O Livro dos Baltimore

O Livro dos Baltimore Joël Dicker

Resenhas - O livro dos Baltimore

Elen 29/01/2023

QUE ARRASTADO
Aí que ódio ao terminar esse livro. Ele é muito arrastado, chega a ser agonizante, tudo se resolveria se tivesse tido o mínimo de diálogo possível mas não, todo mundo se ferra por causa de inveja é falta de diálogo, puta merda!

Vivi 22/04/2022

Grandes tragédias por pequenos motivos.
Costumo gostar de livros sobre drama familiar, mas no caso desse aqui foi uma grande decepção já que o único personagem com um pouco de maturidade é totalmente irrelevante pra história. Toda essa imaturidade deixou as motivações dos personagens extremamente rasas e desnecessárias. Uma pena pq tinha potencial.

marianamanzano 27/03/2022

prende muito!
desde o início o livro me prendeu muito. mesmo a gente já sabendo que acontece um "Drama", dá aquela agonia de qierer saber o que acontece.

adorei a forma da narrativa, é super imersiva e te deixa louco de curiosidade, impossível de não querer ler o próximo capítulo. sério.

o Drama em si não é grandes coisas, o ponto chave da história é toda a construção dos Goldman. é, juro, é bom demais! você vai evoluindo junto com a escrita do Marcus.

ciúme, inveja, frustração. essas emoções foram tão intensas que enquanto eu lia eu queria gritar o quão imbecis eles todos estavam sendo.

me surpreendi muito e espero ler mais obras do autor (e olha que dizem que essa nem é a melhor).

nenhuma, repito, nenhuma família é perfeita. e nunca jamais será. tem dúvidas disso? leia.

Nathalia Cecconello 24/01/2022

Oi :)

Mais uma obra incrível de Joel Dicker.
Nao sei o que os livros dele tem, mas no momento que começo a ler simplesmente não consigo mais parar.

É muito surpreendente para onde ele leva o leitor. Apesar desse livro não ter um grande plot twist, ainda assim consegue ser extremamente inesperado. Algumas coisas da pra sacar desde o início, mas não estraga a leitura porque o desenvolvimento da história é muito bem elaborado.

Gosto muito como o autor mescla diferentes anos dos acontecimentos, me fez ficar mais interessada.

Muito boa a leitura, cativante e de fácil leitura. Recomendo!

bibooks | Biqueen 22/06/2021

Impactadah
No começo não me prendeu muito, mas depois dos 25% mais ou menos, simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Esse livro me prendeu MUITO e mexeu com minhas ideias e o que mais gostei dele é que são 400 e poucas páginas de pura fofoca e intriga. Apaixonada! Se eu soubesse que era tão bom assim, tinha terminado antes.

Maia 28/05/2021

O autor segurou o plot até os últimos momentos, misericórdia. O tal Drama foi tenso, na real são vários acontecimentos horríveis no fim desse livro, mas um em específico foi bem pesado. É um livro bom, que prende muito o leitor na trama e a cada momento a curiosidade sobre o que aconteceu aumenta. Passei um pouco de raiva com a demora pra contar mas ao mesmo tempo curti muito a leitura.

NathAlia.Schneider 04/06/2021

Eu estou destruída!!!
O livro desde o começo já envolve muito na história e cria uma curiosidade para entender o que foi que aconteceu e como aconteceu.
É uma leitura muito leve, nenhum momento se tornou massante e a cada capítulo que passava só deixava mais ansiedade para continuar a ler.
Chorei durante todo o final do livro, muito emocionante, retrata sentimentos que sentimos muito durante a vida.

"Muitos de nós procuramos dar um sentido à vida, mas nossas vidas só ganham sentido se formos capazes de realizar estes três destinos: amar, ser amado e saber perdoar."

SUPER recomendo a leitura ?

Ellen | @verboelivros 23/04/2021

Drama familiar
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do Joel Dicker e a primeira impressão foi a melhor possível.
Não estou acostumada a ler livros nessa vibe, e me surpreendi muito com essa história. Me prendeu do início ao fim.
O enredo é muito bom e eu me envolvi com cada ponta da história.
O livro não é fácil de ler, em muitos momentos vemos temas dolorosos sendo abordados e não é uma história ?feliz?.
Vemos o melhor e o pior das pessoas. Por um lado, amor, parceria, acolhimento, amizade e por outro, inveja, orgulho, ego, ciúmes.
Sabe aquela história de que ?a grama do vizinho é sempre a mais verde?? Enxerguei muito disso aqui.
E como essas comparações podem ser prejudiciais. Achei um tema bom de ser abordado, porque vemos muito desse pensamento na vida real.
A insatisfação com sua própria vida e o querer a vida do outro...
Algo que eu pude perceber nos personagens, é que muitas vezes, eles só pensavam em si e em seus sentimentos e mal imaginavam que a pessoa do lado estava carregando uma bagagem igual ou até pior.
Pra concluir, achei o livro super interessante e dá pra tirar bastante reflexão dele.

Ayrtonmcn 30/12/2021

Não era bem assim
Um bom suspense que te prende e faz teorizar sobre um acontecimento em específico!

Joel Dicker consegue nos inserir naquele ambiente e nos fazer sentir parte daquela turma e família com maestria. A leitura é muito agradável e fluída. Apesar das passagens de tempo alternadas, consegui me adaptar muito fácil a escrita.

A história começa com uma atmosfera meio sessão da tarde e depois tangencia "A vida como ela é"! E isso não é ruim, a primeira me trouxe uma sensação de aventura e diversão e a segunda de conexão com o mundo real e seus dramas. As ações e suas consequências são muito bem exploradas na história.

Encaminhando-se para o final vem a parte do "não era bem assim". A sucessão de reviravoltas e a revelação do "Drama", mistério que alimenta o monstro da expectativa desde o início, deram uma desanimada.

Recomendo a leitura!

#desafioleiamais
mpettrus 02/03/2022minha estante
Esse romance do Dickeré maravilhoso de ler. Como você disse ?é algo meio sessão da tarde e a vida como ela é?.
O Plot Twist principal do romance me deixou estarrecido e a forma como a história foi tomando rumo, o fim dos ?melhores amigos? foi algo que me pegou muito de surpresa. Adoro a narrativa do Joël Dicker, mesmo ele não sendo uma unanimidade entre os críticos, mas os romances dele são empolgantes ??????

Dany Silva 17/11/2022minha estante
Qual é o DRAMA? Eu desisti desse livro, mas queria saber demais!!

edsonfrsjr 12/07/2023

O melhor
Sem dúvidas o melhor livro do dicker com o maior enredo que ele já criou. sim essa foi a minha melhor leitura do ano inteiro!

Maria Luiza Schmitz 07/05/2021

Mano.............
Se alguém viu meus comentários sobre esse livro já percebeu que foi um surto né? No início eu amei, no meio eu achei muito repetitivo e lento e o final me matou.
De fato o livro poderia ter umas 100 páginas a menos, que considerei só enrolação, mas tem um toques TÃO bons que minha nota não poderia ser menor que 4,5.
Já comentei na resenha de A Garota do Lago como gosto quando o livro aborda termos e processos específicos sobre alguns assuntos e esse faz isso várias vezes quando se fala em direito, normas e leis, economia, etc.
A construção de cada personagem é sensacional. Você acaba entrando na cabeça de cada um deles e prevendo suas reações.
Tiveram muitos acontecimentos épicos nesse livro e dos 80% pro final a mensagem é impecável e muito linda.

amanda 07/05/2021

Bom, só o final que peca um pouquinho
Esse foi o primeiro livro do autor que li, não coloquei nenhuma expectativa em cima dele (apesar de ser famoso e com ótimas avaliações).
Gostei muito da narrativa e da escrita, a história foi desenvolvida e o autor foi conectando cada pedaço ao longo do livro, só achei que o final foi muito corrido e pelo tanto de "sentimento" pelo Drama, achei que fosse algo maior.
O livro é bom e vale a pena a leitura :)

Nayara 26/07/2021

Marcus Goldman é um escritor de sucesso e decide que seu próximo livro será sobre o passado de sua família. Nas férias, feriados, fins de semana ou qualquer oportunidade que surgisse em sua infância ele ia ao encontro de seus primos em Baltimore, Hillel e Woody, e de seus tios: Saul, um advogado de sucesso e Anita, médica de um hospital de prestígio.
Na visão de Marcus, os Goldman de Baltimore são sua referência de sucesso em todos os âmbitos, cada membro da família tem características marcantes que os diferenciava e destacava. Mas, não existe perfeição e Marcus conta suas histórias e descobertas ao longo da sua vida em basicamente três linhas do tempo.

Sobre as linhas do tempo temos uma partindo da infância que vai até o término da Universidade dos três primos, há uma divisão na história que destaca um acontecimento que Marcus intitula de Drama e é um ponto que altera profundamente e marca a vida dos personagens e outra dos dias atuais em que Marcus relembra o passado e da prosseguimento à vida baseado nas coisas que ele descobre anos após o desfecho do drama.

A escrita do autor é ótima, o enredo é interessante e bem estruturado. Ele entrega os acontecimentos aos poucos e prende a história de forma eficiente, aumentando o ritmo das revelações com o passar do tempo.
Em alguns momentos nos faz refletir sobre nossa visão do mundo, que nossa perspectiva pode ser muito falha quando estamos perto demais das pessoas e acontecimentos, como se enxergassemos só o que queremos ver. O livro nos fala das relações familiares e amizade, mas também sobre inveja, erros e redenção, de se libertar do peso do passado e seguir a diante.

Roberta 10/05/2021

Me surpreendi
Confesso que nunca tinha ouvido falar do autor, muito menos deste livro. Comecei a ler durante as noites, como uma leitura relaxante e leve antes do sono. Me surpreendeu em todos os sentidos. Entrei na história dos Baltimore e vivi com eles cada acontecimento.
Muitos bem narrado e, assim, gostoso de ler. Já estou com saudades.

Crisna @tinyowl.reads 28/04/2022

Mediano (pode conter alguns spoilers)
Decididamente Joel Dicker não é para mim. Eu dei 2,5 para A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e agora a mesma nota para O Livro dos Baltimore e posso dizer que, de certa forma, pelas mesmas razões. Os dois livros são fluidos, atiçam a nossa curiosidade e não dão vontade de largar. Meus elogios acabam por aqui, o resto é só reclamação.

Primeiro, me incomoda demais a representação das mulheres nas obras dele. Segundo, me incomoda que ele tenha uma única "persona" que ele usa para qualquer personagem irritante e intragável que ele decida escrever (os diretores dos colégios, o reitor, o agente do Marcus, até o advogado novo da firma do Saul). Reparem bem. Eles são a mesma pessoa. Sério. E eles tem os piores diálogos.

Terceiro, eu sempre noto algum furo, falha ou explicação mal dada. Pra mim, Harry Quebert tem um furo óbvio enorme na trama principal. Se em O Caso dos Baltimore não há um furo gigantesco, há pequenos momentos que causam confusão (é impressão minha ou Anita pede o divórcio a Saul duas vezes em duas ocasiões diferentes?). E o grande problema nesse livro se dá pela quantidade de idas e vindas na linha do tempo, muitas vezes no mesmo capítulo, até com flashbacks dentro de flashbacks, o que me deixou em diversões momentos perdida com a ordem dos fatos.

Mas o pior motivo é o mais óbvio, chama Marcus Goldman. Ele é insuportável apenas. Um eterno moleque inseguro de tantas formas que não dá nem para começar a listar. A diferença dele para os primos é quase nenhuma, e se o destino dele foi mais alegre o único motivo foi que ele venceu os primos na verdadeira competição: Alexandra. Personagem que, aliás, puro estereótipo da mulher que vem para tentar os rapazes e desestabilizar a antes inabalável amizade masculina, só está ali mesmo para isso.

Mas o pior de tudo é que todo mundo nesse livro é tóxico, o puro suco do Chernobyl, inclusive o Marcus com a Alexandra. Não salva ninguém. Ninguém. Hillel e Woody são os primeiros da fila.

Era isso que eu tinha para dizer. Há meses eu não escrevia uma resenha. Acho que essa é a prova que falar mal é mesmo mais fácil.