1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Paulo2175 03/03/2024

O que seria do Brasil, se não fosse ele?
O livro "1808" é um best-seller do autor brasileiro Laurentino Gomes. Ele narra a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. A obra descreve a viagem da corte, a estadia no Rio de Janeiro e os impactos da presença da família real na colônia, incluindo as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram nesse período.
Ao retratar esse momento crucial da história do Brasil, o livro oferece uma visão detalhada dos bastidores do poder, das mudanças culturais e das relações entre a corte e a população local. "1808" é muito elogiado por sua pesquisa histórica minuciosa e por apresentar os eventos de forma acessível e envolvente para o leitor. É uma leitura recomendada para quem se interessa pela história do Brasil e pela formação do país como o conhecemos hoje.
Denise Ximenes 03/03/2024minha estante
Eu tiro o chapéu pra pesquisa de Laurentino Gomes!

Sgt_Pm_Jamis 28/02/2024

O Livro
Sempre fui um simpatizante da História, mas esse livro de maneira surpreendente me ampliou os horizontes. Gostei tanto que faço planos para ler os outros 3 - 1822 e 1889.

Dai Michaelsen 24/02/2024

1808
Ler este livro me fez perceber com o ensino nas escolas sobre a nossa história é raso! Os livros de Laurentino Gomes deveriam ser leitura obrigatória para todo brasileiro.

Laize 22/02/2024

História
Este livro surgiu de pesquisas extensas do autor e seus muitos colaboradores.

Muito importante aprendermos mais sobre a história do Brasil, mas triste em constatar que nosso país é corrupto desde o início!

Gii.assis 17/02/2024

Fofoca, confusão e gritaria ?
Muito bem elaborado e de fácil compreensão!!
Com detalhes interessantíssimos sobre nossa história.
Esse livro me deixou muito feliz pois percebi que meu conhecimento sobre história do Brasil é bem aprofundado e completinho ? (viva meus estudos e minha curiosidade) ???
Jorisdana 17/02/2024minha estante
Amooooooo, super inteligente

Jorisdana 17/02/2024minha estante
Famosa, mta curtidas

Gii.assis 19/02/2024minha estante
hehehe ??

Will 05/02/2024

Ótimo!
Excelente leitura. Um retrato do nosso passado. Incrível ler sobre a nossa história, ou melhor, reler, uma vez que, todos já passamos por ela em uma sala de aula. Os detalhes são incríveis, a narrativa no leva a 1807, e é tão bem desenhada que parece que estamos vivenciando aqueles momentos pré fuga da corte portuguesa para o Brasil.
Interessante, também, foi fazer conexões com a série ?O Quinto dos Infernos?, que tratou da história de forma leve e cômica.

Recomendo.

Jacinhaxz 02/02/2024

1808
Esse livro é muito bom, nele percebermos que o nos é repassado nas salas de aula não é o suficiente, muitos fatos e detalhes não é dito.
Como amante em história fiquei muito chocada com várias coisinhas aí e o conhecimento adquirido foi essencial.
Não direi nada, pois vou acabar contando tudo ?

Aline 31/01/2024

O subtítulo do livro parece um chamariz de vídeo de mal gosto do YouTube. Detestei a maneira como o autor descreve a família real e o desenrolar da história. Já li livros mais sóbrios sobre o mesmo tema e com menos desdém, apesar de todo aparato cartográfico e histórico que o escritor anexa ao livro. Talvez ele tenha escrito dessa maneira, para poder alcançar mais pessoas. Enfim...
phtrovisk 06/02/2024minha estante
Desdém? A família real era o que ela era. Frajuta e covarde. A primeira vez que o Brasil de fato presenciou o jeitinho brasileiro foi com a chegada da corte aqui. Livro 5/5 pessoal, encorajo a leitura.

Ale Giannini 29/01/2024

A história passada a limpo
Li primeiro a trilogia Escravidão, portanto eu já sabia o que iria encontrar nesse livro. Laurentino Gomes não é mais um jornalista, antes um escritor-pesquisador da história do Brasil, diversas vezes aclamado pelo público e pela crítica, incluindo historiadores, seis vezes ganhador do prêmio Jabuti.

Neste livro, primeiro da trilogia 1808-1822-1889, ele nos conta como a fuga de D. João VI para o Brasil, mudou a história do nosso país. Apesar de ser um bonachão, uma figura sempre lembrada de forma caricata, ele soube atrair o apreço dos brasileiros, sendo afável, sagaz e pertinente.

Promoveu a abertura dos portos, apenas uma semana após chegar ao país, assegurou a identidade nacional, instituiu uma classe dirigente que foi essencial para o futuro do país.

Laurentino escreve de forma jornalística e acessível, algumas passagens chegam a ser engraçadas e o livro é fartamente ilustrado.

Felipe1503 27/01/2024

Leitura necessária
Lendo esse livro tive ainda mais certeza que a gente não aprende nada sobre a história do Brasil. Essa leitura foi uma verdadeira aula.

Thiago 24/01/2024

O REI QUE ENGANOU NAPOLEÃO E MUDOU O BRASIL PARA SEMPRE!
Se na escola não aprendemos o suficiente do Brasil Colônia, o que dirá da chegada da família real ao país? Enxergando essa lacuna, Laurentino Gomes traz um excelente trabalho de jornalismo histórico em seu 1808 com as causas e consequência da partida da corte de D. João VI de Portugal, em fuga das tropas de Napoleão, e a chegada do primeiro monarca europeu em terras americanas!

De leitura prazerosa e fluída, a obra enumera não só as questões políticas e sociais dos fatos pré-1808 até 1821, com o retorno da Família Real a Portugal. Mas também as questões mais amplas como as mudanças econômicas e de costumes na colônia. Principalmente na capital, o Rio de Janeiro.

Alguns personagens ganham capítulos bem pitorescos, como o próprio D. João VI e a Princesa Carlota Joaquina. O texto demonstra muitas das relações entre portugueses e brasileiros na época, e como o choque cultural afetou ambas as nações a partir de 1808. Vale ressaltar as passagens sobre escravidão no livro, um tema caro ao autor, com um pesado detalhamento do tráfico negreiro para a colônia.

Um livro recomendadíssimo tanto para entusiastas da História Brasileira como para curiosos, como eu, que buscam conhecer mais de períodos e passagens específicas do nosso passado, que foram tão sonegadas durante nosso ensino básico.

Graziele.Lima 21/01/2024

Aprofundando o conhecimento sobre a história do Brasil
A leitura fluiu bem. O Laurentino escreve de maneira muito interessante, que fisga a curiosidade do leitor. O livro é resultado de pesquisa em diversas fontes, muito bem elaborado. Repleto de fatos que nunca aprendemos nas aulas de história da escola (como muitos já mencionaram em outras resenhas. :) )

É uma excelente opção para interessados em história do Brasil colonial. Recomendo a leitura.  É repletode babados, confusões e curiosidades. Hahaha

18+

QUEIJO460 19/01/2024

1808 (Laurentino Gomes).
O livro engloba a história do Brasil começando pela chegada do príncipe Dom João VI ao Brasil até a sua volta à Portugal. Tudo isso apresentado de uma forma bastante simples e fluida.

Laurentino Gomes expõe os fatos históricos da maneira mais simples que pode para conseguir atingir a massa. O que é bastante louvável levando em conta o país o qual vivemos onde o desconhecimento do passado é de tamanho espantoso. Laurentino, com sua linguagem simples, convida muitos brasileiros para conhecer a sua própria história. Ação de grande mérito, sem dúvidas.

Laurentino reuniu nesse livro várias visões sobre os mesmos fatos históricos. Não se baseando apenas em uma para escrever seu livro, mas apresentando várias opiniões conflitantes de variados historiadores e figuras históricas. Sendo assim, o leitor pode fazer o seu próprio juízo sobre as visões apresentadas.

Juliana 19/01/2024

1808
Livro muito interessante para conhecer aspectos curiosos da história do Brasil, especificamente sobre o período em que a corte portuguesa fugindo de Napoleão transferiu a sede do governo português para sua colônia mais produtiva. Um mergulho no período de 1808 a 1821 e seus desdobramentos para o povo brasileiro.