David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas -

Sam Regis 25/08/2020

Um Grande, Grande Clássico!
Dickens, grande escritor de sua época, teve grande reconhecimento ainda em vida, custumava publicar seus livros por capítulos, em folhetins; sendo David Copperfield um desses, sendo publicando em formato de livro meeesmo, alguns anos depois de ter seu último capítulo publicado. Essa forma de publicação fazia com que o autor escrevesse de forma a prender o leitor e deixá-lo curioso para obter o próximo folhetim com o capítulo seguinte. Obra que está exatamente no "meio" de sua carreira literária, o próprio Dickens confessa que de todos os filhos de sua imaginação David Copperfield era o seu favorito.
Mas sobre o que se trata o livro?
Eis que de cara, percebemos que se trata das memórias sobre a vida de David. Ela começa no momento primeiro de sua vida, e o título do capítulo é "Nasci"; lá ele narra sua aventura naquela madrugada de sexta feira, nascendo junstamente na meia noite, e segundo a surpestição, condenado a viver infeliz. Desde então acompanhamos o desenvolvimento dessa criança com sua jovem mãe viúva e sua babá, até que um homem entra no caminho da jovem senhora e trás tormentos terríveis para o pobre menino.
David é um doce de criança, e acompanhar toda sua labuta foi angustiante; não consegui parar de ler até ter certeza de que estava bem. Dickens é certeiro em desvendar a alma humana, seu enfoque nos pobres da época é interessante; sua literatura atinge todos os níveis sociais, e não apenas agrada, mas ilumina e eleva, nos fazendo perceber que por mais difícil que seja a vida, sempre poderemos escolher o bem.
Nota: ?????

Marcio 20/03/2020

Fantástica
Do nascimento a velhice, a história fabulosa do menino Copperfield descrita de forma suave e encantadora!

Maria4343 20/10/2022

Perfeição
Essa foi a minha primeira leitura de Charles Dickens. A quem interessar o livro é sim grande, a minha edição tem mais de mil páginas que nossa vale muito a pena.
A história é fluida na minha opinião, demorei 2 meses para ler por causa da correria do dia a dia, nenhum capítulo é cansativo. Você sempre quer saber o que vai acontecer com os personagens.
Sobre o próprio protagonista David Copperfield não tem como não gostar dele, a história começa com o nascimento dele e ao longo permanece com caráter gentil, bondoso e inteligente. A única coisa que me incomoda é a ingenuidade dele, na infância conturbada pode-se relevar mas adulto eu sentia vontade de brigar as vezes.
Confesso que senti raiva da esposa dele Dora,o David cometeu o erro comum de se apaixonar pela aparência e não o caráter, resultado foi um casamento "sofrido" mas não no sentido de extrema tristeza ou violência,e sim falta de companheirismo e paixão.

Eis um pensamento recorrente dele "Não pode haver maior disparidade no casamento do que a incompatibilidade de ideias e objetivos"

Os vilões que me parece ser apenas dois, são convincentes e tem o seu devido fim. Adorei a babá dele uma mulher adorável e bondosa, até a tia dela mulher forte e honesta. Tem claro outros personagens importantes aqui como o Sr. Pegoddy e a pequena Em'ly. Até o amigo dele Traddles.
Enfim, se você quiser ler é excelente. Muita gente gosta de Dickens. O cara é genial e vale a pena ler uma biografia sobre. E como um primeiro livro vou reler com certeza e lerei mais dele. Boa leitura!

Suelen 04/01/2022

Maravilhoso
História cheia de reviravoltas, narrada em primeira pessoa. Retrata a vida do David Copperfield desde a infância até a vida adulta, tudo na era vitoriana.
Vc vai se emocionar e alegrar com as vicissitudes e peripécias do menino.
É lindo, longo e muito prazeroso.