A marca da vitória

A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

Raysla1 09/10/2023

Me apaixonei pelo livro! Em alguns momentos pensei em desistir da leitura, ainda bem que não desisti, chorei em algumas partes por eles terem prosperado, por nunca terem desistido, pois sabiam que podiam fazer a diferença!

Reis86 16/09/2023

Para qualquer empreendedor, especialmente os desanimados
O livro conta a história do Phil e da Nike de forma muito fluida, não é nada maçante. O interessante desse livro é como ele conta uma história real, sem frases de efeito e momentos "enfeitados", fala sobre a dificuldade real que foi criar a empresa e todos os problemas que surgiam dia após dia, o que pode incentivar muitos empreendedores que se sentem perdidos.

Andressa.Carneiro 14/09/2023

Resiliência
?Não estamos quebrados - eu disse a Bower-man -, só não temos dinheiro suficiente ainda.?
Resiliência é o nome desse livro, pois com todas as coisas que deram errado, facilmente a Nike nem deveria existir, mas quando se aposta num sonho e no que se ama, as chances de se da certo, são gigantes. Incrível ??????

Paiva 30/08/2023

Exemplo de garra, coragem e determinação. Fé de q vai dar certo mesmo quando tudo tá dando errado.
Mais incrível é saber q um jovem sem dinheiro simplesmente vai p outro lado do mundo (Japão) atrás de uma ideia e segue firme na batalha até sua marca ser o gigante q conhecemos.
Pensa numa inspiração! Agora colocarei meu Nike nos pés com muito mais respeito.

Eichelberg 27/08/2023

A marca da vitória
Um livro de fácil leitura e entendimento, que faz a leitura fluir! Empolgante e emocionante, com um final que mexe muito com o sentimentalismo.
Leitura muito indicada e cheia de ensinamentos.

Às vezes, você tem que desistir. Às vezes, saber quando desistir, quando tentar outra coisa, é onde está a genialidade. Desistir não significa parar. Não pare nunca.

[...] tenham fé em si mesmos, mas também tenham fé na fé.

Luana 19/08/2023

A leitura me surpreendeu. Sou fã de biografia mas não sou chegada a livros sobre empreendedorismo. Mas a história por trás da Nike não é nenhum e nem outro. O autor/criador trouxe a história em detalhes e confesso que me surpreendeu a persistência dele.

Jessica M. 18/08/2023

A primeira biografia que li que me fez sentir antipatia pelo biografado
Phil desrespeita e menospreza todos que lhe apoiam. A história da Nike, no entanto, é a razão pela qual vale a pena ler o livro.

No começo do livro eu estava encantada pela história. A jornada inicial do criador da Nike é interessante. Sua viagem ao Japão e sua ideia maluca conquistando espaço enquanto ele contratava talentos foi inspiradora. Mas fiquei esperando o amadurecimento de Phil Knight e isso não aconteceu. A sua personalidade egocêntrica e esnobe se intensifica à medida que o livro avança e isso me irritou.

Eu esperei pelo momento em que o desprezado Johnson se cansasse de ser tratado com desdém e fosse trabalhar para o concorrente, infelizmente isso não aconteceu. Johnson deu tudo de si para alavancar a empresa desde os estágios iniciais e nunca recebeu um elogio, agradecimento e nem mesmo palavras de apoio quando se acidentou.

Fiquei chocada quando ele descreve a cena que Tomjanovich estava lutando pela própria vida no hospital, e Phil emenda: “mas o logotipo de Buck Knight estava sob os holofotes nacionais” e ainda diz que seu pai estava orgulhoso. A falta de bom senso não o permitiu perceber que isso deveria ter sido deixado de fora de uma biografia. Depois, revela que ficava com os amigos no bar em detrimento a passar o tempo com seus filhos porque parecia não existir outra alternativa.

Terminei com a impressão de que ele era irresponsável com dinheiro porque sempre foi acostumado a ter alguém (ou sorte) que o ajudasse financeiramente nas horas de apuros.

Nota: 3,5/5
Canoff 18/08/2023minha estante
"Uma autobiografia que tem a intenção de fazer o leitor gostar do autor não é uma autobiografia de verdade. É impossível gostar das vísceras de alguém." - Verity

Jessica M. 18/08/2023minha estante
É exatamente isso! Já li outras de personalidades "difíceis", e que foram boas, mas antipático, essa é a primeira rsrs

Victor.Hugo 08/08/2023

Livro inspirador!
O criador de uma das maiores marcas esportivas do mundo, contar como a criou e a fez prosperar. Quando todos achavam que não teria como dar certo com toda incerteza e crises que a empresa e o mundo passaram. Uma verdadeira história inspiradora, no fim ele ainda faz um resumo sobre ?sua vida? e de todas as figuras chaves que ele conta no livro, até o momento melhor livro de autobiografia que já li! Vale muito a pena.

Tânia 21/07/2023

Uma das melhores biografias que eu já li, exemplo de nunca desistir mesmo quando as coisas não são do jeito que planejamos

hitmsoft 27/06/2023

Gostei muito! única coisa que me deixou desanimada pra continuar a leitura, é que ele falou muito sobre os amigos, o que acontecia na vida deles e etc? acho que deveria ter focado mais na ascensão da marca, já que é uma autobiografia dele com a nike.

no final tem uns conselhos muito bons, achei fofo e inspirador.

ofernandoluzbr 26/06/2023

A história de como surgiu a Nike
Uma história inspiradora de como uma das maiores marcas esportivas do mundo surgiu e se estabeleceu até os dias atuais. Grandes lições de empreendedorismo e uma leitura muito fluida em que muitas vezes parecia até uma história de filme.
zCsmiler xll 27/06/2023minha estante
Resenha maneira ???

tatianasbarreto 25/06/2023

Adorei
Essa é minha primeira leitura de biografia depois de muitos anos sem o hábito da leitura. Gostei muito de como o autor contou a sua história de superação, acho que o resumo desse livro é superação, as vezes nem parece verdade. Mas você acreditar antes de qualquer pessoa no seu sonho, o trabalho, a dedicação e não desistir quando surge algum desafio. Essa é a maior lição desse livro, não desistir quando tudo parece não dar certo.

Victoria 13/06/2023

Resiliência
Livro que me ensinou sobre a importância da resiliência, e a nunca desistir do que de fato acreditamos e confiamos.
Mesmo a empresa de Phil Knight ter inúmeros problemas, de algum jeito as coisas davam certo, o que pode ser considerado ?sorte?, mas que sem dúvidas deixa a mensagem de se ter boas pessoas ao seu lado, que sonham o mesmo sonho que você.
No fim do livro entendi que tudo o que for para ser nosso, dará algum jeito de chegar até nós, mas para isso precisamos confiar e trabalhar duro.
Livro bastante inspirador e necessário para quem almeja ter o seu próprio negócio.

Ju 11/06/2023

Um história inspiradora
?A Marca da Vitória?, a autobiografia do criador da Nike, é um livro inspirador, pois mostra como um jovem simples de Oregon colocou em prática uma ideia com muita coragem e trabalho. Phil Knight é de origem simples e não tinha dinheiro. Quando começou a vender tênis, mantinha outros trabalhos em paralelo para aprender e se sustentar. E por muitos anos ele não recebia dinheiro da sua empresa ou recebia pouco, apenas o suficiente para manter sua família. Outro ponto interessante do livro é ver como os talentos de outras pessoas somados aos seus é o que faz uma história de sucesso, além de persistência, trabalho duro e coragem para arriscar seguindo sua intuição nas tomadas de decisão. Este é realmente um livro muito bom, só sentia falta de saber um pouco mais da Nike em si, quando ela surge. Quando chega nesta parte, parece que o autor ficou com preguiça de escrever e deu apenas umas pinceladas, encerrando o livro, que poderia ter o dobro de páginas.