O Livro dos Baltimore

O Livro dos Baltimore Joël Dicker

Resenhas - O livro dos Baltimore

Gle 10/08/2021

O Livro dos Baltimore
"Muitos de nós procuramos dar sentido à vida, mas nossas vidas só ganham sentido se formos capazes de realizar esses três destinos: amar, ser amado e saber perdoar."
Queila9 10/08/2021minha estante
Esse livro é incrível???

Carol 27/09/2021

uma grande fofoca
a expectativa do Drama é maior do que o drama em si, porém acho que de certa forma era essa a intenção do autor, o decorrer da história é muito interessante. achei que algumas partes teve um pouco de enrolação e me incomodou também esse clichê de mal entendido, mas não acho que tenha atrapalhado. amei a escrita do autor, com certeza estou curiosa para ler os outros livros dele.

bibooks | Biqueen 22/06/2021

Impactadah
No começo não me prendeu muito, mas depois dos 25% mais ou menos, simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Esse livro me prendeu MUITO e mexeu com minhas ideias e o que mais gostei dele é que são 400 e poucas páginas de pura fofoca e intriga. Apaixonada! Se eu soubesse que era tão bom assim, tinha terminado antes.

Maia 28/05/2021

O autor segurou o plot até os últimos momentos, misericórdia. O tal Drama foi tenso, na real são vários acontecimentos horríveis no fim desse livro, mas um em específico foi bem pesado. É um livro bom, que prende muito o leitor na trama e a cada momento a curiosidade sobre o que aconteceu aumenta. Passei um pouco de raiva com a demora pra contar mas ao mesmo tempo curti muito a leitura.

Antônia Caroline 03/08/2021

Muito devagar
Marcus Goldman é um famoso escritor. Mas não é feliz, pois é assombrado por um fatídico acontecimento da sua juventude: o dia do Drama.

O livro narra sua infância e juventude ao lado dos primos e dos tios, que eram bem sucedidos, com quem ele passava grande parte do tempo e se identificava mais do que com os próprios pais.

A vida dos tios de Marcus parecia perfeita, a grama mais verde, o abraço mais afetuoso, o jantar mais gostoso, o céu era mais azul em Baltimore. Até o dia em que o Drama aconteceu.

Oito anos depois, Marcus resolve escrever um livro sobre a história dos Baltimore, para tentar entender o que realmente aconteceu naquele fatídico dia. Mas ao revirar o passado, Marcus descobre coisas que nunca sequer pensou estar acontecendo em sua família.

O que eu achei?

A escrita de Joel me prendeu já nas primeiras palavras do livro. O autor tem um jeito único de escrever. Mas, se tornou cansativo ao longo da história.

Para mim, esse livro não funcionou. A narrativa muito lenta, arrastada, o livro é grande, e ao meu ver, tem muitas coisas desnecessárias. O Drama, só é revelado bem no final, e atirado de qualquer jeito para o leitor.

Mas pretendo dar outra chance ao autor.

site: https://www.instagram.com/estante.dacarol/

marianamanzano 27/03/2022

prende muito!
desde o início o livro me prendeu muito. mesmo a gente já sabendo que acontece um "Drama", dá aquela agonia de qierer saber o que acontece.

adorei a forma da narrativa, é super imersiva e te deixa louco de curiosidade, impossível de não querer ler o próximo capítulo. sério.

o Drama em si não é grandes coisas, o ponto chave da história é toda a construção dos Goldman. é, juro, é bom demais! você vai evoluindo junto com a escrita do Marcus.

ciúme, inveja, frustração. essas emoções foram tão intensas que enquanto eu lia eu queria gritar o quão imbecis eles todos estavam sendo.

me surpreendi muito e espero ler mais obras do autor (e olha que dizem que essa nem é a melhor).

nenhuma, repito, nenhuma família é perfeita. e nunca jamais será. tem dúvidas disso? leia.

Crisna @tinyowl.reads 28/04/2022

Mediano (pode conter alguns spoilers)
Decididamente Joel Dicker não é para mim. Eu dei 2,5 para A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e agora a mesma nota para O Livro dos Baltimore e posso dizer que, de certa forma, pelas mesmas razões. Os dois livros são fluidos, atiçam a nossa curiosidade e não dão vontade de largar. Meus elogios acabam por aqui, o resto é só reclamação.

Primeiro, me incomoda demais a representação das mulheres nas obras dele. Segundo, me incomoda que ele tenha uma única "persona" que ele usa para qualquer personagem irritante e intragável que ele decida escrever (os diretores dos colégios, o reitor, o agente do Marcus, até o advogado novo da firma do Saul). Reparem bem. Eles são a mesma pessoa. Sério. E eles tem os piores diálogos.

Terceiro, eu sempre noto algum furo, falha ou explicação mal dada. Pra mim, Harry Quebert tem um furo óbvio enorme na trama principal. Se em O Caso dos Baltimore não há um furo gigantesco, há pequenos momentos que causam confusão (é impressão minha ou Anita pede o divórcio a Saul duas vezes em duas ocasiões diferentes?). E o grande problema nesse livro se dá pela quantidade de idas e vindas na linha do tempo, muitas vezes no mesmo capítulo, até com flashbacks dentro de flashbacks, o que me deixou em diversões momentos perdida com a ordem dos fatos.

Mas o pior motivo é o mais óbvio, chama Marcus Goldman. Ele é insuportável apenas. Um eterno moleque inseguro de tantas formas que não dá nem para começar a listar. A diferença dele para os primos é quase nenhuma, e se o destino dele foi mais alegre o único motivo foi que ele venceu os primos na verdadeira competição: Alexandra. Personagem que, aliás, puro estereótipo da mulher que vem para tentar os rapazes e desestabilizar a antes inabalável amizade masculina, só está ali mesmo para isso.

Mas o pior de tudo é que todo mundo nesse livro é tóxico, o puro suco do Chernobyl, inclusive o Marcus com a Alexandra. Não salva ninguém. Ninguém. Hillel e Woody são os primeiros da fila.

Era isso que eu tinha para dizer. Há meses eu não escrevia uma resenha. Acho que essa é a prova que falar mal é mesmo mais fácil.

NathAlia.Schneider 04/06/2021

Eu estou destruída!!!
O livro desde o começo já envolve muito na história e cria uma curiosidade para entender o que foi que aconteceu e como aconteceu.
É uma leitura muito leve, nenhum momento se tornou massante e a cada capítulo que passava só deixava mais ansiedade para continuar a ler.
Chorei durante todo o final do livro, muito emocionante, retrata sentimentos que sentimos muito durante a vida.

"Muitos de nós procuramos dar um sentido à vida, mas nossas vidas só ganham sentido se formos capazes de realizar estes três destinos: amar, ser amado e saber perdoar."

SUPER recomendo a leitura ?

Victoria.Nogueira 24/06/2021

Hipnotizante
Baixei esse livro de graça na amazon esperando um suspense clichê, fui total pela capa. Me surpreendi.
Ele me prendeu do início ao fim, me deixou hipnotizada com todo glamour da história dos goldmans-de-baltimore.
E fiquei encantada com cada peça se encaixando na história como um quebra-cabeças. Espetacular! Agora tenho um livro preferido :)

Caio 14/05/2022

Não é uma sequência
Apesar do livro se passar em períodos diferentes do primeiro livro (a verdade sobre o caso harry quebert), possui uma história isolada. O que não seria um problema se pelo menos tivesse uma trama tão interessante quanto a do primeiro, para contrabalancear o fato de terem apagado personagens importantes do livro anterior.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 03/06/2022

A grama do vizinho sempre é mais verde.
Um livro sobre o drama de uma familia, uma familia dividida pelo dinheiro.
Os Goldman são uma familia, mas foram categorizados entre o Goldman de Baltimore e os Goldman de Montclair.
Apesar de serem da mesma familia, era nítida a divisão que existia entre eles , os Baltimore eram os melhores, ricos e bem sucedidos.
E isso fez com o que o pequeno Marcus desejasse cada vez mais ter nascido naquela familia.
Mas uma tragédia vai se abater sobre eles, e só depois de muitos anos Marcus vai finalmente descobrir o que provocou todo aquele caos.
Uma história que vai mostrar que a gente nunca sabe o que realmente acontece em uma família.

Rafael Garibaldi 05/06/2021

Não há muito para dizer, foi uma leitura incrível
O Livro dos Baltimore é um livro que mistura muito bem dois sentimentos: a tristeza, e a felicidade. A tristeza é crua, e quando ela bate, ela bate forte, e nós sentimos na pele o que os personagens estão passando. A felicidade, por sua vez, pode vir de muitos lugares, desde um simples gesto caridoso, até um sorriso vindo de alguém que você admira.

Joël Dicker passa os sentimentos e aprofunda os personagens como poucos na literatura. A todo momento eu parava a leitura para marcar passagens que eu adorei. Os diálogos que o autor constrói são realmente primorosos.

Não há nada nesta obra que eu desgoste. Um livro sensacional!

Deixo aqui uma pequena passagem que conversa muito bem comigo: "Dramas são inevitáveis. No fundo, não importam muito. O que conta é como conseguimos superá-los."

Maria Luiza Schmitz 07/05/2021

Mano.............
Se alguém viu meus comentários sobre esse livro já percebeu que foi um surto né? No início eu amei, no meio eu achei muito repetitivo e lento e o final me matou.
De fato o livro poderia ter umas 100 páginas a menos, que considerei só enrolação, mas tem um toques TÃO bons que minha nota não poderia ser menor que 4,5.
Já comentei na resenha de A Garota do Lago como gosto quando o livro aborda termos e processos específicos sobre alguns assuntos e esse faz isso várias vezes quando se fala em direito, normas e leis, economia, etc.
A construção de cada personagem é sensacional. Você acaba entrando na cabeça de cada um deles e prevendo suas reações.
Tiveram muitos acontecimentos épicos nesse livro e dos 80% pro final a mensagem é impecável e muito linda.

amanda 07/05/2021

Bom, só o final que peca um pouquinho
Esse foi o primeiro livro do autor que li, não coloquei nenhuma expectativa em cima dele (apesar de ser famoso e com ótimas avaliações).
Gostei muito da narrativa e da escrita, a história foi desenvolvida e o autor foi conectando cada pedaço ao longo do livro, só achei que o final foi muito corrido e pelo tanto de "sentimento" pelo Drama, achei que fosse algo maior.
O livro é bom e vale a pena a leitura :)