1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Felipe Mello 18/01/2024

A Retratação de uma Época
A narrativa de Gomes foi tão fluida em relatar as principais informações, personalidades e acontecimentos do “Período Joanino” e perspicaz em citar as inúmeras fontes acadêmicas para validar os seus pontos ao longo dos capítulos que só pude aplaudir a maestria que o autor teve, ao mesmo tempo, de explanar as questões históricas conforme me entretia com bastante humor e imparcialidade as principais figuras históricas que elevaram a colônia brasileira ao Estado de “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”. Em especial, sobre as cartas do, bibliotecário real, Luís Joaquim dos Santos Marrocos e a personalidade e inteligência do príncipe regente, e rei, Dom João VI.

DidioAzul 16/01/2024

Uma viagem despretensiosa pela história do Brasil
Obra leve, de leitura fácil e envolvente que nos conta um pouco da história do Brasil e de seus personagens. Indico até pra quem não se interessa muito pelo assunto. E pra quem é fã do estilo é leitura quase obrigatória. A divisão em capítulos com personagens facilita e esquematiza ainda mais a leitura. E, mesmo dando uma aula, o livro não tem a pretensão nem o formato de ser um livro didático, o que deixa a leitura ainda mais prazerosa.

Thalita 13/01/2024

A vinda e permanência da família real portuguesa no Brasil
"1808" de Laurentino Gomes é uma jornada envolvente pela história do Brasil durante a chegada da família real portuguesa. Com uma narrativa habilmente construída, o autor transforma eventos históricos em uma experiência fascinante, repleta de detalhes intrigantes e personagens memoráveis. A pesquisa meticulosa de Gomes e sua capacidade de contar histórias fazem deste livro uma leitura envolvente, proporcionando uma compreensão viva e perspicaz de um período crucial na formação do Brasil como nação.

Leandro.Santana 08/01/2024

Apesar do título curto (1808), o subtítulo deste livro é quase uma sinopse: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

Existem dois momentos da história brasileira que considero bastante importantes, mas que devido à ausência de um feriado comemorativo são pouco celebrados. Um deles é o retorno de Dom Pedro I a Portugal, dando início ao período regencial. O outro é justamente a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

Foi um fato inédito na realeza europeia e mudou completamente o destino do Brasil, que deixou de ser apenas uma colônia para adquirir traços de uma nação completa.

Claro que o retorno da família real foi um duro golpe no amadurecimento do país, mas não tardou a desencadear fatos como a independência, tema de outro livro de Laurentino Gomes (1822).

O autor é um jornalista que apresenta uma leitura fácil e irreverente, tornando o livro uma grande diversão. Conhecer esse período da nossa história é fundamental para compreender os desdobramentos seguintes do século XIX.

Douglas Ferrari 03/01/2024

Excelente leitura para compreender sobre o funcionamento do regime escravistas e as razões da fuga da família real de Portugal para o Brasil, bem como compreender que não foi somente poucos indivíduos que vieram ao Brasil como nobreza, mas sim 15 mil ou mais.

phtrovisk 02/01/2024

O que dizer sobre o Brasil...
Que leitura sensacional, fluída, didática, extremamente organizada.

Por estar focado em um intervalo histórico curto 1808-1826 (a maior parte dos acontecimentos), o livro ficou bem detalhado. Traz as referências históricas que foram utilizadas.

Diferente de muitos livros que seguem essa linha, o autor contextualiza os principais acontecimentos nos principais locais do mundo. Isso traz um contraste sensacional.

O livro pode te levar do ódio extremo contra a coroa portuguesa e os brasileiros da época, até um certo sentimento de pena do Dom João VI. Que passa rapidamente.

Aborda pouco sobre a escravidão. Acredito que o foco também não fosse esse. Mas traz pontos importantes sobre essa macabra cicatriz que sempre teremos. Inclusive traz o caso de uma negra livre que mantinha escravos em sua propriedade (coisa rara).

A chave central, se é que existe uma, é que a vinda da corte é o que trilhou o caminho para termos tal tamanho e influência continental. Sem eles e sua vinda, nada seria possível. Muito provavelmente a Argentina assumiria tal papel, teríamos vários países e muitos problemas sociais e regionais (que temos sendo essa unidade).

Indico a leitura. 5/5 no tema história.

Michelle 30/12/2023

1808
Muito interessante!!
Há anos tinha este livro e queria lê-lo, e vale muito a pena, tem partes que desconstroi o que sabíamos e outras, muitas, nos apresentam A História lá de 1800, no Brasil.

Agostinho8 27/12/2023

A história do Brasil contada em detalhes, de forma leve, clara e de fácil entendimento.

Através da narrativa nos ajuda a entender o país hoje, enquanto povo e nação.

AndrA374 21/12/2023

Excelente
Laurentino Gomes, em '1808', apresenta uma obra primorosa que ilumina um capítulo vital da história brasileira com uma narrativa envolvente e acessível. A habilidade do autor em equilibrar detalhes históricos rigorosos com uma escrita fluída transforma a fuga da família real portuguesa para o Brasil em uma leitura cativante, rica em contexto e significado. Este livro não apenas narra um evento crucial, mas também explora suas repercussões culturais, sociais e políticas, tornando-o essencial para entender o passado e o presente do Brasil. '1808' é uma jornada fascinante e enriquecedora, indispensável para todos que se interessam pela formação do nosso país.
DidioAzul 13/01/2024minha estante
Excelente livro! Está entre meus favoritos.

Juliane4 03/12/2023

1808 oferece uma visão detalhada dos bastidores da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, trazendo à tona os desafios e mudanças significativas que ocorreram no Brasil nesse período.

brendaflleal 29/11/2023

A escrita do autor é bem tranquila. É um livro interessante para quem não conhece a história do Brasil. O pano de fundo é a fuga da família real e grande parte da nobreza, de Portugal para o Brasil, pois o exército de Napoleão Bonaparte estava invadindo para atacar Portugal.
Quero ler os outros dois livros do autor: 1822; 1889.
Mas creio que não precisava de tantas páginas para trazer a história.

Vehalcantara 23/11/2023

1808
Ok, eu não estava esperando por isso. Sério, eu nem sei que bicho me mordeu pra me dar vontade de ler esse livro mas digo e repito: QUE SABOR!
A escrita do Laurentino é simples, clara e atraente. Ele me fez ver essas pessoas de uma maneira que eu nunca tinha sequer cogitado antes. Ele me fez sentir na pele de cada um, desde a corte até os escravos.
Ele me fez sorrir, me emocionar e entender um pouco mais sobre nosso país. Foi uma aula de história da maior qualidade.
É pena que um país tão lindo e rico em recursos naturais tenha sido vastamente explorado no passado e, 200 anos depois, continue sendo. Desigualdade e injustiças marcam a história do Brasil. Mas foi tão bom ver como o povo comum tirava sarro e se divertia diante das mazelas, característica que o Brasil ainda não perdeu, basta ver nossos memes de qualidade kkkkk
Brincadeiras a parte, todo mundo deveria ler esse livro, é perfeito!!!

Dani Scheibler 20/11/2023

Gostei bastante da leitura e de me aprofundar um pouco mais na história da corte portuguesa no Brasil, o qual tinha um breve conhecimento pelas aulas de história do ensino médio e de alguns conteúdos isolados.

Angelo Siriano 18/11/2023

Um dos melhores livros sobre o tema, a visão de Brasil, monarquia e colonização muda totalmente após a leitura.