Enquanto Eles Não Vêm

Enquanto Eles Não Vêm Robson Gundim

Resenhas - Enquanto Eles Não Vêm

Simone.GAndrade 16/09/2017

Terror Cósmico
Obra fortemente influenciada pelos contos de H.P. Lovecraft - Enquanto Eles Não Vêm, livro do autor Robson Gundim, se passa em terras brasileiras. Ambientado no Brasil, ano 1978, onde se passa os primeiros eventos bizarros que acometem um pequeno povoado no interior da Bahia conhecido como Paraíso Florestal devido às características da região, uma comunidade com cerca de 300 habitantes, que após um misterioso ataque, vivem os primeiros horrores inimagináveis. E é nesse clima de mistério e horror que o enredo se desenrola, David Cordova um agente do COPS (Comando de Esquadrão de Polícia) é mandado em missão de resgate junto com Taj e os irmãos Sanches, Lívia e Caleb sob a liderança de Deke, uma equipe altamente especializada e qualificada, que são designados na busca dos integrantes desaparecidos em missão naquela região após receberem um chamado de emergência, chegando lá um clima de tensão, medo e apreensão toma conta da equipe, onde "o maior e mais escuro de todos os medos os esperam", um verdadeiro pandemônio envolvendo criaturas sinistras e bizarras que fogem a concepção humana, inconcebível ao próprio intelecto racional, se enlaça com a sombria e misteriosa família Mombach, o que há por trás da loucura, do medo, o medo do desconhecido.
Robson 17/09/2017minha estante
Muito obrigado pela resenha e por ter dedicado parte do seu tempo ao livro.

Simone.GAndrade 18/09/2017minha estante
kkk foi um tempo muito bem gasto, adorei o livro :)) espero ler mais livros como esse!!!

Regina 19/09/2017minha estante
Agora é minha vez de dizer: já até comprei este mas ainda não li!!!!! rsrs Pela sua resenha acho que não vou me arrepender!!!! A literatura nacional (que sempre amei) tem nos surpreendido com obras maravilhosas.... ultimamente tenho adquirido mais livros nacionais que estrangeiros graças ao mercado que resolveu valorizar o que é nosso!

Robson 19/09/2017minha estante
Poxa, que felicidade, Regina =) Espero que você curta!

Mauricio (Vespeiro) 29/09/2017minha estante
Preciso desse livro!!

Simone.GAndrade 30/09/2017minha estante
Vespeiro tu acha o ebook lá na amazon pra ler, já o livro físico não sei :(

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017minha estante
Valeu, Simone! Vou procurar.

Robson 01/10/2017minha estante
O físico ainda não saiu, gente =( Por enquanto somente em ebook mesmo. Ano que vem, se tudo der certo como planejo, lançarei uma versão física.

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017minha estante
Legal, Robson. Vou incluir o ebook na minha próxima compra na Amazon. :)

Regina 01/10/2017minha estante
E a tensão já começa no valor a se pagar 6,66 adorei!!!!

Robson 02/10/2017minha estante
Regina, essa foi a ideia hahahahaha

Mauricio (Vespeiro) 02/10/2017minha estante
Comprei o ebook, Robson. Em breve vou lê-lo e trago minhas considerações. :)

Robson 03/10/2017minha estante
Obrigado, Vespeiro. Desejo uma ótima leitura! =)

Mauricio (Vespeiro) 03/10/2017minha estante
Valeu!

nic 28/04/2020

Nada de extraordinário, mas um tanto curioso.
Me perdi em algumas partes da narrativa, pensei em parar, mas queria ver no que tudo aquilo ia dar. É um terror de ficção mesmo, nada que nos assuste ao pensar a noite quando estamos quase dormindo. Gostei da forma que os fatos são abordados e o suspense e interligação com o passado contudo, não entendi bulhufas do final. Fiquei com um ponto de interrogação gigantesco na cabeça. Não leria de novo, mas foi uma experiência nova ler suspense polícial de horror.
Ari 30/04/2020minha estante
Engraçada a sua experiência. Já aconteceu comigo. Comecei a ler por curiosidade e terminei pelo desafio. Ao chegar no fim me deparei com muitas incógnitas. E não era um livro de ficção, mas o tema era bem complexo.

nic 01/05/2020minha estante
Foi exatamente isso. Eu tive que ler as últimas páginas algumas vezes pra ver se era realmente aquilo porquê é tipo ??????? uma mistura louca!

Ari 01/05/2020minha estante
Eu já li livros divertidos, um pouco confusos, desconexos em partes, porém eu já sabia o que encontraria. Tenho a mania de ler sinopses antes de comprar. Ainda não me arrisquei em livros os quais eu não saberia o que encontrar. Contudo, quando leio comentários como o seu me dá uma baita curiosidade cômica de ter o livro para me deparar com a mesma situação.

nic 01/05/2020minha estante
O pior foi que eu li a sinopse também, mas i desfecho é TOTALMENTE imprevisível. É até engraçado de lembrar. Sugiro que leia. É uma história bem escrita e é interessante. Só é um final bem improvável e sem pista nenhuma no livro inteiro.

Ari 02/05/2020minha estante
Vou ler sim, vc me fez rir dessa cena. Finais imprevisíveis são sempre bem vindos!

Leonardo_css 08/07/2020

Sensacio...no começo
Pensa numa premissa daora, um livro brasileiro em que um grupo de policiais especiais são chamados para atender uma ocorrência em um pequeno vilarejo. Lá, coisas estranhas e pessoas desaparecem. Até aí ok, tu fica curioso e corre atrás pra saber qual o "b.o" .

Contudo, depois vira uma história sem pé nem cabeça e você pensa "wtf". Honestamente se tu não liga muito para a razão, lê.

Ainda acha que o autor(a) se perdeu na escrita.
Cintya 15/07/2020minha estante
Eu concordo, há várias cenas e situações bem legais, mas isoladas, no contexto geral elas parecem não se encaixar com o enredo. Alguns sentimentos apresentados por certo personagem também parecem não "casar" com o desfecho final, me parece q o autor decidiu no meio do livro o que aconteceria no fim.

Leonardo_css 16/07/2020minha estante
Tive a mesma sensação haha, parece que ele se perdeu no meio e aí encaixou qualquer coisa

Robson 18/07/2020minha estante
Olá, Leonardo! Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo com o livro, apesar das ressalvas. Reconheço toda a fantasia por trás de algumas situações, mas o universo do enredo será mais explorado em breve. Teremos um spin off esse ano e uma continuação direta desse volume posteriormente.

nic 18/10/2021minha estante
Concordo em partes. Acho que algumas situações realmente ficaram "soltas", porém a experiência ainda assim me prendeu bastante e foi bem intrigante até o fim.

otxjunior 04/05/2020

Enquanto Eles Não Vêm, Robson Gundim
Se eu quisesse jogar videogame... nem assim pegaria esse livro. O mais próximo de terminar de ler por obrigação entre as leituras do ano. Parecia um bando de bolsominions contra alienígenas. Não, essa descrição fez parecer melhor do que é. Acreditem.
Naiara Alessandra Marques 14/05/2020minha estante
Acho que toda a crítica é válida desde que ela seja construtiva e educada!
Essa sua só é desnecessária.
Para angariar likes, parabéns você conseguiu 5 ?

otxjunior 15/05/2020minha estante
Não é crítica, é resenha. E me baseio sempre em minha impressão de leitura.

Danilo 29/12/2021minha estante
Caraca mano para que agredir assim o livro do cara. (O_o)

Adri 18/11/2018

Idéia boa, mas não feliz na execução.
A ideia da história era boa, porém a edição ou a forma do autor escrever são, ao meu ver, ruins.
Além disso os personagens não tem personalidade e isso faz com que o livro não prenda a atenção do leitor e nem cria um clima de tensão necessário neste tipo de narrativa.

Não desisti do livro porque muita gente falava que o final era muito bom e surpreendente. Infelizmente também não achei isso. Achei bastante "fácil" os desfechos.

Enfim, é uma pena, foi o único livro nacional que me decepcionou esse ano.
P.H.Marques 18/12/2018minha estante
Nossa. Sério que tu achou isso mesmo? Eu gostei bastante!

Kadu 12/03/2019minha estante
Concordo que os personagens são fracos. Seus dramas não me envolverem, pareciam estar ali só para cumprir tabela, então não consegui me envolver na história.

Guilherme 06/11/2019minha estante
Concordo em tudo contigo. Gore rolando solto e eu zero me importava com os personagens.

Piter Keo 15/12/2016

O enredo é excelente e consegue envolver o leitor. É certamente um dos melhores livros de literatura nacional recente que li nos últimos tempos. Não consegui parar de ler até concluir.
A única coisa que me incomodou um pouco foi a abordagem da personagem Lívia, que foi apresentada com maior ênfase em sua beleza física (ao menos num primeiro momento) que sua competência. Fora isso a história é ótima!
Robson 15/12/2016minha estante
Obrigado Piter pela sua resenha! ^^ Agradeço por ter dedicado parte do seu tempo para prestigiar o meu trabalho. Grande abraço!

Aline.Moura 10/01/2017minha estante
Excelente leitura! Recomendo.
Mais uma leitura finalizada com sucesso!!
??
Um livro com uma história diferente,ou seja ,história de terror,mas que amei.
Muitos mistérios,suspenses e dois excelentes oficiais que lutam pelas suas sobrevivências"David e Lívia.Para você que gosta de uma história de terror,indico esse excelente livro.
Caros leitores, mantenham as luzes acesas.
Parabééééns e muuuito sucesso ,Robson!
Caros leitores, mantenham as luzes acesas!!!
?.

Fernando 21/01/2023

vale a leitura, terror brasileiro se passando no Brasil,f!#@
Mistério muito bem construído, realmente ficava tenso em algumas partes do livro. O desenrolar da história, e como vamos descobrindo o que está acontecendo tem elementos de exploração como se fosse de um vídeo game, lendo jornais, diários, fotos, mapa do local, e isso nos deixa muuuuito mais imersos no universo.
Em alguns momentos fiquei perdido sobre do que o mistério se trata, mas ainda sim o final surpreende... de uma forma boa ou ruim?
- aí leia e tire suas conclusões :D
Robson 21/01/2023minha estante
Obrigado pelo feedback

Robson 21/01/2023minha estante
Os comentários indo pela metade socorro haha

Janaína Hanna 17/12/2016

Resenha
Autor: Robson Gundim
Editora: Amazon
Páginas: 297
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Sinopse: Na primavera de 1978, um misterioso ataque assolou os habitantes de Paraíso Florestal, uma pequena cidade localizada em uma área remota da Bahia. Trinta e sete anos depois, um terrível incidente engole a pequena cidade, obrigando as autoridades a enviarem uma equipe de soldados para investigar o ocorrido.

O livro se inicia-se contando a história de David, um membro da Cops (Command of Police Squad) que é um batalhão especial de grande renome e respeito, ele é um dos primeiros membros da corporação e sente muito orgulho disso. Ele confia cegamente em seu capitão e na sua equipe, e quando eles recebem uma missão inesperada, ele fica surpreso por uma porção de fatos.

Bem, um dos fatos que mais o surpreendeu foi quando ele não foi selecionada para ser o líder da missão, ainda mais quando era uma missão tão estranha quanto aquela. Mas confiando no seu superior ele vai nessa missão com todos os integrantes da equipe incluindo os dois novos integrantes. E então eles se veem presos em uma assustadora história de terror.

Gente, quando eu li esse livro eu fiquei bastante assustada, a leitura é fácil e fluida e bem ligeira, então dá para terminar o livro em um dia dependendo da sua vontade, mas como eu sou uma pessoa nada corajosa li esse livro durante os momentos de sol e quando estava escurecendo era hora de pausar a leitura.

''Aquilo que não enxergamos pode se tornar ainda mais perverso, porque a imaginação tem o dom de fazer o homem decifrar os seus maiores medos, em gênero e forma.''

Vou ser sincera, esse livro me conquistou desde a capa. Mas o prólogo me deu a certeza de que eu gostaria dele. Quando vi a capa imaginei que fosse um terror infantil, sem falar que a capa me lembra aquele filme da casa monstro.

Uma coisa que me incomodou/atrapalhou um pouco no livro foi o excesso de informação que tem no centro da história, quer dizer, pra mim foi excesso de informação por que eu sou meio desatenta e fiquei tentando gravar todas as informações, nomes, datas e em alguns momentos tive que voltar o parágrafo. Mas fora isso, o livro é incrivelmente incrível e assustador, ou seja, incrivelmente assustador.

Acabei de acabar o livro e ainda estou aqui estupefata. Quer dizer, oi? Que final foi aquele? Cadê a continuação? Quero pra já!

E quero parabenizar o autor desse livro incrível, que me conquistou pela capa incrível e sim, estou super orgulhosa desse talento nacional e ainda mais por ele ser baiano.

site: http://alertadespoil-er.blogspot.com.br/2016/12/resenha-enquanto-eles-nao-vem-robson.html
Robson 17/12/2016minha estante
Muito obrigado, mais uma vez, por ter mergulhado de agulha na história do David. Foi um prazer receber seu feedback e saber que a história a encantou! Grande abraço! =)

Kemi 11/07/2021

Um livro bom de um autor promissor
A sinopse do livro e a premissa me chamaram muito a atenção por se tratar de uma história envolvendo coisas estranhas acontecendo em uma cidadezinha remota e com um passado misterioso.

A Cops é uma corporação de militares de elite treinados para as situações mais inusitadas possíveis, assim a situação em Paraíso Florestal é uma missão atribuída a eles.

Os personagens mais centrais da missão são David que foi um dos primeiros recrutados do cops e Lívia que entra na cops especialmente para essa missão específica de investigar o desaparecimento de outros dois militares do cops que haviam sido en[*****]s para esse mesmo local.

Como o livro é contado todo praticamente dá perspectiva dos dois, eu esperava mais desenvolvimento dos personagens em si. Fiquei com uma impressão um pouco raza deles. O ritmo também é mais lento no começo, só consegui engatar no ritmo depois da página 100. O plot dos Mombach também achei que poderia ter sido explorado um pouco melhor, sendo introduzido um pouco antes no desenvolvimento.
A resolução é interessante, mas senti falta de alguns personagens que senti que foram esquecidos sem um final claro.

Para quem gosta de livros nesse estilo e com tendências mais ao horror e ficção científica, é um bom livro. A história é bem interessante e com elementos que vão instigando a leitura e algumas coisas que são colocadas no começo fazem mais sentido no decorrer do livro. Não foi um favorito, mas quero ler o livro anexo desse para saber mais sobre o universo.
Robson 29/12/2021minha estante
Gratidão por ter lido e por trazer sua opinião. Para mim é muito importante ler as críticas construtivas e com toda certeza no próximo volume tentarei melhorar. A nova edição já está chegando neste mês na Amazon. Grande abraço!

Cristy 23/12/2016

Brilhante.
Brilhante!
Imagine como é se sentir na mansão de Alone In The Dark, dentro da cidade de Silent Hill? Bem, foi assim que me senti com a narrativa desse livro. Quem conhece esse universo gamer, vai entender o que estou falando. Uma narrativa que prende o leitor do inicio ao fim, com tramas surpreendentes, e criaturas bizarras, e põe bizarras nisso! Você vai participar de uma aventura cheia de referências épicas, ao lado dos oficiais David e Lívia, da COPS. (adivinha? Eu shipei neah!) Assim que “chegamos” em Paraíso Florestal, é impossível não se sentir como se estivesse em Silent Hill. (sinistro neah?) E quando chegamos a mansão, nostalgia! O tempo todo eu me senti como quando jogava AITD nas madrugadas. Cara! Você fica o tempo todo com aquela sensação de: vai acontecer alguma coisa! Você fica focado, ligado, fisgado, só esperando o próximo minuto de leitura te desvendar algo que você ansiosamente espera. David e Lívia despertam empatia com muita facilidade, corajosos, mas sem aquele ar de sobre humanos. È possível sentir as emoções dos personagens com a narrativa impecável do autor, que não só me mostrou talento com seu lado Tarantinesco (Livro Sacanas do Asfalto) como demonstrou, e muito bem, o seu talento Lovecraftiano.
Enquanto Eles Não Vêm, é uma obra digna que ganhar as telonas, e acrescento sem exagero algum, seria um grande sucesso.

Robson 23/12/2016minha estante
Nem tenho palavras para agradecer. Todos esses jogos acima mencionados marcaram a minha vida, então o livro serviu como uma homenagem a todos eles, e é claro, ao grande HP Lovecraft. Muito obrigado mesmo!

Khrys Anjos 24/08/2017

Será mesmo um obra de ficção ou um relato verdadeiro e real?
David chega ao prédio do departamento da COPS para mais uma noite de trabalho. Mas algo incomum acontece: o seu capitão que não admite atrasos está atrasado para a reunião.

Este é o indício de que aquela noite seria totalmente atípica para ele e seus parceiros. A começar pela chegada de dois novos membros para a equipe.

Os irmãos Lívia e Caleb se juntam ao David, ao Taj e ao Deke em uma missão especial para a COPS. Eles são enviados para descobrir o que aconteceu com os outros dois membros da equipe que desapareceram ao irem numa missão à Paraíso Florestal.

Ao chegarem são divididos pelo novo líder. David acaba ficando com a Lívia como parceira enquanto os outros três seguem até a cidade.

David e Lívia encontram o posto policial abandonado e são “visitados” por um ser digamos de outro mundo. Eles são atacados, mas suas vidas preservadas.

Após constatarem a falta de contato com os três companheiros vão até a cidade e se deparam com a mesma situação. Casas e prédios vazios. Os habitantes simplesmente sumiram assim como os seus parceiros.

Novamente são atacados por seres monstruosamente bizarros. Para fugirem acabam tendo que se refugiarem na Mansão da família Mombach. E percebem tarde demais que na verdade ultrapassaram o portal do inferno.

Eles precisam lutar pela sobrevivência contra seres inimagináveis. E enquanto estão nesta corrida insana pela vida vão recolhendo a cada cômodo descoberto na mansão a história daquela família.

Através de cartas, recortes de jornais, quadros, mapas e diários vão desvendando o segredo macabro que tornou os integrantes da família em milionários e os levou a servirem como hospedeiros do mal.

Eles são confrontados com os medos mais aterrorizantes em forma de criaturas e precisam também lutar contra os medos internos.

O que eles acreditavam ser real pode na verdade ser uma ilusão. Alguém em quem confiam pode estar prestes a lhes apunhalar.

Uma coisa é certa nenhum dos dois oficiais saiu daquela missão da mesma forma com que a começaram. Seus conceitos e suas crenças foram jogados dentro de uma esfera e chacoalhados violentamente os fazendo enxergar além das aparências, a mudarem suas percepções sobre o que é verdade e a entenderem um pouco melhor da mente humana.

No início da trama o leitor é puxado por um tentáculo e arremessado sem dó nem piada direto no meio da história. No decorrer da obra ele tenta correr, mas acaba voltando ao perceber que está totalmente influenciado e viciado no enredo.

O autor conseguiu criar uma obra de ficção que pode ser a nossa realidade. O que acontece na história é a comprovação de um fato que poucos admitem. Nós seres humanos somos capazes de nos tornamos os piores monstros caminhantes sobre a fase da Terra.

Alguns se julgam deuses e acreditam que possuem o direito de brincar com a vida de seus semelhantes. Ao se depararem com uma substância que tem toda a possibilidade de ser alienígena ficam ainda mais ambiciosos e cruéis.

Várias reflexões nos são impostas através desta história. O que faríamos ao aliens se eles aparecessem? Eles existem ou somos os únicos habitantes do universo? Será que Deus criou tantos planetas para habitar apenas a Terra?

Nos filmes dizem que seria uma invasão, mas a realidade é que se algum ser de outro mundo caísse nas nossas mãos estaria literalmente ferrado. Seria dissecado, analisado e exposto de todas as maneiras possíveis. E depois ainda dizem que eles é que são os monstros que devemos ter medo.

Cheguei ao final da leitura extasiada. Não consegui largar o livro até descobrir o que tinha sido reservado pelo autor para o casal de oficiais. E para minha ansiedade aumentar terei que aguardar a continuação da história para poder ter aceso as respostas das questões que me deixaram intrigada. Uma delas é: Por que o David tem a capacidade de ouvir os clamores dos seres da trevas?

Recomendo este livro para todos que estão querendo ultrapassar os próprios medos. A descobrir como os limites que circundam este sentimento devem ser superados para vermos com clareza o que nos aflige.

Somente quem enfrenta o espelho sem pestanejar e é forte o suficiente para admitir suas fraquezas pode sair vitoriosa da batalha travada contra o medo.

O talento do autor foi expelido como um dos tentáculos e nos aprisionou numa história de terror que demonstrou o quanto ele está preparado para se receber o título de mestre na escrita. Não importa o gênero que escreva ele sempre irá nos presentear com uma trama envolvente e que nos remete a participar ativamente.

Nesta obra a adrenalina vibra em cada página assim como o pavor transborda em cada linha. Ficamos obcecados para desvendar os segredos e mistérios que fazem desta família seres tão humanamente bizarros e monstruosos.

E o final é surpreendente. A verdadeira face do mal está bem mais próxima do que o casal de protagonistas esperava. O grande vilão se esconde por trás de quem menos se imagina e uma nova aventura surge na linha do horizonte.

Esta não é uma história de terror trash. Esta é uma história de terror com conteúdo. Tem suspense e realidade misturada. Este livro é de ficção, mas pode ser que no futuro próximo venhamos a descobrir que o autor estava nos preparando para a nova existência da raça humana. Quem sabe já não esteja acontecendo aí na sua cidade bem ao lado da sua casa e você inocentemente nem desconfia...

Mais uma vez bato palmas para o Robson. E espero sinceramente que seu talento seja espalhado pelos quatro cantos, pois é de escritores como ele que precisamos para fazer os leitores entenderem que não precisamos ir buscar lá fora o que temos bem aqui ao nosso alcance. Um criador de histórias que vai além da escrita.

Agora é agarrar a ansiedade com ambas as mãos até que a continuação seja lançada. Espero que isso aconteça na próxima semana. kkkkkkkkkk

P.S.: Leiam a resenha no blog para poderem visualizar as imagens dos personagens que foram cedidas pelo autor.

site: https://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2017/08/resenha-enquanto-eles-nao-vem-robson.html
Robson 24/08/2017minha estante
Sobre essa resenha, eu realmente não sei mais o que dizer, apenas sentir.

Vinicius 19/11/2019

Prato cheio para os fãs de survival horror!
Um livro maravilhoso para os amantes de survival horror. Me senti dentro de um Resident Evil ou Silent Hill durante a leitura. História muito bem construída e aprofundada com um final que deixa os leitores querendo saber o que virá a seguir. Uma leitura muito envolvente!
Resenhando Com Luke ® 25/03/2022minha estante
Vdd mano. Me senti assim tbm

Klinef 19/06/2021

Gostei bastante da história, fiquei meio perdida em algumas partes mas da pra relevar, pra mim foi uma leitura rápida e gostei mesmo.
Robson 29/12/2021minha estante
Gratidão! Houve uma revisitação ao livro e a nova edição já está chegando neste mês na Amazon, com nova revisão e algumas adições no texto e ilustrações. Se você tiver a edição antiga, você consegue atualizar para a nova, gratuitamente. Mais uma vez obrigado! Grande abraço!

Cica Santos 14/10/2018

Medo do indescritível
Após receberem uma missão de investigar desaparecimentos ocorridos num povoado chamado Paraíso Florestal, localizado no estado da Bahia, uma equipe especial de agentes do governo chamados de COPS é enviada para investigar o local.
Os agentes David e Lívia adentram no povoado abandonado e chegam à mansão dos Mombach, pertencente aos primeiros moradores do local e ali vivem experiências descritas como verdadeiros horrores.
O que eles não sabem, é que esse horror ameaça se alastrar pelo resto do mundo.
Um livro intenso que prende a atenção desde o início, mostrando que "a imaginação tem o dom de fazer o homem decifrar seus maiores medos".
Merece ?????
Carol Nery 14/10/2018minha estante
5 estrelas também aqui!!!!!

Guilherme 06/11/2019

Acho que minha expectativa estragou muito a experiência
Esse é o ebook mais vendido da categoria fantasia/horror na Amazon no momento que o comecei a ler e talvez por isso, minha expectativa foi grande demais.

O livro é muito bem escrito, o autor tem umas passagens bem inspiradas e descrições bem fáceis de imaginar. Mas um incômodo me acompanhou por toda a história e não foi por ser uma história de terror sanguinolenta, foi mais por algo nas entrelinhas.

Uma história que se passa em um vilarejo no interior da Bahia, interior do Brasil em momento nenhum fez eu me sentir em solo brasileiro. Muitos personagens são norte-americanos, a agência por trás da história tem influências de agências de segurança governamentais americanas (?) e se não fosse por ele me lembrar, eu acharia que a história se passa no interior dos EUA no final do século XIX ou início do século XX e não nos dias atuais.

Muitas situações são forçadas e os diálogos, descrições e situações são pouco naturais. Não sei se é pra homenagear o Lovecraft, provavelmente sim, mas o uso de advérbios de intensidade sem parar é visto no livro todo e acaba que eles não servem pra nada. O que "estranheza indizível" quer dizer? Nos diálogos parece muitas vezes que eu estava assistindo um filme dos anos 80, os personagens não se comunicavam como qualquer um se comunica. "Diz aí se não é maneiro?" foi o que um dos agentes disse depois de apresentar outra agente, dizendo que ela "teve a honra de conhecer os melhores agentes da Scotland Yard". Lembrando, a história se passa no Brasil.

Além disso, todos os personagens são fodões. Militares super graduados que passaram por várias organizações, arqueólogo que é herdeiro de uma companhia petrolífera que convidou a Audrey Hepburn pra sua festa de casamento com uma atriz brasileira e a festa foi nessa vilazinha no interior da Bahia com nem mil habitantes. Uma organização secreta tipo a STARS do Resident Evil que parece ter surgido de uma parceria entre EUA e Brasil. Enfim, todo momento tem essa estética de filmes oitentistas onde todo mundo é fodão.

Sobre o terror, se você gosta de gore, tem bastante. Eu particularmente gosto e adorei as descrições e cenas. Tudo muito gráfico e realista. Mas o problema é que eu me importava zero com os personagens porque os momentos que eram usados para desenvolvê-los era tudo muito raso ou canastrão. Eu até agora não entendi a função do irmão da Livia (mas pode ser problema de interpretação meu).

Ainda sobre não entender função, eu não entendi a função de muita coisa nessa história, a mais importante delas é por que a história se passa no Brasil se é só o nome do país que importou? Não tem absolutamente nada ali que remeta ao Brasil e nem os personagens parecem ser brasileiros, parece que o tempo todo são gringos dublados.

Outra coisa que me incomodou, mas foi bem de leve, é a velha história de que segredos proibidos vêm da África e do Oriente Médio. Ideia usada a exaustão pelo Lovecraft (ok, sou fãzaço de Lovecraft, mas o cara era muito xenófobo) e que aqui a única função foi colocar uma aura mística estereotipada do povo africano. O casal africano do livro parece aquele estereótipo de escravos muito amigos de uma família, cuidando dos filhos de exploradores imperialistas que tanto aparecia nas histórias que se passam na Era Vitoriana e na ficção pulp do início do século XX. O problema é que não é esse o caso aqui. Tirando essa parte oculta, mística e próxima a família, o casal não tem outra função e nem é contextualizado. Talvez essa parte incomode bastante algumas pessoas, talvez seja neura minha.

A história lembra muito O Caso de Charles Dexter Ward e o jogo Resident Evil 4 em vários aspectos. Mas me decepcionei bastante. Espero que o autor me perdoe por essa resenha :/
Wictor.Nathan 29/10/2020minha estante
Se tem uma coisa que me deu um revés ao tentar ler a obra foi o excesso de "americanização" da obra que supostamente se passa no Brasil