Fogo Contra Fogo

Jenny Han

Resenhas - Fogo Contra Fogo

Lauraa Machado 17/12/2017

Como estragar uma trilogia
Que erro que foi esse livro, hein? Que jeito de estragar completamente uma trilogia que tinha tudo para ser incrível. Esse livro foi chato. As cenas foram chatas, a Lilia e a Mary foram insuportáveis de chatas e eu não sei como consegui terminar.

Não gosto de usar a palavra 'ridículo' em resenhas, porque a maioria das pessoas acham que é um xingamento qualquer. Então, eu só a uso quando tenho certeza de que é isso que realmente quero dizer. Esse livro foi quase completamente ridículo, no verdadeiro sentido da palavra. Ou seja, ele foi cheio de acontecimentos tão forçados, que só me fizeram rir, atirou para tantos lados que pareceu ter sido escrito por vinte pessoas, não duas e acabou com um epílogo que é a própria definição de inútil e só existiu para estragar tudo que veio antes.

Que erro de livro, sério. Toda a parte paranormal dos outros foi completamente o foco nesse, de um jeito impossível de levar a sério. Só posso acreditar que as autoras não contaram para a editora qual seria o caminho que a história levaria no final, porque não é possível que uma editora realmente achou que tudo isso era uma boa ideia. Mas vamos por partes?

Primeiro, vamos falar da Lilia que, nos últimos dois livros dessa trilogia, se tornou a Mary Sue perfeita, tendo todo mundo super apaixonado por ela e sendo inútil na maior parte do tempo. A falta de atitude dela me matou de frustração umas mil vezes durante só esse livro e eu não estava mais aguentando ver o quanto ela é princesinha mesmo! Odeio gente assim, mimada ao extremo e que só deixa as coisas acontecerem com elas, em vez de fazerem algo. Só nas suas últimas cenas ela ganhou uma determinação tão bizarra para a personagem dela e tão do nada, que deve ter vindo de um pedido expresso de alguém de fora. As próprias autoras não tinham feito nada antes para resolver isso. Até o romance da Lilia cansa rápido nesse livro e, em vez de ter uma reviravolta interessante, tem a pior de todas, a mais batida, o que não ajuda em nada no quesito do ridículo. A narração do sofrimento dela é a mais superficial que eu já li.

O enredo do livro é péssimo também. Cheguei a me perguntar várias vezes por que estava lendo, já que não tinha um objetivo na história, um propósito para o livro. Aqui, as autoras perderam a super oportunidade de desenvolver um romance para a Kat, com quem quer que fosse. Em vez disso, elas só reforçaram o papel de idiota que o Alex fez nos outros livros. Até esqueceram de explicar que o desencontro dele com a Kat no primeiro foi só isso, desencontro, não que eles tivessem realmente terminado porque não gostavam um do outro.

Mas o pior do enredo não é nem a falta de propósito, é a quantidade de coisas que acontecem sem qualquer sentido, sem realismo! (E, não, paranormalidade não é desculpa para tirar realismo da história, porque existem milhares de fantasias incríveis e que fazem total sentido por aí!) Além de a narrativa estar longe de ser boa (tudo simplesmente acontece, além de ser fácil demais, sem nada ser explicado e explorado), parece que as autoras tentaram abordar tantos, mas tantos temas, que ficaram sem saber como encaixar e colocaram menções a coisas que deviam ter sido mais exploradas no meio de cenas nada a ver. Parecia que estavam tentando dar lições de vida sobre absolutamente tudo que dava tempo. O epílogo foi assim. Em vez de aproveitar o romance que criaram e a relação entre os personagens, elas praticamente lembraram de última hora que tinham outra coisa para "ensinar" para os jovens e mudaram completamente o rumo de tudo. Não só desnecessário, foi outra coisa que ficou ridícula. Para que a gente precisa saber o que acontece nos próximos sete, oito anos na vida das protagonistas, se isso não vai trazer nada válido para a história?

E o pior, para mim, é que muitos adolescentes vão ler e não vão conseguir ver o trabalho porco que elas fizeram aqui no final.

A questão paranormal, apesar de não deixar incoerências com o primeiro livro, parece só ter aparecido mesmo no segundo e provou, nesse daqui, que nem deveria ter existido. Poderia ter sido uma história sobre perdão e superação, virou uma história basicamente sobre fantasmas. A questão mais importante, que era sobre o bullying, foi tratada de um jeito tão bom no primeiro livro, com a Mary contando sua história, mas depois ficou praticamente uma brincadeira nesse daqui. Toda a parte do Reeve, que foi interessante até, poderia ter sido bem melhor se não tivesse essa parte tosca e ridícula por perto. No final, eu, que vejo até as coisas que as autoras não passaram pela história propositalmente, acabei sem qualquer lição importante sobre perdão. O máximo que dá para você perceber é "não faça bullying".

Para falar a verdade, elas até tentaram, na última página de narrativa da Mary, dar a super lição, de perdão e de quem era a culpa e tudo o mais. Na última página. Na última. Página. Depois de uma trilogia de mais ou menos 1200 páginas ao todo, na última da Mary, elas resolvem falar do jeito mais rápido possível sobre isso. Vai dizer que é válido jogar fora a profundidade que esse momento precisa ter só para criar clímax? Não vale.

A Kat, deus a abençoe (estou soando como ela?), foi a melhor parte do livro, a única que me fez continuar lendo até o final. Se não fosse por ela, eu definitivamente teria largado logo no começo, e olha que só comecei a realmente gostar dela no final do segundo. Ela era a única pessoa sensata (mentira, o Reeve era também, mas ele não fazia parte dos esquemas, então não conta), a única pessoa que tomava uma atitude e, vamos admitir, a única cuja narração era característica para a personalidade dela. E ela merecia mais, muito mais. Até os capítulos dela a partir de um momento aí começaram a girar só em torno da Lilia! Meu oásis começou a ficar poluído. O mundo inteiro precisava se apaixonar pela Lilia e girar em torno dela, e as autoras nem conseguiram dar um propósito maior para a Kat. Aliás, a Kat foi a única das duas que teve algum desenvolvimento durante a trilogia, o que é ainda mais trágico, já que elas nem usaram todo esse foco na já egocêntrica Lilia para que ela crescesse.

Eu queria muito mesmo saber qual ideia foi de qual autora, quem decidiu o que, porque, por enquanto, essa trilogia me fez querer passar completamente longe de qualquer outro livro das duas, mas talvez eu esteja sendo injusta com uma delas. Infelizmente, não quero arriscar ler nada delas tão cedo. E o mais triste é o quanto eu amei o primeiro, como essa poderia ter sido das minhas trilogias favoritas e acabou sendo errada desde a primeira página do segundo livro. Eu amo sequências, amo séries, mas os autores precisam parar de dar continuidade para livros ótimos se eles só vão estragar tudo depois.

Se alguém quiser falar sobre esses livros com spoilers, estou mega aberta. É só me mandar uma mensagem pessoal!
Ju 18/12/2017minha estante
Não sei o que aconteceu com a imaginação das autoras neste livro, serio. Eu já li as outras trilogias da Jenny Han e é uma leitura leve e flui sabe? Eu tinha gostado de todos, até agora. Elas erraram em tantas coisas. Me decepcionei com essa trilogia que começou super bem ?

Lauraa Machado 18/12/2017minha estante
Está na hora de elas cancelarem esse livro e tentarem escrever ele do zero de novo! Haha eu super aceitaria ler um terceiro livro alternativo. Me recuso a acreditar que aquele primeiro livro incrível acabou nisso daqui!

Thais (@continuealeitura) 25/07/2019minha estante
Menina FALOU TUDO! Eu não li o terceiro ainda kkk mas isso tudo que você falou já começa no segundo livro a fazerem muita burrada e fazer girar em torno de uma só, eu penso, PQ FAZER UM LIVRO COM TR?S NARRATIVAS E LADOS SE S? UMA VAI SER O FOCO?

Lauraa Machado 25/07/2019minha estante
Nossa, Thais, boa sorte para ler o terceiro inteiro! Tudo vai ficandocada vez pior!

Thais (@continuealeitura) 13/12/2021minha estante
Vim lê essa resenha e comentar que concordo e etc, e agora já vi que já li e já até comentei kkk n tive coragem de lê o terceiro pq acho que no segundo já começou a desandar muito, isso de sobrenatural e de ficar só envolta da Lili, tipo ???

Lauraa Machado 13/12/2021minha estante
Então, e o terceiro é só isso haha mas achei engraçado você querer comentar duas vezes!

Thais (@continuealeitura) 13/12/2021minha estante
Nossa, eu achei muito engraçado quando vi meu comentário aqui kkk tipo, caraca, faz 2 anos já e já li isso gdkwhd veio o livro na cabeça e direto leio suas resenhas kkk

Rafael 16/10/2017

Os segredos as uniram, mas a verdade poderá separá-las para sempre.
O final de Dente Por Dente foi incrível, por isso eu estava louco pelo terceiro livro da trilogia, que demorou bastante para sair - pensei até que a Novo Conceito havia desistido, e talvez isso deva ter acontecido mesmo, mas voltou atrás depois de inúmeros pedidos dos leitores. Infelizmente, apesar de não ser ruim, o livro não supriu totalmente a minha ansiedade e espera pelo desfecho da história.

Kat e Mary pareceram quase secundárias em comparação à Lillia, que teve inúmeros capítulos aqui e muito mais destaque - o que já havia acontecido em Dente Por Dente. O fato de Mary estar mais apagada nesse volume é até compreensível, por conta de seu plot, mas Kat merecia mais espaço na história, principalmente porque quase 98% dos momentos de Lillia são em torno de seu romance com Reeve, casal que não me desce. A mudança de Mary, apesar de me parecer mais uma tentativa de nos fazer simpatizar com Reeve, até faz sentido e rende bons momentos na história. Já Kat, apesar de esquecida, teve alguns momentos com Alex, o que me deixou bem feliz, pois adoro os dois.

O final foi um pouco decepcionante, pois foi extremamente corrido e as coisas se resolveram quase num piscar de olhos. SPOILER (caso não queira saber de detalhes importantes, pule para o próximo parágrafo): As meninas deveriam ter a chance de fazerem as pazes e terem uma última conversa com Mary, e isso foi decepcionante. Odiei o final de Kat, principalmente por ela ser minha favorita. No fim, ela se deu mal e perdeu praticamente tudo; enquanto Lillia teve a chance de ficar com Alex, e nem o merecia. Ele e Kat - que nem um capítulo final teve a chance de ter - combinavam bem mais. Ambas sofreram, por isso é injusto uma se dar bem e outra terminar quase sem nada, principalmente a que mais fez tudo para ajudar à todos.

Apesar de vários pontos negativos, Fogo Contra Fogo é um bom livro. Poderia ser melhor, mas ainda assim nos prende desde o início, pois a escrita das autoras é boa e o desenvolvimento da história também. Fico feliz de poder terminar a trilogia e a indico, apesar de tudo. Mas como já dizia Confúncio, "Antes de embarcar em uma vingança, cave duas covas". Ou seja, nem sempre serão finais felizes e dignos de contos de fadas para todos.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Fabi | @ps.leitura 15/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Fogo contra fogo" é o último livro da trilogia "olho por olho". Para quem ainda não conhece, vou citar um pouco. Em "olho por olho" (resenha) Kat, Lillia e Mary se conhecem. Elas não têm nada em comum, apenas um objetivo: a vingança contra aqueles que a fizeram passar por coisas horríveis. Já no segundo livro da trilogia, "dente por dente" (resenha), após as vinganças, vem os resultados e elas terão que lidar com tudo o que está acontecendo.

Com esse plano de vingança elas ficaram grandes amigas e elas lutarão contra tudo o que for preciso para continuarem viva e salvar aqueles que amam. E é isso que "fogo contra fogo" ocorre. O final do segundo livro te deixa com um gostinho de 'quero mais' e o leitor é surpreendido com o enredo.

O final da trilogia não poderia ser melhor. Algumas partes foram esperadas, mas houve também algumas que surpreenderam. E é possível perceber que houve aquele arrependimento das personagens por conta do que sofreram e fizeram.

Algumas pessoas tem receio em ler essa trilogia pois comparam com Pretty Little Liars. Entendo. Realmente o primeiro livro foi um pouco semelhante devido as vinganças, mas possue um enredo próprio. Garanto que a parceria entre Jenny e Siobhan foi incrível e transformou uma trilogia repleta de vingança e mistério.

Claro que nem tudo foi perfeito. Senti um pequeno furo, digamos assim, nos últimos capítulos. Elas fizeram o que fizeram, pagaram sim por isso, mas as pessoas que sofreram as consequências não souberam e isso,
realmente, eu não esperava. Aliás, queria que houvesse mais brigas, mais páginas para descrever esses fatos. Exceto isso, a trilogia desenrolou muito bem.

É isso. Queria sim descrever muito mais sobre essa ficção pois tem coisas que eu queria muito contar, mas poderia perder o interesse de muitos pela trilogia. Então se o enredo te chama a atenção, invista. Não tenha receio de ser parecido com outro livro, leia. Vocês podem se surpreender!

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/04/resenha-fogo-contra-fogo.html

gilmore girlie 17/08/2017minha estante
Só agora li sua resenha, meses após ter lido o livro. E nossa... Concordo muito!

Sarah 18/08/2017minha estante
Ahhhh que bom que não sou a única!!!

Joice 17/10/2017minha estante
Super concordo. Parecia que a protagonista era Lillia. Notei todos esses furos, mas pra mim o pior foi todo o epígolo.

Alyssa @culpadoslivros 24/07/2017

Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores
Fogo contra fogo é o final da trilogia composta por Olho por olho e Dente por dente. Como é difícil falar sobre o final sem mencionar alguma coisa dos livros anteriores, esta resenha pode conter spoilers.

Depois da tragédia que ocorreu no final do livro anterior, pensei que as três jovens fossem cancelar o plano de vingança. Fiquei bastante chocada com tudo o que aconteceu e agradeci muito por já ter a continuação em mãos!

Lillia e Kat se sentem culpadas pela morte de Rennie, mas mesmo assim seguem em frente com o planejado. Apenas Mary sabe exatamente o que ocorreu naquela noite fatídica e deseja, mais do que nunca, concretizar sua vingança e destruir Reeve.

Notei uma evolução dos personagens, depois de alguns momentos mornos no livro anterior. Lillia continuou sendo a princesinha que todos conhecem; a garota considerada perfeita. Kat passou da garota indesejável e diferentona, para ser aquela que pode se enturmar e é capaz de um grande sacrifício pessoal para ajudar os amigos. E Mary, sem dúvida alguma, foi o personagem que mais se revelou. Agora sabemos realmente quem ela é e vários acontecimentos anteriores, que pareciam meio confusos, se tornaram justificáveis.

Num primeiro momento, não me agradou muito quando descobri que as autoras rumaram a história para o sobrenatural. Mas, talvez seja exatamente isso que diferencie esta trilogia das outras ambientadas no High School. Não quero comentar muito sobre a história, para aqueles que aguardam ansiosamente pela conclusão dos planos de vingança de Lillia, Kat e Mary, sejam surpreendidos no instante certo.

Gostei bastante da escrita das autoras e achei que a dupla funcionou muito bem junta. Jenny Han já era minha conhecida, por outra série de livros. Classifiquei a trilogia com 4 estrelas no Skoob, sendo minha ordem de preferência a seguinte: 1º lugar: Olho por olho (a história começou se desenvolvendo bem e gostei do final) / 2º lugar: Fogo contra fogo (livro que teve mais revelações e reviravoltas que os anteriores) / 3º lugar: Dente por dente (confesso que achei meio enrolado e sem grandes novidades).

Para finalizar, acrescento que esta trilogia traz excelentes protagonistas (diferentes entre si, mas cada uma com seu encanto) e personagens coadjuvantes bem desenvolvidos. Fogo contra fogo tem um final que considerei bastante ousado e criativo, diferente de tudo que havia imaginado!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Andressa | Baú Literário 07/06/2017

Fogo contra fogo
Tive que ler esse livro em inglês, pois ainda não tinha aqui, mas não interferiu na minha opinião.
Continua na pegada dos outros, com um começo um pouco mais demorado e depois mais fluido, mas esse é o mais rápido de todos.
As personagens Kate e Lily cresceram muito e amadureceram bastante, mas a Mary me irritou o tempo todo, o que me chateou, pois depois do final do segundo essa era a personagem que eu mais tinha expectativas. É compreensível essa mudança da Mary, mas não me agradou muito.
Mas achei esse livro o mais fraco dos três. Faltou diálogo o livro inteiro, se os personagens conversassem e contassem as coisas não precisaria de metade da história.
Achei que a Lily morre de amor o livro inteiro por um certo personagem e depois do nada ela consegue superar muito fácil (até sippava srsr)
A história vai aos poucos mudando completamente e no final nem parece que tem a ver com os outros dois.
Um final bem ok, meio fraco, mas aceitável.
Mas como é um desfecho de uma trilogia gostosinha de ler eu recomendo a leitura.

site: youtube.com/bauliterario

Dandara 26/06/2017minha estante
Eu também fiquei confusa, porque honestamente, o Reeve e a Lilia pareciam ter uma espécie de amor lindo e verdadeiro pra no final, ficarem separados??? E ela com o Alex, ainda por cima? Mesmo o Reeve tenso todos os defeitos, até eu torcia pelo amor deles.
Enfim, o livro foi ótimo.

Na Nossa Estante 14/05/2017

Fogo Contra Fogo
O fim de uma série é sempre triste, quanto mais essa trilogia que me pegou desprevenida, já que não imaginava que fosse gostar tanto! Tudo começa quando três garotas, Lillia, Kat e Mary se unem para se vingar de pessoas na escola que a fazem mal, porém, as coisas não saem bem como elas queriam e ao longo da trama, muitas reviravoltas acontecem.

No último livro da série que se iniciou com Olho por Olho, depois Dente por Dente, temos as protagonistas lidando com a morte de uma personagem no livro passado que afetou a todos. Mary está sumida e vemos Lillia novamente como foco, agora namorando Reeve.

Ninguém na escola encara muito bem o relacionamento deles, já que parece que foi precipitado, mas na verdade sabemos que eles andaram escondendo os sentimentos deles por muito tempo. Já Kat está em busca de Mary, querendo descobrir o que acontece com a garota, mas é Lillia que descobre sobre a amiga, já que Mary ameaça a vida de Reeve, obrigando a personagem a ficar longe de sua paixão.

Mary foi uma incógnita por muito tempo, vítima de bullying que tenta suicídio, a garota se tornou a verdadeira vilã da história, ainda que seja difícil culpá-la. Por outro lado, temos Reeve, que sempre foi uma pessoa intragável e difícil de ser defendida. E realente não dá pra defendê-lo, não só pelo o que ele faz a Mary, mas por conta de sua personalidade em si. No entanto, mesmo assim, me vi torcendo pelo casal improvável Lillia e Reeve. É evidente que o garoto está apaixonado e mais evidente ainda são os sentimentos de Lillia. Já Alex que no final das contas fica de escanteio, acaba nos surpreendendo no capítulo final.

De todos personagens, Kat ainda é minha preferida. Uma protagonista forte, que tem como objetivo sair da Ilha e viver finalmente a vida que sempre quis. Kat não é pautada por namoros e apesar de tudo que Rennie fez com ela, a protagonista foi a mais madura de todos e perdoou a amiga bem antes de toda tragédia. Aliás, se não fosse por Kat, ninguém teria entendido direito o caso de Mary. Lillia já é aquela personagem mais clichê, popular e amada por todos, por isso Kat me pareceu ser a mais interessante e justamente por isso, eu queria ter lido mais sobre o final dela.

E falando do final, com certeza não foi o fim que a maioria esperava. As cenas finais foram de tirar o fôlego, digna de cinema de terror, o que me fez ver que a trilogia poderia muito bem ser adaptada para as telonas. O enredo é forte, consistente e com bons personagens. Bullying é um tema que sempre deve ser debatido e o livro ainda trata sobre o suicídio na adolescência, abuso sexual (ainda eu não devidamente trabalhado), drogas, amizades, primeiro amor, enfim, é uma história que empolga e daria um ótimo filme. No entanto, o epílogo narrado por Lillia nos mostra que finais felizes podem ser inesperados, que na adolescência achamos que alguns amores são para sempre, que a dor pode ser para sempre, mas na verdade, a vida muda, as tragédias mudam as pessoas e que mudar não necessariamente é ruim.

Jenny Han e Siobhan Vivian escrevem um fim sem floreios, algo mais real, que me agradou, apesar de torcer para um outro final, achei condizente, verissímil com a história.

Fogo contra fogo encerra uma trilogia que começou parecendo ser mais uma trama adolescente qualquer, mas que de repente começou a ter elementos sobrenaturais inesperados, que surpreendem, com uma trama cheia de reviravoltas e me empolgou do início ao fim.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/05/fogo-contra-fogo-resenha-literaria.html

Ana Luiza 13/05/2017

O último capítulo de uma história de vingança
A HISTÓRIA
Mary, Kat e Lillia fizeram uma promessa de ir até o fim em sua vingança, mas não esperavam que as coisas fossem tão longe. Ou que mudassem tanto. A morte trágica de Rennie fazem as garotas repensar todo o seu plano e o trio se separar. Antes de Rennie morrer, ela e Kat tinham se tornado amigas novamente, enquanto Lillia virou sua nova inimiga por causa de Reeve. Rennie era apaixonada por Reeve, mas ele se apaixonou por Lillia e ela por ele. E descobrir sobre os dois foi o que fez Rennie escapulir da própria festa e sofrer um acidente de carro. E, agora, a culpa corroí Lillia duas vezes mais: ela odeia ter participado dos eventos que levaram a morte de Rennie e luta contra seus sentimentos por Reeve, que estão mais fortes do que nunca.

Lillia sabe que precisa se manter bem longe de Reeve, mas não o consegue fazer, mesmo após prometer para Kat que o faria. Acontece que Kat se preocupa com a reação de Mary, que tanto sofreu no passado por causa de Reeve. Contudo, Mary está desaparecida desde o dia da festa e as outras garotas não sabem que fim ela levou. Por isso, quando chegam a conclusão de que Mary abandonou a ilha, Lillia e Kat tentam seguir com a sua vida, o que não é nada fácil, já que o fim do ensino médio está chegando e, assim como as dúvidas sobre o futuro e faculdade, todos ainda estão abalados pela morte de Rennie.

Contudo, o que ninguém sabe é que Mary não deixou a ilha. Na verdade, essa é a única coisa que ela não pode fazer. Enquanto Kat tenta garantir sua vaga na faculdade, e Lillia namora Reeve em segredo, Mary lida com a sua nova realidade. No mesmo dia da festa e morte de Rennie, Mary finalmente percebeu que não é uma garota normal: pelo contrário, ela é, na verdade, um fantasma. Diferente do que pensava, Mary não sobreviveu a sua tentativa de suicídio anos atrás, mas em vez de seguir em frente, sua alma ficou presa a Ilha Jar, tudo por causa de Reeve.

“Estou fazendo coisas importantes. Sou a vingadora dos perdidos, dos oprimidos. Estou punindo aqueles que merecem.” Mary, Pág. 166

Foi Reeve que levou Mary a se matar e, agora que sabe disso, ela quer que ele morra. Assim, conforme vai aprendendo sobre seus poderes sobrenaturais, Mary se infiltra na mente e vida de Reeve, levando-o aos poucos à loucura. Contudo, Lillia e Kat acabam descobrindo a verdade sobre Mary e tentarão impedi-la de continuar ferindo Reeve e qualquer outra pessoa. É temporada de caça mais uma vez, mas, agora, amigas se tornaram inimigas e, independente que quem vencer essa disputa, pessoas vão se machucar e segredos perigosos vão ser revelados.

A SÉRIE
Fogo Contra Fogo é o terceiro e último livro da Trilogia Olho por Olho, escrita por Jenny Han e Siobhan Vivian. Nessa série de drama adolescente, que no final do segundo livro ganhou pitadas sobrenaturais, três adolescentes, habitantes da Ilha Jar, se unem para se vingar dos colegas que as machucaram de alguma forma. Contudo, a promessa de vingança revela segredos profundos e perigosos, e coloca a vida de todos os envolvidos em risco.

CONCLUSÕES FINAIS
Após anos de espera, a leitura de Fogo Contra Fogo foi boa, mas não tão marcante quanto seria se eu tivesse lido o livro logo após ter terminado os anteriores. Apesar da dificuldade de me identificar com as temáticas e os personagens adolescente do livro, eu gostei e me surpreendi com o desfecho da saga, uma mistura tensa de drama e sobrenatural. Por tratar de temas como bullying, luto, baixa autoestima, amizade, paixão e vingança, e nos fazer refletir sobre o poder das nossas ações e escolhas, de forma acessível para leitores jovens, eu mais que recomendo a Trilogia Olho por Olho. Mesmo o último livro não sendo tão especial quanto os primeiros foram para mim, fico feliz de ter encerrado a saga e curiosa para ler mais de ambas as autoras, que provaram bem para mim que conseguem escrever muito bem.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/05/resenha-fogo-contra-fogo-jenny-han-siobhan-vivian.html

Julia G 26/04/2017

Fogo contra fogo
Comecei a ler a série Olho por Olho totalmente alheia ao que ela traria de verdade. O primeiro livro começou com algumas situações bobinhas de intrigas entre meninas e terminou de uma forma bem sombria e tensa, mas deixou muita coisa pendente para a sua sequência. Dente por Dente, segundo volume, trouxe aprofundamentos à trama e aos personagens, e as páginas finais me pegaram de surpresa, deixando diversas perguntas para o terceiro volume da série. E só agora, três anos depois de ler o segundo livro, tive a oportunidade de conhecer Fogo contra Fogo, o desfecho dessa série Young Adult bem capciosa.

Depois do desfecho triste e cheio de revelações surpreendentes do segundo livro, eu estava morrendo de medo da tragédia que estaria por vir neste volume. E eu não estava completamente errada em esperar o pior, mas as autoras conseguiram surpreender outra vez ao optarem por um encerramento que, tenho certeza, poucos imaginaram.

"Quando abro os olhos, estou de volta à minha casa. Deitada no chão. Meu rosto está molhado. Estou chorando.
Não consegui fazer aquilo. Depois de todo esse tempo, depois de tudo o que ele fez comigo, não consegui fazer. Através dos olhos dele, eu vi tudo. Senti tudo. Dor. Alegria, Desespero. Arrependimento. Tudo. Todas as coisas que tinha esquecido como eram.
Amor."

Assim como nos livros anteriores, a narrativa intercala, em capítulos curtos, o ponto de vista de Lillia, Mary e Kat, as três protagonistas da trama, em primeira pessoa. Se no livro anterior eu adorei acompanhar as passagens entre Lillia e Reeve - que eu continuei shippando nesse livro, devo admitir -, gostei ainda mais de ver as mudanças e o amadurecimento de Kat. A garota sempre foi cheia de marra e atitude, mas agora foi possível ver um lado bem sentimental dela, o que a tornou ainda mais interessante, mais humana. As revelações sobre Mary, por outro lado, fizeram com que fosse impossível continuar a vê-la da mesma forma - ela mesma se via de forma diferente, suas atitudes mudaram completamente.

"- Não consigo parar de te olhar - complementa ele.
Não olho para ele, não posso.
- Se vamos fazer isso, ninguém vai poder saber. Não podemos agir como fizemos esta noite. Precisamos ser cuidadosos.
- Tudo bem - diz ele, rapidamente. - Farei qualquer coisa que você queira. Do jeito que você quiser. Sinto que não consigo respirar quando não estou ao seu lado, Cho.
Então me jogo nos braços dele, e estamos nos beijando outra vez. Exatamente como antes."

Fogo contra Fogo perdeu completamente aquele tom ingênuo do início da história e todo o volume foi permeado por ansiedade e angústia. O que começou com um desejo de vingança e algumas "peças" pregadas contra os responsáveis por algum tipo de sofrimento, teve consequências drásticas que mudaram a vida de todos os personagens, que agora têm de carregar, de algum forma, o peso de suas escolhas.

Acredito que o que mais me atraiu na trama foi exatamente esse clima sombrio, pois se trata sim de um YA repleto das complexidades dessa fase da vida, mas também discute temas tensos como o bullying, o suicídio, estupro, entre outras coisas, tudo sem dramatizar demais nem exagerar na narrativa. Não se trata apenas de uma história sobre romance e autoconhecimento - embora isso esteja presente -, pois vai muito além ao abordar responsabilidade, escolhas e consequências.

"Fico esperando que isso não passe de um sonho ruim. Quero acordar e ter de novo as coisas do jeito que eram. Nem me importaria se Rennie me odiasse pelo resto da vida por causa do que aconteceu com Reeve na véspera do Ano-Novo. Mesmo se ela nunca quisesse falar comigo novamente. Tudo que eu queria agora era que ela estivesse viva."

Fogo contra Fogo não é uma trama de final feliz, mas trouxe o melhor final possível nas circunstâncias em que se encontravam os personagens. Acho que foi um ótimo encerramento para uma trilogia tão complexa e densa, muito envolvente e bem escrita, e que tem um ótimo contexto adolescente sem esbarrar em clichês e soluções fáceis. Para quem gosta de tramas leves, mas tem vontade de se arriscar em algo mais intenso, a série Olho por Olho com certeza será uma ótima opção.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/04/fogo-contra-fogo-jenny-han-e-siobhan.html

chrisakie 18/04/2017

Viciante! Corra contra o tempo!!!
Se algo de pior pudesse acontecer, aconteceu! Um terrível incidente que mudou a vida de todos da Ilha Jar. O "Fogo contra fogo" inicia-se logo após o segundo livro. Não há como voltar no tempo, não há mais como reparar os danos. Kat e Lillia sentem-se extremamente culpadas.

Após uma revelação surpreendente de cair o queixo no final do livro anterior, mais do que nunca a Mary está empenhada em cumprir a sua vingança. A partir deste momento, não só as primeiras vítimas, mas as próprias garotas também serão alvos dessa raiva descontrolada. Nada apagará essa chama, só resta queimar tudo. Todos pagarão o preço, todos sofrerão.

"A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você."

Uma corrida contra o tempo, com uma narrativa mais rápida e agonizante, a história toma um rumo que nunca imaginei que fosse acontecer. Neste último volume da trilogia "Olho por olho" todas as peças se encaixam e todos os comportamentos e acontecimentos são esclarecidos.

Que livro viciante! Mesmo com todas as revelações que já foram feitas, a história é tão cativante e continua prendendo a atenção até o final. Você simplesmente não consegue largá-lo! São muitas reviravoltas e situações tão agonizantes de roer as unhas junto com os personagens. Admito que chorei em diversos trechos.

Adorei o "Fogo contra fogo" tanto quanto os outros, só não gostei do final. Apesar de ser compreensível, o meu coração ainda deseja um desfecho diferente. Será que é possível solicitar um final alternativo?

Recomendo não somente este livro, mas toda trilogia de olhos fechados. Não se deixe enganar só porque os personagens são adolescentes! É simplesmente surpreendente. Tenho certeza que vocês irão adorar!

site: https://www.instagram.com/p/BR9aDNyFc-m/

Lucas 14/04/2017

Eu estava muito ansioso para ler Fogo contra Fogo porque o livro anterior, Dente por dente, segundo livro da trilogia, me tirou o fôlego. Senti um amadurecimento muito grande do primeiro para o segundo volume, então fiquei realmente empolgado porque queria muito saber o que as autoras tinham preparado para o grande final dessa história, mas acabei me decepcionando.

Não me entendam mal, eu gostei do livro, não pensei que foi um daqueles que a gente sente vontade de tacar o livro na parede quando terminamos a leitura. Não. Definitivamente não foi isso. O que me decepcionou foi ver todo aquele amadurecimento do livro anterior escorrer pelo ralo. O primeiro livro, Olho por olho, foi um pouco infantil sim, mas ainda assim foi um começo promissor, tanto que a sequência deu um salto bem grande e me fez acreditar na história, mas aí chega no último e tudo fica tão absurdo que é como se as autoras simplesmente tivessem desistido da história e começaram a escrever qualquer coisa só para atingir a quantidade de páginas que foi estipulado.

Embora elas tenham errado a mão em MUITAS coisas, o que me fez continuar gostando, mesmo que pouco, dessa trilogia foram alguns personagens e a ambientação. A Ilha Jar foi o cenário perfeito para a história e me trouxe muita vontade de ter vivido em um lugar como aquele, ou até mesmo ter passado apenas as férias. Não sei explicar o que exatamente naquele lugar que me ganhou, mas definitivamente foi um ponto que salvou toda a história, pelo menos para mim. Já em relação aos personagens, Lillia e Kat continuaram sendo minhas favoritas, assim como o coadjuvante Alex, que felizmente acabou tendo bastante destaque dessa vez.

Se eu recomendo a leitura? Apesar de tudo, SIM. Porque por mais que a história em si não seja algo que vai mudar a vida de alguém, é uma leitura muito rápida, um passatempo bem gostoso e despretensioso.

Danila.Rocha 12/04/2017

Arrastado...
Fogo contra fogo é na minha opinião o livro mais fraco da trilogia, o que incomoda já que o livro que trás o desfecho da historia deveria ser o melhor. A historia evoluiu pouco, parece que ficou rodando sempre no mesmo lugar. O livro aborda muito o luto pela morte de um personagem que sinceramente não me cativou o bastante e isso pra mim foi arrastado, não consegui ser atingida pelo clima que o livro propôs. Enquanto alguns personagens evoluem muito (kat), outros regridem (Mary), tem outros que permanecem no mesmo lugar (Alex), poderia ser melhor explorado na historia. Não gostei de alguns pontos no desfecho da trilogia, não validou alguns acontecimentos ao longo da historia e eu fiquei com a sensação de: Ah? então pq isso aconteceu? pra que?. Enfim, no mais eu gostei muito da historia como um todo e recomendo a leitura.