Tim

Tim Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - Tim

Leninha Sempre Romântica 22/06/2023

Esse foi o segundo livro sorteado para leitura no projeto: Desencalhando livros da estante, criado por mim para ler alguns livros que a muito me chamavam para serem lidos. E, claro, não poderia ter sido um livro fácil, tinha que ser Tim.
Quem não conhece o projeto e quiser saber do que estou falando dá uma conferida no Reels que postei lá no Instagram explicando direitinho. AQUI.

Agora vamos falar de Tim, um livro escrito em 1974 com todos os preconceitos, manias, costumes da época e, que de certa maneira me causaram muita estranheza. Só para início de conversa a palavra “retardado” doía nos meus olhos toda vez que era usado para se referir a Tim: um rapaz lindo, um deus grego mas, retardado, nossa como isso me deixava tensa. Mas, como sempre digo “se você vai ler um livro de época, ou um livro datado de muitos anos atrás deve-se tentar vivenciar a época da história, aceitar os costumes, a cultura, os absurdos, mesmo que isso às vezes nos deixa revoltados."

Algum ensinamento o livro irá nos trazer, e Tim me deu muitos tapas na cara, me deixou nervosa em certos momentos, ansiosa em outros, mas com um sorriso sempre presente a cada página virada.

O personagem de Tim tem uma deficiência intelectual, mas apesar de sua digamos, incapacidade, ele trabalha, ajuda seus pais com o pouco dinheiro que ganha sendo ajudante de obras e é muito querido por todos, além de possuir uma beleza incrível, e foi essa beleza que chamou a atenção de Mary Horton, a solteirona rica de Artamon, bairro de classe média em Sidnei, Austrália. E o que começou como uma amizade se transformou num relacionamento único, julgados por alguns e apreciados por outros.

Mary e Tim são pessoas lindas de alma, bondosos, amorosos e solitários, ambos se completam e criam para o outro um lugar seguro. Um texto sensível, que vai se encaminhando para um amor puro, sem malícias de nenhuma das partes, apenas o amor da forma mais sublime, que aconteceu ao primeiro olhar, mas que foi crescendo ao longo do conhecimento, da convivência, de forma respeitosa e de uma delicadeza sem par.

O livro trata de um tema delicado, mas também polêmico. Nem todo mundo consegue ver o quão delicado por ser o relacionamento com uma pessoa com deficiência intelectual, eles podem conviver na sociedade sendo aceito com suas limitações, como também podem se isolar por causa do preconceito enraizado no ser humano, e Mary soube tratar Tim como ele realmente é: um homem adulto com limitações, mas que sabe amar, com a pureza de uma criança, mas com a forma de um adulto.

Um livro lindo que deve ser apreciado, entendido na sua essência, e com certeza, respeitado. Eu recomendaria para todas as idades, mas acima de tudo para quem procura um livro doce e que traz uma lição encantadoramente singela sobre o amor.
Apesar do final um tanto quanto abrupto, eu amei Tim de tal maneira, que, com certeza, lerei esse livro de novo.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2023/04/tim-colleen-mccullough.html

Victoria556 22/05/2023

Final desapontou...
Acho que a quantidade de detalhes que o livro trás em seu desenvolvimento fez com que eu tivesse ansiado um final menos abrupto e "simples", porém não tem como negar o quão linda a história é.

Tahira-can 25/02/2024

Muito fofinho
Comecei a ler sem muitas expectativas e até que me surpreendeu. Tem alguns "vazios", umas partes que poderiam ter mais história porque a ideia geral é muito boa. É como se a escritora pegasse alguns assuntos sérios e tratasse só superficialmente. Por um lado isso é bom porque deixa a leitura leve, mas também teria sido interessante se aprofundar um pouco mais. Fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa.
Acho que quem gosta de novela romântica vai amar esse livro??Eu amei.

Joao.Marley 29/03/2024

Gostei ! Um romance diferente.
É uma história inusitada porém sensível e tocante, procurem o filme estrelado por Mel Gibson! Quero ler outros desta autora.

Valentina 26/02/2021

Confesso que, do gênero, foi a história e narrativa que mais me prendeu. A mulher, extremamente cuidadosa e vaidosa, sensível por demais com o menino.

Madu 27/11/2019

INCRÍVEL
O livro é sem dúvidas incrível!
A história é linda e emocionante e nos apresenta um romance nunca visto, tão puro e sincero quanto o amor de uma criança. Ao longo da história ambos os personagens principais são bem apresentado e conhecemos eles a fundo. Mary e Tim vivem uma história de amor única e apaixonante que conquista a alma do leitor. Eles nos mostram que existem diferentes formas de amar e que não precisamos nos importar com as opiniões alheias desde que estejamos felizes.
Jamilly214 20/12/2019minha estante
Peguei para ler nas férias

Madu 29/12/2019minha estante
Aproveite

Magasoares 14/02/2018

Agradável
Só uma estória diferente, sem surpresas, desde o começo do livro. Dei três estrelas, mas recomendo para quem gostar de um romance surreal.
Ensinamentos do livro para mim: já tomava chá uma vez por dia, agora tomo várias vezes. :)

Joana 28/09/2014

Não é nenhuma obra-prima, mas é tão gostoso ler este livro!

Vi 14/04/2011

Este foi o primeiro romance da autora.
Seu enredo se desenvolve em Sydney, na Austrália onde mora Mary Horton, uma solteirona, rica e solitária, que acredita não precisar de amor nem de amizade, satisfazendo-se com sua casa confortável, seu jardim, seu carro e a casa de praia que comprou com o fruto do seu trabalho e dos investimentos realizados, com os livros que lê e a música que ouve sozinha. Tim é um belo rapaz de 25 anos de idade, que tem uma ligeira deficiência mental e vive com seus pais e sua irmã. Tim tem uma vida muito simples e sem expectativas, trabalhando pesado no ramo da construção civil. Quando Mary contrata Tim para trabalhar no jardim de sua casa, eles desenvolvem um relacionamento, inicialmente de patrão e empregado, depois de mãe e filho e então de amigos. Através do olhar de Tim para a vida, Mary sai de sua concha protetora e finalmente começa a enxergar com outros olhos a vida ao redor dela. Por sua vez Mary ajuda Tim a se sentir importante e a aprender muito mais do que já tinha sido capaz de entender. Até que tudo se torna bem mais complicado, quando percebem que o sentimento que os une está crescendo e transformando-se em algo maior. Muitas coisas estão contra eles, como a diferença de idade, seus estilos de vida, e o mais importante a limitação intelectual de Tim. Este amor entre os dois nos toca profundamente e trás á tona preconceitos antigos, fazendo-nos repensar sobre a vida e o amor.

Bruna Britti 27/02/2011

www.supremeromance.blogspot.com

***

Adoro um livro de romance voltado para um personagem deficiente, ou que contenha essa temática. Acho que muitas pessoas deveriam ler livros do gênero, são verdadeiros tapas com luva de pelica para uma sociedade que está longe de se desligar de seus preconceitos.

Normalmente esses temas são mais comuns em romances de banca, vira e mexe você acaba encontrando um. Dessa vez “Tim” é um livro de livraria, uma reedição para ser mais exata. E a história não poderia deixar de encantar contando sobre um homem descrito como “o próprio Deus Grego”, mas com deficiência mental.

Como a sociedade lida com ele não é muito diferente da realidade. Seus pais ensinaram-lhe tudo o que puderam e até onde a capacidade de Tim lhe permitia, porém sempre há uma limitação do personagem. Ele é ridicularizado pelos amigos de trabalho, jamais arranjou uma namorada, não consegue entender as horas, ler ou fazer contas que não fossem mais simples. Porém isso não impede que Mary Horton aacabe se apaixonando pela beleza tanto física como interior de Tim.

A narração da autora é bem simples, as vezes sem entrar em maiores detalhes. A história em si é maravilhosa, linda, mostrando como um amor pode superar as dificuldades e até os preconceitos de uma sociedade. Como lidar com um homem que as vezes tem alma infantil, doce, que pode chorar como uma criança pequena, e nas outras é um homem como qualquer outro, com desejos intensos, com sentimentos de um adulto. Mary Horton aprende a lidar com tudo isso.

Sem dúvida, todas as estrelinhas possíveis e mais algumas.

Ga Popovitch 14/07/2010

Polêmico e envolvente.
Um livro que apesar de ter um tema muito polêmico, consegue ser envolvente. Conta com uma profunda riqueza de detalhes que esta longe ser cansativa, explora os sentimentos da personagem e a torna mais real a cada página. É livro com um ritmo muito bom que prende nossa atenção.

Beta 05/01/2010

Uma história emocionante. Onde a superação das diferenças é posta em questão. Porém, não há surpresas nos acontecimentos, pois aconteceu aquilo que eu imaginei que aconteceria no desenlace. Falta um pouco de “suspense”, mas em geral o livro é bom.

Lenita 08/03/2009

Li há tanto tempo e achei estranho, talves por não achar possível aquele amor entre pessoas tão diferentes, de mundos diferentes. Gostaria de ler novamente. Será preconceito? Acho que hoje teria outra visão.

mostert 27/02/2009

Não esqueço
li este livro quando estava com uns 20 anos, é lindo, singelo, fala do verdadeiro amor, sem barreiras, até hoje lembro dele e já se passou 28 anos!!!!