O Clube de Leitura de Jane Austen

O Clube de Leitura de Jane Austen Karen Joy Fowler

Resenhas - O Clube de Leitura de Jane usten

Wyndissa 17/01/2021

O melhor clube de leitura de Jane Austen!
O livro é MT fiel ao título e além de relatar de maneira gostosa e leve um clube de leitura que se dedica a ler todos os romances de Jane Austen, ele relata paralelamente a história de cada integrante do clube. Além de falar dos personagens de Jane Austen, é falado sobre a opinião dos integrantes, a respeito dos personagens do livro do mês!
Amei! ??

Stefania 16/01/2021

Delícia de livro!
Há anos o filme ?Clube de Leitura de Jane Austen? é um dos meus favoritos.

O livro é um encanto. A adaptação tem algumas diferenças e expande mais o cotidiano dos personagem, mas o livro traz o passado e constrói melhor cada um deles.

Como já conhecia o enredo, não tive muitas surpresas, mas de forma alguma isso foi negativo.
Foi uma primeira leitura com gostinho de releitura.

Gostei muito do material extra. O resumos das obras de Jane Austen, as reações e comentários verídicos que os livros receberam da família e amigos de Austen e de críticos, personalidades e autores ao longo dos dois séculos.

No final, ainda conta com Questões para Discussão, onde Bernardette, Prudie, Sylvia, Jocelyn, Allegra e Grigg fazem perguntas ao leitor.
Fer 16/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler esse. Veremos se consigo ainda este ano.

ddromanha 13/01/2021

Montanha-russa...
Esse livro é uma montanha-russa de momentos em que o livro flui perfeitamente e de momentos que se arrasta muito, até que você desista.

Comecei o livro em março/abril de 2020 e abandonei nos 40% ou 50%, por aí... E só retornei em janeiro de 2021, me arrastando um pouco.

Não requer entendimento das obras da Jane Austen, elas servem só como contexto para trazer à tona a vivência dos personagens e estabelecer breves comparações, mas não é nada de UAU!

Juliana.Quadros 03/01/2021

História que se perdeu
Vou confessar aqui que apesar de gostar muito de romances de época (amo os livros da Julia Quinn, Tessa Dare e Lisa Kleypas), tenho uma dificuldade enorme em ler Jane Austen. Superar isso se tornou uma das minhas metas desse ano.⠀

Então comprei esse livro, que pela sinopse dizia não ser necessário ter lido os livros da Jane Austen, até porque ele tinha um espaço reservado com os resumos das obras dela. Minha expectativa era que o amor dos personagens pela autora, me traria ânimo para ler suas obras.⠀

A minha perspectiva vai ser de alguém que nunca leu (por inteiro) os livros da Jane Austen.⠀

O clube de leitura de Jane Austen é composto por 6 integrantes, são eles: Jocelyn (a criadora do grupo), Sylvia (a melhor amiga de Jocelyn e recém divorciada), Allegra (filha de Sylvia), Bernadeth, Prudie e Grigg (que era um componente misterioso para o restante delas).⠀

Logo no prólogo a autora nos traz a “Austen particular” desses personagens principais, ligando a personalidade de cada um a um dos romances.⠀

A história se desenvolve, marcando sua temporalidade por meio dos encontros.⠀

Sylvia está se separando do seu marido Daniel, e conta com a ajuda da amiga e da filha para passar por esse momento.⠀
Allegra acaba de terminar seu relacionamento com Corinne, que conheceu durante uma queda de paraquedas, aventura a qual buscava para se sentir viva.⠀
Já sobre Bernadeth, temos sua história contada por meio de seu passado e seus casamentos.⠀
Prudie parece alguém com uma vida ótima e o marido perfeito, mas algumas situações da sua infância parecem interferir na pessoa que se tornou.⠀
Grigg é um personagem intrigante. Ele é o único filho homem e ama ficção científica. Gostar de Jane Austen não parecia algo que fazia muito sentido.⠀
Jocelyn é a personagem mais explorada, ela parece ter uma opinião bem formada sobre todos e é um pouco controladora. Vemos muitas coisas pela sua perspectiva.⠀

Achei que o livro se perdeu com a quantidade de personagens, e acabou por não desenvolvê-los o suficiente. Deixando a história muito superficial.

lamarchatropical 28/12/2020

Amizade à la Jane Austen
Sei que a estrutura é importante em qualquer texto, mas me permitam começar pelo meio. Eu me identifiquei com a praticidade da Jocelyn, com a mente imaginativa de Prudie, com o senso de aventura da Allegra, com a doçura de Grigg, com a vontade de ser livre da Bernadette e com a generosidade de Sylvia. Precisava dizer isso de cara, porque o fator identificação (fora o motivo óbvio de Jane Austen) me fez gostar bastante do enredo do livro.
Além disso, assim como Jane Austen, os defeitos e falhas de cada um foram explorados, o que tornou cada um deles ainda mais cativante, afinal, há elemento mais sedutor do que a complexidade?
É um livro para se sentir em casa, entre amigos, bebendo chá (ou um cafezinho, como preferir), olhando o tempo e conversando sobre leituras e também sobre a vida. Acho que Jane Austen ficaria orgulhosa em ver essa obra.

ceed 16/12/2020

Abaixo das expectativas
Adoro Jane Austen, mas o livro é bem fraco. Personagens pouco carismáticos ,capítulos que saltam de um personagem para outro e não nós aprofundam em história nenhuma. Decepção.

Carol 21/09/2020

O que me conquistou foi o título “O Clube de Leitura de Jane”... talvez tenha começado a leitura com minha expectativa muito alta, no fim das contas me decepcionei. Achei lento, arrastado…
O que salvou foram as indicações e comentários sobre outros títulos que os personagens fazem no decorrer do livro, inclui alguns na minha lista para leituras futuras.

Gabriela 11/08/2020

Olha..
Quis ler por ter gostado muito de Jane Austen, mas logo no primeiro capítulo ja quis parar de ler.
As discussões sobre os livros da Jane são chatas e o livro meio confuso e devagar.
Não recomendo.

Shirlei 10/08/2020

o livro e interessante, mas tem alguns momentos que a historia se torna maçante. falta profundidade. rapido para ler, bom para passar o tempo.

Marie b. 10/08/2020

Um livro que me surpreendeu, pois tinha assistido o filme primeiro e já amava e o livro conseguimos conhecer a fundo a história de cada personagem, detalhes de suas personalidades que passam despercebidos no filme. Ótima leitura

Fernanda Pacheco 31/07/2020

O livro me chamou atenção pela capa, por ser um livro sobre grupo de leitura e ser sobre a Jane Austen. Mas logo no primeiro capítulo ele já é enfadonho, cansativo. Final bem clichê, as discussões sobre as obras de Jane Austen são rasas, as narrativas sobre o passado dos personagens muito longas e cansativas... Foi o tipo de livro que li todo pois não gosto de começar e não terminar uma leitura. Se puder dar uma dica, não gaste seu dinheiro nele.

cat 19/07/2020

Jocelyn convida mais cinco pessoas para formar um clube de leitura de Jane Austen. Bernadette, uma senhora de 67 anos; Sylvia, a amiga de infância de Jocelyn, recém divorciada; Allegra, a filha de Sylvia, que teve um termino difícil e ainda recente com a namorada; Prudie, uma jovem professora de francês que tem o habito de usar seu conhecimento na língua a todo momento; e Grigg, o único homem do clube, com seu nome incomum, cuja vida ninguém conhece ao certo.Todos com suas vidas conturbadas e corridas tomam um dia do mês para se reunirem e discutirem a obra da autora.
A narrativa é dividida entre as reuniões e histórias do passado de cada um. Essa dinâmica torna o livro mais interessante, pois torna possível enxergar o porquê de suas opiniões sobre cada obra, cada livro lido acaba entrelaçado na vida de cada um de acordo com suas diferentes experiências. Mesmo o livro se chamando "O clube de leitura de Jane Austen", esse não se torna o grande destaque do livro, o que realmente prende o leitor são os devaneios pessoais dos personagens em seus próprios passados.
Pessoalmente, em algum lugar no meio do livro, me pareceu que ele perdeu um pouco de sua fluência e acabou desacelerando um pouco o ritmo de leitura, ainda assim, acredito que possua muitos pontos a favor do livro, sendo o principal deles a construção dos personagens, que foram fiéis a si mesmos durante toda a história, o que é um detalhe muito importante para qualquer história. De modo geral, posso dizer que é um livro bom.

Maria.Ines 23/06/2020

Gosto muito de austen mas as conversas sobre os livros são absolutamente chatas. As histórias paralelas que acontecem com os integrantes do clube são mais interessantes. Falei e sai correndo.
Fernanda Pacheco 29/07/2020minha estante
Concordo... quase não estou conseguindo terminar essa leitura... livro arrastado de mais

Patricia.Cunha 11/02/2022minha estante
Concordo

Elaine Cristina 24/09/2022minha estante
Concordo. Só terminei pois não gosto de abandonar um livro. Chato demais.

Lyne Vitor 26/11/2022minha estante
Complicado ter que admitir isso, mas é verdade. Pela primeira vez na vida achei o filme melhor que o livro.

Mar 03/02/2023minha estante
to na metade do livro e SIM, só quero terminar pra n abandonar

07/06/2020

Quero fazer parte desse clube
Um livro cativante, além de falar das histórias de Jane Austen, conta a história dos personagens do Clube e são emocionantes. Vale a pena também ler as críticas reais após o final. Gostei muito.

Paloma Oscar 20/04/2020

Esperava mais.
A história da muitos detalhes sobre a vida de seus "personagens", porém tem um final raso, deixando assuntos pendentes, o que deixa o leitor frustrado.