A marca da vitória

A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

psam 01/11/2023

A vitória de uma grande marca
Ótimo livro que narra a trajetória do criador da Nike, hoje uma das marcas mais conhecidas globalmente. O livro foca a parte inicial da vida da empresa abordando as dificuldades e desafios em se inserir e estabelecer num dos segmentos de mercado mais competitivos até o início da década de 80 quando enfim abriu o capital. Entre os capítulos mais interessantes está o que o autor detalha a estratégia de patrocínios de atletas, entre eles um novato Michael Jordan no início de carreira. Esse episódio inclusive virou filme, "Air, a História por Trás do Logo", disponível na Amazon Prime Video.

Daniel1503 24/10/2023

História incrível
A Marca da Vitória é uma emocionante e inspiradora autobiografia escrita por Phil Knight, o co-fundador da icônica empresa de calçados e roupas esportivas Nike. Publicado em 2016, o livro nos leva em uma jornada pessoal e profissional fascinante, que abrange desde as origens humildes da empresa até o seu crescimento como uma das marcas mais reconhecidas e bem-sucedidas do mundo.

A narrativa começa com Phil Knight, um jovem estudante universitário apaixonado por corrida de longa distância, compartilhando seus sonhos de viajar pelo mundo, conhecer diferentes culturas e viver aventuras. Em vez disso, ele se depara com a necessidade de encontrar um trabalho estável para sustentar sua futura família e seguir o caminho "seguro". No entanto, a semente do empreendedorismo já estava plantada em sua mente, e ele não conseguia se livrar da ideia de criar algo próprio e impactante.

A história ganha vida quando Phil decide viajar ao Japão para conhecer a indústria de calçados esportivos, onde encontra uma oportunidade de importar tênis japoneses para os Estados Unidos. Esse foi o início da Nike, inicialmente conhecida como Blue Ribbon Sports. Ao longo do livro, somos levados pelas diversas fases da empresa, incluindo as lutas iniciais, os desafios financeiros, a busca por fabricantes adequados e a concorrência acirrada no mercado.

Através de uma narrativa honesta e detalhada, Knight compartilha suas experiências pessoais, desafios e fracassos. Ele destaca que a estrada para o sucesso não foi fácil e que a persistência e a crença inabalável em sua visão foram essenciais para superar as adversidades. Knight também discute como a cultura corporativa da Nike foi fundamental para o crescimento e a excelência da empresa. A marca sempre buscou se associar a atletas famosos e engajar-se no patrocínio de equipes esportivas de destaque, o que contribuiu para a popularização e a ampla aceitação de seus produtos.

Além de detalhes sobre os bastidores da Nike, o autor apresenta uma visão interessante sobre o mundo dos negócios internacionais, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, mostrando como as negociações e parcerias com outras empresas foram fundamentais para o crescimento global da marca.

A Marca da Vitória também lança luz sobre as questões éticas e os desafios sociais enfrentados pela Nike em relação às condições de trabalho nas fábricas de seus fornecedores em países em desenvolvimento. Esses problemas de responsabilidade social corporativa trouxeram críticas à empresa, e Phil Knight não hesita em abordá-los com franqueza.

Em geral, o livro é uma leitura cativante e edificante, não apenas para os entusiastas do mundo dos negócios e do empreendedorismo, mas também para qualquer pessoa que aprecie histórias de perseverança, inovação e o poder da marca. Phil Knight descreve a jornada de um homem que seguiu sua paixão, transformando-a em um império global que transcendeu o mundo dos esportes.

A Marca da Vitória oferece aos leitores uma visão privilegiada de como a Nike se tornou uma das marcas mais poderosas e influentes da história contemporânea. O livro é uma celebração da coragem e determinação de um homem que não apenas realizou seus sonhos, mas também mudou a forma como o mundo enxerga e vive o esporte, calçando gerações de atletas e pessoas com os símbolos da famosa marca do "Swoosh".

Aniluv 19/10/2023

Eu amei ler esse livro. O Phil mostra que ter fé no seus sonhos não é bobagem. Mas por isso ter que ter coragem, força de vontade, resiliência, saber perder mas não desistir e também ser leal. Agora não posso evitar de pensar nesse livre ao ver um artigo de marca Nike principalmente um tênis ?.
Sei como o criador ralou para conseguir um lugar no mercado sem piedade.
2 trechos que me cativaram
??"Deixe que todos chamem a sua ideia de maluca. Apenas continue. Não pare."
? "A inspiração pode chegar a partir de coisas cotidianas. Coisas que pode comer ou encontrar pelos cantos da casa."
?para quem deseja ser líder ou quem já é??
"Não diga às pessoas, como fazer as coisas, diga a elas o que fazer e permita que elas surpreendam com seus resultados. "

kkkkkaren 15/10/2023

Ousado
O livro é um relato ousado de como Phil encarou tudo com muita coragem e fundou uma das maiores marcas do mundo. Uma das maiores empresas. O final, porém, traz um capítulo humano com relatos pessoas de Phil, deixando evidente que, apesar de capaz de grandes batalhas, ele ainda é humano. Como todos nós.

Raysla1 09/10/2023

Me apaixonei pelo livro! Em alguns momentos pensei em desistir da leitura, ainda bem que não desisti, chorei em algumas partes por eles terem prosperado, por nunca terem desistido, pois sabiam que podiam fazer a diferença!

Reis86 16/09/2023

Para qualquer empreendedor, especialmente os desanimados
O livro conta a história do Phil e da Nike de forma muito fluida, não é nada maçante. O interessante desse livro é como ele conta uma história real, sem frases de efeito e momentos "enfeitados", fala sobre a dificuldade real que foi criar a empresa e todos os problemas que surgiam dia após dia, o que pode incentivar muitos empreendedores que se sentem perdidos.

Andressa.Carneiro 14/09/2023

Resiliência
?Não estamos quebrados - eu disse a Bower-man -, só não temos dinheiro suficiente ainda.?
Resiliência é o nome desse livro, pois com todas as coisas que deram errado, facilmente a Nike nem deveria existir, mas quando se aposta num sonho e no que se ama, as chances de se da certo, são gigantes. Incrível ??????

Paiva 30/08/2023

Exemplo de garra, coragem e determinação. Fé de q vai dar certo mesmo quando tudo tá dando errado.
Mais incrível é saber q um jovem sem dinheiro simplesmente vai p outro lado do mundo (Japão) atrás de uma ideia e segue firme na batalha até sua marca ser o gigante q conhecemos.
Pensa numa inspiração! Agora colocarei meu Nike nos pés com muito mais respeito.

Eichelberg 27/08/2023

A marca da vitória
Um livro de fácil leitura e entendimento, que faz a leitura fluir! Empolgante e emocionante, com um final que mexe muito com o sentimentalismo.
Leitura muito indicada e cheia de ensinamentos.

Às vezes, você tem que desistir. Às vezes, saber quando desistir, quando tentar outra coisa, é onde está a genialidade. Desistir não significa parar. Não pare nunca.

[...] tenham fé em si mesmos, mas também tenham fé na fé.

Luana 19/08/2023

A leitura me surpreendeu. Sou fã de biografia mas não sou chegada a livros sobre empreendedorismo. Mas a história por trás da Nike não é nenhum e nem outro. O autor/criador trouxe a história em detalhes e confesso que me surpreendeu a persistência dele.

Jessica M. 18/08/2023

A primeira biografia que li que me fez sentir antipatia pelo biografado
Phil desrespeita e menospreza todos que lhe apoiam. A história da Nike, no entanto, é a razão pela qual vale a pena ler o livro.

No começo do livro eu estava encantada pela história. A jornada inicial do criador da Nike é interessante. Sua viagem ao Japão e sua ideia maluca conquistando espaço enquanto ele contratava talentos foi inspiradora. Mas fiquei esperando o amadurecimento de Phil Knight e isso não aconteceu. A sua personalidade egocêntrica e esnobe se intensifica à medida que o livro avança e isso me irritou.

Eu esperei pelo momento em que o desprezado Johnson se cansasse de ser tratado com desdém e fosse trabalhar para o concorrente, infelizmente isso não aconteceu. Johnson deu tudo de si para alavancar a empresa desde os estágios iniciais e nunca recebeu um elogio, agradecimento e nem mesmo palavras de apoio quando se acidentou.

Fiquei chocada quando ele descreve a cena que Tomjanovich estava lutando pela própria vida no hospital, e Phil emenda: “mas o logotipo de Buck Knight estava sob os holofotes nacionais” e ainda diz que seu pai estava orgulhoso. A falta de bom senso não o permitiu perceber que isso deveria ter sido deixado de fora de uma biografia. Depois, revela que ficava com os amigos no bar em detrimento a passar o tempo com seus filhos porque parecia não existir outra alternativa.

Terminei com a impressão de que ele era irresponsável com dinheiro porque sempre foi acostumado a ter alguém (ou sorte) que o ajudasse financeiramente nas horas de apuros.

Nota: 3,5/5
Canoff 18/08/2023minha estante
"Uma autobiografia que tem a intenção de fazer o leitor gostar do autor não é uma autobiografia de verdade. É impossível gostar das vísceras de alguém." - Verity

Jessica M. 18/08/2023minha estante
É exatamente isso! Já li outras de personalidades "difíceis", e que foram boas, mas antipático, essa é a primeira rsrs

Victor.Hugo 08/08/2023

Livro inspirador!
O criador de uma das maiores marcas esportivas do mundo, contar como a criou e a fez prosperar. Quando todos achavam que não teria como dar certo com toda incerteza e crises que a empresa e o mundo passaram. Uma verdadeira história inspiradora, no fim ele ainda faz um resumo sobre ?sua vida? e de todas as figuras chaves que ele conta no livro, até o momento melhor livro de autobiografia que já li! Vale muito a pena.

Tânia 21/07/2023

Uma das melhores biografias que eu já li, exemplo de nunca desistir mesmo quando as coisas não são do jeito que planejamos

ehornby 27/06/2023

Gostei muito! única coisa que me deixou desanimada pra continuar a leitura, é que ele falou muito sobre os amigos, o que acontecia na vida deles e etc? acho que deveria ter focado mais na ascensão da marca, já que é uma autobiografia dele com a nike.

no final tem uns conselhos muito bons, achei fofo e inspirador.