A Garota da Terra do Vento

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Mav 09/01/2011

Análise Estratégica
Visão geral:

Assim como o seriado "Dr. House" é baseado no antigo "Sherlock Holmes", a ideia que tive com a trilogia das Crônicas do Mundo Emerso, é que é uma trilogia baseada no contexto da trilogia Eragon, posso citar muitos pontos em comum entre as duas, mas por questões de respeito a quem ainda não leu, não citarei os detalhes.

Prós:

O romantismo entre os dois personagens principais sofrem altos e baixos em um contexto que - diferentemente de uma novela - você fica em dúvida em qual será o final.

Contras:

Distorce toda a base de um cavaleiro de dragão, seja as estratégias, o laço entre dragão e cavaleiro, as batalhas etc. Distorce o aprendizado da magia, que até então parece ser tão fácil.
Não tem uma ideia própria muito menos inovadora, é TUDO COPIADO dos livros ERAGON, ELDEST e BRISINGR.

Visão Final:

Você tem interesse em ler este livro?
É um dos poucos livros que eu NÃO RECOMENDO.
Leia primeiro a trilogia Eragon, que é a versão verdadeira, criada, editada e publicada primeiro. Caso ainda tenha interesse nos livros, leia-os e depois crie sua resenha.
Leo 13/01/2011minha estante
A trilogia Eragon não é tão original pois já é um amontoado de coisas coletadas em livros de fantasias mais antigos.

Mav 13/01/2011minha estante
Leo, concordo com você, mas é um amontoado de "coisas originais" que se mantêm fiéis às fontes.

Agora a trilogia das Crônicas do Mundo Emerso, é um amontoado deturpado e modificado das fontes originais, com muitos pontos idênticos à trilogia Eragon, o que faz das Crônicas um livro mais sem originalidade do que Eragon.

E me desculpe, mas Eragon honrou a história dos cavaleiros de dragão, bem como o aprendizado da magia e os pontos históricos de uma guerra medieval, enquanto as Crônicas do Mundo Emerso corrompeu a base da fantasia histórica destes pontos.

Leo 13/01/2011minha estante
Maverick você quer originalidade ou fidelidade?
Eu gostei das crônicas justamente por elas romperem com aquela mesma história de sempre das fantasias com dragões, quando eu quero ler histórias antigas eu as procuro em livros também antigos mas se eu ler um livro novo eu vou estar procurando histórias novas.

Mav 13/01/2011minha estante
Leo, eu opto pelos dois, um texto original e fiel às fontes.

Você já leu Eragon?

Porque as crônicas rompem com os dois pontos, já que copia todos os pontos fortes do Eragon e mostra os mesmos pontos em uma visão diferente.
Se você quer um livro novo, com histórias novas, escolheu a trilogia errada, porque as crônicas é uma visão sobreposta da trilogia Eragon.

Leo 13/01/2011minha estante
Já li Eragon sim e gostei mas mas eu tenho uma atração por obras cujo o autor arrisca ao faze-las não se importando com limites.
A unica coisa muito massa em Eragon é você acompanhar o desenvolvimento do estilo próprio do autor: Eragon é bem simples e repetitivo enquanto Brinsingr é mais complexo, criativo e desenvolvido.

Mav 13/01/2011minha estante
Então você consegue notar que todos os acontecimentos importantes da trilogia Crônicas, com excepção do final, são idênticas aos da trilogia Eragon?

Leo 16/01/2011minha estante
Não, mas é uma coisa que eu poderei observar, algum dia, eu acho.

Mav 16/01/2011minha estante
Eu tenho uma vontade enorme de exemplificar, mas se fizer isso vou soltar spoilers que nem água, tem muito ponto idêntico Leo, pontos absurdos.
A trilogia eu achei horrível e sei que estou tratando a minha opinião com alguém que gostou do título e posteriormente da escritora, então deixo claro que não é nada contra a autora, mesmo porque, estou lendo "As Guerras do Mundo Emerso" e para mim é um livro novo, uma história que me prendeu que consigo sentir a emoção do personagem. Quanto a trilogia das crônicas, minha opinião permanece com sendo de uma trilogia horrível e copiada.

Leo 16/01/2011minha estante
Nisso eu tenho que concordar, as "Guerras" são melhores que as "Crônicas".

sagonTHX 05/07/2011minha estante
Leo e Maverick estão certos. Ponto para os dois. Licia Troisi é fã de fabtasia e mangás. Leu tudo o que tinha pra ler, assistiu muitos filme e disse, vou escrever um livro. E, para isso, pegou um pouquinho aqui, outro ali e virou uma saga de 9 livros. Literatura infantil, apesar de a tematica sugerir o contrário.

augusto 06/07/2011minha estante
discordo, porque cavaleiro dragão nao veio de eragon, e tirando o primeiro livro de cronicas , os outros dois sairam antes de eldest , entao antes de acusar as semelhanças pesquise.

Mav 09/08/2011minha estante
Augusto,

Antes de confrontar, construa sua própria resenha para que assim possa se defender de algum jeito.
O livro é idêntico de mais, até mesmo em nomes de lugares e posicionamento da história.
Se você gostou do livro e da trilogia, contrua, edite e poste sua resenha.

Quando disse sobre cavaleiro de dragão, é só acompanhar a frase, não disse que "caveleiro de dragão" surgiu em Eragon, então releia e entenda o sentido da frase por gentileza.
Eragon é uma outra resenha que merece muitos pontos positivos, por manter o cláasico laço entre dragão e cavaleiro, o que nas crônicas perde todo o sentido.
O que acontece com o dragão quando seu cavaleiro morre?! O dragão fica voando por aí esperando um novo cavaleiro?
A Licia Troisi escreveu excelentes livros depois das crônicas do mundo emerso, mas me desculpe, pecou em muitos pontos durante sua primeira trilogia, pontos este que não conquistaram a minha resenha!

Por favor, antes de criticarem qualquer resenha, escreva uma resenha positiva ou uma resenha contrária a que vai criticar, assim você valoriza o livro que leu e dá espaço para agir como adulto.

augusto 27/01/2012minha estante
primeiro se voce postou uma resenha esta sujeito a opinioes, desde quando se o cavaleiro morrer o dragão morre, leia livros mais antigos sobre isso , se preferir eu te dou umas dicas. ^^

Mav 27/01/2012minha estante
Augusto,

Faça uma resenha defendendo o livro, coloque os aspectos que gostou, mostre que a série é melhor do que o que estou criticando.
Você depende exclusivamente de críticas para defender uma obra.

Eu até aceitaria dicas de alguém melhor informado, de alguém que tem opinião própria, porque uma resenha não lhe qualifica a ser "o melhor" em termos de conselho, muito menos 37 livros lidos sendo poucos a respeito draconiano.

Eu não estou nem um pouco a fim de dar uma aula sobre a mitologia envolvendo Dragões e seus Cavaleiros, mas dá uma procuradinha ai no google, porque desde o surgimento no laço entre Cavaleiro e Dragão, primeiramente a aliança e depois o pacto, você vai entender o porquê o Dragão morre caso seu cavaleiro morra primeiro, sugiro procurar por isto já que eu não sou tão humilde quanto você em me disponibilizar para lhe dar "dicas".

E mais uma coisa, você esta defendendo acirradamente uma trilogia que classificou como "bom" (3 estrelas), tem que se orientar um pouquinho antes de assumir uma postura tão defensiva.

OBS: E lembre-se sempre, tenha uma resenha contrária para justificar suas críticas.

Att,

Maverick.

augusto 12/02/2012minha estante
nao defendo a trilogia so nao concordo que copiou eragon sendo que este entao copiou SDA E Star Wars(mais esse nao e o assunto aqui), acho que o seu problema nao foi o portugues e sim a matematica.
Crônicas do Mundo Emerso -Abril de 2004
A Missão de Senar em Outubro de 2004
O Talismã do Poder 2005
Eragon 2002,Eldest 2006,Brisingr 2008

e sobre livros pus so alguns e quase nao entro aqui e pode deixar nao comentarei mais suas resenhas, ponha no google lendas antigas de cavaleiros dragoes, vera que eragon nao foi o primeiro nem o ultimo em laços de cavaleiro dragao,
abraço

Mav 12/02/2012minha estante
Procura pelo número de páginas também Augusto e verá que são necessários dois livros da Troisi para bater o primeiro volume do Paolini, ou seja, matematicamente o mundo da Troisi já estava criado bastando apenas modificar suas personagens e os nomes etéreos, que já foi criado em Eragon.

Não julguei que Eragon era o primeiro, muito pelo contrário, defendi que Eragon mantém o que foi criado da história dos Cavaleiros de Dragões onde, quando o Cavaleiro morre o Dragão TAMBÉM morre, então meu conselho é que procure sim as origens e verá quem esta certo.

Você tem um gosto literário muito parecido com o meu, mas suas classificações parecem se basear em classificações de terceiros, parece que você lê primeiro a opinião dos outros e depois lê o livro o que influenciaria sua opinião sobre o livro.

A todo caso, agradeço por abandonar a discussão, porque é muito pior para o próprio livro ter tamanha discussão na parte negativa do livro, é por isso que aconselho sempre a CRIAR SUA PRÓPRIA RESENHA CONTRÁRIA A QUE IRÁ COMENTAR, porque assim valoriza o livro.

Att,

Maverick.

Lucas @_olucascosta 22/08/2016minha estante
undefined

Liddy 15/11/2010

Se eu disser que tive vontade de matar a protagonista dessa história alguém vai ficar com raiva de mim? O.o

A Nihal era promissora. Ela seria uma protagonista briguenta e independente, sem falar que seria um dos raros casos em que o personagem principal não é bom em tudo o que faz. O problema veio com o perfil psicológico da personagem e a forma com que a escritora colocou isso no papel.

Tudo bem a Nihal tem características mais humanas, ela é falível, isso eu entendi... mas a atitude dramática dela, de achar que apenas ela sofre no mundo inteiro foi egoísta demais.

E o Senar? Ah, no começo ele parecia tão interessante... mas então ele se dobrou e ficou parecendo um cachorrinho. Onde está a iniciativa desse homem!? Os dragões então?
>.<
Lu 15/11/2010minha estante
Liddy, seria legal avisar que a sua resenha contém spoilers.

Christian 08/12/2010minha estante
Pois é, querida, se você for ver, o mais incrível da série é justamente o amadurecimento dos personagens durante os 3 livros.

Achei muito legal esse protagonista com defeitos. Não é clichê.

Füchs 13/12/2010minha estante
Achei muito interessante sua resenha. Só comecei a ler o livro mas já achei que a personalidade de Nihal é muito fraca.
Não precisa ser clichê pra fazer um personagem interessante.
Nihal é extremamente unidimensional e nada carismática, espero que ela evolua como comentou Xtian

Fábio Senna 02/01/2011minha estante
Não acho que tem spoilers. Terminei de ler todos os 5 livros do Mundo Emerso. E no resultado final eu acabei gostando da história.

As Crônicas do Mundo Emerso é uma trilogia bem legal, e eu aconselho você ser guerreiro e aturar todo marasmo desse primeiro título, a recompensa virá.

SATISFAÇÃO GARANTIDA OU O SEU SACO DE VOLTA.

As Guerras do Mundo Emerso é uma "continuação" das Crônicas. Também é muito boa.

Mav 10/01/2011minha estante
Não venho spoilers nesta resenha.

Um outro ponto além dos destacados, é da autora, vez por outra, "esquecer" de colocar algo que irá acontecer e lembrar somente na hora que precisar, por exemplo, "Um personagem sai de casa, vai ao mercado, chegando lá a autora lembra que ele tem que pegar dinheiro em casa, ao invés de, ela reeditar e colocar que o personagem pegou umas moedas e saiu de casa para ir ao mercado, ela 'aproveita' a linha e diz coisas como 'ainda bem que ele pegou umas moedas antes de sair de casa'".
Tem vários pontos desse jeito.

Liddy 30/09/2011minha estante
kkk, não, de fato o comentário tinha spoiler, mas a Lu me avisou e então corrigi.

As emendas da escritora aqui e acolá até que podem acabar sendo disfarçadas quando você se concentra nos personagens... o que realmente me aborreceu foi, como o Füchs disse, o fato da personagem ser unidimensional (e de a escritora pouco ou nada ter feito para resolver essa encrenca).

Mas vou dar uma chance, peguei As Guerras do Mundo Emerso e vou ver se vai ser melhor (satisfação garantida ou meu saco de volta kkkkkk).

Abraço!! XD

Tulliu Cardia 30/01/2009

Não gostei desse livro. Muito chato e sem graça. Aquela história sem sal nem açucar, que vc vai lendo só pq começou. Nihal é simplesmente horrível. Para ela nao tem lei, faz o que quiser, e só faz merda. Livro ruim.
Nao recomendo
Fabricio~Raito 10/09/2010minha estante
Respeito sua opinião, mas dizer que "Ela faz o que quer" mostra completamente que você não compreendeu que isto faz parte da personalidade da protagonista, e serve como motor para seu amadurecimento.

Panino Manino 20/09/2010minha estante
Mas ela faz o que quer e é justamente isso o atrativo do livro.
É um livro de fantasia, mas que não fica exibindo o mundo. É uma história com uma protagonista, não uma heroína.
E é justamente isso que ela aprende ao longo desse livro. Quer só cortar cabeças, tudo bem, mas que vá fazer isso bem longe dos exércitos. Se quiser ficar, tem que aprender a ser um soldado e lutar pelo grupo.

Kika 23/08/2013minha estante
Esse livro é pra poucos... Desculpa, mas acho que vc compreendeu mau mesmo o livro...
Pena, ele é ótimo... =)

Fabricio~Raito 10/09/2010

Agradável surpresa.
Confesso que, antes de conhecer a história de Crônicas do Mundo Emerso, não colocava muita fé, tampouco a capa me chamou a atenção (diferentemente de várias outras pessoas). Porém, me vi envolto numa história agradável, instigante, e mesmo possuindo um caráter mais infanto-juvenil, já ganhou a minha admiração. Sem contar que Histórias Medievais não faziam tanto o meu tipo, mas agora já subiram mais um degrau no meu gosto.

Nihal, a protagonista desta primeira trilogia, é uma guerreira por excelência. Desde criança gosta de batalhar, de criar confusão e de manejar espadas. Na sua adolescência, este desejo se torna quase que incontrolável (reforçado por motivos pessoais que vocês saberão ao ler), e no decorrer de fatos tristes e um tanto quanto clichês, Nihal parte em busca de realizar seu sonho: se tornar um Guerreiro Dragão.

Não dá para ignorar eventos e passagens pra lá de "batidos", assim como as milhares de vezes que Nihal chora. É um pouco incoerente uma pessoa que quer se tornar um guerreiro, para se vingar, se mostrar tão frágil e chorar desenfreadamente ao ser chamada a atenção. Mas taí uma moeda, com suas duas faces: ao mesmo tempo que os leitores mais críticos desaprovam este fato, é através dele que podemos, de fato, ver o amadurecimento da personagem, que no meu ponto de vista, foi bem detalhado. Ao contrário de algumas histórias que o protagonista deseja se tornar um herói, nunca viu uma espada, e no próximo capítulo já destruiu o vilão mais forte de todos os tempos.

A trama é recheada de personagens cativantes, batalhas e momentos críticos, que vão, pouco a pouco, traçando o destino de Nihal. A leitura é agradável, apesar de termos e jargões não muito utilizados. O espirito da história é bem jovial, o que reflete na maneira como a autora expõe os pensamentos. A descrição dos reinos e paisagens é satisfatória, dando uma oportunidade de imaginar as várias cidades do Mundo Emerso, cada qual com suas características próprias.

Crônicas do Mundo Emerso é a primeira trilogia, de três. Seguida pela Trilogia da Guerras do Mundo Emerso e depois pela Trilogia Lendas do Mundo Emerso.
Nii. 12/09/2010minha estante
ótima resenha Fabricio, estou com o livro para ler.
Bom saber que é uma agradável surpresa!

GeL 12/09/2010minha estante
Discordo totalmente, o livro é no mínimo ruim, para crianças é uma boa pedida.

Fabricio~Raito 12/09/2010minha estante
Ah, que bom entao GeL! Garanto que as crianças vão adorar (já vou separar para meus filhos lerem -q)

Roseli Camargo 22/10/2010minha estante
Acredito que é preciso respeitar a bagagem e a percepção das pessoas no que diz respeito a leitura. Gostei da resenha pois não foi parcial e mostrou os prós e contras do livro. Comprei e mesmo que não goste da estória não quer dizer que todos terão que pensar o mesmo.

Mateus 31/05/2011

Quanto mais pensamos que novos livros não irão nos surpreender, mais aparecem livros capazes de tal feito. A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da série Crônicas do Mundo Emerso, nos traz um livro totalmente original, com personagens únicos, capazes de nos entreter e emocionar de uma maneira não esperada. Este poderia ser um livro do gênero fantástico dentre vários outros perdido em uma estante, mas sua personagem principal é tão fascinante que tal coisa é impossível de ocorrer.

Uma personagem nunca foi tão detalhada, caracterizada e, por assim dizer, dissecada, como Nihal, a personagem principal deste livro, foi durante o desenrolar da história. Em toda a leitura podemos perceber que Nihal é uma grande guerreira, mas não uma guerreira qualquer: tem coragem, sabedoria e lealdade, mas acima de tudo tem defeitos, vários defeitos que às vezes até se sobrepõe às suas qualidades. Este é sem dúvida a chave da originalidade do livro.

Durante todo o tempo Nihal é jogado de um lado para o outro em suas emoções. Quando tem certeza de suas convicções na vida, algo novo ocorre e percebe que não tem mais certeza de nada. Quando se apega a alguém, essa pessoa é arrebatada de suas mãos para nunca mais voltar. E com isso a história vai fluindo, ao lado de Nihal e seus feitos, uma garota predestinada a grandes coisas mas que primeiro deverá entender porque existe a guerra e por quais motivos deve participar dela.

A Garota da Terra do Vento tem uma linguagem ao mesmo tempo diferente e simples, como se estivéssemos lendo um livro muito antigo. Os acontecimentos são cheios de ação e aventura, com um leve toque de romance e drama por trás de tudo que faz com que as coisas fiquem ainda melhor. Os personagens secundários, como Fen, Senar, Soana, Ido, dentre vários outros, são um pouco apagados pela personalidade forte de Nihal, mas mesmo assim são bem explorados. Talvez nos livros seguintes suas histórias sejam melhores caracterizadas. E é por isso, dentre outras coisas, que meu interesse pela série Crônicas do Mundo Emerso cresce cada vez mais.
Luan 22/04/2012minha estante
Eu quero MUITO ler essa série!!!

Lena 18/07/2012minha estante
Esses comentários totalmente favoráveis me dão cada vez mais vontade de começar a ler essa série. Acho q realmente vale a pena comprar..........=D

Kika 23/08/2013minha estante
É de longe a melhor série que já li, perdendo só pra Harry Potter. Consegue ganhar de Percy Jackson e Senhor dos Anéis, deste ultimo não pela qualidade, mas pela dinâmica do livro...

Quem ainda está em dúvida, eu garanto que dificilmente vai se arrepender de começar a ler a série, principalmente, pq o desfecho dela em Lendas do Mundo Emerso, 150 anos depois da vida de Nihal é simplesmente e somente é digno daqueles que apreciam a boa leitura, em especial a da fantasia, com personagens e raças que se cruzam na luta pelo Mundo Emerso...

Recomendo MUITO. Não só a série das Crônicas, como a série das Guerras e das Lendas do mundo emerso, que é a continuação de toda história...
Licia Troici é uma geniasinha... =D

Lu 21/11/2010

Adorei!
Acompanhar a jornada de Nihal para se tornar um guerreiro foi uma experiência fascinante! Assim como o mundo criado pela Licia Triosi. Rico, perigoso, cheio de criaturas estranhas. É como uma excursão de férias para um lugar fantástico e cheio de conflitos. Um mundo em guerra. E não menos envolvente.

A narrativa não é muito complexa e poderia até ser um pouco mais detalhada. Mas é envolvente o bastante para deixar o leitor entretido por horas a fio, sem se cansar. E ansioso para saber o que vai acontecer nos volumes seguintes.

Destaque também para os personagens, que conseguem comover tanto pela doçura (Phos, Senar, Jona), quando pela arrogância (Supremo General da Academia). Além, é claro, da protagonista, Nihal.

Apesar de passar boa parte do tempo querendo dar uns cascudos na protagonista cabeça dura, não pude deixar de simpatizar por ela. Nihal me lembra um pouco a Katniss (de Jogos Vorazes) no que se refere à coragem, à independência. Mas é infinitamente mais vulnerável. E nem por isso é uma dessas mocinhas molengas que se vê por aí. CoffEverBloomcoff!!

Uma avenura fantástica para nenhum fã do gênero botar defeito!

Livro recomendado!
Márcia 17/11/2010minha estante
adorei o CoffEverBloomcoff!! hauhsua'

Roseli Camargo 17/11/2010minha estante
Que legal Lu....comprei a série no Submarino por R$ 10,00 cada um e fiquei um pouco com medo de não ser bom, mas pelo jeito não me arrependerei rs. Bjs

Heidi Gisele Borges 04/05/2011minha estante
Aiii, mais um livro que vc me deixou com MAIS vontade de ler... Já li falando bem e mal... mas ainda assim quero ler... logo! rs

sagonTHX 04/07/2011

DECEPCIONANTE

No primeiro volume de Crônicas do Mundo Emerso, a narrativa gira basicamente em torno de Nihal, uma adolescente de cabelos azuis, olhos violetas e orelhas pontudas. Uma semi-elfo arredia, peralta, arisca, encrenqueira, intimidadora, arrogante, entre outras coisas que fazem o seu pai, Livon arrancar uns bons chumaços de cabelo por sua causa. Ansiosa para trilhar um caminho de aventuras, Nihal almeja tornar-se uma guerreira (ou um guerreiro, no dizer do livro), mais exatamente um Cavaleiro de Dragões - a elite dos guerreiros nos reinos do Mundo Emerso. Inspirada em seu sonho, Nihal arma-se de uma espada de pau e, juntamente com seus amigos - todos meninos -, travam combates entre si pelas vielas e ruas de Salazar, na Terra do Vento. Livon, armeiro, confecciona armas especiais e de altíssima qualidade, o que, de certa forma, já é um estímulo para Nihal trilhar o caminho do seu sonho.

Depois que o pai a presenteia com uma adaga muito especial, e por conta desta e de sua fama de briguenta (ou de guerreiro), ela acaba conhecendo o aprendiz de mago, Senar. Através deste, desejosa por aprender alguns truques de magia, Nihal irá conhecer a irmã de Livon, Soana, professora de Senar. A partir daí a vida de Nihal mudará completamente, e com uma tragédia arvorando-se sobre Slazar, ela estará a meio caminho de realizar o seu sonho de tornar-se um Cavaleiro de Dragões.

Além de cavaleiros e guerreiros, obviamente, as Crônicas do Mundo Emerso conta, ainda, com algumas criaturas interessantes, como: gnomos, duendes, ninfas, dragões e os famigerados fâmins. Este último criado pelo perverso Tirano que está alastrando o seu exército de monstros por todos os reinos, levando a guerra e a destruição por toda parte.

Este, em termos bem resumidos, é a síntese de A Garota da Terra do Vento, o primeiro volume da saga. Inicialmente, tenho de elogiar a parte de editoração gráfica do livro. A capa é um primor. A guerreira ilustrada ali condiz perfeitamente com a personagem Nihal. Nesse quisito a Rocco está de parabéns.

Quanto ao livro em si, particularmente, Licia Troisi não conseguiu me encantar, ou me empolgar, ou me arrebatar. Já li histórias melhores, também algumas piores. Por isso, pretendo situar o livro num patamar mediano. Ou seja, nada assim que valha uma releitura. Achei a narrativa muito superficial. Amadoristicamente, Licia Troisi não se aprofunda em nada. Os personagens são muito mal explorados, Livon que o diga. A autora carece de emoção. Cenas dramáticas tratadas com superficialidade. A personagem principal, Nihal é exatamente o que é aos seus 16 anos, uma adolescente chata, birrenta, egoista, entre outras coisas. Além de pecar pela falta de carisma. De todos os personagens apresentados, gostei de Senar, o aprendiz de mago. Também gostei de Ido, um Cavaleiro de Dragões gnomo, o único.

O livro capenga sem muitas surpresas nas 150 páginas iniciais, o que dá metade do livro, aproximadamente. A partir daí, quando Nihal chega à Academia, a narrativa fica um pouco mais encorpada e interessante. Logo em seguida acontece uma batalha e a descrição de Licia Troisi convence um pouco. Mas é só. Seguindo adiante, a narrativa nivela e mais até o final sem muitas surpresas. Gostei dos dois últimos capítulos: Uma Nova Família, e Adeus.

Acredito que esse primeiros livro poderia ter sido bem melhor. Todos os elementos da narrativa de fantasia estão lá. O que faltou foi Licia Troisi ter-se doado mais; ter entrado de com paixão no mundo que criou. Têm-se a impressão de que o Mundo Emerso não emergiu, ficou parcialmente soterrado na mente d escritora.

Espero que a autora tenha aprichado um pouco mais no segundo e no terceiro volume desta primeira trilogia: A Missão de Senar, e o Talismã do Poder. Além da segunda trilogia, As Guerras do Mundo Emerso (já publicados pela Rocco): A Seita dos Assassinos, As Duas Guerreiras, e Um Novo Reino, Licia Troisi também publicou uma terceira trilogia, ainda inédita no Brasil, intitulada Lendas do Mundo Emerso: O Destino de Adhara, Filha do Sangue, e Os Últimos Heróis.

Licia Troisi é formada em física (2004), com espcialização em astrofísica, pela Universidade de Roma (Tor Vegata). É apaixonada por histórias de fantasia e mangá. Escreveu a saga do Mundo Emerso aos 21 anos.

Recomendo o livro aos que estão inciando na narrativa de fantasia medieval ou fantástica, ou para os leitores ocasionais que estão interessados em uma leitura rápida e sem muitas complicações, já que o texto é de fácil digestão. Para os veteranos, há obras mais (inclusives sagas) muito mais encorpadas; ou que aguardem algum outro lançamento de maior peso.

Prós: A capa do livro; Senar, o aprendiz de mago; o gnomo Ido, o Cavaleiro de Dragões; a batalha logo após a chegada de Nihal à Academia e os dois capítulos finais.

Contra: Nihal; falta de profundidade à narrativa; personagens sem carisma algum.
Renato 19/01/2012minha estante
Pelo que entendi, você achou o livro mediano. Então porque uma nota tão baixa?

Vagner Amorim 23/06/2012minha estante
Livro legal e ponto. As narrativas falham onde deveria ser mais abrangente. Poderia ter sido mais descritivo.
No começo do livro, há um uso exagerado de ênclises que deixam o texto cansativo.
Impossível não ler e se lembrar do ciclo da herança.

sagonTHX 15/12/2012minha estante
Renato, pela decepção que o livro causou. Esperei muito dessa saga e acabei esbarrando no amadorismo da autora. A ideia é boa, mas, ela, como escritora, não cola. Depois de ter lido tanta coisa boa do gênero, ler qualquer coisa, ainda mais depois de desembolsar uma $$$$, não dá pé.

bookstan1999 19/03/2023

Três estrelas ainda é muito, o enredo salvou um pouco pq se dependesse da protagonista seria 1 estrela, a Nihal é uma chata, desobediente, não liga pra ninguém, fiquei com nojo dela
D'ow 08/05/2023minha estante
Que pena, é uma das minhas personagens favoritas de toda literatura. Acho ela imatura, mas com o decorrer do tempo isso vai mudando, talvez vc tenha criado birra, por isso não notou. E tipo, ela passou por momentos barra pesada, podemos dar um desconto para ela. Coloco ela no mesmo patamar da Daenerys (Game of thrones). rs

bookstan1999 12/05/2023minha estante
Contando que esse é o primeiro livro, ela ainda não tinha amadurecido, e eu acho que exatamente por ela ter passado tanta coisa ela deveria ter amadurcido mais rápido, mas opinião é opinião, cada um tem a sua

Alexandre 10/04/2020

Essa releitura foi muito gostosa e fiquei ansioso com a continuação da história como se fosse a primeira vez. Nihal é insuportável e leva um tempo pra amadurecer, mas acho que esse é um dos pontos que mais me agrada já que eu detesto personagens perfeitos, e o gancho fica muito bom, pois ela e Sentar vão crescer e brilhar
isaasantosf 30/04/2020minha estante
Faz tanto tempo que li esse livro, e lembro que foi tão gostoso na época. Um dos livros que me ajudaram a começar a minha paixão pela.literatura

Alexandre 30/04/2020minha estante
Aí que lindo! Eu lembro passei anos querendo ler esse livro até conseguir, ele me deixava curioso demais

Lu Slaviero 26/01/2010

Muito bom esse livro, te prende do começo ao fim. Confesso que Nin=hal me decepcionou um pouko nofinal, principalmente quando machucou o Senar, mas vamos continuar e ver oque acontece

Gabrielle.Wielewsk 28/07/2010minha estante
Spoooiler DDDDD:
poxa gente, avisem quando vão colocar spoiler, por favor! agora eu já sei o que vai acontecer no final, e eu começei a ler o livro hoje D:

Leandro Radrak 14/03/2010

Um bom início
A talentosa Licia começa a história do modo como eu gosto: Desde a infância dos personagens. Utilizando deste método a autora nos cativa desde o início, tornando-nos cúmplices do desenvolvimento de Nihal como mulher e heroína.
Este livro, primeiro de uma trilogia, trata-se da formação desta garota, que de criança se torna guerreira, perdendo a ingenuidade e certeza de seus ideais na medida em que descobre os horrores de uma guerra que ainda não havia alcançado seu país.
Acompanhando o destino desta jovem, nos deparamos também com a vida do jovem Senar, um mago que também conheceremos desde criança. De personalidade forte e madura, já formada por uma infância em meio a trincheiras cheias de corpos, este rapaz se prova o oposto da garota da terra do vento e, como opostos, uma forte relação entre os dois surge cheia de conflitos e demonstrações sinceras de amor.
Vale comentar que este primeiro livro está longe de mostrar batalhas épicas, decepcionando um pouco aqueles que querem ver combates entre cavaleiros em dragões e exércitos se colidindo em paredes de escudos e explosões de magia. Há cenas de combate sim, há aventura empolgante e até uma batalha entre exércitos, mas nada épico.
Nesta obra o leitor deve se concentrar na evolução dos personagens que, na minha opinião, a escritora desenvolve com grande habilidade, deixando-os prontos para, nos livros posteriores, realizarem os feitos magníficos que todos nós almejamos ver nos romances épicos de fantasia medieval.
Sobre o Mundo Emerso em si, a autora não se aprofunda muito na política do lugar. Existem os reinos dominados por um tirano e os reinos lutando contra o mesmo. Tal cenário, apesar de não ter muito em comum, lembrou-me muito o cenário que encontramos em Star Wars no episódio 4, Uma Nova Esperança: Uma resistência fraca, composta de vários povos está prestes a perder para o poderio militar de um Império.
Como nem tudo é perfeito, o livro é encerrado com um anti-climax que desaponta. Quando a trama começa a esquentar e temos um vislumbre da heroína que acompanharemos nos próximos livros a autora tira Nihal da guerra e usa as últimas páginas do livro para mostrar à sua personagem como é a vida comum. Não que a cena seja desnecessária, pelo contrário, mas como fim de um livro, decepcionou.
Agora resta ler os volumes restantes, pois admito que sinto a necessidade de acompanhar a saga da jovem Nihal até o fim.
Para quem gosta de Grinmelken e dos mundos fantásticos que habitam as mentes dos mais variados autores, As Crônicas do Mundo Emerso constituem uma diversão garantida.

Maia Franco 16/08/2010

Diferente
Posso não ser o maior leitor do mundo, mas consigo diferenciar estilos fáceis e difíceis de ler.

Licia Troisi é um estilo fácil, ela explica básica mente os personagens e os locais, usa uma linguagem não tão comum mas que não atrapalha em nada o ritmo de leitura, aliás é um dos pontos que a diferencia, com o tempo você se acostuma.

Conforme a leitura vai fluindo os personagens vão crescendo, bom pelo menos os principais, tudo bem, a principal. Nihal é menina e mulher, e assim como a maioria totalmente indecisa e insegura, apega-se a um amor platônico como o próprio Platão o define, amor pelas virtudes. Pena que só pelo lado dela.

Não se tornou minha personagem favorita, mas isso é normal, cada um gosta de um tipo de personagem, mas mesmo assim Nihal cumpre seu papel de protagonista, chamando atenção, mesmo me irritando profundamente com seu comportamento. Mesmo aparecendo pouco nesse primeiro volume simpatizei com Senar e já posso prever o seu trágico futuro.

Aconselho a lerem o livro, garanto que muitas garotas vão gostar dela e me chamar de vários nomes que não posso citar. Quanto a nota que dei, 4 estrelas, pois bem, eu queria mesmo um 3.75, mas fica o 4 em homenagem as mulheres.

A quem for ler que prepare-se para sentir as emoções que o livro solta, mesmo você gostando ou não das emoções, esse é o ponto forte do livro, passar as emoções!
Leo 05/09/2010minha estante
A linguagem provavelmente é culpa do tradutor.

Fabio 30/08/2010

Primeiro livro da Saga Crônicas do Mundo Emerso.

Quando comecei o livro me deu um gelo na espinha. As personagens falavam na segunda pessoa do singular e plural. Não sei quanto a você mas eu não gosto. Sinto que o diálogo fica arrastado e artificial. E a quantidade de adjetivos estava irritante, inclusive com alguns que não leio faz tempo, como rapazola e palavras como ladainha que também são raras. Atribuo ao tradutor todos esses problemas, pois a estrutura de tradução do italiano para português não deve ser a mesma da do Inglês.

De qualquer forma vamos ao que interessa. A personagem principal Nihal foi muito bem construída em suas qualidades e defeitos pessoais. Ela é verdadeira, e isso ajuda muito. Ela avança na trama do livro desde o fim da infância até o início da vida adulta levando pancada e sofrendo.

Diferente de Eragon ela precisará de muito treinamento, ela era boa na espada, mas a vida não é assim: seis meses de treinamento e pronto, virou um cavaleiro e todos te aceitam. E esse é o ponto forte do livro, a luta de Nihal para ser aceita por todos e acima de tudo por ela mesma.

O livro tem muita ação, e as personagens se movimentam pela paisagem do mundo Emerso, mas não se engane é mais uma viagem interior do que exterior.

É um bom livro de fantasia.
Aedes 31/08/2010minha estante
Sua resenha me ajudou muito. Estava justamente querendo saber se era uma versão feminina de Eragon.

Vlw.

Hamingja í orrosta!

Fábio 18/01/2011

É o primeiro livro da sérieda da qual eu adorei,vale a pena ler e indico pois a cada virada de página vicia mais e mais e mais.
Militcha 30/01/2011minha estante
Justamente, me senti assim!
E mesmo alguns reclamando da linguagem, achei contundente ao ambiente do livro.
Não sei, mas gostei. E estou ansiosa para ler a continuação do livro!

Amanda 21/07/2010

Crianças, realmente cianças.
Acabei de ler novamente esse livro ontem. Tinha esquecido como ele é bom! Uma das melhores historias medievais/fantasia que eu já li. Os personagens são envolventes e , acima de tudo, muito humanos. Eles entram em conflito sobre o que é certo ,o que é errado, o que é amor ,fazem besteira, agem impulsivamente ,não notam o quanto estão machucando uns aos outros e se apaixonam daquela maneira platônica e fantasiosa quando são jovens e juram por deus que é amor .
os principais são jovens ,e agem como jovens. Isso é raro geralmente heróis desse gênero literário costumam perder um pouco o quesito verosimilhança, eles são meio que mini adultos . A transição entre a vida adolescente e a vida adulta é muito bem retratada. como ponto fraco aponto alguns diálogos forçados, o comandante da academia que é uma figura muito pouco humana. Mas no todo parabéns Licia Troisi!!!!