Fogo Contra Fogo

Fogo Contra Fogo Siobhan Vivian
Jenny Han

Resenhas - Fogo Contra Fogo

Laís Anulino 06/02/2019

Não foi como eu esperava
Esse é o último livro da trilogia Olho por olho, e o que falar dele?

Bem... a escrita das autoras continua viciante, comecei a ler ele a noite e só consegui largar quando terminei, o que é muito raro já que nunca viro a noite para ler pois o sono fala mais alto.
Kat continua sendo minha personagem preferida, com sua personalidade e sarcasmo ela com certeza conquista o leitor e foi a personagem que mais amadureceu durante a trilogia, na verdade para mim ela foi a única que amadureceu.
Mary se tornou insuportável, sério, ela sempre foi chata, mas nesse livro só consegui sentir raiva dela. E tudo o que eu queria falar era: Moça, o mundo não gira ao seu redor, todo mundo já sofreu ou vai sofrer na vida, apenas vê se supera e segue em frente pelo amor de God!!
Já Lillia está mais indecisa do que nunca.
Eu realmente amei os livros anteriores, mas esse foi bem difícil de engolir, aqui o foco está totalmente nas consequências dos planos de vingança das meninas e no sobrenatural e numa tentativa de fazer um final inesperado as autoras acabaram não o deixando satisfatório. Até agora não consigo entender o que foi aquilo e porque Kat que para mim é a grande estrela do livro mereceu tão poucas linhas. Sério que não tinham mais a dizer sobre ela? Fiquei bem triste com isso.
Mas não pense que é a leitura é ruim, por incrível que pareça você vai ler esse livro muito rápido, eu não estava conseguindo me concentrar em nenhuma leitura e essa com certeza me tirou da ressaca, talvez eu tenha ficado decepcionada simplesmente porque ela não terminou como eu queria.

site: https://www.instagram.com/p/BtbGDwJAl2D/

Priscila 18/01/2019

Muito bom!!
Hoje vou falar sobre uma trilogia que é a minha favorita e que terminei a leitura em 2018. Estou falando da #trilogiaolhoporolho da @jennyhan & @siobhanvivian com a @novo_conceito .
Para quem não conhece, o livro traz a história de três meninas (Mary, Lília e Kat) que se juntam para armar uma vingança com alguns colegas de escola, que são bem maus com elas. Se a vingança deu certo? Sim, mas com ela vieram algumas consequências. 🤔
Devo dizer que fiquei bem surpresa com essa série, pois achei que seria uma história fraquinha de adolescentes, sendo ridículos uns com os outros. Mas não foi bem isso. A história é muito cativante e envolvente, de um modo que você não quer para de ler. Sério. E os plots twist que esse livro tem são beeeeem imprevisíveis. E só mais uma coisa: uma verdade bem louca surgiu nessa história e me deixou de queijo caído. 😱😱 E fez com que muitas coisas, entre o segundo e o terceiro livro, fizessem muito sentido!!
Recomendo muito a leitura dessa trilogia!!

site: http://www.instagram.com/uniterario

Karlla 29/08/2018

CONTEM SPOILER
Vou começar contando o quanto amei dos dois primeiros livros, amei as 6 histórias diferentes que se uniam. Lilia, Kat e Mary, são queridinhas do coração e quando terminei o 2 livro, um vazio se instalou e eu precisei esperar ANOS para ler o terceiro e ultimo. IMAGINEM MEU DESESPERO PELO FATO DE COMO ACABOU O 2 LIVRO NE.

ENTÃO...

Decepção foi o que veio quando fechei o terceiro e ultimo livro. Meu ship juvenil não aconteceu e NÃO ENTENDI O PORQUE. Reeve foi e é um dos amores da minha vida (e que pena que não existe) e ele deveria terminar COM A LILIA assim como o Alex com a Kat!!! Não teria outra forma de terminar esse livro, porem Jenny e Siobhan conseguiram acabar com a continuação. O que aconteceu? Um livro raso, com finais que não pareciam felizes e certos.

O lado bom? Os dois primeiros SÃO MUITO MELHORES que o último.
isa 18/12/2018minha estante
sim eu não entendi o motivo da lillia não fica com reeve

Hanna 24/07/2018minha estante
Eu to rindo, mas é com respeito hauhauahuahah
Mas acho que cê vai ter de marcar sua resenha como spoiler, Bia, até porque você já tinha soltado spoiler antes de avisar que tinha spoiler XD

Bia 26/07/2018minha estante
Pronto, marquei, desculpa pelo spoiler pra quem leu a resenha e não leu o livro foi um spoiler dado movido pelo ódio

Liz 29/07/2018minha estante
Jenny Han não sabe fazer finais, essa trilogia foi a primeira dela que li e como pode ela ter tantos altos e baixos...

Liz 29/07/2018minha estante
As outras trilogias dela não tem finais tão satisfatórios, não pra mim

Bia 30/07/2018minha estante
Bom saber que ela é assim, minhas expectativas já tavam baixas, agora elas não existem mais.

Liz 31/07/2018minha estante
Eu li mesmo assim kkk sou trouxa, mas a Trilogia para todos os garotos que já amei é a melhor, dá uma chance, lá vai que você gosta, já viu o trailer do filme que irá sair na Netflix esse mês?

Bia 31/07/2018minha estante
Eu e a achei fofo, mas o medo de shippar o casal e eles não ficarem juntos é maior que a vontade de ler

Liz 31/07/2018minha estante
Acho que ficam juntos, to terminando o último livro rs

Nay 27/08/2018minha estante
Acabei de terminar a trilogia. Estou tão decepcionada quanto vc... Eu gostava da história, esperava um final BEM diferente, foi uma porcaria . E bem isso, ALEX E LILIA? NÃO!
Kat sozinha, Reeve sozinho, e Mary, a missão dela era fazer oq afinal de contas?! Pq pra salvar as meninas ela precisou ser uma bosta antes ?

Bia 27/08/2018minha estante
Nay, as autoras não tinham uma grande história, mas elas estragaram todo e qualquer ponto que a gente e gostou, incrível essa habilidade, também achei a Mary tão sem propósito ali no livro, tanto que ela se arrependendo ocorre em uma ou duas páginas, vamos dar 0 pra Jenny e Vivian porque meu deus que final horrível

Giulipédia 28/01/2019minha estante
Guria vc salvou minha vida literária, mais ou menos rsrsrss, eu li os dois primeiros livros, tava pensando se encarava o terceiro ou não, depois dessa confirmação que o terceiro não vale a pena, e de jeito nenhum, eu vou ficar bem longe dele, senti q tinha algo errado qnd comecei espumar pela boca lendo o segundo livro (eu ainda tinha esperanças que a série fosse melhorar...)

Bia 02/02/2019minha estante
Giuli, desculpa a demora, menina, NÃO LÊ, eu sinto ódio dessa trilogia até hoje, eu reclamei muuuito dos outros livros, mas eu gostava um pouco deles, agora o terceiro foi meu arrependimento, se eu soubesse que era assim tinha parado no segundo e fingido que o terceiro não existia, aliás, acho ótimo saber que não fui a única a espumar lendo o segundo livro, porque, olha, tava difícil de aguentar

Laís Anulino 03/02/2019minha estante
Me senti do mesmo jeito em relação a esse livro. Também não engoli a redenção de Mary no final, só conseguia pensar: MARY, NÃO ADIANTA SE ARREPENDER AGORA, CÊ VAI PRO INFERNO MINHA FILHA!!!!!
E Kat? A única personagem boa foi a que teve o pior final!! Ela perdeu praticamente tudo e nem um final digno ela teve. Aff

Giulipédia 04/02/2019minha estante
Kkkkkkkkk e eu pensando que era a única!! Mas considere recado dado, vou passar beeeem longe do terceiro volume de agora em diante e ja criei um final bem mais legal na minha cabeça, onde a história é toda p Kat ( Pode parecer clichê, mas ela foi minha favorita desde o início! ) Abraços!!

Emile 18/02/2019minha estante
Sei que as pessoas shiparam muito Lília e Revee, mas acho uma puta de uma sacanagem uma amiga se apaixonar/namorar com o garoto que a outra amiga amava, mesmo q ela estivesse sendo uma fdp, ainda tem o fato de que no inicio ela tbm era amiga de Mary, ou seja, ela traiu 2 amigas ao ficar com o cara. Isso é uma coisa que eu não admito na vida real e nem nos livros. Pra mim Lillia ficaria sozinha d Alex com Kat.

Marcelle 30/03/2018

Esperava outro final
Depois de tudo o que Reeve e Lilia viveram, não esperava um final tão sem graça. Reeve foi tão maravilhoso ao longo do livro, que não acreditei quando terminou.

Mari Siqueira 28/02/2018

Com um desfecho imprevisível, Fogo Contra Fogo assume o tom sombrio que foi criado ao final de Dente por Dente e traz consequências cruéis à vingança, já completamente fora de controle, que uniu as protagonistas. Jenny Han e Siobhan Vivian colocam fogo em tudo e encerram a trilogia com maestria, causando novamente todo o impacto perturbador que gerou o desejo por vingança.

Após os acontecimentos do segundo livro, a história toma um rumo intrigante e cruel que, confesso, chegou a me incomodar em alguns momentos a ponto de não me deixar dormir. O desejo de justiça se transformou em uma desenfreada busca por retaliação e o troco tão esperado acabou quebrando a banca, nenhuma delas jamais poderia pagar essa dívida. Um elemento místico é adicionado à narrativa e inflama o livro que segue nesse ritmo alucinante até o fim.

Kat e Lilia se desentendem por conta do segredo que escondem e percebem que talvez tenham ido longe demais, no entanto, Mary sabe que promessas não devem ser quebradas e elas juraram ir até o fim. As três garotas vêem seu mundo se desintegrar de dentro para fora e sentem na pele os efeitos de seus atos. Toda a dor que sofreram parece ganhar novas perspectivas com o amadurecimento das personagens e, como tudo na vida, com certo distanciamento temos um maior discernimento. O problema são nossos impulsos e tudo o que vem com eles.

As autoras mostram que o ciclo vingativo não tem fim e o ódio que foi combustível para as ações de Lilia, Kat e Mary pega fogo rápido demais. Elas decidiram brincar com fogo e as chamas saíram do controle. E nós, leitores, vemos tudo queimar enquanto percebemos que também desejamos isso e que talvez sejamos cruéis e doentes a ponto de acreditar que a dor é curada quando infligimos dor ao outro. Livros como esse nos ensinam a apagar o fogo antes que alguém acabe se queimando, inclusive nós mesmos.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Alessandra 11/02/2018minha estante
Tb fiquei de ? Team Reeve

Rayanne48 17/02/2018minha estante
Gostei dessa ideia, vou fazer isso tbm e imaginar que a Kat terminou com o Alex
O epílogo desse livro estragou completamente a obra

Flavi 01/03/2018minha estante
Minha maior raiva foi o fato de ela ter ficado c Alex!! Cm assim?! Desde o começo shipped Alex e Kat! Ela era o fogo q Alex precisava do msm jeito e Lili era o equilíbrio que Reeve precisava! Tb prefiro fingir q o epílogo não existiu!

Alessandra 04/03/2018minha estante
Tb prefiro esquecer o epílogo

Núbia Esther 18/01/2018

Com muitas páginas a menos do que Dente por Dente, e mesmo em meio ao luto que permeia toda a primeira parte da trama, Fogo contra Fogo entrega uma narrativa fluida e ágil que lembra muito à do primeiro livro. Nele Han e Vivian enfocaram mais os sentimentos e os relacionamentos de seus personagens. A culpa e o luto que caminham de mãos dadas. A paixão, o ciúme e a amizade, relações que surgem justamente entre quem já esperávamos, mas também entre quem nem cogitávamos. Tudo isso envolto em uma camada de romance sobrenatural que prenuncia tragédia desde o começo.

Dente por Dente terminou em tragédia. Os acontecimentos serviram para que Mary finalmente percebesse a verdade sobre si mesma (ainda que Kat e Lillia nem desconfiem) e para as coisas na Ilha Jar desandarem de vez. Rennie morreu e o luto abateu-se sobre a escola. Kat lida com a tristeza da perda daquela que durante muito tempo fora sua melhor amiga. Lillia lida com a culpa de seu breve relacionamento com Reeve. E Mary, após descobrir do que é capaz e percebendo que está presa à Ilha Jar, decide se tornar uma espécie de anjo vingador dos oprimidos da ilha, enquanto alça seus planos de vingança à novos patamares.

“Por que estou sendo torturada desse modo? Forçada a observar Reeve seguindo em frente com sua vida, a olhar para ele conseguindo o que quer. Observar como ele toma minhas amigas e me apaga deste mundo. Ele não merece ser feliz. Não depois do que fez comigo.

(…)

Eu estava errada. Estava tão errada em relação a tudo. Não somos amigas. Elas não sentem minha falta, não pensam em mim. Se pensassem, isso não aconteceria de jeito nenhum.

A última coisa que me fazia sentir humana, só um pouquinho humana, se foi.” (Página 121)

Desde que o drama adolescente ganhou ares de romance sobrenatural com um toque de terror a la King, era de se esperar que os atos vingativos de Mary tornassem-se mais dramáticos e tivessem consequências mais drásticas. Inspiradas por Carrie (será?), Han e Vivian não decepcionam e Mary ganha mais determinação e uma raiva latente que não se direciona apenas à Reeve (ainda que ele seja o alvo principal), mas também à Lillia e Kat. Em atos crescentes que nos preparam para o embate final. No lado mais normal da história, temos o fortalecimento da amizade de Kat e Lillia e tenho que dizer que a união das duas tornou a Lillia bem mais tragável do que aquela garota que antes só se preocupava com a roupa ideal para cada ocasião e sofria da eterna indecisão de saber de quem queria ser amiga. É por meio dos diálogos das duas, que as autoras não relegaram ao esquecimento o que aconteceu com Lillia, Em Kat ela encontra sororidade. O romance também tem vez com Lillia e Reeve não conseguindo ficar longe um do outro, mas também não assumindo seu relacionamento e com direito até à triângulo amoroso. O drama romântico adolescente está garantido.

Na resenha de Dente por Dente eu comentei que apesar da vibe a la Carrie que as autoras haviam adotado, o final seria muito menos sangrento e o lado romântico e de redenção prevaleceria. Não me enganei. Não foi uma escolha ruim, ainda que a conclusão do drama de Mary tenha sido até um pouco anticlimático. No final das contas, foi uma boa conclusão. Han e Vivian conseguiram imprimir um bom ritmo e trabalharam bem todo o lado fantasmagórico da coisa, mas deixaram a desejar no final dado aos personagens. Tendo como Kat como minha personagem favorita, foi impossível não notar que o melhor foi reservado para Lillia. Os outros personagens mereciam finais menos simplórios e melancólicos. Para os que gostam de drama adolescente com uma pegada sobrenatural (mas nada de vampiro, anjo ou lobisomem) e um toque (bem mínimo) de terror, a trilogia pode ser uma boa pedida.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/11/18/fogo-contra-fogo-jenny-han-siobhan-vivian/

Héllen 04/01/2018

Uma conclusão bem feita.
Não posso dizer que estou contente com esse final ou que é como eu gostaria que fosse mas é, com certeza, a conclusão adequada para a história e a mais correta para os personagens. Estou meio triste mas satisfeita, um final bastante realista se você considerar a temática e o gênero da história.