O Clube de Leitura de Jane Austen

O Clube de Leitura de Jane Austen Karen Joy Fowler

Resenhas - O Clube de Leitura de Jane usten

Maria.Ines 23/06/2020

Gosto muito de austen mas as conversas sobre os livros são absolutamente chatas. As histórias paralelas que acontecem com os integrantes do clube são mais interessantes. Falei e sai correndo.
Fernanda Pacheco 29/07/2020minha estante
Concordo... quase não estou conseguindo terminar essa leitura... livro arrastado de mais

Patricia.Cunha 11/02/2022minha estante
Concordo

Elaine Cristina 24/09/2022minha estante
Concordo. Só terminei pois não gosto de abandonar um livro. Chato demais.

Lyne Vitor 26/11/2022minha estante
Complicado ter que admitir isso, mas é verdade. Pela primeira vez na vida achei o filme melhor que o livro.

Mar 03/02/2023minha estante
to na metade do livro e SIM, só quero terminar pra n abandonar

Paula 10/02/2022

Fofo
Relacionamentos familiares, amorosos, de amizade. E Jane Austen. Não tem erro! Divertido e tocante. Gente sendo gente. Sofrendo, sorrindo, brigando. Achei muito gostoso de ler.

Anna 17/06/2021

É bom, mas a Jane Austen não está nem perto de ser um dos pontos fortes do livro, o que meio decepcionante já que o nome dela está no título. Estou ansiosa para assistir a adaptação cinematográfica, sabendo que é com a Emily Blunt acredito que seja ótimo.

regifreitas 24/02/2022

O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN (The Jane Austen Book Club, 2004), de Karen Joy Fowler; tradução Angela Pessôa.

É uma verdade universalmente conhecida que o livro deve sempre ser melhor do que a obra audiovisual para a qual ele foi adaptado. Será? Não foi o que aconteceu com esta obra de Karen Joy Fowler.

Eu tinha uma vaga lembrança do filme homônimo de 2007, mas recordava que tinha gostado bastante na época. Revendo-o agora, depois de fazer a leitura do romance que lhe deu origem, isso acabou se confirmando: realmente trata-se de um bom filme. Já a obra literária original não me agradou tanto.

Resumidamente: cinco mulheres e um homem se reúnem mensalmente para ler e debater os romances de Jane Austen. A cada um é designado um livro, e essa mesma pessoa torna-se a responsável por recepcionar o encontro em sua casa no mês escolhido para a leitura. Assim, os temas discutidos nos livros acabariam se refletindo de alguma forma na vida desses leitores - pelo menos era minha expectativa inicial.

Contudo, as obras de Austen acabam tendo uma importância secundária na narrativa, elas são apenas pretexto para a autora discutir a vida pessoal de cada personagem separadamente. Talvez por conta dessa quebra de expectativa, a leitura tenha me decepcionado um pouco, entretanto, também nem sempre essas histórias pessoais eram interessantes de acompanhar.

Embora o mesmo ocorra no filme, neste pelo menos os conflitos pessoais e as dinâmicas entre os personagens parecem acontecer de forma mais natural. Para isso, algumas alterações pontuais foram feitas em relação ao texto base, e essas escolhas acabaram se demonstrando até mais eficientes do que na obra escrita.

Se no livro muitas vezes eu ficava contabilizando as páginas para encerrar determinado capítulo, o filme foi bem agradável de acompanhar. Prova que a afirmação no início desse texto pode nem sempre ser verdadeira.

Tai | @livrosecha 29/01/2022

A Jane particular de cada leitor
Esse livro tava me dando mole lá no Kindle Unlimited e eu pensei "por que não?".
Como o próprio título já entrega, a história traz um grupo de amigas - bem, quase grupo de amigAs, porque um homem foi convidado apenas - que decide se reunir para ler e discutir as obras de Jane Austen. Cada capítulo é de uma obra de Austen e fala da vida e/ou o passado de uma das personagens participantes do clube. Tem apontamentos muito interessantes sobre os livros, mas não se enganem: o foco não é a discussão dos livros da autora, e sim como eles influenciam/influenciaram a vida das personagens.
É bem interessante que há diversas semelhanças entre a vida de cada um ali e as heroínas de Jane. Algumas são fáceis de sacar, outras nem tanto. Ainda outras, a autora baseia-se nos livros mas muda o curso da história.
Gostei muito do livro, apesar de ser um pouco cansativo às vezes. Ele tem capítulos muito longos. Só consegui ler rápido porque estava de férias, mas num período normal seria uma leitura um pouco arrastada, imagino (odeio parar no meio dos capítulos kkkkk).
A forma como alguns personagens evoluem é maravilhosa. Já outros não são tão bem explorados. O fim tem influências Austenianas, e outros que contrariam a autora. Bem interessante isso!
No final do livro, a autora trouxe quotes de críticos, escritores e estudiosos a respeito de Austen. Foi muito legal ver as opiniões tão divergentes! Fica claro que Jane Austen marcou a literatura como um todo, mas ainda mais a vida de quem lê sua obra

Nayany 18/04/2021

Chatinho
Criei uma grande expectativa, acredito por ter gostado bastante do filme.É um livro leve, tem momentos legais, mas senti que faltou algo.

07/06/2020

Quero fazer parte desse clube
Um livro cativante, além de falar das histórias de Jane Austen, conta a história dos personagens do Clube e são emocionantes. Vale a pena também ler as críticas reais após o final. Gostei muito.

Milla Carvalho 08/02/2017

Não foi desta vez!
Pensei muito o quê escrever aqui. O Clube de Leitura de Jane Austen foi um dos filme que mais amei por mesclar as discussões, a vida contemporânea e os dramas habituais que vivenciamos. Contudo, a leitura do seu livro original me deixou tão decepcionada, que até me surpreendeu.

Possivelmente, quem curte drama, vai conseguir se envolver com a história, já que a Karen Joy Fowler consegue escrever os altos e baixos da vida dos personagens relacionando com os livros que estão lendo e discutindo. Contudo, vou salientar que o ritmo na leitura pode deixar a desejar. E foi este motivo que me fez tirar as estrelas que entendi ser correto.

Talvez não fosse uma leitura para o meu momento atual. Ou simplesmente, alguns livros tendem a nos desapontar.
LorenSid 11/04/2020minha estante
Também não consegui continuar a ler. Talvez, eu dê uma chance no futuro. Vou ver o filme e ver se gosto...

ddromanha 13/01/2021

Montanha-russa...
Esse livro é uma montanha-russa de momentos em que o livro flui perfeitamente e de momentos que se arrasta muito, até que você desista.

Comecei o livro em março/abril de 2020 e abandonei nos 40% ou 50%, por aí... E só retornei em janeiro de 2021, me arrastando um pouco.

Não requer entendimento das obras da Jane Austen, elas servem só como contexto para trazer à tona a vivência dos personagens e estabelecer breves comparações, mas não é nada de UAU!

Vivian 25/05/2022

Clube de leitura
Um dos poucos casos em que o filme é bem mais legal que o livro.
Livro com diálogos mornos, arrastados...muito linear.
Não me prendeu.

Mel 23/02/2022

O clube de leitura de Jane Austen
Não sei por onde começar essa resenha. Se pela falta de profundidade, ou pela falta de enredo, pela superficialidade dos personagens, pelas citações diretas que nada condizem com o assunto, se pelo esforço de incutir causas sociais na história sem nenhum desenvolvimento coerente... O que realmente senti foi que a história nem começou e já acabou. Uma breve descrição de cada personagem em cada capítulo (e que capítulos enormes!), relacionados aos personagens de Austen, mas sem o brilhantismo da nossa querida Jane. Um livro completamente desnecessário!
Quanto às notas sobre os livros de Austen no final, nem me dei o trabalho de ler. Ou mesmo as perguntas que cada personagem fez acerca de cada obra. Elas não concordam com a minha opinião sobre as mesma obras. Talvez algum estudioso de Jane Austen o leia e aprecie - ou critique - corretamente tais afirmações. Para mim, não passam de um ponto de vista egocêntrico e errôneo.

FláRocha 04/10/2022

Será que o filme é melhor?
Confesso que fiquei um pouco decepcionada, esperava mais. Esperava mais ligação com os romances da Jane Austen, esperava um pouco mais de profundidade nas histórias das personagens. É ruim? Não, mas não marca. É ok apenas. Dizem que o filme é melhor, tomara.
Beatriz 14/10/2022minha estante
O filme é melhor

30/04/2021

Bem abaixo das expectativas
Fiquei com a impressão de que a autora utilizou Jane Austen no título e na história só para chamar mais atenção para o livro. Mas a inserção de partes dos livros de Austen e as discussões do clube do livro foram totalmente desnecessárias e não trazem nada de relevante para a trama. As partes mais legais são justamente as que falam do passado dos personagens. Enfim, achei legalzinho, mas se você é fã de Austen como eu e for com a expectativa de encontrar uma história sobre a autora ou algo parecido, melhor ir com as expectativas lá embaixo ok.

Iza Santos 08/04/2020

Livro interessante, que trata das questões humanas de um jeito leve

Stefania 16/01/2021

Delícia de livro!
Há anos o filme ?Clube de Leitura de Jane Austen? é um dos meus favoritos.

O livro é um encanto. A adaptação tem algumas diferenças e expande mais o cotidiano dos personagem, mas o livro traz o passado e constrói melhor cada um deles.

Como já conhecia o enredo, não tive muitas surpresas, mas de forma alguma isso foi negativo.
Foi uma primeira leitura com gostinho de releitura.

Gostei muito do material extra. O resumos das obras de Jane Austen, as reações e comentários verídicos que os livros receberam da família e amigos de Austen e de críticos, personalidades e autores ao longo dos dois séculos.

No final, ainda conta com Questões para Discussão, onde Bernardette, Prudie, Sylvia, Jocelyn, Allegra e Grigg fazem perguntas ao leitor.
Fer 16/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler esse. Veremos se consigo ainda este ano.