o fundador da Nike, conta tudo, desde vender tênis da mala do carro até transformar a Nike numa marca mundial. Ele fala das dívidas, dos desafios com a fábrica, e até das brigas com o governo. Mas o legal é como ele mantém a paixão e não desiste. O livro é cheio de altos e baixos, com histórias que parecem de filme. É uma aula de persistência e inovação. Para quem curte empreendedorismo ou só uma boa história de superação, esse livro é bom demais!

Lucas.Marra 18/12/2023

Qualidade
Livro excelente! Muito bem escrito, a leitura flui e não fica cansativo. A história é encantadora, não só por ser a trajetória de uma empresa mundialmente famosa e admirada, mas também por toda dificuldade com que os sócios tiveram que passar.
Outro ponto positivo, foi mostrar essas dificuldades de uma forma objetiva, e não vitimista ou transformando o livro numa espécie de auto-ajuda / guia de empreendedor. Como fã de esporte, é sempre bacana ter as menções e participações de atletas históricos, como Michael Jordan e Tiger Woods.

Tiago Souza 05/12/2023

Inspirador
Um ótimo livro, no qual é narrado a história de vida e criação de uma das maiores empresas esportivas do mundo, história essa cheia de surpresas, desafios, superação e resiliência.

Anne Gonçalves 04/12/2023

Incrível
Livro que me cativou , uma forma de seguir seu sonho , ir em frente ! Eu consegui pegar várias dicas ! Achei incrível

Léo 01/12/2023

Surpreendente
Sabe aquele livro que você pega e acha que será um passatempo, algo como um livro que lerá aos poucos, cada dia algumas páginas, e ao terminar dirá: "bom livro".
Esse não é o caso. A marca da vitória é um livro que te prende no início e só te solta nas páginas finais.

Thalita Teixeira 26/11/2023

Livro de leitura simples e agradável, conta como o Phill Knight, transformou o seu sonho em um negócio promissor. O amor pela corrida, fez que ele saísse do convencional.

Douglas14 21/11/2023

#Leituras2023 08/25
Normalmente não sou muito fã de autobiografias, porque costumam ser usadas para promover o personagem e sua ?trajetória?, tratando de forma parcial momentos que mereceriam uma apreciação mais profunda. Ainda assim, estava muito curioso para ler essa, por toda a história envolvida. Valeu porque se concentrou no que aconteceu no período anterior à abertura do capital da empresa, desde a sua criação. Mas por esse recorte temporal deixou de fora a construção do icônico slogan e o momento decisivo do contrato de patrocínio com aquele que viria a ser o maior atleta de basquete da história. A criação do famoso logo apareceu? Gostei também por ter destacado várias pessoas que acompanharam o fundador na sua jornada. No fim, não deixou de ser uma autobiografia típica, promovendo o personagem e sua trajetória.

Jainne 12/11/2023

Um livro muito bom. Confesso que comecei a ler achando que seria uma coisa e foi outra totalmente diferente. A história te mantém preso o tempo todo.

eudeferraz 07/11/2023

A marca da vitória
Esse livro me reviveu de uma ressaca literária. Emocionante e inspirador, Phil Knight relata toda sua trajetória com a Nike.
Por diversos momentos fiquei emocionada com os relatos de que apesar de ter dúvidas ele tinha a certeza de seguir os seus sonhos.

psam 01/11/2023

A vitória de uma grande marca
Ótimo livro que narra a trajetória do criador da Nike, hoje uma das marcas mais conhecidas globalmente. O livro foca a parte inicial da vida da empresa abordando as dificuldades e desafios em se inserir e estabelecer num dos segmentos de mercado mais competitivos até o início da década de 80 quando enfim abriu o capital. Entre os capítulos mais interessantes está o que o autor detalha a estratégia de patrocínios de atletas, entre eles um novato Michael Jordan no início de carreira. Esse episódio inclusive virou filme, "Air, a História por Trás do Logo", disponível na Amazon Prime Video.

Daniel1503 24/10/2023

História incrível
A Marca da Vitória é uma emocionante e inspiradora autobiografia escrita por Phil Knight, o co-fundador da icônica empresa de calçados e roupas esportivas Nike. Publicado em 2016, o livro nos leva em uma jornada pessoal e profissional fascinante, que abrange desde as origens humildes da empresa até o seu crescimento como uma das marcas mais reconhecidas e bem-sucedidas do mundo.

A narrativa começa com Phil Knight, um jovem estudante universitário apaixonado por corrida de longa distância, compartilhando seus sonhos de viajar pelo mundo, conhecer diferentes culturas e viver aventuras. Em vez disso, ele se depara com a necessidade de encontrar um trabalho estável para sustentar sua futura família e seguir o caminho "seguro". No entanto, a semente do empreendedorismo já estava plantada em sua mente, e ele não conseguia se livrar da ideia de criar algo próprio e impactante.

A história ganha vida quando Phil decide viajar ao Japão para conhecer a indústria de calçados esportivos, onde encontra uma oportunidade de importar tênis japoneses para os Estados Unidos. Esse foi o início da Nike, inicialmente conhecida como Blue Ribbon Sports. Ao longo do livro, somos levados pelas diversas fases da empresa, incluindo as lutas iniciais, os desafios financeiros, a busca por fabricantes adequados e a concorrência acirrada no mercado.

Através de uma narrativa honesta e detalhada, Knight compartilha suas experiências pessoais, desafios e fracassos. Ele destaca que a estrada para o sucesso não foi fácil e que a persistência e a crença inabalável em sua visão foram essenciais para superar as adversidades. Knight também discute como a cultura corporativa da Nike foi fundamental para o crescimento e a excelência da empresa. A marca sempre buscou se associar a atletas famosos e engajar-se no patrocínio de equipes esportivas de destaque, o que contribuiu para a popularização e a ampla aceitação de seus produtos.

Além de detalhes sobre os bastidores da Nike, o autor apresenta uma visão interessante sobre o mundo dos negócios internacionais, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, mostrando como as negociações e parcerias com outras empresas foram fundamentais para o crescimento global da marca.

A Marca da Vitória também lança luz sobre as questões éticas e os desafios sociais enfrentados pela Nike em relação às condições de trabalho nas fábricas de seus fornecedores em países em desenvolvimento. Esses problemas de responsabilidade social corporativa trouxeram críticas à empresa, e Phil Knight não hesita em abordá-los com franqueza.

Em geral, o livro é uma leitura cativante e edificante, não apenas para os entusiastas do mundo dos negócios e do empreendedorismo, mas também para qualquer pessoa que aprecie histórias de perseverança, inovação e o poder da marca. Phil Knight descreve a jornada de um homem que seguiu sua paixão, transformando-a em um império global que transcendeu o mundo dos esportes.

A Marca da Vitória oferece aos leitores uma visão privilegiada de como a Nike se tornou uma das marcas mais poderosas e influentes da história contemporânea. O livro é uma celebração da coragem e determinação de um homem que não apenas realizou seus sonhos, mas também mudou a forma como o mundo enxerga e vive o esporte, calçando gerações de atletas e pessoas com os símbolos da famosa marca do "Swoosh".

Aniluv 19/10/2023

Eu amei ler esse livro. O Phil mostra que ter fé no seus sonhos não é bobagem. Mas por isso ter que ter coragem, força de vontade, resiliência, saber perder mas não desistir e também ser leal. Agora não posso evitar de pensar nesse livre ao ver um artigo de marca Nike principalmente um tênis ?.
Sei como o criador ralou para conseguir um lugar no mercado sem piedade.
2 trechos que me cativaram
??"Deixe que todos chamem a sua ideia de maluca. Apenas continue. Não pare."
? "A inspiração pode chegar a partir de coisas cotidianas. Coisas que pode comer ou encontrar pelos cantos da casa."
?para quem deseja ser líder ou quem já é??
"Não diga às pessoas, como fazer as coisas, diga a elas o que fazer e permita que elas surpreendam com seus resultados. "

kkkkkaren 15/10/2023

Ousado
O livro é um relato ousado de como Phil encarou tudo com muita coragem e fundou uma das maiores marcas do mundo. Uma das maiores empresas. O final, porém, traz um capítulo humano com relatos pessoas de Phil, deixando evidente que, apesar de capaz de grandes batalhas, ele ainda é humano. Como todos nós.

Raysla1 09/10/2023

Me apaixonei pelo livro! Em alguns momentos pensei em desistir da leitura, ainda bem que não desisti, chorei em algumas partes por eles terem prosperado, por nunca terem desistido, pois sabiam que podiam fazer a diferença!

Reis86 16/09/2023

Para qualquer empreendedor, especialmente os desanimados
O livro conta a história do Phil e da Nike de forma muito fluida, não é nada maçante. O interessante desse livro é como ele conta uma história real, sem frases de efeito e momentos "enfeitados", fala sobre a dificuldade real que foi criar a empresa e todos os problemas que surgiam dia após dia, o que pode incentivar muitos empreendedores que se sentem perdidos.