O Clube de Leitura de Jane Austen

O Clube de Leitura de Jane Austen Karen Joy Fowler

Resenhas - O Clube de Leitura de Jane usten

SMiletic 15/02/2018

Uma leitura leve e descompromissada
Um bom livro é sempre uma boa desculpa para conversa. Aqui as obras de Jane Austen são, além de motivo de conversa, o que une um improvável grupo de cinco mulheres e um homem.

Entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, eles vivem suas vidas e descobrem as similaridades entre seus problemas e as vivências dos personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás.

Fiquei curiosa pelo livro as esbarrar no filme na semana passada. Ainda que lhe falte um tanto de fluidez, eu já estava encantada pelos personagens e a leitura é leve e descompromissada (aquela leitura de férias quando você apenas quer se distrair).

Assim como o filme desperta a curiosidade em ler Jane Austen (ainda não li todos delas e acho que os que li merecem nova visita). Só dispenso as descrições dos livros feitas pela autora ao final (as achei confusas e nada atraentes). #livros2018 #livros #euamolerkindle

La Oliphant 01/06/2018

O Clube de Leitura de Jane Austen sempre foi um dos meus filmes favoritos, por isso quando o livro que inspirou o filme foi lançado aqui no Brasil, o tomei como uma leitura obrigatória, afinal que fã de Jane Austen não gostaria de ler um livro que é nada mais do que um longo debate sobre os personagens que tanto amamos, não é mesmo? Confesso que esse era exatamente o meu pensamento quando finalmente peguei o livro da Karen Joy Fowler mas, infelizmente, o livro não atingiu minha expectativas.

O Clube de Leitura de Jane Austen conta a história de cinco mulheres e um cara que se reúnem para ler todos os romances de Austen. Cada personagem tem seus próprios dilemas que são apresentados ao longo enredo e mesclado com os dilemas enfrentados pelos personagens de Jane Austen em seus enredos. O interessante do livro de Karen Joy Fowler é ver como as histórias criadas por Austen podem influenciar na vida dos seus leitores e fazê-los perceber que mesmo estando há séculos de distância da autora, a ficção da época e a realidade deles ainda são bem similares.

clube-leitura-jane-austen-2

A escrita de Fowler não é ruim, pelo contrário, a narrativa do livro é bem leve e gostosa de se ler. Nos primeiros capítulos, eu realmente me prendi a história por causa da forma que a narrativa do livro foi construída pela autora, porém o que quebrou todo o encanto com o livro foi o enredo que, não tem um desenvolvimento muito interessante e não faz com que o leitor tenha o desejo de descobrir o que acontece no capítulo seguinte. No meu caso, por mais que a escrita do livro fosse agradável, eu senti que o enredo estava se arrastando entre um capítulo e outro.

O Clube de Leitura de Jane Austen fala muito sobre a vida dos membros do clube, narrando praticamente todos os pontos importantes das suas vidas desde a adolescência até o presente – basicamente construindo os personagens para o leitor ao longo dos capítulos. Em partes isso não é um ponto tão negativo, mas ao mesmo tempo o enredo parece ficar preso dentro dessa narrativa em terceira pessoa e não caminhar para as coisas que acontecem no presente dos personagens.

clube-leitura-jane-austen-1

A parte mais interessante do livro é, em si, os momentos em que os personagens estão discutindo os romances de Austen. Acredito que este tenha sido um dos poucos pontos do enredo em que eu realmente consegui me conectar com os personagens e com os diálogos do livro. As observações feitas pelos personagens eram realmente interessantes e realmente criavam um diálogo sobre os clássicos da autora. O mês de Emma acabou sendo um dos meus favoritos, principalmente por terem citados alguns pontos do enredo do livro de Austen que eu mais gosto.

Em geral, eu gostei bastante do livro, mas não consegui ser impactada por ele da forma que eu gostaria. Os personagens são interessantes, mas ao mesmo tempo não possuem características que fazem com que o leitor se apaixone ou se envolva com a história. Acho que O Clube de Leitura de Jane Austen é mais um livro para apreciarmos a escrita da autora e falarmos um pouco mais sobre os personagens que tanto nos marcaram ao longo de tantos anos.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-clube-leitura-jane-austen

Rossana 13/09/2018

Decepcionante!
Como fã de Jane Austen, fazia meses que sonhava em ler este livro, mas qual não goi a minha surpresa ao ver que muito pouco da obra da escritora está realmente presente nos livros. Me senti enganada pelo título.

O livro em si é muito bem escrito e a cada capítulo conhecemos a história e as diferentes personalidades de cada membro do clube. E é essa a história. PONTO. O livro não tem uma trama maior que lhe mantenha preso às páginas e por isso se torna maçante e cansativo. Uma verdadeira tortura.

Sem dúvida o pior livro que li em 2018 e provavelmente o pior dos últimos anos também.

Grazy 15/02/2019

SUPER RECOMENDO!
Abro parênteses neste início da resenha para reiterar minha admiração genuína por Jane Austen. Admiro-a não só pela sua escrita única - que nos guia com maestria aos séculos XVIII e XIX pelas tramas vivenciadas por suas protagonistas - mais também pela capacidade de manter todos - a partir da primeira frase - compenetrados de forma hipnótica num virar frenético de páginas.
Além de ler os seus romances, busco por obras literárias relacionadas ao fantástico mundo de Jane Austen.

***

Neste livro, conhecemos o clube de leitura formado por Jocelyn, Allegra, Prudie, Grigg, Bernadette e Sylvia. Não há nenhuma regra a não ser falar de Jane Austen o tempo todo.
A cada mês um livro é debatido. O primeiro escolhido é “Emma”. Paralelo a isso, conhecemos e acompanhamos a vida deles bem de perto.
Jocelyn e Sylvia se conheceram num acampamento de bandeirantes aos onze anos de idade. Desde essa época, são grandes amigas. Inclusive, foi Jocelyn que apresentou Daniel à Sylvia. Orgulhava-se por tê-los unido em um casamento feliz, com filhos ótimos, por 32 anos. Mas Daniel decidiu por fim à união, deixando a Sylvia arrasada.
Por outro lado, quando não tenta unir casais, Jocelyn se dedica ao seu próprio canil e a gerenciar um pequeno vinhedo. Ela não tem filhos e nunca se casou.
Allegra é a filha da Sylvia com o Daniel. Uma jovem de presença marcante e de sentimentos profundos. Voltou a morar com a mãe, após a separação dos pais, para ajudá-la a superar essa fase.
Além dela, Sylvia tem outros dois filhos.
Allegra não só confecciona lindas joias como também cria precipícios com as próprias mãos. Em consequência disso, suas idas ao hospital, desde pequena, são constantes. Já no amor, enfrenta um período turbulento.
Prudie é uma professora de francês no ensino médio, que possui uma relação tensa com a própria mãe, e é casada com o Dean (a história dela é a minha favorita).
Bernadette, na casa dos 70 anos, é a definição de alto astral, dona de uma personalidade contagiante.
Teve alguns casamentos e acredita que o amor sempre merece uma nova chance.
Ela é totalmente desprendida de estar sempre bem arrumada e com os cabelos alinhados para causar boa impressão. Diante do tédio, Bernadette sempre tem uma história na manga a contar.
Grigg, o único homem do clube, foi convidado por Jocelyn a se unir a elas. Tendo crescido rodeado de mulheres, ele aceitou com o pensamento de que seria uma experiência e tanto... Será que tem razão?
Há dois aspectos a serem levados em consideração:
Primeiro: diferente delas, ele nunca leu Jane Austen.
Segundo: quando Jocelyn o convidou, estrategicamente, o predestinou à Sylvia. Apesar de ele ser mais jovem do que as duas, acreditava que o Grigg seria uma boa distração a um divórcio recente.

***

Após a leitura dos seis romances, as cortinas se fecham. Fazendo-nos questionar e imaginar os próximos atos.
Assim como nas histórias de Austen, o livro não termina no ponto final.

site: http://amantesliterarios.wixsite.com/livros/single-post/2019/02/15/Resenha-O-Clube-de-Leitura-de-Jane-Austen-de-Karen-Joy-Fowler?fbclid=IwAR0UfrodqByM4-TAlX2W6a0hGujXE3BpSU3PBr3pxg0MzNW9yiOVrFIqEFw

Vanessa Vieira 27/04/2019

O Clube de Leitura de Jane Austen - Karen Joy Fowler
O livro O Clube de Leitura de Jane Austen, da norte-americana Karen Joy Fowler, nos traz a história de um grupo de seis pessoas bem heterogêneas entre si, mas que carregam em comum o forte apreço e a paixão pela literatura. Passando por altos e baixos e enfrentando os seus próprios dilemas pessoais, Jocelyn, Bernadette, Sylvia, Allegra, Prudie e Grigg decidem criar um clube de leitura com duração de seis meses para debaterem os famosos romances de Jane Austen. Por meio deste passatempo literário, eles encontram uma válvula de escape e também acabam se identificando com muitos dos personagens criados pela autora inglesa - fato que os ajuda a superar os seus próprios problemas e também a buscar inspiração para o seu cotidiano. Gostei bastante do romance criado pela Karen Joy Fowler e me diverti bastante com a sua narrativa e descrição, apesar de ter sentido falta de um pouco mais de Jane Austen na leitura.

Em Central Valley, Califórnia, cinco mulheres e um homem se reúnem para debater os seis romances de Jane Austen: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão, A Abadia de Northanger, Mansfield Park e Emma. Ao longo deste período - que culmina na leitura de um dos livros da autora inglesa por mês -, a amizade entre eles se fortifica cada vez mais e, juntos, eles encontram soluções para diversos problemas que estão enfrentando, que beiram entre perdas, romances e conflitos.

Jocelyn é uma mulher solteira e bastante persuasiva, que gosta de mandar na vida de todo mundo, principalmente no que concerne ao campo afetivo. Quando sua amiga, Sylvia, se separa após descobrir a traição do marido, ela não somente atua como seu braço direito como também faz de tudo para se transformar em um verdadeiro cupido em sua vida. Entretanto, o coração é terra onde ninguém pisa e Jocelyn acaba percebendo que durante as suas ínfimas tentativas de unir a amiga com o sexo masculino, ela mesma é que acaba sendo fortemente flechada pelo amor. Sylvia era uma mulher muito feliz e bem resolvida até que acaba se separando do marido após um caso extraconjugal do mesmo. Com o coração partido e a alma em frangalhos, ela tenta, mas não consegue superar a dor do desenlace, mesmo com o apoio de Jocelyn e de sua filha, Allegra. Por meio da inspiração nos romances de Austen, ela pouco a pouco vai recuperando o seu amor próprio e dando a volta por cima, mesmo que de uma forma um tanto lenta. Allegra, sua filha, é uma jovem lésbica e que gosta de viver a vida com bastante intensidade. A moça teve vários relacionamentos amorosos, mas nunca encontrou alguém que lhe inspirasse confiança totalmente e fizesse o seu coração bater mais forte.

Bernadette é uma senhora com inúmeros divórcios, mas que nunca deixou de acreditar no amor. Além de ser a mentora do clube de leitura, ela sonha com o seu príncipe encantado e com o seu próprio final feliz, tal como tiveram as heroínas de Jane Austen. Prudie é uma professora de francês polida e extremamente delicada, que se vê às voltas com um triângulo amoroso. Ela se julga apaixonada pelo marido, entretanto sente falta de romantismo e sensibilidade por parte dele, o que faz com que ela tenha um pequeno envolvimento com um de seus alunos. Já Grigg é um homem despojado e que leva a vida de uma maneira bem leve. Fã de literatura geek e fantástica - em especial dos livros de Ursula Le Guin - ler Jane Austen se mostra um verdadeiro desafio para o rapaz e também o coloca lado a lado com o verdadeiro amor.

O Clube de Leitura de Jane Austen se mostrou uma comédia romântica divertida e perfeita para se descontrair, graças a sua narrativa fluída e envolvente. Voltado para as fraquezas do comportamento humano e aos desacertos das relações sociais, a autora nos traz um olhar bem bacana sobre os relacionamentos modernos à luz da obra de Jane Austen, fazendo com que os membros do clube encontrem conforto, inspiração e esperança em suas páginas e, sobretudo, nos personagens da autora inglesa. Confesso que esperava que Jane Austen fosse um pouco mais destrinchada no enredo, mas, apesar das fortes referências aos seus romances e protagonistas, o foco de Karen Joy Fowler foi a abordagem sobre os relacionamentos humanos, tais como as suas nuances, texturas e inconsistências. Narrado em primeira pessoa por vários dos integrantes do clube de leitura, o livro cumpriu o seu papel de entreter e nos trouxe uma história bem gostosa, divertida e repleta de facetas.

"O que os livros tinham de bom era a resistência da palavra escrita. A pessoa podia mudar, e sua leitura talvez mudasse como resultado disso, mas o livro permanecia o que sempre havia sido."

Jocelyn foi uma das minhas personagens favoritas, graças a sua força, independência e praticidade. Enxerguei muito da Emma de Jane Austen nela e fiquei bastante feliz com o seu desfecho na trama. Sylvia me desapontou um pouco nas suas escolhas, entretanto, ilustra bem o quanto o ser humano pensa, age e toma atitudes diferentes entre si. Prudie agiu irracionalmente durante boa parte do livro, mas mostrou por merecer as segundas chances que recebeu ao longo da história. Grigg também foi um dos personagens que me surpreenderam bastante, tanto por sair da sua zona de conforto como por mergulhar inteiramente no propósito do clube. Uma das cenas mais hilárias do enredo é quando ele ambienta sua casa totalmente para que eles possam debater A Abadia de Northanger, tornando o local levemente gótico, fantasmagórico e deveras interessante.

Resumidamente, O Clube de Leitura de Jane Austen é um romance delicioso, envolvente e despretensioso, com uma abordagem bastante sucinta sobre os relacionamentos humanos, fazendo uma leve alusão aos romances da autora britânica para isso. Para os fãs de Austen, é bom avisar que o livro não explora tão bem a autora e os seus romances ao longo da história, fazendo referências aqui e acolá de forma bem esporádica, mas nem por isso deixa de ser uma leitura interessante e incrivelmente encantadora. Em 2007, foi feita uma adaptação cinematográfica extremamente divertida e carismática. Contando no elenco com Maria Bello, Emily Blunt e outros excelentes atores, a trama conseguiu expor para as telonas toda a mescla de drama, romance e comédia que a obra de Karen Joy Fowler apresenta. A capa do livro é belíssima e retrata vários dos elementos que fazem parte do clube de leitura e a diagramação está bem caprichada, com ilustrações fofas no miolo da obra, revisão de qualidade e fonte em tamanho agradável. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2019/04/resenha-o-clube-de-leitura-de-jane.html
Fábio 27/04/2019minha estante

Flavia.Melo 31/07/2019

Uma história mediana, com foco nos 6 romances de Austen, que se mistura com a vida dos protagonistas do clube de leitura.
Gostei do livro, é uma leitura leve, recomendo conhecer um pouco dos romances dela antes da leitura, mesmo assim o livro contém um resumo básico das obras.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

No livro, Fowler apresenta um grupo formado por cinco mulheres e um homem, traçando um paralelo entre seus personagens e os criados pela autora britânica, numa deliciosa análise dos relacionamentos modernos à luz da obra de Jane Austen. A trama, que se passa na Califórnia, começa quando Jocelyn, uma criadora de cães da raça Leão da Rodésia, decide montar um clube de leitura para discutir as obras de Jane Austen. Ela escolhe a dedo os integrantes: Sylvia, sua melhor amiga desde quando as duas tinham 11 anos; Allegra, filha de Sylvia; Prudie, professora de francês na escola local; a falante Bernadette, conhecida por ter se casado várias vezes; e Grigg, o único homem autorizado a participar. Enquanto mergulha no universo de Jane Austen, o sexteto vive suas próprias histórias.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532530479

Marie b. 10/08/2020

Um livro que me surpreendeu, pois tinha assistido o filme primeiro e já amava e o livro conseguimos conhecer a fundo a história de cada personagem, detalhes de suas personalidades que passam despercebidos no filme. Ótima leitura

Shirlei 10/08/2020

o livro e interessante, mas tem alguns momentos que a historia se torna maçante. falta profundidade. rapido para ler, bom para passar o tempo.

pattymulder 27/01/2021

Esperava mais
Tem Jane Austen sim de é perfeito, porém a história acaba por se enrolar um pouco.

Nan 06/02/2021

Faltou um pouco de ?show, don?t tell?
História um pouco confusa no início. Muito background jogado no leitor antes de nos interessarmos pelos personagens. Os capítulos, muito longos, também não ajudaram. Mas depois de um tempo, a história se desenrola melhor e quando está ficando realmente interessante, o livro termina :/

Bheatriz.Lessa 28/02/2021

Senti como se tivesse caído em uma propaganda enganosa
Esperava me aprofundar mais nas historias de Jane Austen ou ver historias se repetindo na vida contemporânea, mas não.
O livro nos apresenta as histórias de cada personagem e os livros de Jane Austen são mais um motivo pra justificar todos eles estarem no mesmo lugar falando sobre suas vidas uns com os outros.
Fazem pequenas analises interessantes, mas q não são aprofundadas.
Não foi um tempo completamente perdido porque as historias de alguns personagens são interessantes.

Maiara 23/01/2022

Não cumpriu as expectativas
Livro é muito parado, os flashbacks são confusos e você demora muito pra entender o estilo de escrita e narração da autora. As personagens também não são as mais carismáticas. A Bernadette é a que mais gostei depois que li o capítulo com ela, mas já é bem para o final. O final é até bonzinho, mas não vale o tempo e dinheiro gasto.

Jô Santos 19/03/2022

Delicinha
Uma ótima leitura para quem terminou de ler a obra completa de Jane e não tem com quem discutir e compartilhar seu entusiasmo (o que deve acontecer muito, imagino). Gostei tanto das histórias dos componentes do grupo, quanto das discussões sobre os livros, que não esgotam estes (nem acho que isso seja possível) mas que são pinceladas gostosas. As vezes achei as histórias dos personagens meio soltas, mas pode ser apenas meu desejo de querer mais.
Adorei os textos extras do final do livro. Mas realmente só recomendo esse livro pra quem já leu a obra completa ou não se importa com spoilers.

Isabellecavalcanti 23/01/2023

O clube de leitura de Jane Austen é um livro leve, mas fraquinho. Sem construir uma complexidade maior para os personagens e sem aprofundamento. Mas é um livro bonzinho de ler. Quem tiver de ressaca literária vai fazer bom proveito.