Enquanto Eles Não Vêm

Enquanto Eles Não Vêm Robson Gundim

Resenhas - Enquanto Eles Não Vêm

Fenrir 15/12/2021

O melhor de suspense que li este ano!
Autor nacional fã de lovercraft e de resident evil tbm pelo visto! História com suspense e mistérios que parece até um jogo de PlayStation! Personagens cativantes e o cenário muito bem descrito . Recomendo
Robson 29/12/2021minha estante
Gratidão! A segunda edição dele entrou hoje na amazon, você pode atualizar no seu kindle e conferir algumas novidades, antes do lançamento do novo volume. Abraço! =)

Leonardo_css 08/07/2020

Sensacio...no começo
Pensa numa premissa daora, um livro brasileiro em que um grupo de policiais especiais são chamados para atender uma ocorrência em um pequeno vilarejo. Lá, coisas estranhas e pessoas desaparecem. Até aí ok, tu fica curioso e corre atrás pra saber qual o "b.o" .

Contudo, depois vira uma história sem pé nem cabeça e você pensa "wtf". Honestamente se tu não liga muito para a razão, lê.

Ainda acha que o autor(a) se perdeu na escrita.
Cintya 15/07/2020minha estante
Eu concordo, há várias cenas e situações bem legais, mas isoladas, no contexto geral elas parecem não se encaixar com o enredo. Alguns sentimentos apresentados por certo personagem também parecem não "casar" com o desfecho final, me parece q o autor decidiu no meio do livro o que aconteceria no fim.

Leonardo_css 16/07/2020minha estante
Tive a mesma sensação haha, parece que ele se perdeu no meio e aí encaixou qualquer coisa

Robson 18/07/2020minha estante
Olá, Leonardo! Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo com o livro, apesar das ressalvas. Reconheço toda a fantasia por trás de algumas situações, mas o universo do enredo será mais explorado em breve. Teremos um spin off esse ano e uma continuação direta desse volume posteriormente.

nic 18/10/2021minha estante
Concordo em partes. Acho que algumas situações realmente ficaram "soltas", porém a experiência ainda assim me prendeu bastante e foi bem intrigante até o fim.

Adalberto Gonçalves 27/09/2022

Mansao Spencer ?
Demorei muito para finalizar esse livro. Um pouco depois do início para o meio, demorei meses. Do meio pro final, uns 3 dias. Um tanto cansativo, mas bem legal. Me lembrou bastante o jogo Resident Evil, que sou muito fã. Como já vi muitos filmes de terror/suspense, joguei e li livros do gênero, a história não me surpreendeu. É um tanto "comum". Mas tem seus traços próprios e é Nacional, o que vale a leitura!

J.M.M.R 12/02/2024

Livro nacional de qualidade.
Já tinha lido no ano passado mas acabei me esquecendo de colocar aqui. Gostei bastante da história e do suspense construído em relação a cidade e as criaturas. Os personagens são muito interessantes e você consegue se apegar rapidamente a eles, o que ajuda na sensação de urgência e risco que eles se encontram. Também curti a aparência dos monstros e da própria cidade. O livro me lembrou bastante um dos meus jogos favoritos, resident evil, principalmente o primeiro jogo. Vi o anúncio do segundo livro e já estou animado para comprar.

liaxab 17/07/2022

Muito louco
É cheio de ação o tempo todo e é muito bom o desenvolvimento da história da família na mansão, o final é incrível e eu adorei cada parte

bobbie 26/02/2020

Quase lá.
A premissa do livro é interessante: uma cidade interiorana fictícia na Bahia subitamente se vê assolada por um mistério que faz com que os habitantes desapareçam. A polícia recebe um chamado de emergência, mas os oficiais também desaparecem. Entra em cena uma corporação de operações especiais, algo literalmente saído dos livros norte-americanos: eles são enviados à pequena cidade para ver o que de fato está acontecendo. Ao chegar lá, a equipe se vê confrontada com seus piores pesadelos, tendo que enfrentar criaturas sobre-humanas e lidar com o mistério de como surgiram e quem está por trás disso, além de resgatar uns aos outros. A trama leva uma pitada de The Walking Dead com história de alienígena e Gundin, o autor, além de um escritor talentoso, ilustra o próprio livro com belas gravuras desenhadas por ele próprio. Contudo, o talento do autor acaba ofuscado por uma série de problemas narrativos. Primeiro, o autor tenta emprestar à narrativa uma linguagem extremamente rebuscada, o que, por si só, não seria problema, se ele não empregasse uma série de vocábulos equivocadamente. Segundo, há também uma série problemas gramaticais (conjunções usadas erroneamente, ortografia errada, verbo conjugado de maneira incorreta etc.), que tiram o brilho da história. Em termos de ritmo narrativo, o autor tenta dar profundidade à história apresentando toda uma série de artifícios para desenterrar o passado, em busca da origem da catástrofe que acomete a pequena cidade: os dois agentes principais do grupamento especial, presos em uma mansão digna de Edgar Allan Poe, e acuados por criaturas de constituição física fantástica sedentas por sangue, encontram forças para passar "horas" lendo recortes de jornais, diários e biografias em busca das respostas para o terror que está prestes a tirar suas vidas. Além de render algumas passagens extremamente longas e tediosas, o artifício em si contribui para a falta de verossimilhança da trama: quem, vendo sua vida ameaçada por criaturas que jamais foram vistas na face da Terra, pararia para ler livros, jornais e diários? Por fim, a admiração do autor pelo autor norte-americano H. P. Lovecraft, conceituado escritor de terror, acaba levando com que Gundin americanize demais sua história. A história também deixa uma série de pontas soltas e detalhes jogados ao vento, que não são explicados ou resgatados no clímax. Concluindo, Enquanto eles não vêm é uma história boa, porém mal executada. O talento de Robson Gundim, tanto para a escrita como para o desenho, é inegável. Mas neste livro ele deixou bastante a desejar.

taissa 17/09/2022

Cacet*
Não tenho palavras...
Muito bem construído, muito bem desenvolvido, tudo muito bem. Além do final ser também excelente, curto muito finais assim.
Dando um pau nos livros estrangeiros, sério!

Obs: me lembrou bastante o RPG do Cellbit, os detalhes são bem parecidos.

Se você gosta desse estilo de livro com criaturas estranhas e suspense, tenho certeza que você vai curtir, porque cacete que livro bom!!!

????,5

Narjara 05/02/2023

Uma leitura surpreendente
Aqui temos uma história incrível, onde o autor bebeu de fontes maravilhas como Lovecraft, Resident Evil. Suas inspirações estão presentes nessa história, que consegue prender fácil o leitor em torno do mistério que paira no Paraíso Florestal e a família Mombach. Páginas intrigantes, tensas, misteriosas. Robson Gundim proporciona ótimas horas de leitura. Seus personagens, que conseguem instigar o leitor, ficando impossível parar a leitura até chegar nas páginas finais. Livro mais que recomendado!!!!

Guilherme 06/11/2019

Acho que minha expectativa estragou muito a experiência
Esse é o ebook mais vendido da categoria fantasia/horror na Amazon no momento que o comecei a ler e talvez por isso, minha expectativa foi grande demais.

O livro é muito bem escrito, o autor tem umas passagens bem inspiradas e descrições bem fáceis de imaginar. Mas um incômodo me acompanhou por toda a história e não foi por ser uma história de terror sanguinolenta, foi mais por algo nas entrelinhas.

Uma história que se passa em um vilarejo no interior da Bahia, interior do Brasil em momento nenhum fez eu me sentir em solo brasileiro. Muitos personagens são norte-americanos, a agência por trás da história tem influências de agências de segurança governamentais americanas (?) e se não fosse por ele me lembrar, eu acharia que a história se passa no interior dos EUA no final do século XIX ou início do século XX e não nos dias atuais.

Muitas situações são forçadas e os diálogos, descrições e situações são pouco naturais. Não sei se é pra homenagear o Lovecraft, provavelmente sim, mas o uso de advérbios de intensidade sem parar é visto no livro todo e acaba que eles não servem pra nada. O que "estranheza indizível" quer dizer? Nos diálogos parece muitas vezes que eu estava assistindo um filme dos anos 80, os personagens não se comunicavam como qualquer um se comunica. "Diz aí se não é maneiro?" foi o que um dos agentes disse depois de apresentar outra agente, dizendo que ela "teve a honra de conhecer os melhores agentes da Scotland Yard". Lembrando, a história se passa no Brasil.

Além disso, todos os personagens são fodões. Militares super graduados que passaram por várias organizações, arqueólogo que é herdeiro de uma companhia petrolífera que convidou a Audrey Hepburn pra sua festa de casamento com uma atriz brasileira e a festa foi nessa vilazinha no interior da Bahia com nem mil habitantes. Uma organização secreta tipo a STARS do Resident Evil que parece ter surgido de uma parceria entre EUA e Brasil. Enfim, todo momento tem essa estética de filmes oitentistas onde todo mundo é fodão.

Sobre o terror, se você gosta de gore, tem bastante. Eu particularmente gosto e adorei as descrições e cenas. Tudo muito gráfico e realista. Mas o problema é que eu me importava zero com os personagens porque os momentos que eram usados para desenvolvê-los era tudo muito raso ou canastrão. Eu até agora não entendi a função do irmão da Livia (mas pode ser problema de interpretação meu).

Ainda sobre não entender função, eu não entendi a função de muita coisa nessa história, a mais importante delas é por que a história se passa no Brasil se é só o nome do país que importou? Não tem absolutamente nada ali que remeta ao Brasil e nem os personagens parecem ser brasileiros, parece que o tempo todo são gringos dublados.

Outra coisa que me incomodou, mas foi bem de leve, é a velha história de que segredos proibidos vêm da África e do Oriente Médio. Ideia usada a exaustão pelo Lovecraft (ok, sou fãzaço de Lovecraft, mas o cara era muito xenófobo) e que aqui a única função foi colocar uma aura mística estereotipada do povo africano. O casal africano do livro parece aquele estereótipo de escravos muito amigos de uma família, cuidando dos filhos de exploradores imperialistas que tanto aparecia nas histórias que se passam na Era Vitoriana e na ficção pulp do início do século XX. O problema é que não é esse o caso aqui. Tirando essa parte oculta, mística e próxima a família, o casal não tem outra função e nem é contextualizado. Talvez essa parte incomode bastante algumas pessoas, talvez seja neura minha.

A história lembra muito O Caso de Charles Dexter Ward e o jogo Resident Evil 4 em vários aspectos. Mas me decepcionei bastante. Espero que o autor me perdoe por essa resenha :/
Wictor.Nathan 29/10/2020minha estante
Se tem uma coisa que me deu um revés ao tentar ler a obra foi o excesso de "americanização" da obra que supostamente se passa no Brasil

otxjunior 04/05/2020

Enquanto Eles Não Vêm, Robson Gundim
Se eu quisesse jogar videogame... nem assim pegaria esse livro. O mais próximo de terminar de ler por obrigação entre as leituras do ano. Parecia um bando de bolsominions contra alienígenas. Não, essa descrição fez parecer melhor do que é. Acreditem.
Naiara Alessandra Marques 14/05/2020minha estante
Acho que toda a crítica é válida desde que ela seja construtiva e educada!
Essa sua só é desnecessária.
Para angariar likes, parabéns você conseguiu 5 ?

otxjunior 15/05/2020minha estante
Não é crítica, é resenha. E me baseio sempre em minha impressão de leitura.

Danilo 29/12/2021minha estante
Caraca mano para que agredir assim o livro do cara. (O_o)

Ing 19/10/2022

Uma divertida experiência de survival horror!
Embora eu veja muitas resenhas bem críticas a este livro, devo dizer que o devorei com muito prazer! Como fã apaixonada de Resident Evil, sentir as referências aos jogos clássicos de survival horror dos anos 90 nas palavras do autor foi um deleite. Claro que não é uma narrativa inovadora e ultrassofisticada, mas acho que ela nem se pretendia ser. Para mim, se o objetivo era ler uma história nova de um survival horror da vida, foi atingido. A narrativa tem um fluxo bem dentro desse estilo e eu queria saber o tempo todo o que aconteceria em seguida.

Entendo que haja certa frustração com o excesso de personagens estrangeiros em uma história que se passa no Brasil, porém, há uma explicação razoável para a presença deles, a meu ver inclusive de um ponto de vista histórico. Mesmo que eu tenha me decepcionado um pouco com algumas explicações, minha passagem pela história foi bem agradável.

Pra mim, valeu muito a experiência!
Robson 21/01/2023minha estante
Os comentários saindo cortados haha mas eu havia dito que esse livro é um leque de referencias inclusive do survival horror, gratidao por ler, e esse ano tem o livro final!

Detetive ð 21/12/2021

Maravilhoso
? Enquanto Eles Não Vem

Autor: Robson Gundim
Gênero: Terror
N° de páginas: 341
Disponível: Amazon

?Sinopse

Na primavera de 1978, um misterioso ataque assolou os habitantes de Paraíso Florestal, uma pequena cidade localizada em uma área remota da Bahia. Trinta e sete anos depois, um terrível incidente engole a pequena cidade, obrigando as autoridades a enviarem uma equipe de soldados para investigar o ocorrido.
Desde sua chegada à pacata cidade, David e Lívia deparam-se uma calma sepulcral; ninguém é encontrado nas ruas, nos becos ou nas casas. Na escolinha, os cadernos abertos datam o dia atual. No hotel, um barulho no andar superior denuncia a presença de alguém...
Tomados pela sensação de ameaça iminente, os soldados refugiam-se em uma antiga mansão, desconhecendo o verdadeiro horror que varreu a pequena Paraíso. Dentro daquelas paredes, oculto pelas trevas, o maior e mais escuro de todos os medos os espera.

?Citações

"Você pode simplesmente persistir naquilo que faz. Pode salvar vidas, prender criminosos, imitar o comandante.... Mas nada mudará o fato de tudo ficou para trás."

"A civilização humana não está acostumada e nem tampouco preparada para lidar com isso."

?Opinião

Eu estou completamente apaixonada e fascinada com essa história.
Eu ainda não li nenhum livro do H.P. Lovecraft, mas Enquanto eles não Vem é um livro inspirado em histórias clássicas de horror/terror.

Quando li o Prólogo, eu fiquei surtando meu Deus que história impecável, os fatos se concentram perfeitamente. É o melhor de tudo a história se passa aqui na Bahia, imagina minha felicidade ?
A ambientação da história é perfeita descrita de uma forma que prende o leitor até o último capítulo..

As ilustrações que contém no livro são lindas, é uma leitura que fluiu maravilhosamente bem e quando percebi já estava finalizando.
É uma história repleta de ação, suspense, trama e não tenho reclamações sobre essa história, o que eu preciso é da continuação?

A escrita do Robson é perfeita e ele já me influenciou a ler os livros do H.P. Lovecraft!
Recomendo muito?
Já leram Enquanto Eles Não Vem?
Gislaine 21/12/2021minha estante
Esse livro está na minha lista de "quero ler", a sinopse chamou muito a minha atenção.

Papillon 26/03/2020

Que tensão meu pai!
Égua do livro!! Eu quase surtei com essa leitura! Ainda estou em choque com o final e tensa pra cacete! Vou atrás do Autor pq necessito de umas repostas ? ele me deve isso! Kkkkkkkkk O livro é muito bem escrito e vc acaba sendo absorvido na história! Aquele final ?? ninguém advinharia ?.
Leiam sem medo!

Rosy 30/06/2020

Mais um nacional e eu gostei bastante, tem aquele tipo de história que vc precisa saber como termina rsrsr, me senti apreensiva em alguns momentos, com medo em outros, então pra mim funcionou bem...
Queria que o final fosse mais voltado para as criaturas e menos para os soldados, achei um pouco corrido também, mas isso não tira o brilho da obra, é só a minha vontade.
Indico! E quanto mais lemos nacionais, mais eles publicam, crescem, se aperfeiçoam e nos trazem história incríveis!!!!