O Clube de Leitura de Jane Austen Karen Joy Fowler

Resenhas - O Clube de Leitura de Jane usten

Luiza 03/04/2017

O Clube de Leitura de Jane Austen
Apesar de sempre ouvir falar muito bem de suas obras, e de definitivamente ser uma das autoras mais respeitadas e cultuadas da história da literatura, nunca cheguei a concluir nenhum livro de Jane Austen (minhas três tentativas foram frustradas nos primeiros parágrafos e nunca mais me aventurei desde então).

De certa forma, foi essa incapacidade que me fez pedir O Clube de Leitura de Jane Austen. Talvez, pensei cá comigo, ver as histórias delas pela mentes dos que amam incondicionalmente sua obra, eu consiga uma melhor experiencia com a autora e talvez me fique mais uma vez motivada a lê-la.

Jocelyn, Bernadette, Sylvia, Allgra, Prudie e Grigg possuem suas vidas próprias no Central Valley, Califórnia. Mas, uma vez por mês, eles se reúnem na casa de alguém para discutir uma obra da escritora britânica Jane Austen.

Ao longo dos seis meses em que os encontros ocorrem, eles partilham mais do que a literatura, dividindo, mesmo com seus silêncios, suas perdas, conflitos, romances e amizades.

Narrado por uma sétima pessoa do clube, a narradora passeia pelo presente nos encontros do clube e em seus momentos anteriores, assim como nos revela um pouco do passado dos que receberão os outros integrantes do grupo. Em determinados momentos, foi confuso encontrar o que uma coisa tinha a ver com a outra, mas, ao mesmo tempo, fez sentido: o livro preferido de cada um tem a ver com o passado que o levou até ali.

Um dos personagens me chamou atenção. Na verdade, o que me chamou atenção foi como as mulheres tratavam Grigg, o único homem do grupo, 1)por ele ser homem, 2)por ele ser leitor assíduo de ficção científica, e 3) por ele nunca ter lido Jane Austen antes de ser convidado por Jocelyn (a organizadora do clube) para participar das reuniões. Em vários momentos me peguei enviando minha solidariedade ao pobre coitado entregue aos chacais como estava.

O livro trás ainda as sinopses de cada livro discutido e uma série de comentários sobre Jane Austen e suas obras feitos por várias pessoas ao longo do tempo.

De uma maneira geral, a leitura deste livro é fácil e cadenciada. Não há termos complicados e nem cenas fortes. Os amantes de Jane Austen certamente encontrariam várias referências aos livros abordados. A mim, que não li nenhum (ainda), todas elas passaram batidas. (Talvez por este motivo, tenha achado mais do que justo entregar meu exemplar à uma apaixonada por Austen. Sei lá, acho que vou me sentir mais confortável se souber que este clube de leitura está entre os seus).

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/04/o-clube-de-leitura-de-jane-austen-karen-joy-fowler.html

João 01/04/2017

Tinha tudo para ser um livro excelente. O livro tem uma sinopse interessante e um início que me prendeu a atenção.Mas parou por aí.O que poderia ter sido não foi.
Acabou se perdendo em personagens que não despertam empatia nenhuma,histórias do passado que acabam sendo tediosas ao extremo.Só terminei de ler por que não gosto de abandonar leituras.
A única coisa que realmente me agradou no livro são as conversas sobre os livros e personagens criadas pela famosa Jane Austen. Não li nada dessa autora,mas pretendo ler para conhecer sua obra.
Eu não apreciei a leitura desse livro,porém recomendo que cada um leia para ter sua opinião,principalmente pessoas que já conhecem a obra de Jane Austen.
Euflauzino 14/04/2017minha estante
caro amigo, assisti ao filme sobre este livro e fiquei fascinado. é uma pena que o livro que deu origem a ele não seja assim tão bom. vai entender né? geralmente não gosto de livros baseados em filmes, o contrário nunca me ocorreu. como ainda não li esta obra não quero opinar, mas se tiver oportunidade, assista ao filme, é emocionante.

Coruja 21/03/2017

Faz tempo que queria ler esse livro - eu até o tinha em e-book, em inglês, mas sempre havia alguma outra prioridade na lista e ia deixando ele para trás. Esse ano, contudo, ele foi lançado em português e pouco depois consegui solicitá-lo no sistema de trocas do skoob… e aí, aproveitando o tema desse mês para o Desafio Corujesco, cá estamos nós.

O livro acompanha um grupo bastante heterogêneo que forma um clube do livro para debater os livros de Jane Austen. Para cada livro debatido, somos também apresentados às histórias de vida dos membros do clube, em discursos introspectivos. Jocelyn, a solteirona casamenteira que manda na vida de todo mundo; Bernadette, uma senhora com inúmeros divórcios e interesses díspares; Sylvia, a divorciada e sua filha Allegra, a lésbica; Prudie, a professora de francês e Grigg, que aparece para contrabalançar tantos olhares femininos.

O problema de O Clube de Leitura de Jane Austen é que ele é muito… espalhado. Disperso. Você tem um monte de informações jogadas por todo o lugar, plots que são deixados em aberto, que não se definem, e por vezes, sem sentido. A história é contada em primeira pessoa - embora nunca fique completamente claro quem é esse narrador - em vislumbres e flashbacks, mas sem um fio narrativo real. Há um ou outro insight interessante sobre a obra de Austen, mas a verdade é que a o nome da autora inglesa no título é uma desculpa, um chamariz; é muito tênue a relação entre seus enredos (ou seu humor) com o que vai acontecendo capítulo após capítulo. Em resumo, o livro inteiro é composto de dados que vão apenas se somando, mas nunca chegam a lugar algum.

É uma pena, porque o filme inspirado em O Clube de Leitura de Jane Austen é bem divertido e simpático. Não é uma obra-prima, mas dá para passar uma tarde agradável e faz mais ganchos para o trabalho da Austen, além de dar resolução para algumas das situações que aparecem no livro sem pé nem cabeça - exemplo disso é o flerte de Prudie com seu aluno, e a segunda chance que dá ao casamento com Dean, um plot que é todo desperdiçado no livro. Ainda, sendo eu mesma mediadora de um clube de leitura desde 2010, senti falta de um debate mais encorpado, da dinâmica que existe em reuniões desse tipo. Há muita pouca argumentação para um livro que se propõe girar em torno de um clube de leitura…

Fiquei meio decepcionada, e isso porque não tinha nenhuma alta expectativa para o livro. Queria uma leitura sessão da tarde, que fosse cheia de referências veladas (ou não tão veladas) a uma das minhas autoras favoritas. Acabei às voltas com uma leitura devagar, por vezes até maçante, que pouco tem a ver com a Austen que aparece no título. Um daqueles raros casos em que a adaptação é muito superior ao original.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/03/desafio-corujesco-2017-um-livro-que.html

Fernando Nery 05/03/2017

O filme é melhor
Olá, Galera Literária!!!!
Vamos conversar sobre um livro bem interessante. Trata-se de O Clube de Leitura de Jane Austen que foi inspiração para o filme de mesmo título.
Desde que assisti ao filme, queria ler essa obra. Infelizmente, não havia tradução para o português. Mas no início desse ano, a Editora Rocco lançou o livro em português. Eu, mais que rapidamente, comprei o meu exemplar.
Se você assistiu a versão cinematográfica, meu primeiro conselho é: Esqueça o filme ao ler a obra. Embora, os personagens tenham o mesmo nome e características semelhantes, existem muitas diferenças que fazem com que o livro se torne bem mais interessante.
(Leia a resenha completa no link: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2017/03/o-clube-de-leitura-de-jane-austen-de.html

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2017/03/o-clube-de-leitura-de-jane-austen-de.html

Angelica 27/02/2017

O Clube De Leitura De Jane Austen - Livro
Comecei o livro com sede de ler debates sobre a obra de Austen e aprender mais sobre ela. Mas concluo dizendo que a grande sacada de O Clube de Leitura de Jane Austen é analisar nossas próprias vidas à luz dos fatos e casos relatados na rica obra dessa maravilhosa autora que foi capaz de escrever 'livros realmente perigosos', 'livros em que as pessoas acreditam, mesmo centenas de anos mais tarde.' É ter vislumbres e descobrir conexões. Confesso que fiquei tensa em algumas partes dos relatos pessoais. me irritei e ri muito em outros. Talvez tenha ficado um pouquinho decepcionada esperando mais de Austen, mas de modo algum fiquei decepcionada com o livro, realmente gostei muito de lê-lo e agradeço a Editora Rocco por me proporcionar isso, com tanta antecedência. Para as Janeites que esperam encontrar um livro semi-biográfico de Austen (como eu), já aviso de antemão: você reencontrará partes da sua própria vida em contemplação da vida e obra de Jane Austen.

Veja Resenha Completa no blog

site: http://amantesdejaneausten.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-clube-de-leitura-de-jane.html

Cheiro de Livro 27/02/2017

O Clube de Leitura de Jane Austen
Em um longínquo Festival do Rio eu precisava ocupar o espaço entre dois filmes e comprei um filme qualquer, era “O Clube de Leitura de Jane Austen”. Foi um grata surpresa, um filme levinho, bem sessão da tarde. Quando vi que o livro de Karen Joy Fowler que o inspirou foi lançado no Brasil corri para ler.

O livro segue os encontros de um clube do livro só sobre Jane Austen. A cada encontro um dos clássicos da escritora inglesa é debatido, cada vez na casa de um dos integrantes do clube. Cada capítulo foca em um dos integrantes e conta a sua história de vida permeado por citações de Austen.O clube é formado por cinco mulheres e um homem. Grigg é o único que nunca tinha lido nada de Austen, as mulheres, com era de se esperar, conheciam a obra intimamente. Jocelyn e Sylvia são amigas de vida toda, Bernardette é a mais velha do clube e a com mais casamentos, Prudie é a professora de francês e Allegra a mais nova. É esse grupo de pessoas que acompanhamos

Não sou uma grande conhecedora de Austen, não li todos os seus livros e isso pode ter prejudicado um pouco a minha leitura. Não consegui achar paralelos imediatos entre a história dos personagens e os livros que estavam lindo, mesmo no debate sobre o livro no clube me perdia um pouco, nada grave para o entendimento do livro apenas uma constatação de que o livro deve ser melhor para quem tem Austen na veia.

Assim como o filme o livro é leve, um daqueles para descansar a cabeça. A grande importância que o filme teve para mim está no livro também, as citações a Ursula Le Guin. Foi assim que a descobri e me tornei fã.

site: http://cheirodelivro.com/o-clube-de-leitura-de-jane-austen/

Rafaella 11/02/2017

Maçante
A proposta do livro é interessante e as personagens também, mas ele consegue perder o ritmo na metade. Tenta aprofundar o passado das personagens e não consegue dar fluidez ao momento atual. O resultado final é chato e enfadonho. Uma pena, tinha potencial.

Milla Carvalho 08/02/2017

Não foi desta vez!
Pensei muito o quê escrever aqui. O Clube de Leitura de Jane Austen foi um dos filme que mais amei por mesclar as discussões, a vida contemporânea e os dramas habituais que vivenciamos. Contudo, a leitura do seu livro original me deixou tão decepcionada, que até me surpreendeu.

Possivelmente, quem curte drama, vai conseguir se envolver com a história, já que a Karen Joy Fowler consegue escrever os altos e baixos da vida dos personagens relacionando com os livros que estão lendo e discutindo. Contudo, vou salientar que o ritmo na leitura pode deixar a desejar. E foi este motivo que me fez tirar as estrelas que entendi ser correto.

Talvez não fosse uma leitura para o meu momento atual. Ou simplesmente, alguns livros tendem a nos desapontar.

Talita 06/02/2017

Também quero ter um clube de leitura!
É uma leitura fácil e bastante prazerosa. Ao longo da trama vamos conhecendo cada um dos personagens, sua vida, seus desejos, seus problemas ao mesmo tempo em que os livros de Austen vão sendo discutidos. Fiquei desejosa de participar de um de clube de leitura!

Rachel 01/02/2017

No geral, é um bom drama, só poderia ter mantido o ritmo até o fim.

thaythaycool 28/01/2017

Regular
Eu já vi o filme diversas vezes, adorei a história e a odeia de um clube de leitura no qual os personagens paracem saídos de uma adaptação moderna do que lêem, mas o livro consegue começar bem e ficar progressivamente mais chato.

Essa é a primeira vez que digo e isso, é com tanta convicção, o filme é 10 vezes melhor que o livro.

Me arrependi, penei por 3 dias para ler e não fluiu.

Bruna 23/01/2017

Infelizmente o livro vai perdendo a força conforme vai se aproximando do fim. Até a metade, teve bastante diálogos e discussões sobre os romances da Jane Austen enquanto contavam mais as histórias dos personagens, mas os três últimos protagonistas são meio chatos e pararam de falar dos romances, justamente os meus preferidos: "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão".
No geral, é um bom drama, é até leve (apesar de uns temas meio pesados aqui e ali), só poderia ter mantido o ritmo até o fim.