1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

DouglasPires 03/04/2024

Extremamente essencial
"1808", de Laurentino Gomes, é uma leitura imperdível que desvenda as raízes do Brasil moderno.

A obra narra a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, destacando seu impacto transformador: abertura dos portos, criação da primeira tipografia e biblioteca pública, e fundição da primeira siderurgia nacional.

Apesar das contradições da época, como a escravidão e a desigualdade social, a obra nos convida a revisitar um passado rico e complexo, essencial para entendermos quem somos como nação.

Ana Manzoli 03/04/2024

História com humor
Fazia tempo que estava querendo ler esse livro, e acabou surgindo pra mim em audiolivro.
Achei a narração muito boa, me senti amiga do narrador.
A história é bem interessante, a pesar de eu já saber boa parte dela, ver com um senso crítico é bem interessante e divertido. Os absurdos que aconteceram, a personalidade de cada figura histórica, as fofocas... tudo muito legal de se saber, e o jeito que é contado é bem divertido.
É como se fosse uma resenha da história do Brasil de 1808.

BeatrizFonseca1 03/04/2024

Os historiadores, nunca chegaram a um acordo, com relação, ao fato se a família real ,fugiu ou se mudou para as terras brasileiras , o autor Laretino defende que a familia real, mudou para o Rio de Janeiro , quando teve que fugir de Nopelão Bonaparte, os fatos históricos, não podem ser alterados, mas os historiadores, constroem suas próprias intepretações, de acordo com fontes, teorias e metologias escolhidas , os portugueses acordaram na manha, no dia 29 de Novembro, com a notícias, que a família imperial, haviam fugido com a proteção da marinha britânica , Portugal era um dos países, que ainda a monarquia era mais forte, na Europa, entretanto a monarquia nos outros países, está cada dia mais frágil e com menos influencia política, D.João não havia sido treinado para governar, sua mãe tinha problemas psicológicos seu irmão mais velho, tinha morrido de turbolcolese,aos 27 anos de idade .
Ele fugiu para as terras brasileiras, porque Napoleão Bonaparte, estava pressionado para que vários reis perdem seu poder e seu cargo, com receio disso , D. João fugiu, ele poderia enfrentar o francês Napoleao, com a ajuda, da Inglaterra ,entretanto preferiu buscar o refugio em terras da colônia mais rica, o Brasil.
Napoleão Bonaparte, foi uma pessoa, que se destacou no âmbito militar e político, aos 24 anos, já tinha conquistado o cargo de general, ele revolucionou as táticas de guerras, que se tornaram rápidas e eficientes, tentou invadir a Rússia, foi preso na ilha de Elba, Portugal era um pais pequeno e com a economia, pequena, se comparada a outros países ,Portugal tinha um péssimo sistema de transportes e durava duas semanas, para uma carta chegar na França, o plano inicialmente era apenas levar D. Pedro II,para o Brasil,mas isso foi modificado e toda a elite portuguesa veio ao Brasil.
Portugal, foi invadido em 1807, sem muita resistência , Portugal era um dos países ,mais conversadores da Europa,eles tinham dificuldades de criar transformações e revoluções , foi o ultimo pais a abolir a pratica da inquisição que perseguiu e matou milhares de judeus, mouros e protestantes, o pais ainda estava atrasado, no ascpto da revolução industrial e pouco produzia , Sergio Buarque de Holanda, argumenta na obra “Raízes do Brasil, que Portugal, não queria trabalho, ao explorar as suas colônias, queria que a exploração fosse rápida e fácil, Lilian defende que Portugal, se lucrava do ouro vindo da America,embora tenha tido que esperar mais, dos que os espanhóis, para consegui encontra-lo.
Portugal, era tão conservador, que a produção de livros eram controlados, pelo clero e depois passou a ser pelo estado , Portugal e Inglaterra sempre foram bons aliados, em conflitos e um sempre ajudou o outro.

Cassia.Scapini 03/04/2024

Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta
Incrível como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta conseguiram deixar heranças mal resolvidas e que permanecem até os dias atuais, como o fantasma de um cadáver insepulto.
Esse livro descreve e explica muita coisa sobre o Brasil. Embora a leitura possa ser chata em alguns momentos, se faz necessária.
Apenas leiam!

Alexandre.Aranha 31/03/2024

Didático
Gostei bastante da experiência de ouvir este livro pela Audible. O livro é bastante didático, explicativo e cheio de referências que dão credibilidade ao trabalho do autor.

Girassor 31/03/2024

Interessante
Confesso que comecei a ler com grandes expectativas, as quais foram em parte atendidas, embora de uma maneira um pouco diferente do que eu esperava.
O livro é uma introdução perfeita à história do Brasil de forma leve, o que apreciei bastante. No entanto, algumas críticas pessoais do autor podem afetar algumas pessoas, quase me levando a desistir da leitura. Decidi, no entanto, focar apenas na narrativa histórica, lembrando que o livro é uma expressão da visão do autor, embora isso possa alterar um pouco a intenção original da obra. Ainda assim, acho extremamente interessante a ideia de explorar a história de uma forma prática e leve, e ver o quão engraçado e trágico, mas essencial os acontecimentos da nossa história, o que resulta com certeza em um enriquecimento de conhecimento significativo. Por isso, não pretendo desistir de outros livros do mesmo autor, e pretendo ler obras de outros escritores sobre a história do Brasil.
Recomendo a todos!!!

Lucio 25/03/2024

1808
Uma leitura bem prazerosa, aqui temos um rico relato histórico da época em que a corte portuguesa fugiu de Portugal para o Brasil. A escrita é cheia de detalhes, mas com uma linguagem simples, qualquer um consegue entender. Uma leitura quase obrigatória para todos brasileiros.

Pamela.BrandAo 23/03/2024

Uma tragédia divertida e real
Apesar de não ser ficção e se tratar da história do Brasil, tema que eu não gosto justamente por saber o nível de sua corrupção e desorganização... É um livro extremamente informativo e histórico e bastante irônico...o que traz seu tom de humor e não deixa a atmosfera mais carregada do que é...faz as atrapalhacões brasileiras terem um aspecto caricato que convida ao riso... Gostei bastante

Vivi 22/03/2024

Todos deveriam ler para conhecer a história do Brasil
"1808", de Laurentino Gomes, é uma obra fascinante que transporta o leitor para um dos momentos mais intrigantes da história brasileira: a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Este evento, ocorrido em 1808, não apenas moldou o destino do Brasil, mas também alterou para sempre as dinâmicas políticas e sociais entre a colônia e a metrópole.

O livro se destaca por sua narrativa envolvente e acessível, tornando a história viva e interessante, mesmo para aqueles que podem não ser aficionados por história. Laurentino Gomes faz um trabalho excepcional ao detalhar os bastidores da fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiam Portugal. A maneira como o autor descreve a viagem transatlântica, as dificuldades enfrentadas pela corte e a chegada ao Brasil é tão vívida que o leitor pode quase sentir o balanço dos navios e o calor tropical.

O assunto central do livro vai além da simples mudança geográfica da corte; ele explora as consequências profundas dessa mudança para o Brasil e para Portugal. A abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, a elevação do Brasil a sede do império português, e as reformas administrativas e econômicas introduzidas por Dom João VI são alguns dos temas abordados que demonstram a complexidade e a importância desse período.

"1808" é também uma obra que humaniza figuras históricas, apresentando-as com suas virtudes e defeitos, decisões acertadas e erros, tornando-as mais próximas do leitor. Através de uma pesquisa meticulosa e uma narrativa cativante, Laurentino Gomes convida o leitor a mergulhar numa época de transformações e descobertas, despertando não apenas o interesse pela história do Brasil, mas também pela sua formação social e cultural.

Para quem busca entender as raízes do Brasil contemporâneo e aprecia uma história bem contada, "1808" é uma leitura indispensável. Este livro não apenas informa, mas também entretém, provando ser uma obra capaz de despertar a vontade de explorar mais profundamente os fascinantes contornos da nossa história.

Bethania.Rodrigues 18/03/2024

Amei esse livro.
A muito tempo tenho vontade de ler esse livro. Laurentino Gomes torna essa leitura de fácil entendimento.
É sempre muito relembrar tudo aquilo que já estudou nas aulas de história, mas aqui nesse livro pude compreender com muita facilidade a história do meu país.

Rafaellamfferreira 13/03/2024

Uma leitura obrigatória
Laurentino é jornalista, e isso faz uma diferença grande ao escrever sobre história. A leitura fica mais próxima, fluida e de fácil acesso. Você consegue entender a linha do tempo, não se perde num dialeto ?cientifiques?. A história fica mais interessante de ler.

Hello5ouza 12/03/2024

Resultado de dez anos de pesquisa, 1808 narra a chegada da família real ao Rio de Janeiro, acossada pelas tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte.
Em tempos de guerra, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em territórios alheios, mas nenhum deles foi tão longe quanto o príncipe regente Dom João VI, forçado a cruzar um oceano com toda a família real portuguesa para viver e reinar do outro lado do mundo, enquanto as tropas de Napoleão marchavam sobre Lisboa.

Leitura excelente

Acacio 06/03/2024

100 anos em 13
D. João VI sem dúvida lançou as pedras fundamentais para a organização de uma sociedade brasileira. Imperfeito mas, um governante que conseguiu unir um país continental em uma mesma direção.

Laurentino Gomes tem uma linguagem acessível e direta tornando a leitura prazerosa.

Solinercia 05/03/2024

De longe, um dos melhores apanhados históricos do período
Sinceramente? Considero esse um livro essencial pro estudo da história do Brasil. Com linguagem acessível, narrativa cativante, e um trabalho de pesquisa muito bem feito, acho que não tem como fugir dele quando se busca estudar a história do período.

Personagens históricos ganham vida com a história apresentada, sua personalidade, apresentada de forma clara através dos relatos e documentos históricos consultados para a elaboração do livro. Até personagens odiados historicamente, ganham carisma nessa leitura.

Recomendo muito pra todos aqueles que querem conhecer mais da história do Brasil, sem perder o humor que é impossível desvincular dos ocorridos que nos trouxeram até aqui.

Cristiane 03/03/2024

Muito interessante!
Mais uma leitura informativa que faço, e posso dizer com total certeza de que ela acrescentou demais para o aprimoramento do que conheço sobre a história do nosso Brasil.
Essa é uma daquelas obras que reafirma a importância de se buscar mais versões sobre determinados assuntos, antes de se sair afirmando opiniões que, muitas vezes não são completas ou foram formadas com base em informações muito básicas.
Para se conhecer mais a história do nosso Brasil e dos nossos antigos governantes, bem como se deu a vinda deles, essa obra cumpre muito bem tal papel.
Com uma linguagem de fácil compreensão e diversas informações interessantes, compreender aquele período e alguns dos acontecimentos mais marcantes da nossa história se torna algo relativamente fácil de se conseguir.
E fica aquele questionamento: Dom João VI foi muito covarde ou muito esperto?
Acredito que vale a pausa para pensar!?
Recomendo!