Diário de uma Escrava

Resenhas - Diário de uma Escrava

Jessica Borges 11/11/2016

De arrepiar!
Sério! Que livro é esse?

Nunca li algo tão triste. Não vou mentir para vocês, a leitura não é leve e você não vai terminar de ler e se sentir alegre e feliz, mas o livro não é ruim, pelo contrário, é muito bom. Nele vemos o sofrimento de Laura, que é tão intenso que as vezes eu achava que seria palpável e real. A todo momento eu me questionava até onde o ser humano pode chegar e o limite da crueldade e da dor. Sinceramente? Achei o livro genuinamente fantástico. Histórias assim são necessárias, pois, infelizmente, há muitos casos reais.

Incrível, mas você tem que ter estômago forte, pois as cenas são bem descritivas. Bem, leiam e tirem suas próprias conclusões, mas não digam que eu não avisei, você não se sentirá feliz depois de ler Diário de uma Escrava.
Nise | @saymybook 11/11/2016minha estante
O livro é baseado em um caso real.

isabelanoivo 12/11/2016minha estante
Esse livro é parecido com Stolen?

Raquel Moritz 12/11/2016minha estante
A Rô é foda.

Jessica Borges 13/11/2016minha estante
Nunca li Stolen, mas esse parece ser mais pesado, pois é baseado em uma história real.

isabelanoivo 14/11/2016minha estante
Ata. Leia Stolen, você vai amar, lembro que você queria ler ele, li e lembrei de você uns dias atrás.

Jessica Borges 14/11/2016minha estante
Estou lendo e já estou gostando :)

Yaya 14/11/2016minha estante
Adorei sua resenha !!
Eu quero muito ler esse livro, como é a linguagem dele ?

Jessica Borges 14/11/2016minha estante
Valeu! Ele é narrado em primeira pessoa.

Deah 17/11/2016minha estante
Fiquei bastante curiosa em ler,gostei muito da sua resenha.

Jessica Borges 17/11/2016minha estante

Valeu linda!!!

Jessica Borges 23/11/2016minha estante
Valeu, linda! :)

Babi 26/11/2016minha estante
Fiquei super curiosa pra ler! Admito que to criando "força" pra ler..

Ingrid Bernini 26/11/2016minha estante
Tô doida pra lê-lo mas nunca li algo forte e tô com dedinho.

Jessica Borges 26/11/2016minha estante
É. Ele é bastante forte. Nunca li algo tão impactante, mas eu gostei bastante.

anna 30/11/2016minha estante

Charmssss 30/11/2016minha estante
Jessica, vc leu essa versão da darkside? Eu li pelo wattpad, estou com medo de comprar e terem mudado alguma coisa...

Jessica Borges 30/11/2016minha estante
Eu tbm li pelo wattpad, Carla. Pois ainda não consegui comprar o livro, mas creio que eles não mudarão nada, pois se fizerem isso eu ficarei bem chateada. Mas é esperar para ver. Bjs

Jessica1248 14/12/2016minha estante

Limão 07/04/2020minha estante
Gostei da sua resenha, realmente fiquei bem triste quando terminei de ler... até para dormir depois foi ruim.

LILI 10/05/2020minha estante
Leia! Muito bom!

thais.lu 30/08/2020minha estante
Acabei te terminar a leitura...e teve algumas partes que precisei parar, respirar e me distrair com outras coisas, pois é um livro tao bem escrito que e leva ao extremo do psicologico

Peu 19/01/2021minha estante
Eu, fiquei horrorizado lendo esse livro. Estou perplexo até agora. Já tive enjôos lendo ele, mds

Kaáh Navarro 25/01/2022minha estante
Eu queria que a professora que me emprestou esse livro pra ler, tivesse me dito pelo menos algo semelhante ao que você escreveu antes que eu lesse. A cada nova situação que era descrita era como um soco no estômago, foi uma leitura muito pesada, mas me fez enxergar uma margem existente no mundo em que vivemos, ao qual é muito mal retratado nas mídias.

Marina 08/10/2020

O que foi isso que eu li?
Nossa, não sei nem por onde começar.
Esse foi mais um caso daqueles em que julguei o livro pela capa (essa edição em capa dura tão linda da Dark Side me despertou o interesse no livro) e me lasquei.
A autora fala que se inspirou em casos reais para escrever essa história (inclusive lista a bibliografia), e realmente há MUITAS semelhanças com os casos reais. Sei disso porque li alguns dos livros que ela citou, mas pra mim, o resultado foi uma releitura mal escrita e superficial dessas obras. Não acrescenta nada novo, e além disso, o livro tem TANTAS cenas de estupro (parece que é só isso o livro!) que ficou parecendo um pornô doentio de mau gosto.
Eu sei que é importante abordar o tema, e sim, sabemos que é o que acontece com as vítimas que se encontram nessa situação. Mas sinceramente, você não precisa inserir em praticamente todos os capítulos do livro uma cena de estupro descrita de maneira bem gráfica para conscientizar as pessoas.
Em 3096 dias (biografia da Natascha Kampusch), ela não entra em detalhes dos abusos sexuais, e nem por isso o livro deixa de ser forte e chocante. E se o leitor realmente prefere ficção, o livro Quarto (Emma Donoghue) é uma indicação infinitamente melhor. E a personagem sofre abusos sexuais, mas aborda isso de uma maneira bem menos bizarra.
Resumindo, achei apelativo demais, não recomendo.
Jessica 08/10/2020minha estante
achei a mesma coisa em relação a apelação! ficou super raso e só com cenas de estupro. fui pela capa e me lasquei

Marina 08/10/2020minha estante
Fomos seduzidas pela embalagem bonita!!!

JRangel 08/10/2020minha estante
É exatamente isso! Comprei o livro pela capa e me arrependo demais. Sério, desnecessário. Na época que estava em alta lembro de muita gente criticando... Ela deu um final tão podre quanto o livro.

Marina 08/10/2020minha estante
JRangel, eu já tava tão desgostosa quando cheguei no final (meio que fiz leitura dinâmica da metade pra frente), que ele nem me abalou tanto!

wellia 02/04/2021minha estante
concordo 100% com o que tu disse. eu fico possessa com pessoas que defendem esse livro com o argumento de que "é bom porque é a verdade estampada nua e crua".

Thaís Almeida 10/04/2021minha estante
Concordo! Senti que as cenas de estupro estão ali para chocar mas tantas assim achei apelação!

Arca Literária 26/12/2016minha estante
estou lendo o livro e amando não pq a historia é fantasia ou pq é um romancezinho destes chinfrins que andam por ai... estou amando pq a verdade é dita e ela doi naqueles que se opõe a ele. Pena que vc não gostou do livro... será um em um milhão mas como toda democracia temos liberdade de expressão e de gostar e desgostar das coisas... eu não gosto de a Culpa é das Estrelas e não conheço ninguém que tenha a mesma opnião que a minha...fazer o que né?

One Books Oficial 27/12/2016minha estante
Excelente resenha!!! Realmente quero ler, pra verificar se vc tem razão em entender desse modo!!!

Gramatura Alta 27/12/2016minha estante
Da metade para o fim do livro, a autora deturpa a verdade com a finalidade de chocar, e ainda compreende de forma equivocada o que é a Síndrome de Estocolmo. É uma escrita amadora, com um final absurdo, bem longe de qualquer verdade.

Andre.Aquino 28/12/2016minha estante
Realmente zoado

Rafael 28/12/2016minha estante
Pensei a mesma coisa que você.

Andre.Aquino 28/12/2016minha estante
Gosto de finais meio catastróficas mas nesse caso aqui....

Marcos.Fontes 29/12/2016minha estante
É disso q a gente quer. Quero ver uma resenha que "detone" o livro. Mostre o q n agrada. Vejo milhares de resenhas q falam apenas das maravilhas do livro e muita gente compra e acaba abandonando o livro.

Dafne 05/01/2017minha estante
Graças a Deus li sua resenha antes de comprar, só iria passar raiva...

Manu 09/01/2017minha estante
Concordo totalmente com você. Achei uma violência meio de graça, sabe? Eu entendo a proposta da autora mas não acho que ela foi feliz. Não chega a ser a pior leitura do ano pra mim rs...li numa boa... mas é um livro com muitas falhas.

Carol Cristina | @blogacdh 11/01/2017minha estante
Nossa, chocada com o final, ainda bem que li seu texto, ia ficar indignada tbm! kk

kitsune1977 11/01/2017minha estante
hum...fiquei interessada em ler até ver a sinopse e pensar "hum...parece com 3096 dias" o livro de natascha kampusch em q ela conta os 8 anos(dos 10 aos 18 anos)em q foi refém de um maluco na alemanha. esse por ser um livro de ficção me parece bem mais sensacionalista q o 3096...ainda quero ler pra conferir mas "já estou avisada".

Neide 18/01/2017minha estante
Vc foi perfeito senti o mesmo quando li esse livro é muito ruim!! fiz o meu vídeo desabafo rubricando livros Parabéns vc expressou e falou a verdade pura.

Simone de Cássia 29/01/2017minha estante
Carlos, terminei agora de ler o livro e parece que vc está dentro da minha mente, porque o que eu to pensando é EXATAMENTE o que vc escreveu! Tô me sentindo totalmente enganada e "abusada" pela autora! Que idiotice de livro é essa??? E que distorção absurda da Síndrome de Estocolmo?? E que final "sem noção"?! A autora publica nas últimas páginas os relatos de alguns casos de sequestro , talvez para dar maior veracidade às suas narrativas, porém, cria um desfecho absurdo que NUNCA foi visto em nenhum caso real até hoje! Chocada!

Our Brave New Blog 05/02/2017minha estante
Acabei de ler o livro e concordo com o que você disse, exceto pela parte de distorção da síndrome, porque não sei nada sobre o assunto, mas pesquisarei. Se a autora realmente tiver deturpado isso, é pior que eu imaginei hahahaha. Todas as chances que ela perdeu de se livrar, realmente inacreditáveis. A autora diz se basear em vários casos fazendo pequenas alterações, cita os casos, mas em nenhum deles ocorreu aquilo, é absurdo. Farei uma resenha dele e publicarei no meu blog (ourbravenewblog.weebly.com), posso linkar a sua lá? Gostei muito do seu texto.

Carla Cristina 30/05/2017minha estante
Adorei sua resenha! Ainda estou na metade do livro, mas já percebi algumas incongruências. De qualquer forma, gosto de livros pesados e estou chocadas com algumas páginas desse livro!

Thereza 16/10/2017minha estante
Terminei o livro hoje e pensei a mesma coisa, além dá escrita em si do livro também ser muito fraca. Aquela história do policial também ficou desconexa do resto, já que ele não teve nenhuma relevância na história.

Marcos Martins 18/10/2017minha estante
CONCORDO COM CADA PALAVRA!
O livro em si é mal escrito, apresenta elementos fantasiosos, alguns personagens são muito mal construídos, o policial por exemplo, meu Deus, não condiz com um policial brasileiro, aliás outro ponto, a ambientação, não há a sensação de que a estória poderia acontecer perto da gente, pra mim parecia uma história americana, inclusive, os relatos no final do livro, nenhum é no Brasil.

25/12/2017minha estante
Já tem um bom tempo que eu estava namorando este livro. Não nego que o tipo de leitura que eu aprecio, desde Libertada, até Quarto e até 3096 dias, esse tipo de livro visceral já faz parte da minha biblioteca. Apesar de ter um sério pé atrás com a Darkside, que geralmente tem capas maravilhosas mas um conteúdo literário não tão bom assim, pensei que ao menos eu não fosse me arrepender de dedicar algumas poucas horas na leitura do livro.
Livro não.
Fanfic.
Um vocábulo extremamente raso, com uma protagonista limitada e nem um pouco convincente, o livro foi um tormento do princípio ao fim. Não estou duvidando desse tipo de leitura, muito pelo contrário, não tenho dúvidas de que esse tipo de coisa realmente aconteça, ou até pior. O péssimo do livro é que do principio ao fim parece ter sido escrito por uma adolescente na mais tenra idade e postado por completo no fanfiction.net. Sério, ela realmente teve algum editor para ajudá-la a compor essa joça? Raso, fraco, tedioso. A protagonista é tão parca que não consegue, em momento nenhum, convencer um leitor muito esforçado a crer nos seus relatos, falta tudo nela: Desespero, anseio, realidade, síndrome de Estocolmo, tudo.
Uma grande jogada de Marketing, que prometia se um 'Hoje eu sou Alice' e terminou como uma fanfic do animespirit. O problema da história não foi o final, nem o desenvolvimento. Apresentou buracos desde o início, onde o conceito ambiental hora parecia de filmes americanos, mas de personagens com nomes bem abrasileirados. Enfim, que a autora consiga um editor melhor no futuro, e que a auxilie melhor em sua escrita, talvez ainda reste esperança, pelo menos uma ideia boa ela tem, só resta saber escrevê-la de forma, no mínimo, aceitável...

Erika 02/04/2018minha estante
Vontade de aplaudir essa resenha. Definiu o que achei. A historia falar so sequestro, da maldade humana, da degradação, de tudo que se passou na narrativa foi um despertar. Um alerta. Principalmente para quem já tem filho. Fiquei apavorada com essa leitura! na metade comecei a desconfiar do comportamento de Laura e a suspeitar que ela iria enveredar para esse conformismo mesmo. E continuar aceitando ficar com o agressor. Parece que é crime criticar o livro. Não sou fã de finais clichês, gosto de finais reais. Mas esse passou dos limites.eu fiquei revoltada.

Maria.Alice 03/05/2018minha estante
não dá pra resumir o livro em outros termos que não: um monte de merda escritos por escritora de fanfic infantil, sem o mínimo de cuidado, cheio de jargões e estratégias publicitárias, feito unicamente com o intuito de vender. Merda no dicionário significa "Diário de uma Escrava" #hahahaha

deborafv 13/07/2018minha estante
"Enfim, por conta de todos os problemas citados acima e de um final totalmente absurdo, inconsequente, ofensivo, sinto-me no dever de dizer: esta foi a pior leitura do ano"

Você resumiu tudo que pensei sobre esse livro. Nem consigo acreditar que ele tem a nota tão alta aqui. Um lixo. A autora tratou de um tema muito sério de uma maneira muito tosca: o livro é só estupro e outras formas de violência. É de deprimir que alguém use um tema desse só para chocar e ganhar dinheiro.

Bagui 18/01/2019minha estante
Muito obrigada por evitar de eu me sentir mal com a leitura desse livro. Essa história é desrespeitosa para as vítimas de casos semelhantes pelo modo sem tato com que narra os casos de violência e pelo desfecho em si, é desrespeitosa para as mulheres de forma geral pelo retrato de uma personagem tão patética que se permite ser manipulada pelos homens à sua volta e deposita todas as suas forças neles ao invés de confiar na própria força e vontade de viver (como quando ela ligou pro namorado e pro pai e acabou decidindo voltar pro Ogro), e por fim, é desrespeitosa com os leitores pela tentativa tosca e forçada de chocar. Curioso pensar que a autora criou uma personagem com personalidade forte e que cria empatia com o leitor, mas depois conseguiu uma façanha ainda mais surpreendente: levou a história a um nível tão fora da curva da realidade que foi como jogar a personagem fora e trabalhar a partir de então com uma cópia genérica dela. Chega a ser injusto desenvolver uma personagem redondinha com tanto potencial e não saber como desenrolar a história.

Chris 29/04/2019minha estante
Vi a avaliação do livro aqui no Skoob e li as resenhas antes de comprar o livro. Uma pena que a sua estivesse ocultada pelo aviso de spoiler. Como eu gostaria de lido isto aqui antes. Um dia de leitura perdido! Li rápido pra começar logo outro, porque não gostei da história desde que concluí o primeiro capítulo. Concordo com tudo o que disse. Ficarei atento às suas resenhas.

Ale 05/07/2019minha estante
Realmente achei esse livro desnecessário, um absurdo e uma vergonha com a vítimas. Não consigo entender o final até hoje. Achei uma perda de dinheiro e principalmente de tempo. Vc fez uma resenha incrível e deixo meus parabéns.

Dai 27/08/2020

Até onde vamos pela sobrevivência...
Livro forte e muito impactante. Tem que ter estomago. Tragico

Júlia Morales 26/10/2020

Pesado
É difícil até dar uma nota para esse livro, por ter trechos reais e casos reais dentro dele me senti mais impactada do que sentiria caso fosse uma ficção.
É um livro não recomendado de jeito nenhum para pessoas sensíveis! Contém coisas muito pesadas. Eu já li muito livro pesado, mas igual esse, NUNCA. Então, pessoas sensíveis, passem longe desse livro!!
A história é muito envolvente, mas é necessário pausas para você poder se recuperar devido a tanta crueldade presente.
Eu fico pensando em como esse livro é muito real, coisas que acontecem e nós nem imaginamos e pior, achamos que nunca irá acontecer com a gente... Mas fica um alerta muito grande que isso pode acontecer com qualquer um, temos que nos cuidar.
Enfim, livro impactante. Ainda estou tentando digerir tudo o que li.

Eduarda.Silva 02/02/2023

Chocante!
É um livro pesado que conta com gatilhos como: estupro, tortura, abuso sexual, sequestro, violência etc.

A obra consiste na narração em primeira pessoa de Laura, 15 anos.
Uma boa garota que foi sequestrada e mantida em cativeiro pelo Stevan, um homem casado que frequentava a mesma igreja que Laura.

Ela já nos conta em detalhes sobre o estado em que é mantida, o que Stevan a obrigava fazer e muitas coisas que me deixaram horrorizada.

No fim, após anos e anos de tortura, Laura mostra sinais muito fortes de confusão mental e essa parte me deixou bem infeliz. Ainda tinha esperanças de um futuro diferente.

A autora nos prova que o livro é baseado em fatos reais, podemos encontrar esses casos nas últimas páginas do livro.

Uma coisa interessante e pesada que reparei depois de um bom tempo sobre a estética do livro é que as cores coloridas nas páginas e a borboleta na capa do livro nos remete algo bom, algo puro: o mundo das crianças.

Mari @enquadrandolivros 24/04/2020

❌ALERTA DE CONTEÚDO SENSÍVEL❌
Diário de uma Escrava da Rô Mierling, foi o primeiro livro que li e não consegui avaliar com números. É impressionante o trabalho da autora, sua escrita, a realidade da trama, todo seu cuidado e trabalho com as pesquisas. Mas, por se tratar de uma tema delicado e cheio de gatilhos, a leitura não é fácil e nenhum pouco agradável.

Laura era uma adolescente de 15 anos que vivia com uma ótima família, frequentava a igreja aos domingos, se divertia com os amigos e era apaixonada pelo namorado. Em um dia comum, Laura é sequestrada e mantida por anos em um cativeiro em baixo da casa de seu sequestrador.

O livro começa a aproximadamente 4 anos após o sequestro. Laura relata tudo que viveu e ainda vive com palavras diretas. Cada agressão sexual, física e emocional, são bem detalhadas pela protagonista. A relação dela com o sequestrador é bem conturbada, é difícil de entender o que se passa na mente doentia dele.

Apesar de tudo que Laura passa, ela é uma personagem forte que não perde a esperança de sair daquele buraco. E isso torna a leitura mais agonizante. Eu torcia pelo final feliz, mas ao mesmo tempo, sabia que não existia um final feliz para Laura. Vamos acompanhando dia pós dia, uma rotina dolorosa e cheia de crieldade, até que temos uma reviravolta na história, mais um pouquinho de esperança, e então, vem um final surpreendente a sua maneira.

O mais chocante nessa história, é o fato dela ser baseada em fatos reais. Saber que existem milhares de meninas que passaram e passam pelo mesmo que Laura, me causa uma revolta. No geral, só tenho elogios para a escrita da autora, ela não nos poupa dos detalhes e tem uma narrativa espetacular. Ela construiu um enredo tão perturbador, que precisei segurar a bile em vários momentos.

Trata-se de uma leitura intensa, que faz o leitor sofrer com um tema que precisa de muita atenção. E após a leitura, surgem vários questionamentos sociais, e aquela alerta sobre o que está acontecendo a nossa volta. Gostei do livro, mas não recomendo para qualquer pessoa. Se o tema te interessa, meu conselho é começar a leitura com calma. E claro que não posso deixar de enaltecer essa edição linda da DarkSide Books, como sempre, a editora arrasou.

site: https://www.instagram.com/enquadrandolivros/

Rebecca Soares 24/07/2020

Leitura fluída e muito pesada, porém que te prende e a todo momento te deixa com aquele sentimento de que tudo vai se resolver no fim. A autora conseguiu transmitir um pouco das atrocidades que as vítimas presenciam e todos os efeitos colaterais... Leitura pesada porém para refletirmos.

Simone 22/05/2020

Esse livro mexeu muito comigo. Os relatos que ele trás são muito realistas e faz você pensar na crueldade da mente humana e a capacidade de uma pessoa tem de destruir alguém que deveriar ser protegido por todos, como as meninas desse livro.
Rosana230 26/08/2020minha estante
Obrigada pela leitura. Bom você ter a mente aberta para ver a realidade.

Leh 30/04/2021minha estante
Eu queria demais ler esse livro maia n sei aonde comprar

Bell 01/06/2021

Finalmente, LIDO!
Estava ansiosa por esta leitura, devido as resenhas que vi e li.
De fato foi uma leitura pesada, angustiante e triste.
Porém...
Este livro é uma ficção, baseado em casos reais, no final do livro a autora expõe os casos em que se baseou pra montar a triste história de Laura, eu já li livros sobre praticamente todos os casos citados por ela, livros escritos pelas sobreviventes, por isso, foi gritante pra mim a diferença entre um relato ficcional e um verdadeiro.

Não fiquei arrasada ou impressionada com a leitura como muitas pessoas disseram ter ficado, e atribuo isso ao fato do livro ser obviamente uma ficção!

Sim o livro é perturbador, a história mantém o ritmo, o desfecho é inesperado, mas a escrita da autora me pareceu "verde", pra mim pareceu um livro escrito por alguém ainda inexperiente, a escrita dela não me agradou, achei que deixou a desejar em termos de qualidade. Achei medíocre.

Lado positivo: a edição é absurdamente linda. E por isso permanecerá na minha estante.

Aos interessados,fica o alerta de muitos gatilhos, o livro contém violência pesada, estupro e tortura ?
Livia.Gabriela 01/06/2021minha estante
Já vi vários comentários sobre o teor pesado do livro, mas não li ainda.

Livila Lacerda 10/10/2023

Um livro que te deixa mal de verdade
E tô chocada com esse final.. tô chocada com a Laura.. tô chocada e com pesar .. primeiro livro na vida que eu quase não tive estômago pra ler ..
Dei 4 estrelas apenas pq acho que o livro passa exatamente o sentimento que se propôs a passar.. mas trás sensações horríveis

Rodrigues 27/09/2020

Decepção total com esse livro
Eu esperei tanto pra ler esse livro,ouvir tantos comentários positivos sobre esse livro que quando comecei a lê-lo estava com uma espectativa altíssima.
A história é sobre Laura,uma menina que é sequestrada muito nova por um pedófilo psicopata.Laura é mantida refém durante muito em um buraco e escreve diários sobre as maiores barbaridades que esse maluco faz com ela.
O livro é intenso, difícil de se ler,você fica com o estômago revirado em muitas e muitas cenas.Nao é um livro nada fácil de se ler.
Porém na metade da história a autora se perde completamente e o final é o mais revoltante que eu já li em toda minha vida.
Como a autora com uma história tão promissora deixa o livro com aquele final?
Totalmente amadorismo pra mim,ou esse livro tem alguma continuação,não é possível.
Por causa do final que é um lixo,eu só dei 2 estrelinhas.
Ju Ragni 27/09/2020minha estante
Se formos encarar como um romance, uma contação de história é decepcionante sim. Mas o pior de tudo é que esse enfoque da autora está bem mais próximo da realidade do que o final feliz que a gente queria encontrar. A síndrome de Estocolmo foi muito bem estudada em casos assim, e indo além, será que pessoas que estão levando sua vida normal (nós), conseguimos imaginar o que é viver sob essa total brutalidade e violência? E viver isso dias, meses e anos? Sem esperança de futuro, sem sonhos, sem notícias do mundo, sem nenhuma novidade numa rotina horrível? A maioria dos molestadores foi molestada na infância... Concordo que é um livro difícil de ler, mas para mim, mais difícil foram os traços de verdade que ele mostrou...

Flávia Pasqualin 08/10/2020

CAUSA E EFEITO
Se você gosta desse tipo de temática (livros polêmicos) eu recomendo, principalmente pelo quanto esse exige o exercício de empatia do leitor no decorrer da história. Acho que o ponto alto é justamente essa quebra de expectativa, resultado da nossa cegueira perante o ponto confortável no qual nos encontramos. Minha única ressalva é com a narrativa, por diversas vezes a escrita parece crua e infantil. Tirando isso, valeu a experiência.